02/02/2012

Entrevista - Blogueiros #05

As entrevistas estão de volta e a entrevistada de hoje é a Thaís Turesso dona do blog "Viaje na Leitura". O blog que está no ar desde novembro de 2009 conta com quatro colaboradoras e já passou da marca de mais de mil acessos diários. Vamos a entrevista de hoje:


01- De onde surgiu a ideia de criar um blog literário?
T:
Foi tão espontâneo! Eu tinha 23 anos e criei um blog que falava sobre bebês e afins, tinha um bebê de dois meses na época. Mas sempre fui uma leitora compulsiva, e em meio às fraldas, mamadeiras eu lia meus livros, o blog sobre bebês não durou dois meses e desisti do mesmo, foi quando ao acaso encontrei um blog que falava sobre livros, então eu pensei, eu posso falar disso, eu adoro livros! Assim surgiu o Viaje na Leitura que nunca saiu do ar em dois anos e nesse tempo jamais desisti dele.

02- Como foi a escolha do nome?
T:
Foi fácil, eu abri o blogger e pensei “vou escrever algo sobre viajando na leitura” mas, resumi, deu certo e é o nome dele até hoje.

03- Qual foi a maior dificuldade no começo do blog? E atualmente?
T:
A dificuldade foi de escrita, de me adaptar ao layout da plataforma e até mesmo de adaptação em geral, porque assim que comecei a olhar percebi que existia uma centena de blogs literários, e eu seria apenas mais um número, então a solução foi encarar o blog como um hobby e visitar os que eu mais gostava. Com o tempo aprendi muita coisa, pois nem banners para promoções eu sabia criar. Mas o tempo trouxe-me experiência e acho que, em vista do passado houve um crescimento espantoso de blogs literários e o maior desafio atual é ter conteúdo, ser diferente e criativo, mas acima de tudo ter contato, carinho e amizade sincera com seus leitores, e ver essa expansão de blogs é só mais um orgulho para nós brasileiros, que somos vistos lá fora como “não leitores”.

04- Em sua opinião, o que não pode faltar em uma resenha?
T:
Análise de enredo, narrativa e desenvolvimento da obra. Contar um pouco da história é irrelevante, pode trazer spoilers. Mas analisar a obra com uma crítica abrangente é a chave para se obter uma resenha escrita com coerência e precisão.

05- Qual a coluna que mais gosta em seu blog?
T:
Acho que gosto da mesma coluna que a maioria dos leitores gosta, do “Domingo Premiado” é uma delícia ver a alegria dos leitores, tendo em seus domingos, um pouco de sorte!

06- O que mais irrita nesse mundo de blogs literários?
T:
A ideia de entenderem tudo como uma competição, é triste ver desavenças e mal-entendidos. Se olharmos profundamente não existe competição, somos como um todo, leitores e blogueiros que desejam ardentemente ser considerados um país de leitores e nosso incentivo é fundamental nesta meta.

07- Como é dividir o espaço com mais pessoas? Quando você tomou a decisão de que precisava de mais alguém?
T:
Cada dia é uma nova oportunidade, um novo dia.  Sempre considerei que, todos nossos leitores deveriam ler algo novo a cada dia no blog. E como sozinha eu leria tantos livros? Escreveria colunas e entrevistas? A necessidade foi maior e tenho a oportunidade de ter pessoas maravilhosas trabalhando comigo, somos uma equipe.

08- Você vê com bons olhos esse estouro de blogs sobre livros? Ou você acha que a maioria só pensa em receber livros de graça das editoras?
T:
Como disse anteriormente, não acho que seja ruim essa quantidade de blogs surgindo aos montes, na verdade mostra a nós que crescer é bom, e aumentar leitores em nosso país melhor ainda, não posso dizer o que se passa na mente de cada um deles, mas receber livros de “graça” não existe. É uma parceria, eles nos mandam o livro, lemos e escrevemos uma resenha que analisa o livro, seja ele bom ou ruim. Porque acho que não é de graça? Simplesmente porque ler custa tempo, horas e escrever uma resenha leva mais de uma hora, preparar uma postagem com informações sobre o livro mais tempo ainda e tempo é dinheiro, como posso dizer que recebemos livros de graça se existem pessoas pagas para ler e criticar cada folha? Então aos iniciantes um conselho, se você não tem tempo, paciência e amor ao que faz essa parceria não vai dar certo.

09- Quantidade ou qualidade? Você faz parte do grupo que preocupa mais com o número de lidos ou do que preocupa em se divertir e ter prazer lendo?
T:
Qualidade com certeza, a quantidade é inevitável visto que quanto mais lemos, mais desejamos ler e a quantidade surge naturalmente. Rs.

10- Quantos livros você lê em média por mês sem correr com a leitura?
T:
Depende e varia. Se eu tiver de férias chego a ler um livro médio a cada dois dias, chegando ao número de quinze livros no mês, mas às vezes não chego a dez.

11- Você já pensou/sonhou em escrever um livro?
T:
Atualmente escrevo um livro. Sonho em ser escritora desde menina, mas somente vou publicar minha obra se achar que vale à pena. Afinal, não é ter um livro publicado que importa, mas sim, leitores que leiam o que você escreve.

12- Qual o lançamento mais aguardado por você este ano?
T:
Vários! Nem sei qual quero mais!

