02/02/2012

Resenha - A Garota dos Pés de Vidro


Nome: A Garota dos Pés de Vidro
No Original: The Girl with Glass Feet
Autor (a): Ali Shaw
Páginas: 288
Editora: LeYa
Comprar: Submarino - Leitura - Travessa - Walmart
Sinopse: Cenários cinematográficos, paisagens paradisíacas, pântanos congelados com animais transformados em vidro, florestas brancas, penhascos monocromáticos, um oceano de baleias, lendas e águas-vivas. Este é o universo fantástico de Ali Shaw, autor britânico que renova as fábulas e cria uma inusitada história de amor. Midas é um tímido fotógrafo ilhéu. Ida é uma jovem aventureira que vem ao arquipélago de Saint Hauda´s Land buscar a cura para sua misteriosa doença. Ela está se transformando em vidro e juntos buscam uma solução. O que eles mais precisam é de tempo - e o tempo está passando rápido. Será que vão encontrar uma maneira de evitar a propagação do vidro?
Um livro no mínimo curioso para falar a verdade. Quando comprei, baseado na sinopse, esperava uma fantasia romântica e não um livro tão suspenso. É uma história onde tudo é acrescentado, o cenário diferente, os seres fantásticos, as possibilidades são infinitas, mas ao final você percebe que nem a metade de tudo foi utilizada. Na verdade são tantas coisas mal explicadas que não sei por onde começar.

A sensação que ficou após ler esse livro foi que alguém criou um cenário inteiro e estava tudo pronto para rodar o filme, mas perderam as páginas do roteiro e só filmaram as partes que sobraram. Ou seja, ficou faltando muitas partes. A história começa de maneira promissora, mas para por aí. Midas é um personagem atordoado pelo passado, vive remoendo o fato de ter o mesmo nome do pai que se suicidou de maneira tão covarde. Ele é um fotógrafo frustrado e sem perspectiva Em uma manhã na floresta com sua câmera fotográfica ele começa a seguir uma luz branca que se dissolve no lago e é aí que encontra Ida pela primeira vez sentada em uma pedra. Tão frágil e monocromática que ele fica encantado. Combina com a passagem do inverno e com o cenário, mas ele estranha uma pessoa tão frágil com botas tão grandes e desajeitadas. A amizade dos dois surge e em pouco tempo estavam passando dias e noites juntos. Em uma dessas Midas não resisti a fotografar Ida. Aproveita o silêncio da noite e retira as meias dela tomado pela curiosidade. A surpresa que sente ao ver os pés de vidro é uma surpresa diferente.

A partir daí Ida compartilha com ele sua história. Ela está convencida de que um homem que ela encontrou na ilha anos atrás poderá ajudá-la. Midas mente para Ida sobre conhecer Henry Fuwa e da pior maneira descobre que o pouco que se sabe sobre a doença não é suficiente para curá-la. Em uma narrativa lenta e cheia de idas e vindas ao passado passamos por várias histórias picadas e nada do que realmente interessa. A causa da doença. Tive a impressão que o autor tentou deixar subentendido que o tal animal todo branco, que emite a luz branca que Midas viu na floresta fosse responsável pela doença, mas é mera suposição. Várias coisas que eu queria que viesse a tona ficaram sem explorar. Por ex. a causa do suicídio do pai de Midas. O segredo que a mulher que tentou curar Ida tinha para contar a Midas, isso sem falar no segredo de Henry Fuwa.

Acredito que o livro quis transparecer as inevitabilidades da vida. O amor que fadado a terminar e o quão curto é o nosso tempo. As esperanças de cura para ambos os personagens, e a cura a partir da perda. Contudo ficou tudo tão confuso em certo ponto que a mensagem do livro tem que ser arrancada e com muito boa vontade porque quando chega àquele final tudo desmorona. Grande parte do que descobri sobre o plano de fundo da história são suposições a partir de detalhes. A edição da LeYa ficou linda, é um livro que chama atenção assim que você bate o olho nele, com o livro fechado as bordas das folhas são cinza escura. Tanto que assim que ele chegou tive que abrir o plástico e sanar minha curiosidade sobre a cor das folhas. O que realmente eu achei do livro? É uma bela história, mas mal aproveitada. A história não é ruim, aliás, acredito que esse é um livro que só lendo para entender. Muitos vão amar outros assim como eu vão ficar com essa sensação de que está faltando algo. Um livro bom que poderia ser perfeito.

23 comentários:

  1. Pelo que li a história não foi mesmo aproveitada, mas achei interessante o enredo, diferente do que costumo ler.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Que livro legal! Desde a capa até a história. Gostei muito da sua resenha e de conhecer a obra. O legal é conhecer a sua opinião, com as coisas boas e ruins do livro.

    Abraços
    http://entrepaginasdelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. A capa desse livro e' tao linda!!!
    Desde a primeira vez que li a sinopse desse livro me interessei muito em ler. Agora com a sua resenha fiquei mais interessada ainda. Mesmo que possa achar que esta faltando algo, a historia parece bem interessante.
    Adorei!

    bjs.

