11/02/2012

Resenha - Um Mundo Brilhante


Nome: Um Mundo Brilhante
No Original: This Glittering World
Autor (a): T. Greenwood
Páginas: 336
Editora: Novo Conceito
Comprar: Siciliano - Saraiva - Travessa - Cultura 
Sinopse: Quando o professor Ben Bailey sai de casa para pegar o jornal e apreciar a primeira neve do ano, ele encontra um jovem caído e testemunha os últimos instantes de sua vida. Ao conhecer a irmã do rapaz, Ben se convence de que ele foi vítima de um crime de ódio e se propõe a ajudá-la a provar que se tratou de um assassinato. Sem perceber, Ben inicia uma jornada que o leva a descobrir quem realmente é, e o que deseja da vida. Seu futuro, cuidadosamente traçado, torna-se incerto, pois ele passa a questionar tudo à sua volta, desde o emprego como professor de História, até o relacionamento com sua noiva. Quando a conheceu, Ben tinha ficado impressionado com seu otimismo e sua autoconfiança. Com o tempo, porém, ela apenas reforçava nele a sensação de solidão que o fazia relembrar sua infância problemática. Essa procura pelas respostas o deixará dividido entre a responsabilidade e a felicidade, entre seu futuro há muito planejado e as escolhas que podem libertá-lo da delicada teia de mentiras que ele construiu. Esta, enfim, é uma história fascinante sobre o que devemos às pessoas, o que devemos a nós mesmos e o preço das decisões que tomamos.

Recebi o kit do livro através da parceria com a Novo Conceito e assim que ele chegou decidi ler, afinal desde que liberaram a sinopse eu estava curiosa sobre o livro. Qual era afinal o tema? Após ler a sinopse pensei que seria um daqueles livros que através de algo terrível a pessoa consegue se libertar e finalmente ter a vida que sempre quis. Estava enganada. Um Mundo Brilhante é um livro estranho a princípio, mas que ao passar das páginas vai se tornando complexo e emocionante.

Ben Bailey é professor-adjunto de história na universidade em Flagstaff, Arizona e trabalha o turno da noite em um bar. Mantém um noivado há mais de seis anos e já não te certeza que um dia vai se casar e que ama Sara. Não sabe como sair dessa relação e a primeira vista é um personagem bem raso e comum. Tudo muda quando em uma manhã pós-nevasca ele encontra um rapaz desmaiado, quase morto na calçada de sua casa. O rapaz é um índio da reserva, um dos muitos que vem para cidade. Ben sabe que a polícia nada vai fazer, o rapaz estava bêbado, caiu e morreu congelado. Contudo aquilo o incomoda, era nítido que ele havia levado uma surra e sem saber bem o que está fazendo Ben vai ao hospital saber do garoto. No hospital ele conhece a irmã da vítima, Shadi com quem tem logo uma ligação. Ele promete ajuda-la a desvendar a morte do irmão. A partir daí uma história de memórias passadas, perdas e compensações é construída de forma frágil e até mesmo bela.

Ben não sabe por que sente essa necessidade de ajudar Shadi, não sabe por que a companhia dela é tão leve e gratificante, mas ao mesmo tempo em que ia terminar tudo com Sara, ela fica grávida e a obrigação o mantém preso aquele velho compromisso. De pergunta em pergunta Ben reconstrói o caminho que levou o rapaz a morrer em sua calçada. Uma festa, uma briga e filhos de gente poderosa envolvida. Em uma narração simples a autora nos conduz a história da vida de Ben. Desde a infância com a irmã, passando pela perda da mesma e as mudanças drásticas e tristes que sua vida sofreu depois da morte. A perda da irmã que refletiu e reflete até hoje em suas ações. A maneira inconsciente que ele desvenda a morte de Ricky é uma forma de reviver e curar a morte da própria irmã.

