20/02/2012

Resenha - Coraline


Nome: Coraline
No Original: Coraline
Autor (a): Neil Gaiman
Páginas: 160
Editora: Rocco
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Coraline acaba de se mudar para um apartamento num prédio antigo. Seus vizinhos são velhinhos excêntricos e amáveis que não conseguem dizer seu nome do jeito certo, mas encorajam sua curiosidade e seu instinto de exploração. Em uma tarde chuvosa, consegue abrir uma porta na sala de visitas de casa que sempre estivera trancada e descobre um caminho para um misterioso apartamento 'vazio' no quarto andar do prédio. Para sua surpresa, o apartamento não tem nada de desabitado, e ela fica cara a cara com duas criaturas que afirmam ser seus 'outros' pais. Na verdade, aquele parece ser um 'outro' completo mundo mágico atrás da porta. Lá, há brinquedos incríveis e vizinhos que nunca falam seu nome errado. Porém a menina logo percebe que aquele mundo é tão mortal quanto encantador e que terá de usar toda a sua inteligência para derrotar seus adversários.
Desde que vi sobre a reedição de "Os Filhos de Anansi" que fiquei com vontade ler algo do Gaiman, e como estou participando do desafio literário resolvi ler Coraline, que encaixa no tema do mês (nomes). Coraline é um thriller supostamente infantil marcado pelas melhores características de Gaiman. Talvez seja melhor classificá-lo como um livro infantil feito para adultos. Ao mesmo tempo por entre as linhas vemos coisas que as crianças de hoje em dia bem que estão precisando.

Coraline acaba de se mudar com os pais para um dos quatro apartamentos do que antigamente foi uma única casa. Um dos apartamentos está vazio, um deles é habitado por um velho, ex-acrobata que todos dizem ser maluco e que diz conversar com os ratos, e no outro moram duas irmãs, ex-vedetes. Entediada em uma casa velha, que cheira a mofo e sem a atenção dos pais ela saí para explorar o jardim, que não oferece muita distração a não ser por plantas mortas, mal cuidadas e um gato negro misterioso. Seguindo a ideia do pai ela começa a explorar a casa. Conta portas, janelas e descobre na parede da sala uma porta trancada. Atendendo ao pedido da filha a mãe de Coraline abre a porta e ela constata que a mesma está fechada por uma parede de tijolos. Passa a noite pensando na tal porta e depois de um acontecimento curioso ela resolve checar a porta novamente e fica surpresa ao ver que os tijolos se foram e uma escuridão gélida vem do outro lado.

No outro lado ela encontra uma casa nova, sem cheiro de mofo, um jardim maravilhoso, todas as comidas que adora e uma nova versão de seus pais. Atenciosos, preocupados e sempre a sua disposição. Só tem um detalhe. No lugar dos olhos estão dois grandes botões negros. Se Coraline aceitar esse mundo ela terá que fechar seus olhos para o mundo real e trocá-los por dois botões. Alertada pelo gato retorna para sua verdadeira casa e a partir daí alguns acontecimentos obrigam Coraline voltar para aquele mundo de fantasia. Ela precisa de coragem para encontrar o que procura e escapar ao mesmo tempo.

Perigoso e cheio de armadilhas é uma boa descrição para o outro lado. Coraline usa sua habilidade de exploradora para achar uma escapatória. Um mundo sombrio, com traços góticos e descrições que arrepiam. Todo o talento narrativo de Gaiman em uma personagem adorável e uma trama perfeita. As referências e as influências de outras histórias infantis são nítidas, entre elas Alice no País das Maravilhas. Uma dualidade entre os medos de uma criança e o que é mal e bem. Algumas pitadas até fortes demais para crianças. Coraline é corajosa e com a companhia do gato preto a aventura fica melhor ainda. Cenários assustadores um após o outro em um ritmo acertado entre o suspense e o terror. Aquele final ainda me deixou na dúvida, se realmente a coisa acabou. O livro poderia ter sido mais prolongado e feito algumas situações mais complicadas, mas como é um livro destinado a crianças isso não deveria nem ser citado. É só fome de ler Neil Gaiman mesmo.

As ilustrações ao longo da leitura dão o toque final ao livro. É a tradução perfeita das descrições e ambientes. A edição da Rocco também é muito boa, não notei erros e gostei da capa. A leitura é rápida e não é apenas por ser um livro menor. O ritmo e o suspense fazem com que seja impossível parar antes do fim. Já tem uma adaptação para o cinema, e o melhor em stop-motion! Se estiver na dúvida sobre o livro recomendo que assista ao filme, mas logo depois leia o livro. Alguns detalhes só no livro mesmo. Leiam e de preferência indiquem as crianças que você conhece. Eu adoraria ter lido esse livro quando criança... Se bem que desconfio da minha coragem de prosseguir. Até mais!

24 comentários:

  1. Oba, mais um de Neil Gaiman p minha estante! Gostei da resenha, nunca li nada do genero terror/suspense, acho que é bom pra variar um pouco e deixar de lado os romances. Será que encontro num preço legal? Tomara que sim...

