29/02/2012

Epílogo - O Português e O Blogueiro

Muito se discute a respeito de como andam escrevendo na blogosfera. O último murmurinho foi por causa de um blog que resolveu “colocar o dedo na ferida” e criticar abertamente o mau uso do nosso idioma. Desde pequenos erros de acentuação a absurdos graves como “inicil, se tornando se, etc.”. Acredito que a maioria deve concordar que não faz o menor sentido afirmar que é um leitor assíduo e escrever errado. Não sei se isso acontece com todos, mas desde que voltei a ler continuamente, no ano passado, a minha escrita e minha fala melhoraram consideravelmente. Não faz milagres, mas com a leitura é possível ter uma escrita melhor. O pior é que não são só palavras erradas, concordância e coisas do tipo. Até pontuação as pessoas estão errando. Como é possível a pessoa escrever um texto sem um ponto final? Como é possível que alguém que se diga estudante escreva um texto que só use ponto de exclamação? A pergunta que fica é como resolver esse problema. O que podemos fazer se nem quem deveria zelar por um bom português, por uma boa escrita o faz?

Várias editoras escolhem blogs com um português lastimável para parceiros, sendo que na hora da inscrição juram de pé junto que o principal critério é um bom português. Se nem eles observam e consideram isso o que uma simples blogueira pode fazer? A maioria dos blogueiros odeia receber comentários chamando atenção para um erro. Sei disso porque já recebi respostas grosseiras ao tentar alertar a pessoa para o erro. As pessoas deveriam entender que errar é comum. Até escritores erram. Às vezes acontece de uma letra ficar trocada, ou de um acento passar batido e isso não deveria ser motivo para ofensa. Eu, por exemplo, passo meus textos por três corretores ortográficos e sintáticos antes de postar, isso sem falar que leio e releio outras tantas vezes. Tem dias que demoro mais de três horas só me certificando que a resenha ficou coerente, adequada e bem escrita. Ainda assim outro dia estava lendo resenhas antigas e encontrei defeitos. Agora você imagina uma pessoa que escreve e logo em seguida publica?

A primeira coisa que toda pessoa tem que ter em mente é que não se publica um texto, seja qual for sem revisar. O ato de digitar em si já abre uma margem para erros. Outra coisa é a preguiça de parar de escrever abrir um buscador e tirar a dúvida. Os blogueiros só estão preocupados com visitantes, seguidores e promoções. Não consideram que quem lê o blog procura mais do que isso. É vergonhoso ler um texto e encontrar certos erros quando você sabe que a pessoa não gastaria nem um minuto para encontrar a forma correta de escrever tal palavra seja no dicionário seja na internet.

Outro ponto que está ficando absurdo é a concepção de “resenha” que está se espalhando por ai. Pessoas dividindo resenhas em “sinopse, opinião e resenha”. Afinal segundo o dicionário o ato de resenhar é a mesma coisa que opinar de maneira concisa sobre uma obra. Essa divisão não faz sentido. Se você pensar que mais da metade dos blogs literários estão gastando três parágrafos falando sobre a história e apenas um quarto parágrafo com três linhas falando que gostou e recomenda. Isso não é resenha!

São tantas coisas que precisam mudar que ficaria até amanhã escrevendo. Antes que mudar isso as pessoas precisam aprender a aceitar comentários sobre o seu modo de escrever sem se ofender. Aprender a mudar. Ou você acha que aquele seu autor favorito foi publicado logo que entregou o primeiro manuscrito? Você acha que a editora não recomendou mil e uma mudanças? Você acha que ele nunca foi corrigido na vida? Se fosse assim não teríamos certas obras. Se todo mundo que recebesse uma crítica ou uma chamada de atenção desistisse ou se zangasse o mundo estaria perdido.

A partir de hoje vou deixar um banner de aviso na sidebar aqui do blog com um e-mail para as pessoas que encontrarem erros no blog entrarem em contato. Os leitores poderão avisar sobre qualquer erro incluindo ai frases que acharem estranhas ou sem sentido. Lembrando que quem quiser adotar essa posição pode usar o banner ou criar o próprio. Para encerrar esse texto vou tocar em outro assunto que ninguém gosta de ouvir.

Os blogueiros literários querem ser respeitados, mas não fazem por onde. Além de escrever errado abusam de divulgações, fazem spam com replies no twitter, não pensam antes de enviar e-mails e recados para quem não deseja. Muitos falam que não estão “atrás de livros”, mas não fazem nada de diferente dos que estão. Promoções, visitas e seguidores podem ser importantes, mas não são tudo. Um bom português tem que vir acima de tudo. Afinal nos estamos falando de livros.

