19/02/2012

Resenha - Harry Potter e O Cálice de Fogo


Nome: O Cálice de Fogo
No Original: The Globet of Fire
Autor (a): J.K. Rowling
Páginas: 584
Editora: Rocco
Comprar: Submarino - Siciliano - Sairaiva - Cultura
Sinopse: O início do ano letivo de Harry Potter reserva muitas emoções, mágicas, e acontecimentos inesperados, além de um novo Torneio onde os alunos de Hogwarts terão de demonstrar todas as habilidade mágicas e não-mágicas que vêm adquirindo ao longo de suas vidas. Harry é escolhido pelo Cálice de Fogo para competir como um dos campeões de Hogwarts, tendo ao lado seus fiéis amigos. Muitos desafios, feitiços, poções e confusões estão reservados para Harry. Além disso, ele terá que lidar ainda com os problemas comuns da adolescência... amor, amizade, aceitação e rejeição.

Quarta resenha da série para o projeto "Percy & Harry" e um dos meus favoritos. Não sei se é pela interação entre escolas, se é pelo volume de informações que ao mesmo tempo manteve vários momentos leves e já conhecidos por nós, pelos personagens mais maduros ou se é pelo adiantamento da trama central. O Cálice de Fogo é figura fácil entre meus favoritos da série. Pequenas tramas que culminam em um final tenso.

O começo menos desagradável para Harry até agora. De férias na casa dos Dursley ele recebe o convite para ir a copa do mundo de quadribol com a família Weasley. A reação dos Dursley não poderia ser melhor. Isso sem incluir o incidente com Duda. A partir daí podemos pular para a aparição excêntrica dos comensais da morte e da marca negra no céu. Um presságio do que estaria por vir e ainda mais desaforo foi o uso da varinha de Harry. De volta a Hogwarts e cercado de segredos Harry, Rony e Hermione logo ficam sabendo que a escola será sede do torneio Tribuxo que está de volta depois de muitos anos. Contudo só bruxo acima de dezessete poderão participar. Claro que com a lista de problemas que correm sempre atrás de Harry o nome dele é inscrito e o cálice o escolhe como o quarto campeão. Ele agora competirá com bruxos mais velhos e mais experientes um torneio que pode lhe custar a vida. Cedrico Diggory é o outro representante de Hogwarts, Vítor Krum representa a Durmstrang e Fleur Delacour a Beauxbatons. Sofrendo com as brincadeiras dos colegas que acham que Harry trapaceou só para participar do torneio ele ainda tem que lidar com a falta de Rony e as provas desconhecidas que tem pela frente.

Contando com ajudas inesperadas e lidando com sentimentos diferentes Harry até que se saí muito bem no torneio, como era de se esperar. E não venha que dizer que ele teve ajudas, todos os campeões tiveram. No meio disso tudo ainda teve uma repórter ordinária de chata e os mais diversos problemas menores. Rony com ciúmes da relação de Hermione e Krum, mas incapaz de fazer algo a respeito. Harry encantado com Cho, mas também não resolveu nada. A narração de Rowling assumiu um tom mais ágil ao concentrar a trama em vários ramos. Por ex. a relação dele com o Moody que ao final se revelou ser outra pessoa. Sério eu sei que a troca se deu na invasão da casa do verdadeiro lá no início do livro, mas durante todo o livro é impossível não gostar do personagem, mesmo que ele soando suspeito em muitas partes. A confirmação veio com ele pedindo o mapa a Harry. Muitas pessoas falam que foi estranho não terem descoberto a presença dele visto os feitiços que ele usou. Acontece que ninguém suspeitaria de um auror, mesmo um agindo estranho.

Todos os personagens amadureceram muito e a grandiosidade do mundo criado vai ficando cada vez mais aparente. Detalhes que nós não imaginávamos ser importantes e que aparecem muito mais intricados na trama central. Dumbledore como sempre com suas pequenas e sempre pontuais aparições. O diretor coloca-se mais uma vez em uma posição difícil e nos sabemos no que suas decisões vão resultar. Apesar de serem as corretas isso vai custar caro. É um livro grande e que aborda tudo dentro do mundo de Harry. Não ficou, creio eu, nada de fora. Temos segredos diversos sendo revelados, o passado de alguns, as escolhas de outros. É um livro abrangente e muito bom de ler. Um dos primeiros finais que me deixam inquieta toda vez que leio. A autora conseguiu unir todas as pontas que pareceram atoa ao longo do livro naquele final. A narração dos acontecimentos pelo Crouch Jr só confirmou o que eu disse. Tudo nos livros é útil em algum momento.

