16/02/2012

Resenha - O Atlas Esmeralda


Nome: O Atlas Esmeralda
No Original: The Emerald Atlas
Autor (a): John Stephens
Páginas: 296
Editora: Suma de Letras
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Há dez anos, numa noite de inverno, os irmãos Kate, Michael e Emma foram tirados de suas camas às pressas, perseguidos por criaturas estranhas e levados para longe de seus pais, os quais nunca mais viram. Desde então, os três passaram todo esse tempo vivendo em vários orfanatos sem saber o que de fato aconteceu naquela noite. Kate, a mais velha, é a única que tem lembranças dos pais, a quem jurou proteger seus irmãos a todo custo até que a família estivesse reunida novamente; Michael, o do meio, adora o mundo dos livros e histórias de magia e é sempre alvo de implicância dos garotos mais velhos; e Emma, a mais nova, é uma verdadeira encrenqueira, mas de grande coração. Quando chegam a uma mansão abandonada, os irmãos encontram um atlas encantado que os faz viajar no tempo e os leva para uma terra habitada por gigantes, anões, lobos famintos, crianças prisioneiras e uma condessa que é a fonte de todo o Mal. Assim, as crianças que apenas buscavam o paradeiro de seus pais acabam tendo que salvar o mundo.
Quando a Suma lançou esse livro até fiquei curiosa, afinal parecia se encaixar no meu gênero favorito, a fantasia, mas demorei a comprar com medo de ser infantil. Bobagem pura, o autor soube contar uma história convincente para qualquer idade a despeito de seus protagonistas serem novos. A trama que pode parecer simples se mostra muito diferente além de contar com uma escrita bem-humorada, leve e personagens cativantes

Kate, Michael e Emma foram tirados de casa em uma noite de natal há dez anos e desde então a vida deles tem sido incerta. Vivendo de orfanato em orfanato e sendo considerados órfãos incorrigíveis e impossíveis de adotar os três tentam manter a esperança que os pais vão voltar. Depois de mais uma tentativa de adoção frustrada pelos modos das crianças eles são transferidos para Cambridge Falls, uma cidade afastada ao norte, sob os cuidados de Dr. Pym. Estranha, sem vida, parecendo uma cidade abandonada. Fato que se confirma ao ver a casa em que vão ficar. Uma velha mansão, com muitas camas como um orfanato, mas sem crianças alguma além deles. Sendo tratados de maneira muito melhor do que já foram em qualquer outro lugar os três decide explorar a velha mansão a procura de respostas para tantos quartos, passagens e cômodos desabitados. E é assim que tudo realmente começa. Kate, Michael e Emma encontram uma porta no fundo da velha adega e ao explorar descobre um livro, em um tom de verde e para surpresa deles o livro os transporta ao passado ao entrar em contato com a foto que eles tinham. O passado de Cambridge Falls, onde através do erro de Michael os três embarcarão em uma fuga da poderosa Condessa e em uma busca do livro que os trouxe até ali.

Um mundo de magia, aldeias, demônios, florestas e anões. Uma narrativa repleta de notas de humor, observações engraçadas e uma crítica impagável aos elfos. O autor escolheu os anões e a partir da paixão que Michael tem por eles foi uma crítica atrás da outra sobre os elfos. Sério eu posso jurar que o autor estava apontando uma indireta enorme aos elfos de Tolkien. A princípio eu não gostei, afinal sempre preferi os elfos aos anões, mas após o término do livro posso dizer que gosto de ambos. Segundo o autor os elfos só sabem saltitar para lá e para cá, pentear os cabelos e cantar. Não fazem nada de útil além de superestimar a própria beleza. Os anões do livro possuem todas as características que lhe são pertinentes, mas não são tão gananciosos como em outros livros e ganham detalhes interessantes. O melhor foi a variedade de personalidades que o autor deu aos que apareceram no livro. Enfim, eu precisava falar sobre isso e agora voltarei ao assunto.

Os personagens são parte fundamental da história, ao contrário de muitos livros aqui a história não se sustenta na apresentação de um mundo detalhado e sim na história dos personagens. Seja nos três irmãos, seja em Gabriel ou Dr. Pym. Adorei o jeito inteligente e observador de Michael e mais ainda a tempestuosa Emma. A amizade da menina com Gabriel foi uma das coisas mais bonitas do livro. Foi possível ver neles o que a falta dos pais fez. A ligação de Michael com os anões e de Emma com Gabriel é uma espécie de substituição, através delas eles puderam cumprir sua parte nessa jornada. Kate agora sabe onde estão os pais e não quero nem pensar no que vem por ai nesse campo. Apesar da pequena aparição do verdadeiro vilão foi de arrepiar a descrição e a sensação que Magnus causou. Dr. Pym é uma personagem que funciona com arquiteto da descoberta do Atlas, e não só como conselheiro. Até no final vemos como todas as ações estavam intricadas, tudo ao acaso dos planos dele.