Essa forma de pensar e blogar precisam mudar. Antes que as editoras percebam que não precisam de intermediários entre eles e os leitores. Da mesma forma que nos abrimos blogs eles poderiam abrir os próprios blogs e recrutar resenhistas ao invés de parceiros. A qualidade precisa aumentar. Precisamos mostrar que realmente somos leitores e não apenas sanguessugas como muitos pensam. Deixaríamos de ser a piada dos outros. Com tantos blogs do tipo poderíamos fazer algo de bom para o mercado no Brasil. Se todo mundo de preocupasse com a qualidade os blogs poderiam fazer mais do que viver correndo atrás de seguidores para sobreviver à próxima escolha de parceiros. Poderíamos realmente aumentar o número de leitores no Brasil e quem sabe em longo prazo ver o resultado disso no preço dos livros.

Ainda bem que sonhar e filosofar não faz mal a ninguém...

P.s. O texto ficou grande e é possível que tenha passado algum erro. Se encontrar faça a gentileza de enviar através do e-mail que você encontra na sidebar do blog. Obrigada!

32 comentários:

  1. Adorei o texto, Yasmin.
    Concordo com tudo que você escreveu.
    Eu já quis criar um blog literário uma vez, mas aí parei e pensei: "Eu não gosto de escrever o suficiente para manter um blog. Se abrir um será só pra 'receber livros de graça'". E eu não achei isso justo.
    Na minha opinião o objetivo de um blogueiro deve ser oferecer o melhor conteúdo possível aos seus leitores e para isso, é claro, deve ter um bom português. Uma das coisas que fazem eu não voltar a visitar um blog é ele conter erros demais. Tanto que dê para perceber que o texto foi escrito e publicado de cara, sem nem mesmo uma simples revisão.
    Bom, acho que já falei demais!
    Parabéns pelo texto, de novo. :)

    ResponderExcluir
  2. Nossa , você é minha blogueira favorita de todos os tempos , é serio. Seus textos são os melhores e sempre me fazem refletir , mesmo não tendo um blog .
    Essa questão de ortografia é muito seria mesmo.E as resenhas com um paragrafo com três linhas ??não da mesmo .
    Adorei muito sobre o email para os leitores mandarem se encontrarem erros.Essa é ideia fantástica. E estou gostando cada vez mais desse Epílogo , que eu acho que deveria ter com mais frequência.

    Adoro muito o seu blog , parabéns pelo ótimo trabalho!

    ResponderExcluir
  3. Yasmim, parabéns!
    Já vi vários blogs com várias resenhas estranhas,mal escritas, com erros gritantes. E são blogs com parcerias de editoras muito disputadas e que nem todos conseguem. Eu não consigo, se tenho dúvida em alguma palavra, procuro no google, não tem nada mais fácil e rápido. É claro que pode passar desapercebido um erro aqui ou ali, mas eu acho que quem tem um blog tem a obrigação de escrever o mais certo possível.

    ResponderExcluir
  4. Posso parecer clichê, mas concordo plenamente com tudo o que tu escreveu. Algumas vezes eu postei textos sobre esse assunto no meu blog, mas eu não posso julgar muito, porque eu cometo o erro de escrever e publicar, o único corretor que eu uso - involuntariamente - é o do Chrome, mas que não é 100% e quando tenho dúvida sobre a escrita de alguma palavra procuro no Google. Tenho uma barreira e não consigo revisar antes de postar, com certeza, deve ter alguns erros nos meus textos, mais de concordância do que de escrita.

    E sobre os resenhistas de plantão, talvez estejam fazendo do modo errado, mesmo eu não entendendo muito do assunto, acho que eles deveriam escrever de outro modo, ler mais sobre como se fazer uma resenha, até o Tiêgo Alencar escreveu sobre isso. E lembrando, que tem os vícios de linguagem. Leitor assíduo que se preze não comete esses erros e nem os tantos outros que vemos pela blogosfera à fora.

    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Pronto: esse post disse tudo. Concordo inteiramente com o que você disse, sobre outros blogs cheios de erros ortográficos, resenhas mal feitas, etc.. Espero que a campanha passe para outros blogs também, para melhorar tudo isso na blogosfera literária (e na não literária também).

    ResponderExcluir
  6. hmmm verognha literária é um blog engraçado.

