12/02/2012

Resenha - Harry Potter e O Prisioneiro de Azkaban


Nome: O Prisioneiro de Azkaban
No Original: The Prisioner of Azkaban
Autor (a): J.K. Rowling
Páginas: 366
Editora: Rocco
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Durante 12 anos o forte de Azkaban guardou o prisioneiro Sirius Black, acusado de matar 13 pessoas e ser o principal ajudante de Voldemort, o Senhor das Trevas. Agora ele conseguiu escapar, deixando apenas uma pista: seu destino é a escola de Hogwarts, em busca de Harry Potter. O terceiro livro é um mergulho no passado de Tiago e Lilian Potter. Um passado arrasador e uma verdade ainda mais surpreendente. Harry terá que ter muita força para encontrar a verdade e para isso contará com Rony e Hermione.
Sexta resenha do projeto "Percy & Harry" e terceira da série. Concordo com a maioria dos que dizem que este é o melhor livro ou um dos melhores da série. A trama aqui ganha contornos mais dramáticos e sérios. Um acréscimo de personagens excepcional e uma narrativa que vai além e arrisca em vários momentos. É nítido o amadurecimento da escrita de Rowling nesse livro e foi um baita pontapé para o que vem por ai. Fica aquela sensação de a cada página que passa o livro vai se tornando mais sombrio.

Harry continua na sua peleja com as férias de verão, os malditos Dursley. Até que a visita da tia Guida faz Harry perder a paciência que vinha tendo. Uma coisa é falar dele, outra é falar dos pais dele. A cena do balão foi hilária. Se tivesse um poder desse iam ser muitos balões flutuando céu a fora. Enfim. Ele saiu de casa e o Nôitibus Andante o encontra, achei o máximo um transporte próprio para bruxos assim como a estadia dele no Caldeirão Furado. Bem que gostaria de ficar de bobeira pelo Beco Diagonal como Harry ficou. Harry estranha atenção do ministro e os boatos sobre a fuga de Sirius Black chegam a ele. Sirius estaria atrás de Harry para terminar o que fez no passado. E assim Harry, Rony e Hermione partem para Hogwarts, sem ninguém falar do assunto, mas com todos prestando uma atenção extra aos movimentos de Harry. Para piorar ele ainda desmaia quando fica frente a frente com um Dementador, os guardas de Azkaban que estão por todo lado a procura de Sirius.

Foi um ano muito bom, acompanhamos as aulas de defesa contra as artes das trevas com o professor Lupin, a aula do bicho papão me mata de rir toda vez que leio, e só uma anta não teria ligado o que apareceu para o professor com sua condição. Snape vestido com as roupas da avó do Neville, o campeonato de quadribol, a Firebolt que Harry ganhou misteriosamente, ok, aposto que todo mundo soube de cara que era do Sirius. As idas e vindas de Hermione, as aulas de Hagrid e o caso do hipogrifo. Infelizmente falta citar o palhaço do Malfoy e seu truque para derrubar Harry. As idas a Hogsmade e o Mapa do Maroto. Ah eu com um mapa desses. No fim até Bicuço se salvou. Engraçado desde a primeira vez que li eu não acreditei que Sirius era um traidor, o que ao longo do livro vai ficando claro. Vamos combinar que o final do livro foi um espetáculo. A cena na casa dos gritos foi muito bem escrita, com tensão, momentos tristes e reveladores. Para não dizer emocionante. Achei muita sacanagem Snape sair como bom, mas gostei. Afinal a vida real não termina tudo sempre bonitinho no lugar. Ainda teve a amargura dele acusando Harry de ter ajudado Sirius a fugir. Pena que vai demorar para certas pessoas se darem mal nessa série.

A cada livro gosto mais de Hagrid e de Dumbledore, e desde o início Sirius entrou nessa lista. Algumas pessoas não entenderam a volta no tempo de Harry e Hermione por causa da cena do lago. Onde Harry espanta os dementadores, mas ninguém lembrou os conceitos de viagem temporal. (Coisa de nerd viciada em Doctor Who). Há casos que é como olhar dentro de um espelho no espelho. Você nunca vai encontrar o fim. Esse é o caso do livro Assim já tinha acontecido de Harry voltar com Hermione. As diferenças estão em pequenos atos como salvar o Bicuço.

Enfim, Rowling escreveu um livro fantástico. Denso na medida certa, com uma história que mostrou outro lado da vida de Harry Potter. A trama chega a dar um nó na garganta enquanto lemos e ficou tudo no tom certo para todas as idades, sem pesar na mão. Quase morri de rir quando o tio de Harry pergunta de quem é a carta e ele fala que é do padrinho, um assassino condenado e foragido que vai ficar de olho para saber se ele está feliz. É por detalhes assim que Harry Potter faz mágica (sem trocadilhos) ao misturar uma história tão sombria com coisas tão leves e humoradas. Não vou comentar a edição porque é o mesmo. Muito boa, a ilustração também, apesar do tom rosa ser bem claro, e não encontrei erros. Próximo livro é um dos melhores também, portanto vejo vocês na semana que vem. Até mais!