    ResponderExcluir
  4. Sempre estou de olho nesse livro, outro dia ele tava tãooo baratinho que quase comprei. É até interessante e é bom ler uma opinião verdadeira. Ótima resenha como sempre. Bjo

    ResponderExcluir
  5. Primeiro que tem algo muito contraditório pra mim: eu não gostei do título mas amei a capa. Pela sua resenha, eu não fiquei com vontade de ler, sério. Essa sua sensação de que está faltando algo me desencorajou...

    jeito-inedito.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Livro que não usa tudo o que mostra para mim não dá. Para que colocar algo ou falar de uma coisa se não vai servir? Fiquei curiosa sobre o amor dos dois e só, mas isso não é tão bom para comprar. Sei não. Quem sabe se ganhar, mas é isso. Muito boa resenha. Esclarecedora. =**

    ResponderExcluir
  7. 3 estrelas só? Poxa tava afim de comprar o livro, mas acabei mudando um pouco de idéia :X rs

    Beijos,
    Caroline, do http://criticandoporai.blogspot.com (tem postagem nova, viu?! rs)

    ResponderExcluir
  8. A ideia do livro parece ser boa, realmente uma pena não ser bem aproveitada. E a capa também é linda!

    ResponderExcluir
  9. A capa é linda, as paginas grafite quando o livro está fechado são demais. Estou lendo, devo terminar hoje (na verdade amanhã, na madrugada rs) e realmente ach que a história podeira ser melhor. E outra coisa: Midas é um personagem que as vezes, quase sempre, me da raiva. Ele é lento demais, parado demais, senti falta de ânimo nele, atitude. Ida é o oposto dele, e mesmo com o problema que ela tem, nunca (até a parte que eu li) perde a esperança. Achei tb um pouco confuso o seguinte: o autor as vezes vlta no tempo e conta algo do passado de Midas, como a tragica morte do pai, e capitulos a frente narra algo que aconteceu quando o pai ainda estava vivo... Sei lá...

    ResponderExcluir
  10. Quero tanto ler esse livro , essa capa é muito linda !! Como sempre voc~e é ótimas nas resenhas , sempre verdadeira , assim eu não me decepciono com o livro , já sabendo que ele não é tudo o que eu esperava . Mas eu tenho mesmo é que ler .
    Abraços !!

    ResponderExcluir
  11. Terminei de ler e fiquei com uma leve raiva do final...

    "Contudo ficou tudo tão confuso em certo ponto que a mensagem do livro tem que ser arrancada e com muito boa vontade porque quando chega àquele final tudo desmorona. " ²

    ResponderExcluir
  12. Bom, como vc disse, a gente tem que ler pra tirar as próprias conclusões, né? Pela capa me dá uma vontade louca de ler!!!! Pelo menos vou com menos sede ao pote agora...

    ResponderExcluir
  13. Li e não gostei. Acho que poderia ter um final melhor. E um desenvolvimento da historia mais trabalhado.

    ResponderExcluir
  14. Oi..

    Eu não gostei muito desse livro, li e odiei cada segundo.. Um livro que não me prendeu a cabeça..

    ResponderExcluir
  15. Eu acho essa capa linda, estou tentando tomar coragem pra ler esse livro, porque pelas resenhas que li, o livro parecia confuso e isso acabou me desanimando... Mas cada um tem sua opinião, eu vou ler primeiro para depois tirar conclusões, quem sabe eu goste né! Amei a resenha *--*

    ResponderExcluir
  16. O livro tem uma capa linda e a trama cheia de fantasia e aventura me atraiu logo de cara. Sua resenha só me fez ficar com mais vontade ainda de ler.

    Thais Vianna
    @dathais
    dathais@hotmail.com

    ResponderExcluir
  17. Primeira resenha do livro que leio, e gostei muito, pois vc trouxe os pontos importantes do livro, mesmo nao concordando com eles.
    Mesmo considerando 3 estrelas por ele, ainda pretendo ler, a moral do livro, de falar sobre as inevitabilidade da vida, trazendo a reflexão sobre quão curto é nosso tempo me despertou interesse.

    ResponderExcluir
  18. Amei o livro, só achei o final absurdamente corrido, as coisas aconteceram praticamente em 5 páginas, ela se transformou toda em vidro do nada!.
    Tudo bem que o final podia ser triste como foi, mas pelo menos a autora podia ter desenvolvido a história um pouco mais, ter usado mais páginas, sei lá.
    A única coisa que eu não gostei foi o livro ser meio parado e cheio de detalhes.
    Apesar de tudo isso, a história foi legal
    Adorei sua resenha para o livro e concordo com a maioria das coisas que você disse, o livro tinha tudo para ser muito bom! Mas por algumas falhas da autora, ele não foi tão bom assim.
    Enfim, bjs

    ResponderExcluir
  19. Também tive a mesma sensação! Um tema interessante, mas o desenrolar deixou a desejar.

    ResponderExcluir
  20. Pelo que eu li a resenha,gostei ... a capa e o titulo é muito boa,li a resenha e conta as historia do fundo do mar impressionante.........

    ResponderExcluir
  21. A capa do livro é muito legal e chama a atenção. Gostei da sinopse e da resenha. Gostei e pretendo ler.

    ResponderExcluir
  22. Gostei muito do titulo e da capa, lendo a sinopse numa livraria acho que eu compraria. Mas pela sua resenha, realmente não seria uma das melhores história que eu li,

    ResponderExcluir
  23. Que pena que o livro deixou a desejar, a capa é tão perfeita e o título promissor.
    apesar de pontos negativos, prefiro ler e tirar minhas próprias conclusões.

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.