    Pois bem, sobre as resenhas, óbvio que 99% dos blogs literários escrevem textos, ou melhor, comentário... e chamam de resenha. Que absurdo! Nada a ver esse movimento separatista de sinopse com resenha. Resenha não é assim. Não se separa sinopse de crítica. Não se copia sinopse do próprio livro. Antes, o crítico deve escrever um resumo da história com suas próprias palavras.

    Mas de erros ortográficos, não há do que reclamar pois todo mundo erra. Eu, você e todos, por mais que revisem e revisem, sempre deixamos alguma besteirinha escapar. Agora concordo sim que não se deve é abusar de erros ortográficos. Acho que quem se aventura no mundo da blogosfera, postando e postando, deveria atentar com o português correto.

    A propósito, excelente texto.

    Att.,
    CJ

    ResponderExcluir
  7. Vou te falar: esses dias mesmo vi o twitter de uma editora super famosa e parceira de uns mil blogs soltando um "houveram". E não houve correção! Não aguentei e mandei um tweet, mas fui ignorada. Então o que esperar dos blogs parceiros?
    Mas eu acho que, de forma geral, os blogueiros andam precisando estudar mais. Pior do que não saber escrever corretamente é ser arrogante o suficiente para acreditar que escreve muuuuito bem com seus dedinhos "anciosos" (jesus, esse é o maior erro que vejo por aí hahahaha please, sejam anSiosos!).
    Enfim, assim fica difícil imaginar um futuro bonito para a blogosfera...

    ResponderExcluir
  8. Concordo plenamente com o seu texto. Prefiro não comentar os lugares onde vi textos muito errados, mas é bem chato ter que ficar advinhando o que está escrito. O mais ruim é correr para ler uma resenha e na hora ver que não passa de sinopse do livro escrita com quase as mesmas palavras e um simples 'eu recomendo' no final. Poxa toda a blogosfera está precisando ler esse texto e acordar. Não é só a literária não. Ótima edição. Espero ver mais vezes ela por aqui. Bjo

    ResponderExcluir
  9. Errar é até normal, até mesmo pelo hábito de digitar rápido, mas não revisar o texto já é persistir no erro e isso tem um nome. É realmente vergonhoso algumas pessoas se proclamarem leitores compulsivos e não conseguirem compor um texto coeso; não consigo entender, por que o hábito de ler por si já ajuda e muito na hora de escrever um texto. Talvez aí entre um pouco da responsabilidade do leitor que visita esses blogs e não comentar em qualquer um, só pelas promoções e coisas do tipo, mas exigir mais qualidade no conteúdo que é publicado.

    ResponderExcluir
  10. Ótimo post Yasmin, concordo com tudo. Bom português e bom senso é fundamental á todos, imagina á blogueiros que trabalham com literatura. E sim, os blogs precisam ser levados mais a sério, as pessoas querem o reconhecimento, mas correr atrás disso, com um bom conteúdo, sério, que realmente interesse as editoras poucos querem.

    ResponderExcluir
  11. Adorei Yasmin. Voce ja falou tudo.
    Aqui, nos comentarios, com certeza voce vai ver que eu nao coloco acentos. Mas e' que o meu notebook tem teclado americano. Ai ja viu. Mas, quando faco minhas resenhas e digito no Word consigo colocar as acentuacoes. E ainda passo por um corretor ortografico. Tenho um blog e tento fazer o melhor que posso. Sei que preciso melhorar minhas resenhas. Por isso, sempre que algum blogueiro me fala alguma coisa, procuro assimilar e tentar melhorar.
    Alias, se voce quiser passar no meu blog e dar uma olhada, depois me fala o que voce achou e no que preciso melhorar. Vou ficar hiper feliz com a sua opiniao e ajuda.

    bjs.

    http://booksandmuchmore.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Eu vi o banner e já achei LINDA a campanha. Depois do seu post, então, linda, maravilhosa e uma coisa mais melhor de boa (rs)
    Se importa se eu utilizar o banner no Vergonha Literária?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ficar a vontade para usar o banner. Fiz uma postagem específica para a campanha onde deixei duas opções. Se quiser pode escolher. Os códigos também estão lá. Obrigada pelo elogio. Faz muito tempo que tudo isso me incomoda, mas animei a postar depois de encontrar o Vergonha Literária. :)

      Excluir
  13. Obrigada por expor em palavras essa indignação!
    Concordo com tudo o que você disse, e tô pensando em fazer um banner para o meu blog também.
    Vou te acompanhar sempre Yasmin, adorei sua postura!
    Se cada blogueiro tiver uns minutinhos pra ler seu texto, e, depois disso refletir um pouquinho, acho que já vai ser uma conquista imensa.
    No mais, temos que trabalhar duro para sermos o diferencial nessa blogosfera imensa.

