21/03/2012

Resenha - Garota Replay


Nome: Garota Replay
Autor (a): Tammy Luciano
Páginas: 144
Editora: Novo Conceito
Comprar: Saraiva - Cultura - Travessa - Cia dos Livros
Sinopse: Tizzi é uma garota do bem, apaixonada pela vida. Mas, após uma madrugada trágica, sente que tudo à sua volta desmorona. Descobre que Tadeu, seu namorado, beijou uma garota em uma noitada e quebrou o nariz de Tito, melhor amigo de Tizzi, quando soube que ele fotografou a prova da traição. Na mesma noite, Tadeu dirigiu bêbado e causou grave acidente, que deixou o amigo Gabiru em coma. Em meio a tanta decepção, Tizzi encontra uma Replay de si mesma, uma igual. Agora, não mais a única do planeta, ela se sente a pessoa mais solitária do mundo e precisa entender que só o amor tem o poder de provocar as melhores mudanças. Garota Replay trará reflexões para desvendar os segredos da vida de Tizzi. E da sua também...

Recebi o livro ontem através da parceria com a Novo Conceito e animei a ler na hora por causa do tema do livro e das poucas páginas. Uma combinação que geralmente faz o livro pular para frente da fila. Algumas horas após o início da leitura começo essa resenha e nesse momento é um misto de opiniões para falar a verdade. O livro escrito por Tammy Luciano consegue ser diferente, reflexivo e ainda ser surpreendente mesmo quando tudo indicava o caminho comum.

Thizi é uma garota que tem uma vida boa na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro. Os pais vivem viajando faz cinco anos e por isso ele aprendeu a se virar sozinha. A única pessoa que tem como referência é a empregada Nil. Thizi até então era namorada de Tadeu, um cara problemático, que vivia traindo-a e sempre conseguia se safar com as desculpas mais sínicas. Todo mundo sabia, apenas Thizi acreditava ou fingia acreditar. Tito o melhor amigo de Thizi sempre procurou alertá-la para as traições e mentiras até o dia que ele conseguiu uma prova irrefutável da traição de Tadeu. Tito saiu com um soco no nariz, Tadeu e seu outro amigo, Gabiru, sofreram um acidente de carro horroroso após a briga e estavam no hospital. Thizi estava sozinha, com aquela sensação de que tinha algo errado. Tito se afastou dela, a fofoca da traição e do acidente rolava solta na internet e ela não sabia o que fazer. Até que um dia quando resolve sair sozinha para estrear o carro novo e aproveitar uma noite sem consolos e abraços Thizi se vê no meio da pista de dança, a mesma Thizi, ou seria outra? Uma irmã gêmea roubada na maternidade? Ou seus pais tinham adotado só ela e largado a irmã gêmea para trás? Quem era aquela garota? Ela estava mais bonita, com uma pele mais aveludada e com o cabelo sedoso. De repente, todo o mundo de Thizi some, poderia ser um espírito? Thizi resolver seguir a “replay” e encerra a noite com um “você é uma idiota”. Thizi fica irritada e precisa descobrir logo o que está acontecendo. Quem era aquela para chamá-la de idiota?

A partir daí a narração toma rumos que se entrelaçam de maneira surpreendente no final. Os acontecimentos da noite em que Tadeu bateu o carro e Tito teve o nariz quebrado vão pouco a pouco se desenrolando. Thizi tem que encerrar de uma vez por todas o namoro com Tadeu e lidar com a ausência de Tito, mas não consegue esquecer os estranhos encontros com a “replay”. As formas como Thizi e a replay aparentemente estão relacionadas é bem curiosa. Até agora tenho duas opiniões sobre o caso. Ou a replay era pura e simplesmente uma alucinação, um recurso que a mente de Thizi encontrou para entender tudo aquilo ou por causa dos sérios problemas que ela estava passando a mente dela foi capaz de acessar esse futuro como uma ponte de entendimento. Não posso falar mais, do contrário soltaria a grande sacada do livro e ficaria sem graça, mas são essas minhas teorias. Quando vocês lerem quero ouvir a opinião de vocês sobre o caso.

