06/02/2012

Resenha - O Nome do Vento


Nome: O Nome do Vento
No Original: The Name of the Wind
Autor (a): Patrick Rothfuss
Páginas: 656
Editora: Arqueiro
Comprar: Submarino - Leitura - Cultura - Fnac
Sinopse:  Ninguém sabe ao certo quem é o herói ou o vilão desse fascinante universo criado por Patrick Rothfuss. Na realidade, essas duas figuras se concentram em Kote, um homem enigmático que se esconde sob a identidade de proprietário da hospedaria Marco do Percurso. Da infância numa trupe de artistas itinerantes, passando pelos anos vividos numa cidade hostil e pelo esforço para ingressar na escola de magia. A trajetória de Kvothe e as duas forças que movem sua vida: o desejo de aprender o mistério por trás da arte de nomear as coisas e a necessidade de reunir informações sobre o Chandriano - os lendários demônios que assassinaram sua família no passado. Quando esses seres do mal reaparecem na cidade, um cronista suspeita de que o misterioso Kvothe seja o personagem principal de diversas histórias que rondam a região e decide aproximar-se dele para descobrir a verdade. Pouco a pouco, a história de Kote vai sendo revelada, assim como sua multifacetada personalidade - notório mago, esmerado ladrão, amante viril, herói salvador, músico magistral, assassino infame. Nesta provocante narrativa, o leitor é transportado para um mundo fantástico, repleto de mitos e seres fabulosos, heróis e vilões, ladrões e trovadores, amor e ódio, paixão e vingança.

Este foi o primeiro livro que recebi através da parceria com a Arqueiro e estou muito feliz por finalmente o ter lido. O livro tem 656 páginas em uma fonte pequena, ou seja, do jeito que eu adoro. Fantasia e muitas páginas de um mundo completamente novo. Não tem nada que eu goste mais de ler do que uma boa fantasia e Patrick Rothfuss conseguiu construir uma história quase perfeita.

Investindo em um formato diferente dos livros de fantasia o autor nos apresenta a história de uma maneira bem diferente. Ao invés de acompanharmos os grandes feitos, aventuras e desventuras de Kvothe nos o ouvimos narrar toda a sua jornada desde criança. Seria algo como se Frodo narrasse a história do anel anos após ter ocorrido. A princípio eu achei um bocado estranho, mas depois gostei muito da perspectiva que a narração toma. Além da curiosidade de descobrir logo como Kvothe foi parar ali, como dono de hospedaria, escondido do mundo.

Conhecemos a trajetória de Kvothe, o menino de cabelo cor de fogo que cresceu de viagem em viagem com os Edena Ruh, uma trupe teatral famoso nos quatro reinos. Aprendeu a cantar e a interpretar desde cedo e possuía uma inteligência aguçada e natural para tudo. As coisas começam a tomar rumo quando ele vê Abenthy chamar o nome do vento. A partir daí Abenthy entra para trupe e começa a ensinar Kvothe de tudo um pouco. Física, química, alquimia e até simpatias, como é conhecido a magia no livro. A curiosidade de Kvothe e a habilidade de fazer simpatias leva Abenthy a falar com os pais sobre a possibilidade de mandá-lo para universidade, mas esse plano não viria a se concluir da maneira mais fácil. Pouco depois de Abenthy partir a trupe é atacada e assassinada pelo Chandriano. Kvothe fica órfão e a partir daí que começa a construção dos mitos e lendas que dizem respeito a ele.

Com nada mais do que habilidade, talento e persistência Kvothe sobrevive a anos terríveis e muita coisa se desenrola na narração desse primeiro livro. A vida nas ruas, e depois o empenho de conseguir entrar na universidade com nada mais do que talento. O acompanhamos na necessidade, na vitória, ficamos pasmos com a inteligência e a coragem, irritados com a tolice de algumas de suas ações e principalmente fascinados por um personagem tão indecifrável. Não posso deixar de citar que os muitos personagens secundários que fizeram toda diferença na trajetória de Kvothe. Apesar de o final ser um pouco aberto o livro não deixou a desejar. Por ser uma história única der para entender a quebra do final. Os três livros compõem começo, meio e fim sendo assim o fim coerente com a estrutura.