    Beijos
    Bibs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e eu vou e cometo erros no comentário hauahauhauah
      desculpem! xD

      Excluir
  14. Olá Yasmin!

    É a primeira vez que entro aqui no seu blog. Eu não conhecia. Felizmente alguém divulgou essa postagem, e pude conhecê-lo.

    Bom, eu olho as minhas resenhas antigas - bem do começo do blog - e comparando com as de agora, eu sei o quanto evolui e melhorei, em escrita e na forma de conduzir minha análise, etc.

    Sinceramente eu fico espantada com as pessoas que não possuem uma equipe por trás e escrevem várias resenhas de uma só vez. Às vezes até mais que uma por dia. Eu sou que nem você, leio, releio, consulto coisas que tenho dúvidas (santo google)e demoro no mínimo umas 2 horas para escrever uma resenha. E nunca posto no mesmo dia que termino, pois quero ter certeza que está tudo ok, e mesmo assim, depois que posto, as vezes mudo algo que não me agradou, ou que tenha algum erro.

    Se alguém encontrar erro, e quiser me corrigir, vou dar graças a Deus. Então, eu também vou aderir essa campanha no meu blog. Sério, prefiro mil vezes que me corrijam, do que continuar "ignorante". Não sou a dona do mundo, portanto não sou perfeita, sendo assim, estou sujeita a errar, como qualquer outra pessoa.

    Quanto a spam, esse desespero por parcerias é muito triste. Eu fiquei os 6 primeiros meses do blog sem parceria concreta alguma de editora, e nem por isso fiquei chorando ou resmungando. Fui atrás, melhorei meu blog, escrita, etc, e aos poucos fui conquistando espaço.

    Realmente, as editoras precisam avaliar melhor os blogs antes de fazer as seleções.

    Essa coisa de spam é totalmente broxante e irritante. Queima o filme com os demais blogueiros, e perde o respeito. O pessoal, infelizmente foca apenas nisso, e não se preocupa com o resto. É triste mesmo.

    Adorei seu blog e o conteúdo.

    Beijinhos

    Ler e Almejar

    ResponderExcluir
  15. Oi, diferentemente da maioria dos blogueiros que se irritaram com a posição do Vergonha Literária em apontar os nossos erros, eu gostei da ideia, é claro que teve uma ou outra coisa que não concordei, mas no geral achei a ideia ótima, e me ajudou a perceber os erros que eu mesma cometo. Acho que críticas construtivas são de extrema importância para uma blogosfera muito melhor. Como você mesma disse, muitos blogueiros só estão preocupados em terem uma quantidade enorme de comentários e de seguidores, e consequentemente fazer milhares de parcerias e ter livro de graça, e a qualidade das resenhas lá em baixo. O que mais me irrita é ler três parágrafos de resumo, e três linhas de 'opinião' e o pior de tudo é que não são só os blogueiros 'pequenos' que fazem isso não, tem muito blogueiro famoso, que não merece tanto status. Enfim, faço o meu blog porque gosto disso, gosto de escrever um post, e ver que algumas pessoas vão lá, leem o post e dão uma opinião sincera sobre o que escrevi, concordando comigo ou não, afinal a ideia que eu sempre tive foi essa, mostrar a minha opinião e ver a dos outros. Adorei a sua iniciativa, parabéns!!!

    Rafaela

    ResponderExcluir
  16. Quem criou o blog não deu a cara a tapa pois nem chegou a se identificar. Independente da função do blog, acho covarde a forma que eles corrigem os erros. Por mais que sejam erros absurdos, e que sejam deles mesmos, a forma que abordam os blogueiro é uma vergonha. Digo pq no lugar deles me sentiria péssimo, pois sei que a intenção deles não é errar. Acharia muito melhor, blogueiros gostando ou não, se eles fossem lá nos comentários e corrigisse os erros.
    Essa é a minha opinião. Concordo com algumas coisas do texto e sobre os erros serem muitos, mas não concordo com o jeito que usam para corrigir esse pessoal, estando eles errados ou não.