Ao longo dos capítulos a autora intercala períodos do passado e do presente, com toques sutis aqui e ali conhecemos um personagem triste, denso e que de certa forma só queria reconstruir uma época feliz. O motivo de ele se relacionar com Sara, as desconfianças dos últimos acontecimentos, as promessas quebradas e a vontade de consertar tudo. Ele termina com uma vida que ele não sonhou, mas que lhe foi dada. A forma com que ele se rende a uma vida imposta é estranha. Sabe, depois de tantas perdas e de passar a vida como coadjuvante ele simplesmente aceita. Através da busca pelo assassino do rapaz ele destruiu muitas coisas, como consequência perdeu muito e por isso se rende ao que vier.

É uma bela história, triste e que para os mais impacientes pode demorar a engrenar. Durante a primeira parte do livro fica aquela sensação de que ainda não começou, de que a história mesmo vai começar a qualquer minuto. O que para muitos pode ser incomodo, frustrante. Ao passar para o segundo “mundo” o ritmo melhora e essa sensação vai embora, tanto que a leitura flui perfeitamente e o livro vai embora sem o leitor perceber. É um livro que quando pega é muito bom. Um livro que ou você ama ou detesta. Não chega a ser perfeito, mas é muito bom, principalmente para quem entende as entrelinhas, os motivos e razões ocultas. Ele tem um tema verdadeiro, que vai além da investigação da morte do rapaz, e além do questionamento que Ben faz de sua vida. E esse tema quem tem de descobrir é você. Se eu contar o livro perde a “graça”, como costumamos a dizer. É um livro que fala de maneira diferente sobre a fragilidade da vida e das escolhas que fazemos.

A edição da Novo Conceito é linda, o brilho na capa deu um toque perfeito ao livro. A diagramação é muito boa e a leitura ficou perfeita com a divisão dos capítulos da forma que foi feito. Não encontrei erros de ortografia, digitação ou algo similar. Pode ser que passou despercebido por mim, afinal estava mergulhada na história, mas duvido disso. Recomendo a todos sem exceção. É uma história bonita e que merece ser lida. Mesmo que você não goste no começo, vale a pena ir até o final e ai sim ter certeza se gostou ou detestou. Ben pode parecer um personagem parado, irritante no começo, mas que ao longo do livro, ganha contornos e nuances diversas. Transformando o entendimento que temos dele. Leia e tire suas conclusões.

22 comentários:

  1. Oi Yasmin,

    Vou ler em breve, amei a capa, bem brilhante *-*

    Bjs

    Thaís

    ResponderExcluir
  2. Oii, Yasmin!
    Recebi o livro e ameeeei a capa, mas não tinha ouvido falar muito dele, então não fiquei com muuuita vontade de ler, mas sua resenha me animou bastante.

    Beijoss
    Thaís - Berchim e etc

    ResponderExcluir
  3. Tambem recebi o kit da Novo Conceito mas ainda nao li o livro. Vai ser o proximo na minha lista de leitura.
    Adoro a capa dele. E' lindo, nao e'?

    bjs.

    http://booksandmuchmore.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Estou terminando de ler esse livro, espero que termine hoje, estou gostando muito dele e diferente de vc achei o início muito viciante e a metade meio cansativa kk, mas deixa eu terminar primeiro de ler tudo. Gostei muito da sua resenha, ficou muito completa!

    Abraços
    http://entrepaginasdelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Confesso que quero esse livro desde quando vi a capa. Achei linda demais, e a sinopse veio em 2º lugar por que até então não tinha lido nenhuma resenha sobre ele. Agora tenho certeza de que quero ler! De que é mais do que só uma capa bonita!

    ResponderExcluir
  6. Qero ler esse livro!!! *-*
    Participando da promoção, hehe.

    ResponderExcluir
  7. olá!

    Comecei a ler este livro hoje e ja me encantei pela forma de narrar da autora! breve terá resenha no Word in My Bag. x3

    parabéns pela resenha, flor.

    Beijos,

    Samantha Monteiro

    Word in My Bag

    ResponderExcluir
  8. eu quero muito ler esse livro , a historia parece ser muito boa mesmo , e a capa é muito linda :) sua resenha esta ótima , parabéns . Adoro muito seu blog !!