A escrita de Rothfuss é detalhista, minuciosa e tem um ritmo cadenciado, muito bom de ler. A letra da música/poema do Chandriano é de arrepiar. Não é um livro fácil de ler, para apreciar a leitura é preciso ir com calma, porque se você acelera demais a coisa não funciona, mas ainda sim é impossível de largar. É um mundo de diferenças sociais latentes, repleto de mazelas, onde a magia é vista com reservas. O ambiente construído para dar vida a um personagem tão diferente é sombrio, cínico e por vezes cruel. A narrativa em primeira pessoa alimenta página por página a curiosidade de saber como ele chegou até ali e por quais lugares andou. Alguns podem dizer que ele é clichê por ser cheios de habilidades, mas Kvothe não é invencível, prova disso é o lugar onde ele está. Habilidades, aventuras, feitos épicos, estupidez, quedas estão tudo ali. A história em alguns momentos é até dura demais como ele. É uma fantasia diferente de todas as que eu já li e que recomendo aos que gosta de um personagem bem construído e para quem procura um ar novo no gênero, um mundo diferente do feijão com arroz da fantasia.

A edição da Arqueiro é muito boa, o livro tem uma textura agradável, tanto o interior quanto o exterior. Não encontrei erros durante a leitura e adorei a lombada do livro. Estou ansiosa para ler "O Temor do Sábio" e quem sabe ver a história de Kvothe no cinema. Procurei notícias sobre adaptações, mas não surgiu nada. O problema de livros de fantasia é o tamanho. A adaptação sofre para se adequar ao tamanho ideal sem perder história. Vamos esperar, quem sabe não surge algo. Não deixem de ler! Até mais!

When the hearthfire turn to blue,
What to do? What to do?
Run outside, run and hide.
When his eyes are black as crow?
Where to go? Where to go?
Near and far. Here they are
See a man without a face?
Move likes ghosts from place to place
What’s their plan? What’s their plain?
Chandrian. Chandrian

A Crônica do Matador do Rei - Patrick Rothfuss
1- O Nome do Vento
2- O Temor do Sábio
3- The Doors of Stone (Título Provisório)

25 comentários:

  1. Parece ser interessante :D
    mesmo eu não entendendo tanto ;/

    ResponderExcluir
  2. Eu comprei esse livo esse ano e estou doida para ler, mas quero seguir a ordem que fiz. Nunca segui lista e sempre me enrolo, mas vendo a história de Kvothe assim fiquei tentada a furar a fila. Essa canção do fim é meio sinistra mesmo. Ótima resenha! Bjo

    ResponderExcluir
  3. Não faz meu gênero assim logo de cara, mas pela sua descrição o personagem principal é muito bom e se tem uma coisa que eu adoro em livros é personagens fortes e até invencíveis porque não? Grande o livro, mas vou ver se compro. Gosto de capa e estou tentando ler mais fantasias, como essa e a do Martin, ótima resenha! =**

    ResponderExcluir
  4. Ahh, eu quero muito :)
    Desejo muito desse livro , preciso dele agora . tenho certeza que vou amar muito. Estava esperando esse resenha a um bom tempo , finalmente saiu !!

    ResponderExcluir
  5. Quero tanto ler esse livro. Mas ainda nao consegui comprar.
    Todo mundo parece gostar desse livro. Sempre vejo resenhas falando super bem dele, incluindo a sua.
    Tenho certeza de que vou adorar quando conseguir ler.

    bjs.

    http://booksandmuchmore.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Eu vi esse livro na saraiva e fiquei mt a fim de ler, mas tipo, muitas páginas D: e no momento não to podendo *chora*
    E o meu primeiro livro de parceria com a Arqueiro foi "Como se livrar de um vampiro apaixonado" que contraste né? HAHAHA
    As edições da Arqueiro são sempre muito boas, a editora tem um cuidado todo especial.
    bjs,
    tudo por um livro.

    ResponderExcluir
  7. Entrei nesse mundo da fantasia não faz muito tempo. Esse é um livro que eu tenho que ler mais p frente... Eu vi na saraiva "O temor do sabio", achei muito bonito e grande,muitas páginas!Por enquanto to nessa fase do "arroz com feijão" mesmo, ainda acostumando com o genero, apesar de ter lido "A guerra dos tronos" e "A furia dos reis" e ter que me concentrar bastante p acompanhar a historia, que só aumenta o num de páginas. Aliás, gostaria muito de ver resenhas dessa série aqui no blog. "A tormenta de espadas" eu vou ler quando acabar o desafio de férias, pq ele é muito grande, acho que vou gastar 1 mes... rs

    ResponderExcluir
  8. Ei Yasmin,

    Acho que nunca vi uma resenha negativa deste livro nos blogs, eu amo de paixão Kvothe e suas aventuras.
    Eu já li O temor do sábio e é tão bom quanto este. Nem sei falar qual gosto mais, amo a narrativa do autor.
    Agora é me segurar para aguentar até sai o terceiro sem arrancar os cabelos hehe.

    bjos

    ResponderExcluir
  9. Faz muito meu gênero, fantasias é comigo mesmo e do jeito que você descreveu o livro, a história o personagem,Kvothe, que achei um nome estranho, me fez querer muito ler, suas resenhas positivas sempre me fazem querer os livros, você escreve com paixão, de verdade.