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Oi! Conheci seu blog pelo post no Vergonha Literária, e achei o post ótimo e colocou em palavras várias coisas que eu penso há muito tempo.
    Eu tenho absoluta certeza que não sei escrever resenha, mas estou tentando melhorar. Eu peço critica de amigos, e ando lendo bastante pra melhorar! ;)
    Demorei muito para criar um blog literario, porque não queria ser esses blogs desesperados e tal. Tanto que tive uma briga com uma das colunistas que começou a pedir parcerias para as editoras sem me consultar.
    Vou colocar o banner no TOC e espero que receba muitas criticas... Tô aberta.
    Beijo

    ResponderExcluir
  19. Esse post é muito lindo! Também entrei no seu blog por causa do Vergonha Literária, que é meio sem graça às vezes mas com uma ideia muito boa. A quantidade de blog literário mal feito que só se importa com promoções e escreve resenhas com muita má vontade é imensa. E os erros de português por aí são grosseiros. O pior de tudo é que se acham muito importantes por manter um blog com parcerias e tudo mais, se acham muito importantes.
    Por isso achei sua ideia muito fofa. Acho que vou adotar também. Não tenho muita paciência para revisar meus textos, admito...aí eu estou sempre mudando e corrigindo depois que eles já foram ao ar...

    ResponderExcluir
  20. Adorei a campanha.
    Errar. Todo mudo faz isso. É humano. Entretanto persiste nele é ignorância (NÃO É BURRICE COMO ALGUNS DIZEM) concordo plenamente com tudo escrito neste post.
    Ultimamente (como vocês disseram) existe um blog que tem enfiado o dedo na ferida. Em meu ponto de vista, tem o lado negativo e positivo.
    O POSITIVO: Um bloqueiro faz um post, cheios de “errinhos’’ ortográficos, e seus queridos seguidores leiam (isso é o que eles dizem) comentam e aprovam. OTIMO ate ai tudo bem. Chega à vergonha literária e posta seu pequeno erro no blog. E adivinhei, todo mudo leu, e algum ate são pessoas que viram seu poste (em seu blog) e nuca tinham “reparado’’ em seu pequeno erro. Os comentários no blog vergonha literário vêm em dobro. Resultado: A vergonha é tanta, que você se esforça mais e mais para não erra novamente.
    NEGATIVO: Você pode esta errada, mas ninguém quer ser exposto(a) desta forma, como uma pessoa ignorante, apesar do blog vergonha literária não dizer isso em palavras, seus post sarcástico transmitem a mensagem. E para completar eles não avisam absolutamente nada sobre seus erros, só postam lá e pronto. As criticadas têm seus benefícios, e eu não vejo de forma alguma isso no blog vergonha literária. Criticas são para o melhoramento. E as pessoas precisão saber quando estão sendo criticadas.

    Meu nome: Michele Coutinho Lemos
    Tenho: 14 anos
    Morro em feira de Santana.
    Viu. Não sou Anônima.

    *Não tenho blog, mas sempre saio navegando por eles, e de preferência literário. não fiz um por que acho que ainda não estou pronta.(E sei admitir isso)

    Desculpas a dona do blog, ou o dono. Tudo bem vocês criticar, mas ajudem também ajudar. ;)

    ResponderExcluir
  21. Acrescentando...

    Deixei passar algum errinho, desculpas, sou humana, e não passei o texto por revisão, pois não tenho costumes de fazer isso, mas se tivesse um blog com certeza eu faria, e acho que todos blogueiros devem fazer, pois sempre deixamos passar um erro sem querer.

    Michele...

    ResponderExcluir
  22. Uau, uau e uau! Adorei o texto, muito bom mesmo e meus parabéns pela coragem de escrever. Vi gente falando, mas acho que você usou bem a expressão "botar o dedo na ferida". Não sei porque parar de ler ali.

    ResponderExcluir
  23. Encontrei o seu blog através de um post do http://www.cintiamcr.com.br/2012/03/mais-asteriscos.html e achei bem interessante a sua iniciativa.

    Dias atrás eu li um comentário de alguém falando sobre os erros de uma blogueira. Ela não gostou nem um pouco e chegou até a dizer que não havia tantos erros assim e que ela já tinha corrigido, mas mesmo assim eu vi vários erros.

    Errar todo mundo erra, mas é necessário atenção e revisão, sempre!
    Mesmo assim podem aparecer alguns erros. Se alguém corrigir é só aceitar numa boa e agradecer.

    Voltarei com mais tempo para ler outros posts.

    ResponderExcluir
  24. Acabei de conhecer seu blog. Gostei do post e da ideia dele, uma pena que você já o comece de forma errada!

