23/02/2012

Resenha - Marina


Nome: Marina
No Original: Marina
Autor (a): Carlos Ruiz Zafón
Páginas: 192
Editora: Suma de Letras
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Na Barcelona dos anos 80, o menino Óscar Drai, um solitário aluno de internato, conhece Marina, uma jovem misteriosa que vive num casarão com o pai. Em passeios pela cidade, os dois presenciam uma cena estranha num cemitério e se envolvem na resolução de um mistério que remonta aos anos 1940. Numa tentativa inútil de escapar da própria memória, Oscar abandona sua cidade. Acreditava que, colocando-se a uma distância segura, as vozes do passado se calariam. 15 anos mais tarde, ele regressa à cidade para exorcizar seus fantasmas e enfrentar suas lembranças - a macabra aventura que marcou sua juventude, o terror e a loucura que cercaram a história de amor.

Não estava com ideia de ler esse livro, mas como surgiu o Desafio Literário resolvi incluí-lo na minha lista e não podia ter sido melhor. É o primeiro livro do Zafón que leio e estou completamente envolvida com a escrita e o poder narrativo que ele tem. Marina é um livro que dificilmente vou esquecer com o passar do tempo. A história tem uma ambientação sombria em uma parte esquecida da Barcelona dos anos 80 e personagens únicos. A trama tem um que de mistério, suspense e terror, mas o que realmente importa são os reverses da vida.

Óscar é um garoto que passeia pelas ruas esquecidas no intervalo das aulas no internato onde vive. Ele sempre admira os casarões que outrora abrigou a fina sociedade de Barcelona. Em um desses passeios exploratórios ele se depara com uma mansão aparentemente abandonada no alto do morro. Um som hipnotizante vem lá de dentro e quando ele percebe já está dentro de uma sala antiga e mal iluminada. Ele observa o local atônito e um relógio de bolso quebrado chama sua atenção quando de repente alguém se levanta da poltrona que estava de costas para Óscar e apavorado o menino não para de correr até estar em segurança no internato. Só no seu quarto percebe que trouxe consigo o antigo relógio de bolso de ouro. Decidido a devolver no outro dia pela manhã ele segue para a velha mansão quando surge no meio da névoa uma garota andando de bicicleta. A mais bela e frágil que Óscar já viu. Ela de identifica como Marina, filha do dono do relógio de Óscar roubou. Ele explica que não teve intenção e que só estava explorando as ruas.

Marina é uma personagem curiosa, inteligente e que vê a vida com olhos maduros e diferentes das pessoas comuns. Interessada no gosto de Óscar por explorações ela o leva para um cemitério esquecido e antigo. Depois de um tempo escondidos Óscar avista uma figura estranha, toda coberta com uma capa negra, não é possível ver o rosto. Ela visita um túmulo sem nome apenas identificado com uma borboleta negra. Marina decidiu seguir a figura, mas os dois perdem o rastro e terminam em uma estufa abandonada e macabra. Com marionetes e pedaços de corpos. A partir daí os dois se veem envolvidos em uma trama que beira o terror. Um desastre dos anos 40 que Óscar e Marina tentarão desvendar para o próprio bem. Buscando pistas e pessoas do passado eles desvendam uma história aterradora e trágica de um antigo gênio da construção de próteses, Mijaíl Kolvenik e sua esposa, a famosa cantora Eva Irinova. Uma história de revirar o estômago e totalmente inesperada. Jamais imaginei qual seria o desfecho e muito menos que veria aquele tipo de situação em um livro que a primeira vista cheira a romance.

A história central do livro ao contrário do que parece não é o mistério que os dois se envolvem e sim a amizade inusitada de Óscar com Marina e seu pai Gérman. As visitas do garoto a velha mansão e a inserção dele em um mundo diferente são que chama a atenção. A forma que por um curto período de tempo Marian e Gérman foram a família de Óscar. O livro é narrado por ele, mas ainda sim temos a sensação de que ele era um espectador da própria vida. Uma pequena parte de sua juventude que ele não entende. O laço de amizade que foi tão rápido e que acabou de forma tão brusca. É uma triste história a dele e a de Marina. Acrescentando aí a história pavorosa que os dois descobrem o livro é um misto de duas histórias tristes sobre a vida.

Não posso contar mais sobre a trama, mas é surpreendente como que Zafón é eloquente em um livro curto. É um talento contar uma história tão completa em poucas páginas e duvido que você encontre por ai um autor atual e com tal habilidade. A edição da Suma de Letras é muito bonita e só encontrei duas falhas de impressão no livro. As letras “d” e “e” saíram falharam em algumas páginas. Nada que comprometa a leitura. Vale repetir o elogio sobre as folhas. Brancas e muito espessas, uma perfeição. Esse é um livro que não vou recomendar, e sim ordenar que leia. Apesar de ser da Suma não é caro porque ele tem apenas 192 páginas. Você não desculpa para não ler. É um livro inesquecível além de ser uma ótima maneira de começar a ler Zafón. Até mais!

