12/03/2012

Resenha - Harry Potter e O Enigma do Príncipe


Nome: O Enigma do Príncipe
No Original: The Half-Blood Prince
Autor (a): J.K. Rowling
Páginas: 512
Editora: Rocco
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: No momento em que fica provado que o poder de Voldemort e dos Comensais da Morte, seus seguidores, cresce mais a cada dia, em meio à batalha entre o bem e o mal. A onda de terror provocada pelo Lorde das Trevas estaria afetando, até mesmo, o mundo dos trouxas, e sendo agravada pela ação dos dementadores. Harry, que acabou de completar 16 anos, parte rumo ao sexto ano em Hogwarts, animado e, ao mesmo tempo, apreensivo com a perspectiva de ter aulas particulares com o professor Dumbledore. Harry, longe de ser aquele menino magricela que vivia no quarto debaixo da escada na casa dos tios trouxas, é um dos principais nomes entre aqueles que lutam contra Voldemort, e se vê cada vez mais isolado à medida que os rumores de que ele é O Eleito - o único capaz de derrotar o Lorde das Trevas, se espalham pelo mundo dos bruxos. Dois atentados contra a vida de estudantes, a certeza de Harry quanto ao envolvimento de Draco Malfoy com os Comensais da Morte e o comportamento de Snape, suspeito como sempre, adicionam ainda mais tensão ao já inquietante período. Apesar de tudo isso, Harry e os amigos são adolescentes típicos - dividem tarefas escolares e dormitórios bagunçados, correm das aulas para os treinos de quadribol, e namoram.

Penúltima resenha do projeto de releitura "Percy & Harry". Esse é um dos meus favoritos na série, mesmo tendo aquele detalhe do final. São vários motivos que me levam gostar de "O Enigma do Príncipe", mas o principal é as aulas de Harry com Dumbledore. Concordo que tem alguns detalhes que poderiam ser mais explicados, mas nada que não foi compreendido no próximo volume. A trama de “O Enigma do Príncipe” é fundamental dentro da série e ao contrário de algumas pessoas não achei a atitude de Harry com Malfoy e Snape exagerada. No final das contas se eu fosse ele teria soltado um belo “eu bem que avisei”. Não continue lendo se você ainda não leu a série ou esse livro, por mais que eu tenha cuidado sempre passa algum spoiler menor.

Harry continua afundado na casa dos Dursley, afinal o laço sanguíneo o mantém fora do alcance de Voldemort. A rotina tediosa dele é interrompida quando recebe uma carta convite de Dumbledore. O diretor convida Harry para ir à casa de Horácio Slughorn, ex-professor de Hogwarts. Dumbledore quer que ele retorne, e Harry é um bom argumento, já que o professor adora alunos famosos, com pais de sucesso e coisas do tipo. Após a visita Harry vai para a Toca, de onde os Weasley e ele vão comprar os materiais no Beco Diagonal. Harry sempre teve motivo para não gostar de Malfoy e para piorar cisma que Draco virou um comensal da morte. Errou por pouco. Depois de avistar o louro aguado ameaçando o dono de uma loja para consertar algo, Harry decidiu descobrir o que ele está armando. Dessa vez nem Rony e Hermione acreditam nele. Os poucos indícios que tem não servem como prova. Apesar disso foi o ano letivo mais tranquilo para Harry tirando os capítulos finais. Alternando suas tarefas como capitão do time de quadribol, com o sucesso nas aulas de poção e as aulas de Dumbledore o ano passou rápido.

A parte mais interessante do livro foi sem dúvida as “viagens” através das memórias de Dumbledore e das que ele colheu. Conhecemos a origem de lorde Voldemort, o passado como Tom Riddle. A mãe descendente direta de Slytherin, a vida no orfanato, o sucesso em Hogwarts e a busca pelos tesouros dos quatro fundadores que mais tarde se tornariam horcruxes. A narrativa de Rowling aqui ficou mais leve, as informações foram passadas de forma fluida e sem muita enrolação. Recebemos a informação crucial para entendermos o que aconteceu no passado. Para aqueles que adoram uma teoria não foi difícil deduzir o que realmente aconteceu na noite em que os pais de Harry morreram e ainda imaginar como tudo se encerraria. Esperava mais da viagem de Harry e Dumbledore a caverna, ainda mais com o que Harry descobre depois.

Outro ponto que não posso esquecer foi o livro de poção que Harry usou durante todo ano. Não sei vocês, mas depois de certo ponto do livro tive certeza que o livro era de Snape. Quem em Hogwarts é extremamente competente em Poções? Quem sempre se achou superior nessa área? O que muitos não notaram foi a imensa dica que ficou no meio dessa trama. Slughorn toda hora falando que Harry era como a mãe. Pelo visto Lilian era extremamente talentosa nessa matéria e quem mais era? Snape. Foi nessas aulas que Snape se ... por Lilian. É nisso que muitos não prestaram atenção. Pode ser uma desculpa para aqueles que gostavam de Snape, mas foi o suficiente para encontrar uma explicação para o final do livro. É como muitos personagens viviam falando com Harry: “não é possível que um mago com Dumbledore se engane assim”. Sem falar que o “por favor” lamurioso do diretor no fim do livro não era um “por favor me salve” e sim um “por favor faça logo que não aguento mais de dor”. Não fazia ideia do que poderia vir daí, mas era um bom indício de nem tudo o que parece é.