    "Não sei se isso acontece com todos, mas desde que voltei a ler continuamente no ano passado a minha escrita e minha fala melhorou consideravelmente."

    O correto seria:

    "Não sei se isso acontece com todos, mas desde que voltei a ler continuamente, no ano passado, a minha escrita e minha fala melhoraram consideravelmente."

    Não acho certo sair por aí julgando ninguém, mas se você não for irrepreensível em algo, não cobre dos outros.

    Dica!

    ResponderExcluir
  25. Adorei o texto e também compartilho a sua filosofia. Se nos preocuparmos em escrever direito podemos mudar a leitura no Brasil. Digo mais, antes de escrever as pessoas precisam aprender a ler! Acho que é por isso que as resenhas ficam pequenas e sem conteúdo. Será que os blogueiros estão lendo? É tão livro, que não sei não! Tenho minhas dúvidas. Eu sou a favor da resenha feita com opinião e sinopse. Não leio resenhas que só contam a história. Eu quero saber o que a pessoa achou e ler um rápido resumo do livro.

    beijos,

    ResponderExcluir
  26. Oi querida, vi seu banner no blog da Lu e fiquei pensando se era ela quem tinha feito. Daí entrei em outro blog e vi novamente o mesmo banner, só que com um link pra cá. Então cá estou eu, lendo escrevendo este recadinho pra vc após ler este texto super bacana.
    Gostei da sua posição, quanto ao bom português e a qualidade dos blogs. Quando eu digo para os outros blogueiros que eu demoro um dia inteiro pra escrever uma resenha, revisar, e publicá-la, ninguém acredita.
    E ainda por cima, sempre que releio o texto, acabo encontrando um erro ou outro de concordância e as vezes de digitação. É um horror.
    Como vc, eu não passo meus textos por um editor, mas talvez eu comece a fazer isso. É uma boa dica. Não faço, pq além de tudo eu gosto de treinar minha escrita, saber se consigo fazer um bom texto sem erros e sem ter que ficar apelando para os tais recursos virtuais. (que por sinal são ótimos salvadores né?) Enfim, sou professora de português, mas o meu diferencial é que estou aprendendo, não sou dona da razão e assumo os meus erros, pq afinal, errar é humano.
    Sobre o conceito de resenha, tmbm acho que falar da história não se aplica à resenha já que colocamos a sinopse antes de iniciar o texto sobre o livro, mas vejo muitos blogs (blogs grandes e repletos de status) fazendo seus textos assim, daí me pergunto: será que o conceito de resenha modificou? Será que estou desatualizada? Então tento me "adequar" essa é bem a palavra aos demais. Mas tenho pensado muito nisso ultimamente e é bem provável que minha futuras resenhas venham a se assemelhar ao seu real sentido.
    Por fim, gostaria de dizer que vou acatar sua proposta e anexar o banner no meu blog. Pois prezo a qualidade acima de tudo!
    Gostei muito da iniciativa. Beijão querida...

    ResponderExcluir
  27. Fiquei sabendo da existência de seu blog através de um post do "Vergonha Literária" e achei este texto muito pertinente.

    Sou uma pessoa meio perfeccionista. Posso não acertar em milhões de coisas, mas aquilo em que eu me proponho a fazer direito, faço o esforço possível para acertar. Nunca posto sem antes ler o que já escrevi. Leio o quanto for necessário e mesmo assim alguns erros passam despercebidos. As vezes estou escrevendo o terceiro parágrafo, mas volto lá no começo para ver se não estou ficando repetitiva ou se os parágrafos estão coerentes um com o outro.

    Acredito que o que mais falta na blogosfera literária é maturidade e noção. Algumas pessoas não percebem que não estão aptas a ter um blog com a proposta de escrever resenhas. Por isso tem tanta gente por aí com blogs cheios de erros de português.

    Acho que vou adotar a sua iniciativa. Faz bem e não mata ninguém, pelo contrário.

    Bjins

    ResponderExcluir
  28. adore o seu texto e concordo com vc, quem ler mais sabe mais, a escrita melhora consideravelmente

    ResponderExcluir
  29. Olá Yasmin, tudo bem? Eu gostaria de saber se posso utilizar o blog da campanha no meu blog

    http://aceitaumleite.blogspot.com.br/

    Não queria deixar meu e-mail exposto, mas no blog tem formulário de contato e meu twitter é @lutazinazzo.

    Obrigada e parabéns pelo ótimo texto!

    Lu Tazinazzo

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.