09/02/2012

Entrevista - Leitores #04

Mais uma entrevista no ar! A entrevista de hoje está um pouco sem seção e acabei deixando na tag "Leitores" pelo tipo de entrevista que foi respondida. A entrevistada de hoje é colaboradora do "Viaje na Leitura", cuja entrevista vocês conferiram aqui no blog semana passada, e também é dona do blog "Ninhada Literária", estou falando da Monique Portela. Vamos a entrevista:

01- Qual é o seu gênero favorito?
M:
Chick-lit, com toda certeza!

02- Qual o livro que mais te marcou? Por quê?
M:
Os livros da série "O Bichinho da Maçã" e também da "Bruxa Onilda" simples fato de que a partir deles, e nunca mais parei de ler! “Pollyanna” também foi outro livro que sei que fez diferença na minha vida, quando o li.

03- Qual o livro você não conseguiu ler até o final?
M:
  "This Charming Man" da Marian Keyes, o 4º livro da série "Gossip Girl" e "Um Verão para Toda a Vida" do Michael Noonan. 

04- Qual sua série/trilogia favorita?
M: "A Mediadora" da Meg Cabot! Sou apaixonada pela série, já li, no mínimo, quatro vezes.

05- Qual é seu personagem masculino, feminino e casal favorito?
M: Pergunta absolutamente impossível de ser respondida. Apaixono-me por simplesmente todos os mocinhos e adoro um milhão de personagens femininas! Mas vamos dizer que estejamos falando momentaneamente. Neste momento meu personagem masculino favorito é o Jay da série "The Body Finder" da Kimberly Derting, a personagem favorita é a Lola de "Lola and the Boy Next Door" da Perkins e meu casal favorito do momento é a Violet e o Jay!

06- Qual seu autor (a) preferido?
M: No singular não vale! Meg Cabot, Stephenie Perkins, Sophie Kinsella... Mas colocaria aí também o Nelson Rodrigues.

07- Você já pensou/sonhou em escrever um livro?
M: Pensei, sonhei, e pretendo realizar esse sonho que já virou meta!

08- Quando foi que surgiu o mundo dos livros para você? Quando você decidiu levar a leitura como um hobby constante?
M: Surgiu quando pequena, ganhei uma caixinha com os clássicos da Disney relacionado á animais. Você sabe, Dumbo, Bambi, etc. Depois disso, comecei a alugar vários livros na biblioteca, a me apaixonar por poesia (gênero que não é mais meu favorito), comprar livros nas feiras do colégio... Foi assim, meio que do nada mesmo, uma vez que meus pais, até então, não tinham o hábito de ler. Hoje em dia empresto livros até para a minha avó! Fiquei alegre de me tornar exemplo aqui em casa!

09- Quando escolhe um livro, a capa tem influência na sua decisão?
M: Influencia, mais porque pela capa e pelo título normalmente da para ter uma noção da "seriedade" do livro. Chick-lits normalmente tem capas mais coloridas e leves, logo, fica mais fácil identificar meu gênero favorito. Mas acho que o autor e a própria editora me influenciam um pouco mais.

10- Qual livro possui a capa que mais gostou?
M: Sou completa e irrevogavelmente apaixonada pela capa de "Fallen", da Lauren Kate, e pela capa de "Ecos da Morte" da Kimberly!

11- Se tivesse direito a dois desejos relacionados ao universo literário, editorial, etc., qual seriam eles?
M: O primeiro seria ter uma loja de livros americana aqui no Brasil. Uma loja que só tivesse livros em Inglês, com aqueles preços super acessíveis e com uma variedade e estoque gigantescos. Digo isso porque os livros em inglês sempre são mais em conta, além de que muitos deles não chegam a serem traduzidos. Sei que existem lojas online, mas o preço do frete é alto, além de demorar meses para chegar! E as lojas físicas que vendem livros em inglês, ou o preço é salgado ou a variedade é pequena. Ou os dois! Outro desejo meu é que abrisse uma editora grande aqui em Curitiba. Uma editora que publicasse coisas do gênero que eu gosto, para que pudesse fazer estágio quando chegasse a hora!