16 comentários:

  1. Esse tbm é um dos meus livros preferidos.
    Adorei o Prof. Lupin. Ele é meu prof preferido. Acho que foi o que mais ensinou Harry (com exceção de Dumbledore).
    A viagens do tempo no fim é minha parte favorita, tanto no livro quanto no filme.
    Acho muito legal as falas descontraídas que aparecem ao longo do livro, como "quando o tio de Harry pergunta de quem é a carta e ele fala que é do padrinho, um assassino condenado e foragido que vai ficar de olho para saber se ele está feliz."
    Afinal de contas, ótima resenha :D

    ResponderExcluir
  2. Meu preferido: Hagrid! rs Ele é o melhor, pelo menos nos filmes, que eu lembro um pouco.
    O exemplar de "O mar de monstros" que comprei p meu primo so chega daqui a 9 semanas... Por enquanto não começar a ler a série, quero ter todos em mãos pra ler sem parar!

    ResponderExcluir
  3. Oi Yasmin,

    Que bacana ver as resenhas de HP aqui!
    Queria um dia ter tempo para colocar de HP, Crepúsculo, Nárnia, Becky Bloom no blog! Amo muito esses clássicos que marcaram nossa jornada literária :)

    Bjs

    Thaís

    ResponderExcluir
  4. esse é o meu livro favorito de todos que eu já li até hoje.
    amo a saga HP. esse é o melhor livros de todos.

    ResponderExcluir
  5. Esse é um dos melhores mesmo. Fico entre ele e A Ordem d Fênix...

    Sirius, fofo, verdadeiro grifinório, Bravo e corajoso!!

    Hermione e Lupin espetáculo à parte...
    Livro impecável, J.K ultrapassa os outros completamente com essa sequência.

    Abraços
    Gabi
    sonhosaventuras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Esse é o meu livro preferido; acho que eu sempre suspeitei que Sirius não era mal. a sequencia das cenas na Casa dos Gritos é incrível, a J.K arrasou!

    ResponderExcluir
  7. Yasmin, acredita que esse foi o livro que mais gostei da série? O que aconteceu foi que eu vi o filme primeiro e não deu pra entender algumas coisas. Porém, no livro entendi tudo, então foi o mais esclarecido pra mim! *-*


    Beijos,
    Caroline, do http://criticandoporai.blogspot.com - espero sua visitinha lá, hein!

    ResponderExcluir
  8. Tá certo que ainda não li todos os livros da série (shame on me!), mas esse é o meu favorito e acho difícil algum dos três que me falta ler roubar tal posto. Eu simplesmente a-m-o o Sirius e realmente acho que ele é o meu personagem favorito de toda a série, juntamente com a Mione. E aaaahhhh, os Marotos <3 <3 <3

    ResponderExcluir
  9. Ahhhh, adoro esse livro . Também acho que é um dos melhores da serie , livro fantástico. Cada vez gosto mais desse projeto, esta muito bom mesmo, parabéns !!

    ResponderExcluir
  10. No livro dá pra perceber que tem muito mais detalhes e é bem melhor para conhecer mais da saga, estou super atrasada na leitura de Harry Potter :/ rs

    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Acho que da série esse realmente deve ser um dos que tem mais fãs...EU AMO O SIRIUS!!!!!!!!!!!!! Tanto que dei o nome dele ao meu gatinho preto (sem imaginação).

    ResponderExcluir
  12. Ai, e' tao gostoso ler os livros do Harry Potter. Lembro bem das historias. Ainda vou conseguir terminar de ler essa serie.
    Adorei sua resenha de releitura.

    bjs.

    http://booksandmuchmore.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. È uma série épica com certeza, conquistou espaço por sua excelência.
    Gosto muito desse terceiro livro onde o Harry descobre a verdade sobre o Sirius. E dá até pena, pq nossa, como Harry foi enganado esse tempo todo, e dá muito dó do Sirius ter passado tanto tempo naquela prisao.

    ResponderExcluir
  14. Nem tem como descrever minha felicidade quando o Harry "ganhou" o Sirius. Gente, eu fiquei tão feliz. Foi lindo ver ele finalmente ter alguém que o amasse como filho, embora eu acredite que o Dumbledore também o visse assim.

    Adorei esse livro, ele saber um pouco mais da verdade.

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  15. Estou com esse livro para ler mas ainda não o fiz porque quero adquirir os outros da série e ler toda a história de uma vez. Amei sua resenha o que só me fez me interessar mais ainda em ler o livro.

    ResponderExcluir
  16. Agora já o terceiro volume da série. Neste livro consegui sentir claramente a evolução tanto da autora como dos personagens. Além de que tudo começa a ficar mais misterioso e sombrio.
    A cada livro que passa é impossível deixar de gostar de Hagrid e Dumbledore.
    Quase morri de rir quando o tio de Harry pergunta de quem é a carta e ele fala que é do padrinho, um assassino condenado e foragido que vai ficar de olho para saber se ele está feliz. asuahsauhasuhuah

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.