Apesar do livro tem quinhentas e tantas páginas eu senti falta de mais capítulos sobre a vida de Snape. Eu sei que não faz parte do formato da série, mas nos últimos livros bem que poderia ter mais capítulos com narração sobre o que acontecia com outros personagens. A ideia de usar a cicatriz como ponte entre Harry e Voldemort foi ótima para que pudéssemos saber um pouco do que o lorde das trevas andava fazendo. Não eram lá grandes passagens, mas foram suficientes. Agora no caso de outros personagens importantes a coisa foi diferente. Snape merecia nesse livro e Sirius mereceu em “O Prisioneiro de Azkaban”. O livro é muito bom sim, mas poderia ter ficado ainda melhor. Na ordem de favoritos ele está entre os três que mais gosto. Então não ache que estou procurando cabelo em ovo, só queria que fosse além do livro do príncipe mestiço.

O filme já é outra história. Acredito que esse foi um dos mais fracos da franquia. Cortaram partes fundamentais do livro e não curti muito. A edição da Rocco é muito boa, sem erros e tenho que repeti o elogio a capa. O acerto na hora de escolher a cor para o escrito Harry Potter. No mais é isso. Esqueci-me de alguma coisa? Antes que respondam, não esqueci que Harry caiu na real e viu que estava gostando de Gina, nem esqueci o quanto Hermione e Rony trocaram ‘farpas’ nesse livro. Só achei mais importante falar da parte que movimentou a história de fundo. Os personagens realmente estiveram bem nesse livro. Achei engraçado as meninas querendo enfeitiçar Harry com a porção do amor e mais ainda Rony apaixonado pela Romilda. Sem falar em Slughorn transformado em poltrona lá no início do livro. Enfim! Já falei demais. Domingo que vem tem a última resenha do projeto Percy & Harry. Até lá!

Harry Potter - J.K. Rowling

14 comentários:

  1. As viagens nas memórias são um máximo, e a história do príncipe mestiço é incrível, embora eu nunca tenha me enganado com Snape, enfim! O filme foi realmente o "menos bom" da série, tive que assistir várias vezes para me acostumar.

    ResponderExcluir
  2. Ah, eu tb me toquei de cara que o livro era do Snape. Esse foi um livro que eu só li uma vez e que gostaria muito de reler!

    ResponderExcluir
  3. Ótima resenha :) Esse ´r um dos meus livros favoritos da série ,adorei muito mesmo. Até mais !!

    ResponderExcluir
  4. Esse é um dos meus favoritos também. Mesmo sem contar aquele fim que me fez chorar litros. Haha ri da sua frase 'eu bem que avisei', sei lá acho que ninguém pensou muito. Foi tão triste, chocante. Achei um bocado de exagero na verdade. Ótimaaa resenha. Bjo! Ansiosa pela próxima.

    ResponderExcluir
  5. Não gosto muito do final da série. Eu sei que muita gente vai me odiar, mas já li várias vezes e não engulo a história do Dumbledore. Porque ele colocou o anel sabendo que tava enfeitiçado. Aguardo sua próxima resenha e espero sua opinião sobre isso. Ótima sua resenha, falou de tudo. Nunca tive nada contra o Snape, mas fiquei irada com ele. Como assim fazer voto perpétuo?!?! =**

    ResponderExcluir
  6. :) Ótima resenha. Mas eu acho que o Harry tava meio implicante, e chorei sim no fim. Não tem como. Dumbledore era o máximo. :( Quero nem ver a próxima resenha. Lá vem emoção. Gosto tanto dessa série que não gosto nem de ver resenhas de novo. Exagero né? :D

    ResponderExcluir
  7. Esse livro ainda e' um enigma para mim. rs.
    Ainda nao consegui terminar de ler a serie. Preciso fazer isso o mais rapido possivel.
    Adorei sua resenha. Alias, todas as suas releituras de Harry e Percy estao excelentes.

    bjs.

    http://booksandmuchmore.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Amei as viagens na mente do Dumbledore e concordo que o filme não foi bom. Sempre achei Snape culpado, mas vendo por esse lado é pode ser. Só não gostei das brigas da Mione com o Rony. Podiam ter se entendido logo. ^^

    ResponderExcluir
  9. Muito bom esse projeto teu e muito boa tua resenha. Amo Harry Potter desde sempre.

    ResponderExcluir
  10. Adorei o projeto, como não vi antes? Adoro a série toda, todos os livros, até A Ordem da Fênix que foi meio lento. Chorei com o final e só de lembrar dos livros dá vontade ler os livros de novo e ver mais uma vez os filmes.

    ResponderExcluir
  11. Ai o Snape, depois que a série acabou fiquei triste por ele, sempre gostei dele e sabia que tinha algo errado :(

    ResponderExcluir
  12. É o meu livro favorito da série, mas eu posso dizer com todas as forças que apesar de ter justificativa pra tudo eu odeio profundamente o Snape...rsrs

    Eu entendo que tem um porque maior em todas as coisas, mas nem posso evitar...

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  13. È nesse livro que conhecemos mais do Snape, e bem o príncipe mestiço é ele, e tbm acho que deviam esclarecer mais coisas sobre a vida dele.
    Mas, gosto do Snape pq ele foi fiel ao que sentia até o fim, e ele era o que era, nao negava ser mal, enquanto o pai do Harry, sempre teve fama de bonzinho e maltratava ele neh :/

    ResponderExcluir
  14. O penúltimo livro, perfeito demais, não deixaria de ser é claro, mas no final do livro é muito triste, eu chorei lendo o último capítulo, depois que Harry e Dumbledore voltam de uma missão para encontrar uma horcruxes, o medalhão.
    Eu já assisti o filme e li o livro e posso garantir que é bem diferente, eles não seguiram a risca tudo o que tinha com no livro, por isso que é sempre bom ler o livro também.

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.