    ResponderExcluir
  2. Eu quase comprei esse livro pro desafio, mas resolvi optar por marina, que vi que tu tá lendo também :)
    foi por indicação do desafio? o meu foi, de tanto que falaram bem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já conhecia Coraline antes e tudo, mas nunca vinha logo de cara quando eu estava comprando. Acabou passando até o desafio começar e ter esse tema. Lembrei dele na hora. Acabou que li ^^ Terminei Marina, resenha deve sair aqui essa semana ^^

      Excluir
  3. Adorei!
    Nao conhecia esse livro. Parece ser muito gostoso de ler. Vou procurar, fiquei com muita vontade de ler depois da sua resenha.
    E' um livro infantil para adulto. Adorei sua classificacao.

    bjs.

    http://booksandmuchmore.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Adoro o filme baseado nesse livro! É muito bom mesmo. Só não tive tempo de ler o livro. É bem caro e sem falar que só estou achando a graphic novel... ótima resenha. Vi que está lendo outro do Gaiman e mal posso esperar pela resenha. Não li quase nada do autor ainda, mas gosto muito dos filmes. então quase a mesma coisa certo? bjo

    ResponderExcluir
  5. Eu adorei o filme!!!
    Quero ler livro,mas so encontro a grafic novel...

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Nunca li o livro , mais quero ler logo . que bom que já tem o filme, espero que eu goste . Também vou por esse livro no desafio .
    Abraços :)

    ResponderExcluir
  8. Mais um livro para crianças que fiquei afim de ler, acabei de ler A princesinha que eu acho que é para crianças, mas que qualquer adulto deveria lê-lo, é tipo O pequeno príncipe, que traz lições de vida sabe?! Caroline me chamou atenção pelos elementos que normalmente não vemos nos livros infantis e todo o suspense que você descreve ter nele. E ainda tem o filme! Não quero vê-lo antes de ler o livro! rs

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Já vi o filme e gostei apesar de algumas cenas que dão medo. Nada demais sabe é visível que tem um toque para criança, mas tipo de criança assustadora, tipo não dá para explicar. Pela resenha parece melhor que o filme se é que tem como. Ótima sua resenha, só livro bom por aqui. Ainda quero ler tudo o que puder de Neil Gaiman. =**

    ResponderExcluir
  10. Ah, quero ler esse livro! Eu sou muito medrosa, mas se o livro é infantil espero ter coragem para ler hahahah :p
    O filme eu nunca assisti, mas já tinha ouvido falar.

    ResponderExcluir
  11. adoro Gaiman, e ler mais esse livro só me fez gostar mais! Também adoraria lê-lo enquanto criança!
    http://pretextosblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Não li nada do Gaiman ainda. Mas eu vi o filme de Coraline e achei super diferente e deu medinho em algumas partes. Pela sua resenha o livro é tão bom quanto e é bem parecido. Eu bem queria, mas ele é muito caro. Quem sabe numa promoção.

    ResponderExcluir
  13. nussa eu li toda a resenha de coraline, achei muito interessante, gostei e achei fantastica a historia

    ResponderExcluir
  14. Oi..

    Gostei muito desse livro e agora fico me perguntando quantos mais da NEIL existe e eu não conheço porque até agora ñ peguei um livro dela que eu ñ gostei

    ResponderExcluir
  15. Vi apenas o filme, e gostei muito. Foi bom achar a resenha pra ver se a estória do livro é compatível com o filme, geralmente eles mudam muito.

    ResponderExcluir
  16. MUITO BOM O LIVRO! Recomendo para quem quer que esteja me lendo.
    E a resenha tá muito boa, por sinal!

    ResponderExcluir
  17. Ahhh eu simplesmente AMEI o filme. Descobri há pouco tempo que tem o livro do querido autor Neil Gaiman e isso me deixou super feliz. Essa história é fantástica,te prende de uma maneira surreal,imagina o livro?!
    Adorei a resenha :)

    ResponderExcluir
  18. Li esse livro já tem um tempo mas sempre me lembro de como fiquei envolvida e muitas vezes com medo, sim! Mesmo sendo um infanto juvenil o livro é muito sério, por isso recomendo demais pra qualquer idade!

    ResponderExcluir
  19. Sempre tive curiosidade para ler o livro. Gostei bastante do filme, não apenas pela história, mas pela estética também. Sua resenha está maravilhosa e o livro já está na minha lista de espera.

    ResponderExcluir
  20. nossa essa capa me da um medinho mas ao mesmo tempo gosto dela. Nunca cheguei a ver o filme mas tenho vontade assim como o livro. Mesmo sendo um livro para 'crianças' as partes assustadoras fazem toda a diferença.

    ResponderExcluir
  21. Li semana passada e amei!!! Li em 2 dias!
    O Neil Gaiman é um ótimo autor, se tornou um dos meus favoritos! A escrita dele tem um toque de terror ótimo.

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.