A personagem é muito bem construída e passa grande parte do livro refletindo sobre os caminhos que escolheu, sobre a amizade dela com Tito e sobre o namoro torto com Tadeu. O mais irritante, e de certo modo engraçado, foi o quanto Thizi demorou a enxergar o óbvio sobre o que chamava de “amizade”. Vamos dizer que foi muito estranho me identificar com uma personagem nesse quesito. Mas vou deixar essa parte de lado antes que solte algum spoiler. A autora conseguiu construir personagens muito reais e que sem o menor esforço podemos identificar na própria vida. Os problemas que Thizi teve que enfrentar por puro medo de encarar vários sentimentos e por estar acomodada em uma situação são assustadores. Tive que ler duas vezes a parte final do livro para compreender que aquilo estava mesmo acontecendo, que a autora deu uma guinada de trezentos e sessenta graus totalmente inesperada na trama e no final das contas deu tudo certo. Achei criativa à história. Não posso contar nenhum detalhezinho, mas lhe garanto que você só vai descobrir no fim do livro. Não adianta nem tentar deduzir.

A edição da Novo Conceito sob o selo Jovem ficou muito boa e bonita. Apesar de achar o rosto do desenho da capa um pouco estranho, adorei os tons de roxo e a mistura de cor. A caixa estilo envelope do kit é no mesmo tom, além disso, o espelhinho que vem junto com o kit é um detalhe a parte. A diagramação é diferente, a marcação dos capítulos foi feita com a fonte do título e não encontrei erros no livro. Não conhecia os livros da autora e só tinha imaginado o estilo do livro, por isso mesmo li sem saber o que esperar. 144 páginas depois posso dizer que é uma leitura rápida, agradável, com toques leves de humor e realidade. Um livro que vai fazer você pensar sobre as escolhas que faz e se vale mesmo a pena se enganar com certos sentimentos e relacionamentos. Recomendo a todos que procuram um romance jovem, leve e com uma história sobre até onde nossas cegueiras podem nos levar. Até mais!

26 comentários:

  1. Ahhhh, que resenha perfeita :) Eu preciso muito desse livro. A historia parece ser muito bom mesmo. E adorei a capa do liro. Até mais !!

    ResponderExcluir
  2. Adorei a resenha e as dúvidas que tinha sobre o que era o livro parece que se foram. Sabe não que tenha spoiler, mas não parece que é o tipo que pensei sabe, só romance e pronto. Queria saber logo qual é o mistério ai eu compraria. Haha. Sou ansiosa mesmo e daí? Ótimaaa resenha e a primeira que vejo! Bjo!

    ResponderExcluir
  3. Ah! Estava esperando resenha desse livro, a sinopse e o nome chamou minha atenção e a resenha só me faz ficar mais curiosa e querer ler ele mais.
    O kit da Novo Conceito como sempre arrasou pelo visto. Aquele negócio não é um bottom não? :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não! Eu também pensei que era um bottom, mas é um espelhinho. Na hora que você vira do outro lado tem um espelho. :)

      Excluir
  4. Já tinha visto aqui a postagem do lançamento e achei a capa muito legal, é difícil ver capas com arte desenhada.
    Adorei sua resenha, muito boa e espero ganhar o livro aqui no blog, haha, acho que todo mundo ficou curioso com essa virada na trama que voce falou. =**

    ResponderExcluir
  5. Obrigada pelo carinho com o meu livro! Amei a resenha! O retorno de vocês é que vale escrever a história!
    Bjinhos. Tammy
    www.tammyluciano.com.br

    ResponderExcluir
  6. Nossa, voce ja conseguiu ler esse livro???
    Eu tambem recebi o kit e achei tudo lindo.
    Adorei sua resenha agora nao vejo a hora de ler. Vou dar um jeito de passar na frente tambem.

    bjs.,

    http://booksandmuchmore.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Adorei sua resenha e mal posso esperar pela promoção do kit, quero muito ganhar! Ja li o outro livro da Tammy e gosto muito do jeito que ela escreve. Beijo!