    Vamos ver se consigo ler o livro!
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Gostei da ideia do livro, como adoro fantasia tbm, histórias desse tipo tendem a chamar a atenção,só que fonte pequena não me anima, dificulta a leitura, bem, acho que estou com problemas na vista, rs.

    ResponderExcluir
  11. Eu já tinha visto esse livro numa livraria aqui da minha região, e fiquei interessado. Mas agora que eu sei do que se trata..... não vejo a hora de ler.

    Eu relacionei 'Quatro Reinos' com As Crônicas de Gelo e Fogo, é(muito) parecido com os Sete Reinos. E Gostei da comparação da escrita com o Frodo, deu pra entender melhor. =)

    ResponderExcluir
  12. Realmente, só de pensar nessas mais 600 páginas adaptadas para o cinema já me vem à cabeça um monte de cortes...aushausahs Eu tive vontade de ler esse livro porque vi na livraria OTemor do Sábio. Euu quuase comprei, mas me disseram que eu tinha que ler esse antes =S

    ResponderExcluir
  13. Muito legal esta resenha, adoro estes contos de magia. Kvothe parece ser um personagem misterioso e que proporciona diveras questionamentos e dúvidas sobre sua real personalidade durante a obra. Parabéns pelo site!

    ResponderExcluir
  14. Quero muito ler esse livro. Depois de ler essa resenha então! QUERO MAIS AINDA! =)

    http://libraryinhouse.blogspot.com.br/

    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Adorei! Vou pegar ele emprestado com uma amiga minha, parece ser mto bom. Eu adoro livros assim, que faz um joguinho com sua cabeça, sem discernir o que é certo e o que é errado...

    ResponderExcluir
  16. Esse livro parece ser muito bom, quero muito ler! Também amo livros de fantasias, e assim como você, também amo livros grandes e com muitas páginas, quanto maior o livro, maior a aventura! :) Resenha muito legal e esclarecedora, eu já estava com vontade de ler, agora estou mais ainda!! :D

    ResponderExcluir
  17. Eu comprei esse livro após um amigo ter lido e se adorado a história. O meu está me aguardando na prateleira, confesso que estou passando outroa na frente porque as páginas dele me assustam um pouco.

    Mas estou doida de vontade de ler e tenho quase certeza que vou achar maravilhoso.

    Gostei bastante da sua resenha, me animou mais um pouco.

    Thais Vianna
    @dathais
    dathais@hotmail.com

    ResponderExcluir
  18. Voltei só para contar que já li o Nome do Vento...AAAAAAAAAA

    que livro delicioso. Já até pedi O Temor Do Sábio. Adorei o clima de fantasia, adorei a forma que as histórias são contadas, me emocionei em algumas partes...enfim, amei o livro.

    ResponderExcluir
  19. Ouço tantos elogios a esse livro, que dá até dó não ter lido ainda. O autor escrever de um jeito minucioso e detalhista atiçou meu ânimo. Adorooo escritas assim.

    ResponderExcluir
  20. Olá,adorei a estória do livro,me parece ser maravilhosa,adoro magia,espero um dia não tão longe ler esse livro,que com certeza deve ser demais.bjos'

    ResponderExcluir
  21. Eu sou louco para ler esse livro e dps de sua resenha eu NECESSITO para sobreviver conhecer essa história . Eu amo livros grandes e de letras bem pequenas , podemos tirar duas conclusões , ou o autor escreve mtt baboseira ou ele tem mttttttt história para contar. E , quando ele tem mtt história, significa que mistérios , aventuras e personagens incríveis se escondem entre a capa e anti-capa.

    ResponderExcluir
  22. Já tenho esse livro e estou muito ansioso para ler. Felizmente tenho vários na fila.

    ResponderExcluir
  23. Eu li apena o começo do livro e e gostei, mas achei a leitura um pouco cansativa, tive que parar por falta de tempo! Mas é um livro fascinante!

    ResponderExcluir
  24. Espero conseguir comprar logo esse livro.....Ansiosa para ler....

    ResponderExcluir
  25. Só estou esperando o último lançar, o que vai demorar, pra começar a ler. Não quero endoidar pra ler o último rsrs ;D
    As capas são as mais lindas que já vi!
    E parece mesmo um tipo diferente de fantasia.
    Ótima resenha. Bjs.

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.