12- Qual o lançamento mais aguardado por você este ano?
M: Os últimos livros das séries "Fallen" e "Hush Hush".

13- Qual livro você está lendo agora?
M: Estou lendo "Um Trabalho Sujo" do Christopher Moore. É hilário!

14- Você visita muito blogs literários? Se sim, qual a característica que você mais aprecia em um blog literário?
M: Visito sim, muitos mesmo. Não costumo ignorar recados no Skoob! O aspecto o qual eu dou mais atenção é para a escrita da pessoa. Muitas vezes entro em blogs cuja resenha é a sinopse enorme e um comentário do estilo "gostei!", microscópico. Quando há muitos erros de português (um ou outro não faz mal, claro!) costumo não voltar... Assim também faço quando há muitos spoilers nas resenhas!

15- Uma frase/citação retirada de um livro.
P: A minha citação do momento é: “That's what life's all about, you know. Finding what it is that you love to do, then doing it as much as you can”. Missing You – Meg Cabot


Jogo rápido: 
Meta de Leitura: 100
Desafios: Ler todos os livros novos da minha estante antes de comprar mais! 
Filme Adaptado: Orgulho e Preconceito (2005)
A Próxima Leitura: Vai depender do meu humor!
A Próxima Compra: Melissa Senate
Livros são: Parte de quem eu sou.

Gostaria de agradecer a Monique por aceitar o convite e avisar aos leitores do blog que as próximas entrevistas estão sendo encaminhadas e em breve estarão aqui no ar. Tenho tido problema para contactar alguns leitores que gostaria de entrevistar. O que é uma pena...  E avisar que quem tiver perguntas que gostaria de ver nas próximas entrevistas pode enviar como sugestão para o email que você encontra ali na sidebar do blog. Daqui a pouco tem resenha nova no ar, fiquem de olho. Até mais!

10 comentários:

  1. Oi

    Concordo com a Ni. Precisamos de livrarias americana com preços acessíveis com urgência!

    Gabi

    ResponderExcluir
  2. seria mesmo legal se pudessemos ter livros em inglês a preços mais acessíveis, claro,t ambém seria ótimo que os livros traduzidos também fossem menos salgados né?

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito da entrevista, conheço o blog Ninhada Literária e também gosto das resenhas que tem por lá,achei legal a ideia dela querer uma livraria americana aqui, eu ainda não leio livros em inglês, mas lendo as dificuldades que tem quem lê esses livros, entendi o por quê do desejo dela.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Ótima entrevista :) E também concordo sobre uma loja de livros americanos no Brasil , com preços acessíveis.
    Abraços !!

    ResponderExcluir
  5. Adorei as respostas da Monique. Vou passar no blog dela e comecar a seguir.

    bjs.

    http://booksandmuchmore.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Que entrevista linda, sou leitora assídua do Ninhada, e adoro o blog (e a blogueira também). Comecei a gostar de ler da mesma forma que a Ni, com os clássicos da Disney (clássicos esses que tenho até hoje). Eu ainda não leio inglês também, mas já quero começar a comprar livros em inglês (acho que vou começar pela edição hard cover de Hunger Games) pra quando eu estiver fluente já ir treinando, e livros em inglês mais barato aqui seria ótimo.

    Rafaela

    entretendoelendo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Orgulho e preconceito é muito bom, adorei a adaptação que fizeram com a Keira Knightley. BOm, temos gostos literários diferentes, mas eu curti a entrevista.

    ResponderExcluir
  8. Oi..

    Eu adoro o gênero Chick-lit..
    O livro que mais me marcou foi os da Sophie Kinsella

    ResponderExcluir
  9. Acho que a única coisa que eu e ela temos em comum é a paixão por Meg Cabot..rsrs

    Não sou muito fã de Chick Lite, e ela adora.

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  10. Gostei! Sophie Kinsella na lista dos autores preferidos!!!!!! Para quem não conhece, eu indico. Autora que sabe prender a atenção do leitor com histórias do cotidiano, leves e divertidas. Ideiais, inclusive, para quem quer aprender um novo idioma! Treine seu inglês!

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.