    ResponderExcluir
  8. Ahhhhhhhhhhhhhhh. Primeira resenha que leio deste livro, eu já estava esperando por um enredo bom, mas agora me parece perfeito. Estou muito ansiosa para que o meu kit chegue logo. A estória parece ser muito boa, ahhhhhhhhhhhh. Que curiosa que eu tô. :/

    Beijos

    Amigas entre Livros

    ResponderExcluir
  9. Nossa,
    pela sua resenha o livro é bem diferente do que eu imaginei.. Sei lá, é mais 'maduro'.. Parece mesmo diferente! E eu esperava uma troca de identidades! rs
    Mas tb acho que a capa é estranha... O rosto da garota... Sei lá, ate o estilo parece ser de um livro com personagens mais jovens (sem idade pra dirigir, digo! rs)
    Mas estou mega curiosa e deve ser bem dinamica a leitura!

    bjs
    Evellyn!

    ResponderExcluir
  10. Fiquei muito curiosa. Diferente do que achei parece. Primeira resenha do livro pelo que eu sei. Parabéns pela novidade e sua resenha tá muito boa mesmo! bjs

    ResponderExcluir
  11. Um pouco curiosa a respeito desse livro. 144 páginas dá pra ler rapidinho mesmo! Agora, falando da capa, eu também achei estranha... Não gostei, se fosse pra jugar pela capa, não leria.

    ResponderExcluir
  12. Se eu já estava curioso para ler esse livro agora é que eu o quero mesmo! Pelo que você disse o livro é muito bom e eu gostei de saber que o final não é previsível, muito bom quando isso acontece!

    ResponderExcluir
  13. Definitivamente não é meu gênero, mas sua resenha está ótima e consegue aguçar a curiosidade de quem lê. Parece-me um bom caso de literatura brasileira, para jovens sim, mas bom. Abraços!

    ResponderExcluir
  14. LOL PERFEITO, ótima resenha, deixou com um gostinho que quero mais *-* Amei, e a capa é maravilhosa =D
    Beijo

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bom?
    Eu nem sei o que faria se isso me acontecesse, mas já imaginei sim, muitas vezes pessoas dizem que me veem, será que esse livro é baseado em mim?kkkkk
    Adorei a resenha.
    Território das garotas
    @territoriodg
    Bjss *-*
    Passa lá no blog?
    http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Ultimamente tenho lido muito romance jovem, bem, de tudo um pouco.
    Acho que talvez eu gostasse deste
    a capa é bem bonita

    ResponderExcluir
  17. Li algumas resenhas do livro, e praticamente todos trataram muito de forma critica negativa, a sua apesar de alguns comentários não foi tão negativa quanto as outras, adorei isso. Espero poder ler o livro logo. Estou curiosa com o final.

    ResponderExcluir
  18. quero muito ler esse livro..pq me disseram que é maravilhoso.. Então vou conferir isso.. =/

    ResponderExcluir
  19. Pq eu ainda ñ tinha ouvido sobre esse livro?? Me instigou muito, parece interessante, ainda mais com essas suas teorias aí. Vou procurar.

    ResponderExcluir
  20. Esse livro me divide um pouco. Já vi comentários ruins sobre ele, mas a maioria, como você, achou bem legal.

    Eu gostei da história e da capa, então vou conferir e saber o que eu acho.

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  21. Li muitos dizendo que o livro era superficial demais, e é interessante a moral central do livro te fazer refletir sobre nossa cegueira emocional.
    Só pela moral da história, gostaria de ler esse livro.

    ResponderExcluir
  22. Achei esse livro muito fofo. Li numa sentada e queria mais. Gostei muito da sua resenha.

    ResponderExcluir
  23. Já ouvi falar bastante nesse livro, já vi vários elogios em alguns blogs por ai, e dizem que esse livro é bem legalzinho, que prende o leitor do começo ao fim, porém ele meio fino. Eu ainda não tinha parado para ler nenhum resenha completa sobre este livro, mas agora que li eu gostei bastante e fiquei curiosa para saber do futuro de Thizi, parece ser bem interessante. A única coisa que não me agradou, foi o fator da capa, que eu achei bem infantil, parecendo com livro de desenho animado, para um livro tão bom era de se esperar uma capa melhor, mas o conteúdo é perfeito.

    ResponderExcluir
  24. Eu achei este liro perfeito, mas não pra minha faixa etária! Guardei pra quando tiver filhas (se tiver)!

    ResponderExcluir
  25. Esse livro definitivamente não me chamou nenhuma atenção, não gostei do enredo nem da capa. Com certeza não leria

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.