    ResponderExcluir
  9. Ai, eu tenho problemas com histórias que demoram pra engrenar, tenho a impressão de que tô lendo A menina que roubava livros, por exemplo, há décadas...mas se vc recomenda, talvez mereça ser tentado. comecei a ler Game of thrones e tô amando!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  10. Depois de ler a sinopse aqui em seu blog e depois de ver tantas pessoas falando sobre ele e até no twitter da editora Novo Conceito alguns trechos que são postados, eu fiquei louca para ler esse livro, é muito interessante e até agora não vi nenhuma crítica ruim sobre ele. Espero poder lê-lo logo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. depois de ler essa resenha me deu mais vontade ainda de ler o livro. parece ser muito interessante. fora que a capa é linda.

    ResponderExcluir
  12. eu adoro histórias em que tempo é alternado - presente/passado - ao longo do livro. Gostei.

    ResponderExcluir
  13. Não sei se é porque estava com as expectativas extremamente altas para o final, acabei me decepcionando com o mesmo. Acabei esperando como você disse: esperando que a pessoa vá ter a vida que sempre quis no final. Mas ele termina com a vida que ele construiu ao longo dos anos, por um lado eu acabei me decepcionado por outro sei que aquilo foi melhor.

    ResponderExcluir
  14. Quando li a sinopse do livro vi que a leitura seria exatamente isso que falou, sobre escolhas e rumos da vida. Mas quando peguei o livro para ler, no primeiro capítulo me vi numa angustia, não consegui ler, acredito que não tenha passado da página 10. Pretendo dar uma chance a ele novamente daqui a um tempo e ver a mensagem que ele passa. A NC caprichou mesmo o livro ficou bem bonito!

    ResponderExcluir
  15. Esse livro esta na minha lista de desejados, mas mesmo assim sei que nao posso me empolgar demais. Pela sinopse ja mostra isso.. mas o que eu gosto é a reação do personagem, faz nos pensar sobre a humanidade, a compaixão com o próximo.. o fato do personagem principal ir atras da justiça por alguem que ele nem conhecia.

    ResponderExcluir
  16. A capa é realmente linda. Não sou exatamente fã de histórias reflexivas e sentimentais, mas um mundo brilhante parece ser interessante. Espero não desanimar no começo e desistir, se eu tiver a oportunidade de ler.

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  17. Capa muito bonita! Frase impactante... Definitivamente mexeu comigo.

    ResponderExcluir
  18. Yasmin,
    Eu ganhei esse livro num sorteio e ainda não li. Engraçado que deixei ele para o final da fila para ler. Pois pensei que fosse um filme sobre o fim do mundo, ou algo assim. Achei até que fosse algum livro distópico (aprendi o que era distopia e agora usei!!!). Voltando para o livro, amei saber que o livro é um conflito que o Ben tem de deixar a vida dele cotidiana, rotineira. Mas ao mesmo tempo que cura o passado. Gostei, vou colocar ele no topo.
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  19. Gostei muito da capa e do titulo achei interessante, esse livro, eu pensei que não ia ser muito empolgante lê-lo, mais ai lendo sua resenha, que foi maravilhosa(como sempre), mudei de ideia fiquei curiosa para ler esse livro, onde tem drama, suspense, romance, rede de mentiras, envolve o passado e o presente, gostei dessa frase na sinopse: "Enfim, é uma história fascinante sobre o que devemos às pessoas, o que devemos a nós mesmos e o preço das decisões que tomamos"... Amei esta história...
    :)

    ResponderExcluir
  20. Amei a capa. A única coisa que não gostei foi que o protagonista é muito indeciso para o meu gosto. Não gosto de quem fica no meio do caminho e não toma as decisões necessárias logo. No mais a história é boa e eu apreciei o livro.

    ResponderExcluir
  21. Eu já li, e digo uma coisa, maravilhoso, só fiquei um pouco decepcionada com o fim, mas mesmo assim gostei, não foi aquela coisa clichê de sempre, surpreendente e inspirador.

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.