31/03/2012

Resenha - Feios


Nome: Feios
No Original: Uglies
Autor (a): Scott Westerfeld
Páginas: 416
Editora: Galera Record
Sinopse: Séculos depois da destruição da civilização industrial em um apocalipse ecológico, a humanidade vive em cidades-bolha cercadas pela natureza selvagem. Lá, Tally Youngblood é feia. Não, isso não significa que ela é alguma aberração da natureza. Não. Ela simplesmente ainda não completou 16 anos. Em Vila Feia, os adolescentes ficam presos em alojamentos até o aniversário de 16 anos, quando se tornam Perfeitos e mudam para Nova Perfeição. Tally, porém, acaba se envolvendo em uma conspiração e descobrirá que, por trás de tanta perfeição, se esconde um terrível segredo.

“Feios” era um daqueles livros que estava na lista “um dia compro, mas sem pressa”, até o dia que encontrei o kit. Os três livros já lançados juntos com preço de um. Saíram por dez reais cada um e era a versão normal. Não passou tanto tempo e resolvi ler, afinal o último volume da série estava saindo e o tema da série muito me interessava. Precisava dar uma adiantada nas distopias e acabei lendo rápido. “Feios” é um livro que mistura distopia e romance aliado a uma narração madura. O autor aborda de forma adulta a história de um futuro onde todos são perfeitos.

O mundo passou por uma grande catástrofe e tudo o que restou da humanidade como conhecemos são cidades em ruínas do que eles chamam de “enferrujados”. O que as pessoas sabem é que os enferrujados entraram em caos de tanto disputar entre si e a catástrofe aconteceu porque estavam tão ocupados com inveja um dos outros que não perceberam o planeta entrando em colapso. Por isso foi implantado um sistema onde todos eram virtualmente iguais, perfeitos. Todas as pessoas ao completar 16 anos passavam por uma cirurgia e se transformavam em “perfeitos”. Uma nova vida começava repleta de festas e diversão, muita alegria e perfeição. A cirurgia era um método ultramoderno, onde a pessoa tinha a pele toda trocada, os ossos raspados e modelados com uma liga mais resistente, os lábios preenchidos e aumentados, até mesmo os olhos eram alinhados e moldados de acordo com o modelo. A pessoa passava dias sobre forte sedação e quase não percebia que tinha passado por um processo desse tamanho. Apenas um leve pinicar na pele. Todos os que nasciam viviam separados, longe de Nova Perfeição até os 16 anos. Desde criança todos eram incentivados a sonhar com essa perfeição, muitos ganhavam apelidos e tudo o que faziam de errado era considerado brincadeira de “feio” para chamar a atenção.

Tally Youngblood é uma feia prestes há completar 16 anos e ter a sonhada cirurgia. Seu melhor amigo Peris já foi transformado e os dias se arrastam até seu aniversário. Enquanto espera ansiosa pelo dia de sua transformação Tally continua a aprontar e em uma de suas saídas furtivas ela conhece Shay, uma garota que muda completamente o destino de Tally. As duas se tornam grandes amigas, mas o problema surge quando Shay confessa que não quer ser uma perfeita, ela quer fugir e viver feia para sempre em uma comunidade onde todos optaram por escapar da cirurgia. Tally acha tudo loucura e não acredita que alguém possa querer viver feio para sempre. Não tem sentido abrir mão de toda a diversão de ser perfeito. A briga das duas e os acontecimentos que se seguem colocam Tally em uma grande enrascada e a partir daí ela se vê diante de decisões que mudará o rumo não só da sua vida como de outras pessoas.