13- Qual livro você está lendo agora?
T:
Estou lendo três: "Minha vida fora de Série" da Paula Pimenta, um livro de banca histórico “Aliança com o Passado” de Denise Lynn e um de contos norte-americanos. Alterno a leitura conforme humor e diversão!

14- Um conselho para aqueles que querem se arriscar em blogs literários e para novos blogueiros.
T:
Inovem! Sejam criativos! Pense que, em milhares você é único e faça a diferença.

15- Uma frase/citação retirada de um livro.
T:
“Renda-se, como eu me rendi. Mergulhe no que você não conhece como eu mergulhei. Não se preocupe em entender, viver ultrapassa qualquer entendimento”. - Clarice Lispector

Jogo rápido:
Livro: Perdida e A Viajante do Tempo
Série: Os delírios de consumo de Becky Bloom
Trilogia: Tantas!
Autor: Pedro Bandeira
Personagem: Poliana (O jogo do contente funciona para mim)
Casal: Claire e James
Capa: Glimmerglass
Gênero: Chick-Lit
Filme adaptado: Lua Nova
Blog: Viaje na Leitura! Com certeza.

Gostaria de agradecer a Thaís por aceitar o convite e disponibilizar um tempo para responder a entrevista. É engraçado e bom ao mesmo tempo quando encontramos alguém que pensa como a gente sobre algum assunto que todo mundo tende a pensar o contrário. Uma pergunta em especial dessa entreista a Thaís respondeu exatamente como eu penso. Enfim! Gostaria de avisar aos leitores que pelas próximas semanas vocês verão aquientrevistas com as colaboradoras do Viaje na Leitura. E em seguida virão entrevistas com leitores, portanto aguardem um convite em breve. Até mais!

15 comentários:

  1. Não conhecia o Viaje na Leitura ainda...
    Agora com certeza vou passar a visitar :D

    ResponderExcluir
  2. Também não conhecia o blog acima não, mas gostei bem das respostas dela. Pareceu bem sincera e é o que falta hoje em dia com tantos blogs. Mais uma ótima entrevista! Adoraria ser a próxima leitora, hehe. =**

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia o blog e com certeza amei a entrevista, além de uma certa experiência que a Thais tem,achei os pensamentos dela muito bons, a ideia de não achar ruim a quantidade de blogs literários que existe hoje aqui no país por sermos considerados não leitores, e a ideia de não achar que quem faz parceria com as editoras ganha livros de graça,também nunca pensei por esse lado, bem interessante! Vou visitar o blog dela e esperar as outras entrevistas, com certeza os outros colaboradores devem sei igualmente inteligentes e maduros como a Thais.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Adoro essa coluna , sempre podemos conhecer outros blog maravilhosos . E adorei que vai ter entrevista com s colaboradores do Viagem na Leitura !!
    Parabéns !!

    ResponderExcluir
  5. Achei muito interessante quando ela falou sobre o clima de competição que há entre os blogs; competição é interessante até certo ponto, mas não fica legal quando passa dos limites. Bem lembrado a questão do tempo para se dedicar a um blog literário, eu já pensei em criar um e tal, mas acho que requer muita dedicação.

    ResponderExcluir
  6. Legal, mas essas perguntas sobre Blogs Literarios... é tentar polemizar. Fico com as perguntas realmente relacionadas a leitura

    ResponderExcluir
  7. Gostei! E gostei ainda mais quando ela diz sobre a parceria entre um blog e a editora. Vc recebe o livro e gasta seu tempo p ler, resenhar, publicar e isso influencia e muito na divulgação e venda, nada é de graça.
    Vu dar uma passada no blog ^^

    ResponderExcluir
  8. Olá Yasmin,

    Obrigada pela entrevista, as perguntas são elaboradas e tudo muito criativo! Parabéns pela criatividade e por seu tempo conosco!

    Sucesso!

    Thaís

    ResponderExcluir
  9. Pelo jeito não sou a única que não conhecia o blog. Em determinadas perguntas a Thaís respondeu exatamente o que eu teria respondido. Eu nunca tinha pensado como ela na questão dos "livros grátis", mas ela tem toda a razão: tempo é dinheiro e se a gente tá lendo um livro de parceria tá gastando tempo, tá gastando dinheiro.

    se quiser conhecer meu cantinho:
    jeito-inedito.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Adorei as respostas dela. Vai ver justamente por isso, por esse jeito sincero dela é que é tão gosto acessar o Viaje na Leitura, que eu também acompanho. E sobre os livros-grátis...que resposta inteligente, faz todo sentido!! nunca tinha pensado desse jeito, mas agora que ela falou...

    ResponderExcluir
  11. Que legal a entrevista. Ainda nao conheco o blog da Thais mas vou dar uma passadinha la para conhecer. E' sempre bom conhecer novos blogs.
    Tambem faco entrevistas la no blog mas o meu e' com autores.
    Parabens pela sua coluna de entrevistas. Adorei as perguntas.

    bjs.

    http://booksandmuchmore.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. a coluna é muito legal, adorei a entrevista,foi bem cincera,

    ResponderExcluir
  13. Oi..

    Adorei essa sua coluna.. Passei vários dias tentando escolher um nome para o meu blog e logo que tinha que ser algo a minha cara.

    ResponderExcluir
  14. Amo a frase da Clarice, gente..Gosto bastante do blog dela, foi interessante conhecer mais sobre ela.

    Ah, o nome dela também é lindo.

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.