Estou curiosa para os próximos volumes e se estiver certa Michael será o protagonista de um e Emma de outro, assim como Kate foi nesse. Cada um dos três livros do princípio tem um poder e é um para cada irmão. A viagem no tempo é da Kate, e qual será os dois outros? Já pensei e imaginei de tudo um pouco. Espero que saia logo o próximo volume. É por isso que evito ler o primeiro de trilogia sem ter ao menos o segundo (será lançado nos EUA este ano). É uma leitura muito boa e a narrativa é tão boa. A crítica usou a palavra "esplêndida" para descrevê-la e concordo. É rica sem ser exagerada, é leve sem ser simplória, e tem algo diferente nela. 
A edição da Suma é uma coisa. Uma letra agradável, com uma ilustração a cada capítulo e a folha padrão da editora, branca, mas tão grossa e firme que impressiona. Recomendo a todos que desejam uma história bem narrada, aliás, o estilo lembrou-me o de Rowling. O estilo, não a história. Além é claro de a trama ser muito boa e diferente do que tem por ai. Ah se eu tivesse um dos livros do princípio... Ainda mais o da Kate. Leiam porque é imperdível. Até mais!

Os Livros do Princípio - John Stephens
1- O Atlas Esmeralda
2- The Fire Chronicle
3- Sem Título Ainda

18 comentários:

  1. Já tá na minha lista de desejados, qua a cada dia que passa só aumenta!
    Comecei a ler fantasia e tô adorando o genero.
    Quero muito ler O Atlas Eemeralda. O chato é ser trilogia e só ter lançado o 1º vol por aqui...

    ResponderExcluir
  2. Preciso desse livro. tenho certeza que vou amar , é meu estilo favorito .
    Parece ser ótimo mesmo, sua resenha esta maravilhosa , parabéns :)

    ResponderExcluir
  3. Nunca tinhe me interessado por esse livro até ler sua resenha.
    Adorei!
    Já vai para a lista!

    Bjs
    Bia
    www.amormisterioesangue.com

    ResponderExcluir
  4. Lendo aqui o livro faz muito meu tipo de leitura, mais um que entrou na lista, e ainda é uma série! Haja dinheiro para comprar todos que quero,rs.

    ResponderExcluir
  5. Realmente a capa parece ser um pouco infantil, mas a história parece bacana

    ResponderExcluir
  6. Sua resenha sobre esse livro ficou maravilhosa. Quero muito ler o Atlas Esmeralda, ate tentei ganhar em uma promocao mas nao levei. rs. Ainda acho o preco dele meio alto. Mas vou tentar ler em breve.

    bjs.

    ResponderExcluir
  7. Ele tá na minha lista desde o lançamento, mas eu pretendia ganhar só que nem deu. Sua resenha ficou ótima! Acho que não tenho nenhum um livro da Suma. Por causa do preço eu acho, mas esse eu quero muito. Queria viver num mundo de fantasia desses de livro hehe bjo.

    ResponderExcluir
  8. Poxa, não conhecia...mas parece fazer meu tipo de leitura e então vou agora mesmo clicar nos sites das livrarias e procurar.

    ResponderExcluir
  9. a capa é mesmo muito infantil mais eu li sua resenha e fiquei de bocaaberta achei o livro bem interessante e fantastico

    ResponderExcluir
  10. Oi..

    Adorei a sua resenha e fiquei muito curiosa em relação a esse livro, e estou muito inclinada a ler esse livro.. E a capa é muito linda..

    ResponderExcluir
  11. A história me lembrou "Desventuras em Série" e "As crônicas de Narnia" mas de uma forma bem mais interessante, nunca li nenhum dos citados só vi os filmes haha Esse livro desde o lançamento que quero ler, ele tem uma capa muito linda e nem sabia do que se tratava, irmãos, órfãos, aventura... já gostei.

    ResponderExcluir
  12. Nossa, essa capa, o estilo da Rowling e um livro com personagens maravilhosas nos quais se centram a história? quero demais ler.

    Lembrei de Desventuras em Série, que eu adoro.

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  13. Como a Raquel disse ali em cima, tbm me parece os personagens do "Desventuras em Série" num universo da "Nárnia". E que bom, pq eu amo os protagonistas de "Desventuras" e o mundo de Nárnia é lindo, misturou fantasia mas de um jeito adulto. Tenho certeza que vou amar esse livro, foi bom conhecê-lo, ainda não tinha visto nenhuma resenha dele.

    ResponderExcluir
  14. Hum... Não é o meu estilo! Mas, também não tinha visto nada a respeito dele, por isso acho válido e agradeço que este blog nos permita conhecer obras que não sejam só aquelas que estão em destaque na mídia.
    Vou indicar para meus sobrinhos.

    ResponderExcluir
  15. Olá,realmente adoro livros que tem magia na história,eles são tão mais divertidos para le,saimos desse mundo complicado em que vivemos e viajamos para um outro lugar.Adorei a resenha e a capa é maravilhosa,adorei!bjs

    ResponderExcluir
  16. Se fosse comprar apenas olhando a capa, eu não o compraria. Iria achar muito infantil. Pelo visto, estava completamente enganada. Já está na minha listinha de livros que lerei futuramente.

    ResponderExcluir
  17. Que história maravilhosa, me interessei logo pela capa.
    A resenha está ótima!

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.