O mais interessante do livro é a temática por trás da história de Tally, o modo como o autor encontrou de criticar a nossa sociedade e a vida de aparências que muitos adoram levar. Atrás dessa sociedade futurística temos um governo que alterando a forma física consegue manipular a forma de pensar da população em seu favor. Essa manipulação leva a uma obediência cega, onde a população nada mais é do que bonecos feitos para não questionar nada. A “perfeição” física foi só o meio de oprimir sem levantar questionamentos. Se um dos perfeitos ou feios resolvem investigar ou se rebelar contra o sistema basta que o governo corrija essa ponta solta e tudo volta a mais falsa paz. O modo como Tally fala dos perfeitos e o modo como idealiza sua vida pós-transformação é a prova que desde cedo todos sofrem essa lavagem cerebral que os faz crer que a única solução para evitar uma nova catástrofe, seja social ou ambiental, é ser bonito, simétrico, perfeito.

A narração é ágil e a evolução da trama é muito boa. Uma história bem escrita e muito bem desenvolvida. Uma das características que mais gostei foi a narração descritiva. Ao mesmo tempo em que tínhamos descrições de Fumaça a trama estava andando. Algumas pessoas falaram mal disso, mas discordo porque não foram apenas descrições de cenários. A maioria delas teve uma utilidade. A viagem de Tally até Fumaça de prancha foi ótima de acompanhar. Foi muito interessante às descrições do ambiente e as observações de Tally sobre os lugares por onde passou. Foi possível conhecer um pouco mais das diferenças do futuro que o autor criou, além da concepção das cidades e da sociedade. E ainda por cima me diverti com as reações de Tally diante de coisas que ela não conhecia. Como a ferroviária, onde ela indagou que graça os enferrujados viam em uma “montanha russa plana”. Tally apesar de ter uns momentos chatos é uma boa personagem. A coragem e a facilidade com que entende certas questões são características de que gostei bastante. Não gostei nem um pouco foi de Shay. Personagem chata e com umas atitudes bem infantis, ou seria melhor dizer desnecessárias e exageradas? O único ponto alto da personagem foi no final do livro, mas não posso falar se não estrago a surpresa. Espero que no próximo volume os personagens secundários sejam mais explorados, principalmente David e a mãe dele.

O final foi bem diferente do que imaginei e estou segurando para não começar o próximo volume. A trama foi evoluindo, as informações foram sendo passadas e a cada nova descoberta a história foi ficando mais e mais interessante para no final o autor encerrar justo naquele ponto. “Feios” foi uma ótima surpresa, um livro que não esperava ler e que me surpreendeu em vários quesitos. A edição da Galera Record é muito boa, segue o padrão de fonte e diagramação da editora. Não encontrei erros, posso ter deixado passar, mas acho difícil. A textura da capa é agradável e a capa em si é mais bonita do que a versão original. Mesmo não gostando de rostos em capa no fim gostei da capa do livro. Recomendo a todos que curtem uma boa distopia e uma história madura. O livro não tende para a ficção científica e o romance é bem leve. Scott Westerfeld entrou para a lista de autores que preciso ler mais. A inteligência dele ao desenvolver o tema por trás da história é notável. Até mais! 

Feios - Scott Westerfeld
1- Feios
2- Perfeitos
3- Especiais
4- Extras

31 comentários:

  1. Esse livro eu espero ler em breve. Ainda mais agora que voce falou super bem na sua resenha. Gosto de enredos assim, que sao descritivos mas nao se tornam cansativos.
    Essa serie acho que vou conseguir ler logo. Acho que aproveitei a mesma promocao que voce. rs. Agora so falta o ultimo da serie.

    bjs.,

    http://booksandmuchmore.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Distopias são sempre ótimas de ler, mas precisam ser muito bem elaboradas e pensadas ao criar um mundo à parte. Esse primeiro livro parece ser beeeem interessante, será que a série continua assim? Estou curiosa! abraços,
    Luciana

    ResponderExcluir
  3. Desde que eu vi esse livro na mão pela primeira vez e li a sinopse eu quis lê-lo! Mais já faz tempo isso, mais eu ainda quero ler! uhsusuas.. Agora, lendo sua resenha, minha vontade de ler aumentou ainda mais! UHSAHU.. =)

    ResponderExcluir
  4. Nesse exato momento, em que terminei de ler a resenha, me arrependo amargamente de não ter comprado essa série quando o submarino colocaou em promo por R$10 cada...