20 comentários:

  1. Ah, esse livro já está nos meus desejados faz tempo. Só não comprei porque não tinha lido nenhuma resenha ainda sobre ele, e não tinha certeza sobre a história ser boa ou não. Que bom que você acabou com minha dúvida, vou comprar assim que puder. Sabe que até cheguei a ver na saraiva, mas nesse dia eu ainda não tinha desejo por ele. Adorei a resenha. Eu também achava que era um romance,no maximo um pouquinho de suspense, não passava pela minha cabeça essa parte de terror. Quero muito ler.

    ResponderExcluir
  2. Nossa agora eu compro! Via ele no Submarino e na Saraiva por 19,90 e ficava muito desconfiada. 192 páginas e tal né acabei deixando. Com medo de ser bem ruim ou pequeno demais. Mas pela sua descrição é um livro muito bom e também eu adoro livros com títulos assim com nomes. ótima resenha. bjos

    ResponderExcluir
  3. Não pensava em ler este livro porque não faz muito meu tipo e sei lá acho que a capa me afastava. Parecia sério demais, mas vendo sua resenha pode até ser. Gosto muito de bons personagens e de relações bonitinhas tipo a de Liesel em A Menina Que Roubava Livros e esse parece assim.
    Estou correta?
    Muito boa resenha como todas. =***

    ResponderExcluir
  4. Eu quero ler muito esse. Adorei a Sombra do Vento , que é do mesmo autor , que foi uns dos melhores livros que li na vida. esse capa é muito linda , adorei . Sua resenha esta ótima mesmo , parabéns .

    ResponderExcluir
  5. Esse livro está na minha wishlist e quero muito lê-lo. Gostei muito da história! Pela sua resenha, parece ser muito bom mesmo!

    Beijos

    http://pensamentos-aereos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Desde que foi falado sobre esse livro no clube do livro que estou com vontade de ler, o mistério parece ser bem interessante.

    ResponderExcluir
  7. Nunca tinha ouvindo falar desse livro, mas ele já está na minha lista de desejos!
    Ótima resenha!

    Beijos ;*

    Rafa-@EuMaisLivros
    http://blogeumaislivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. É o quarto blog se eu não me engano que tem a resenha desse livro,e eu só quero ler logo ele pra ver tudo que foi de bom escrito dele ali na minha frente! rs

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. eu quero muito ler esse livro, provavelmente será uma das
    minhas próximas leituras

    ResponderExcluir
  10. Esse é o livro modinha do momento, né? Mas ainda estou desconfiada...

    ResponderExcluir
  11. Amei essa resenha! To com o livro aqui, mas ainda não li. Nem sei porque já que ele é beeem fininho. Um dos unicos da Suma que tenho porque eles são bem caros né? Mas é isso, quero ler ele logo agora. Oscar parece ser um ótimo personagem e Marina também. Próxima leitura eu acho.

    ResponderExcluir
  12. Tenho vontade de ler o livro, mas ele não está em primeiro na lista de desejados.

    ResponderExcluir
  13. Gosto muito de histórias que acontecem em outra época, e gosto muito de Barcelona, então isso já me simpatizou com o livro. A capa também é linda, mais um fator pra mim querer ler ele.. E essa resenha positiva... Quero muito lê-lo agora! uhsahua

    http://libraryinhouse.blogspot.com.br/

    Beijos

    ResponderExcluir
  14. é verdade allan livros de outras epocas são bem legais , o cenario e oque se passa é espetacular

    ResponderExcluir
  15. Adoro Zafón! Já tenho o 'Marina' e será minha próxima leitura, depois de 'A Sombra do Vento'. Incrível a escrita bem feita e a história bem costurada desse espanhol, q já conquistou muitos fãs. Sou fã, indiscutivelmente.

    ResponderExcluir
  16. Falam tanto sobre o Záfon e, que vergonha, eu ainda não li nada dele. Eu tenho vontade de ler esse livro.

    Acho a história interessante e a capa bonita, misteriosa e triste.

    Li muitos comentários positivos, então lerei quando possível.

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  17. quero muito ler os livros deste autor

    a menina que roubava livros deve ser muito bom tbm

    ResponderExcluir
  18. Esse é um dos melhores livros que já li na vida.
    No livro o autor faz uma nota dizendo que "Marina' é um dos seus livros mais difíceis de classificar,é uma mistura de romance(mas não aquele forçado e exagerado,um "leve") e mistério.
    Zafón é incrível,estou ansiosa para ler outros livros dele.

    ResponderExcluir
  19. Gostei da capa. Achei interessante a história e quero ler o livro pois esse autor é realmente muito bom.Gostei da resenha.

    ResponderExcluir
  20. Duas amigas minhas leram o livro e falaram muito bem dele. Isso me deixou curiosa.
    Com certeza vai ser a minha próxima leitura. Adorei a resenha, Beijos!

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.