Essa mistura de pequenas tramas e o retorno de Voldemort vem no momento certo. Harry está crescendo, como Hermione mesmo já disse, ele tem mais poderes do que imagina. Não precisa ser estudioso para isso. A magia flui em Harry e a prova disso são as situações que ele enfrenta. Situações que pede coisas além do nível que ele está e mesmo assim ele se saiu bem. Não é chute, sorte como alguns dizem. As pessoas se limitam muito a esse negócio de idade e o que ele já aprendeu. Adorei a aparição do Sirius e as cartas, uma pena que tudo o que é bom dura pouco. Agora é partir para o rumo final. A edição da Rocco continua ótima, sem erros e com uma capa de tons agradáveis. É o conjunto de cores que mais gosto junto com a do livro dois. Não vou nem recomendar porque há essa altura isso já está implícito. Até semana que vem com a reta final do projeto de releitura!

Harry Potter - J.K. Rowling

17 comentários:

  1. Esse e' o meu livro preferido do Harry Potter tambem. Mas ele foi o ultimo livro que consegui ler da serie. Espero conseguir terminar essa serie logo.
    Sua resenha ficou excelente. Me fez relembrar muita coisa do livro.

    bjs.

    http://booksandmuchmore.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Adoro Harry Potter!!

    E parabéns pela iniciativa de resenhas a série HP. <3


    Beijos,
    Samantha Monteiro
    Word in My Bag

    ResponderExcluir
  3. Ownn, Cedrico *-* hehe
    Lembro um pouco do filme, espero ainda ler os livros.
    Falando em projeto HP x Percy... Acabei de pegar "O ladrão de raios", ja vou começar a ler!!!

    ResponderExcluir
  4. Ai, que dó do Cedrico...poh, eu meio que suspeitava do Moody em alguns momentos,mas...ele é auror, né?? =/ Eu adoro esse livro, não tanto quanto o terceiro, mas quase...

    ResponderExcluir
  5. Eu também acho esse inicio um dos mais legais entre todos os outros. Chorei com o Cedrico morre... Sempre choro quando um personagem de HP morre.

    Adorei a resenha :D

    Gabi

    ResponderExcluir
  6. Harry Potter fez a minha infância valer a pena. Para mim todos os livros sejam maravilhosos esse não faz parte do meu top favoritos, mas eu amo ele. Adoro as aparições da Murta - principalmente na hora da banheira - ela é hilária.

    Beijos

    Amigas entre Livros

    ResponderExcluir
  7. nossa que saudades do Cedrico , um dos meus personagens favoritos . Preciso mesmo reler Harry Potter , o mais rápido possível :) Ótima resenha !

    ResponderExcluir
  8. Tem uma coisa interessante nesse livro, enquanto acontecem coisas bem leves, como o baile e tal, muitos acontecimentos importante como a volta de Voldemort também acontecem, é bem interessante. Não é o meu preferido, mas gosto bastante do desenvolvimento, o modo como a tramam fica mais intrincada.

    ResponderExcluir
  9. Ah eu gosto muito desse livro e acho que o filme ajudou nisso. E muito. A coisa do torneio e tudo. Cedrico morrer :( Só fiquei meio assim com o final que foi um bocado diferente do livro. Ótima resenha. bjo

    ResponderExcluir
  10. Meu favorito e o filme também. Chorei com a morte do Cedrico e nem desconfiei do professor que não era o Olho Tonto. Muito bom esse projeto e mais ainda sua resenhas. É dificil encontrar boas resenhas da série. Porque todo mundo leu antes de abrir os blogs.

    ResponderExcluir
  11. Não gosto de Harry por incrivel que pareça.

    ResponderExcluir
  12. Foi realmente um tapa na cara o professor Olho Tonto nao ser o Olho Tonto verdadeiro. Tipo, nossa, J.k arrasou no mistério. Dá muito dó da morte do Cedrico, mas gosto desse livro pq ai que realmente se dá inicio a guerra mágica, tudo preparado para a volta do voce sabe quem!

    ResponderExcluir
  13. Gostei desse livro, embora, da série, tenha sido o que eu menos me liguei. Não sei porque, só não me identifiquei tanto, apesar de achar ele maravilhoso.

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  14. adoro todos os livros da J.K., mas esse é especial

    ResponderExcluir
  15. Gosto muito de Harry Potter. Assisti ao filme e também achei que esse foi o começo foi o menos desagradável, porque ele sempre está as voltas com algo que o quer destruir.

    ResponderExcluir
  16. É um livro grande e que aborda tudo dentro do mundo de Harry. Vários segredos estão sendo revelados pouco a pouco, com de tudo um pouco. Essa mistura de pequenas tramas e o retorno de Voldemort vem no momento certo. Eu achei o livro sensacional, na minha opinião foi um dos melhores já lançados, é um dos meus preferidos

    ResponderExcluir
  17. Sem dúvida, meu livro favorito de Harry Potter. É sensacional e nesse livro parece que está tudo ainda mais empolgante... É realmente uma ótima leitura.

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.