    ResponderExcluir
  5. Comigo é exatamente o que você disse no começo do post, faz um tempão que quero ler, mas sempre vou deixando e acabo colocando outros na frente na hora de comprar, e acabou que até hoje nada... Mas esse ano ainda eu leio! Quanto à sua resenha, achei ótima, foi a melhor que já li sobre o livro, fiquei muito ansiosa pra ler!

    http://smell-likeoldbooks.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Adorei a resenha e quero muito ler! Mas vendo o preço que você pagou desanima. Eles estão 29,90 cada agora... Ai parece muito bom essa história de segredos por trás da perfeição. Ótima resenha como sempre! Bjo!

    ResponderExcluir
  7. Muito boa sua resenha, a série não faz parte da minha lista de leitura do ano, mas vendo pelo lado do plano de fundo pode ser que leia um dia. O meu problema são romances adolescentes demais.
    Fico com medo de ter mais disso do que o assunto sério da manipulação e esses tópicos que vemos nesse tipo de livro. Pela sua resenha dá para perceber que o foco é bem amplo. De qualquer jeito, parece um bom livro pela resenha. .

    ResponderExcluir
  8. Adoro essa série e estou contando os dias para o meu 'Extras' chegar. Comprei essa semana. Adoro a Tally e não sei quem pode gostar da Shay... Sua resenha está perfeita. Falou de tudo. Ansiosa para as próximas resenha da série! =***

    Falando nas próximas resenha quando sai a última de Harry Potter?

    ResponderExcluir
  9. Achei seu blog agora e amei! Suas resenhas são perfetinhas e adorei as promos! Vou voltar sempre que der.

    Já segui.
    Beijo =)

    ResponderExcluir
  10. Esse livro está na minha lista de "Próximas Leituras" há séculos!! Se eu contar que o comprei há mais ou menos um ano e meio, você acredita?? Hahahaha.

    Beijos!
    http://livrosnacabeca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Resenha perfeita demais. Ainda não consegui ler esse livro, mais também está na lista dos favoritos a muito tempo. Quero logo conhecer essa distopia.

    Abraços !!

    ResponderExcluir
  12. Após essa resenha, deu até vontade de ler o livro. Não estou com pressa, mas parece ser interessante. Ótima resenha. :)

    ResponderExcluir
  13. eu li este livro, só que foi no computador, queria ler a continuação mais nao achei

    gostei muito do livro, e da capa
    esta é a primeira resenah que comento
    e gostei muito
    apesar seu blog esta muito bonito
    abraços

    ResponderExcluir
  14. assim, eu nao estou conseguindo participar das promoções, tipo de duas eu ja estava participando mais sempre que clico naquele 1+do it, pra twittar nao vai, ele nem abre

    ResponderExcluir
  15. Poh, eu queria ler esse livro, mas me falarma tããão mal dele que eu deixei pra lá. Aí eu vi a versão vira-vira da Saraiva, Feios e Perfeitos de bolso, por 10 reais. Não resisti e comprei, mas deixei pra lá. Agora li sua resenha dizendo que o livro é bom e eu confio no seu julgamento, então...acho que vou ter que ler, mas já o prometi emprestado, droga...

    ResponderExcluir
  16. Eu comprei a vira-vira e já li os dois primeiros volumes.
    Concordo com você em quase todos os aspectos, mas pra mim a Shay permaneceu chata o livro todo, nem no final engoli ela.
    Leia o segundo livro, você não vai se arrepender, pra mim foi ainda melhor que o primeiro!

    ResponderExcluir
  17. Já faz um bom tempo que adquiri esse livro através de uma troca no skoob mais até agora eu não tinha vontade de ler ele, eu digo "até agora" pq depois da sua resenha me interesse pelo livro foi novamente reanimado, em breve estarei lendo-o.

    BJ!

    ResponderExcluir
  18. adorei a sua reseha eu achei ela realmente fantastica, gostei muito do livro, me deixou na curiosidade aqui :(

    ResponderExcluir
  19. Adorei Feios, mas não gostei tanto de Perfeitos e agora tô me enrolando pra ler Especiais (que levei um tempão pra conseguir comprar com desconto, pois comprei os 3 separados). Realmente, a Shay fica irritante (ainda mais em Perfeitos), mas eu gostava dela no início afinal foi ela que de certa forma começou a abrir os olhos da Tally.

    ResponderExcluir
  20. Após ler a sua maravilhosa resenha fiquei morrendo ou melhor louca de vontade de ler esse livro.... Adorei ler e vou comprar para ler ele.. Obrigado pela a dica desse livro maravilhoso...

    ResponderExcluir
  21. Quando li Feios eu amei! Não me lembro muito de David, mas Shay sim a achei bem infantil e Tally tinhas seus momento chatos também. O amigo dela que ela visitava em nova perfeição também é muito interessante, conhecer os dois lados. Queria muito ler a continuação, ainda não li e ainda tem mas dois ai meu Deus hahaha

    ResponderExcluir
  22. Gosto muito de distopia e to me beliscando para ler esse logo. Gostei da resenha, do modo como mostrou que a estória é madura, e quanto ao romance ser bem leve e moderado, que bom,pq ia estragar o tema distópico do livro se fosse muito incrementado. Muito bom!

    ResponderExcluir
  23. Sou apaixonada por distopias e já li a grande maioria das ultimas que foram lançadas. E eu gostei de Feios. Gostei da história, muito inteligente, gostei da forma que o autor escreve.
    Mas a Tally...sei lá, eu não consegui gostar dela. Sabe quando você não conhece alguém e já nem gosta da pessoa? Pois então, isso aconteceu comigo e a Tally. Achei ela boba demais, sei lá. Sem noção demais.
    Mas fora isso o livro é ótimo.

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  24. Tema interessante, perante o consumismo e a noção do que deve ser valorizado pela sociedade moderna.

    ResponderExcluir
  25. Apesar de ter achado o livro legal, eu ainda não tive vontade de lê-lo. A história me pareceu interessante, mas tenho outros livros para ler.

    ResponderExcluir
  26. Tenho mta curiosidade de ler essa série,até pq se trata de uma distopia,gênero que amo demais.Parece ser simplesmente perfeita essa história e seus personagens,nunca vi ou li nada igual.Quero mtoo :)

    ResponderExcluir
  27. Estou terminando de ler a série Os Instrumentos Mortais e devo começar a ler essa série, que ganhei em uma determinada promoção na net. Tenho muita curiosidade e tenho certeza que vou gostar.

    ResponderExcluir
  28. Eu comecei a ler, mas acabei parando, mas vou tentar de novo.Não que eu tenha achado ruim, só deixei ele para uma outra oportunidade.

    ResponderExcluir
  29. Gosto muito de distopias e a sua resenha me deixou bem interessada nessa história. Quando tiver uma oportunidade, vou procura-lo para comprar.

    ResponderExcluir
  30. Terminei de ler esse livro e agora já vou começar a ler Perfeitos. Uma coisa que achei sem nexo no primeiro livro foi a mãe de David falar aquilo sobre a cirurgia, tipo não tem sentido kkkkkkk Bjs

    ResponderExcluir
  31. Eu simplesmente amei essa série, mas o que mais gostei foi Feios e depois Extras. E o que me fez passar muita raiva aponto de querer jogar o livro longe foi Especiais, não q não tenha gostado do livro, mas não concordei com o rumo dos acontecimentos, mas Extras veio pra dar uma acalmada nos nervos.

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.