13/02/2012

Dicas #10 - Made in UK

O Dicas está de volta dessa vez começando uma série de edições que vai trazer livros pelo mundo. A ideia é durante as próximas semanas dar dicas de livros clássicos e modernos em diversos países. Começando pelo Reino Unido e passando por países mais difíceis de se ver na literatura. Já citei em outras edições do "Dicas" diversos livros, por isso a lista de hoje é um pouco menor. Outra coisa é que optei pelas capas da "Penguin". Algumas na versão nacional pelo selo da Companhia das Letras, "Penguin Companhia" e outras na versão da "Penguin Classics". Vamos as dicas de hoje:

Oliver Twist
Charles Dickens
608 páginas

Numa cidadezinha da Inglaterra, uma jovem dá à luz um menino e morre em seguida. O pequeno órfão recebe o nome de Oliver Twist e vive seus primeiros nove anos em instituições de caridade. Não suportando tantos maus-tratos,Oliver foge para Londres, onde inadvertidamente se junta a um bando de marginais, comandado por um dos grandes vilões da história da literatura - Fagin. Passa por muito sofrimento antes de viver feliz com a herança que o pai lhe deixou e a inesperada família que encontrou.
Com realismo tão impressionante, dizem, descreveu os cárceres para os devedores (...)
Orgulho e Preconceito
Jane Austen
576 páginas
 
Na Inglaterra do final do século XVIII, as possibilidades de ascensão social eram limitadas para uma mulher sem dote. Elizabeth Bennet, de vinte anos, uma das cinco filhas de um espirituoso mas imprudente senhor, no entanto, é um novo tipo de heroína, que não precisará de estereótipos femininos para conquistar o nobre Fitzwilliam Darcy e defender suas posições com perfeita lucidez de uma filósofa liberal da província. Lizzy é uma espécie de Cinderela esclarecida, iluminista, protofeminista. Neste livro, Jane Austen faz também uma crítica à futilidade das mulheres na voz (...)

O Amante de Lady Chatterley
D.H. Lawrence
560 páginas

Poucos meses depois de seu casamento, Constance Chatterley, uma garota criada numa família burguesa e liberal, vê seu marido partir rumo à guerra. O homem que ela recebe de volta está paralisado da cintura para baixo, e eles se recolhem na vasta propriedade rural dos Chatterley. Inteiramente devotado à sua carreira literária e depois aos negócios da família, Clifford vai aos poucos se distanciando da mulher. Isolada, Constance encontra companhia no guarda-caças Oliver Mellors, um ex-soldado que resolveu viver no isolamento após sucessivos fracassos amorosos (...)

Grandes Esperanças
Charles Dickens
544 páginas

No começo conhecemos o infortúnio de Pip, o narrador que vive aterrorizado pela irmã mais velha que, após a morte dos pais, o criou “com a mão de ferro”, bordão para a maneira rígida e por vezes violenta com que trata o filho de criação e também o marido, o ferreiro Joe Gargery. Sua vida começa a mudar com o inesperado convite para que passe a visitar Miss Havisham, uma mulher rica da aldeia, e seja companhia de sua filha adotiva, Estella. Pip imediatamente tem uma queda pela garota, sentimento que se transformará em amor durante a vida adulta e o conduzirá à imoralidade. A vida de (...)
O Morro dos Ventos Uivantes
Emily Brontë
405 páginas
Um amor que nasceu na infância entre Catherine Earnshaw e Heathcliff, orfão adotado pelo pai da jovem e levado para Wuthering Heights. Enquanto Catherine cria laços fortes com Heathcliff, o irmão dela, Hindley, o despreza, tratando-o como um rival. Heathcliff cresce dividido entre o amor por Catherine e a raiva por todas as humilhações às quais é submetido. Em meio a violência de uma tempestade de verão, ele abandona Wuthering Heights. Passa 3 anos longe, e durante esse período, Catherine se casa, apesar de seu coração ainda pertencer a Heathcliff. Ao voltar para o seio de  (...)

11 comentários:

  1. Desses, só li O morro dos ventos uivantes, amei. O livro Oliver Twist é muito citado no livro Um dia que estou lendo agora e lendo a sinopse, quis muito ler ele, Orgulho e Preconceito da Jane está na minha lista de desejados desse ano,assim como todos os livros dela. rs

    ResponderExcluir
  2. Ai, como eu amo a literatura inglesa. O Morro dos Ventos Uivantes é meu livro favorito!!!!! Nunca tinha ouvido falar nesse O Amante de Lady Chatterley, mas vou procurar mais informações. Espero que não seja algo como Madame Bovary, que eu achei um saco...

    ResponderExcluir
  3. A literatura inglesa é a minha preferida. Mas essa clássica e não Harry Potter. Tá na hora dessa juventude perceber que literatura inglesa é mais do que essa coisa de bruxos. Sem ofensa.

    ResponderExcluir
  4. Eu AMO literatura inglesa! Sou apaixonada por Jane Austen e adoro O Morro dos Ventos Uivantes. Tem vários livros que eu ainda preciso ler, mas espero conseguir tirar vários da minha lista esse ano.

    Eu quero comprar também os livros nessas edições! Acho lindas!

    Gabi
    Livros e Vagalumes

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho e li "Orgulho e Preconceito" e "O morro dos ventos uivantes", ambos lançados pela editora LandMark. Achei interessante "Oliver Twist", vou procurar...

    ResponderExcluir
  6. Você arrasou nas dicas Yasmin! literatura inglesa é tudo de bom; desses ainda não Oliver Twist, mas tá na fila, por que sou louca por Charles Dickens, Grandes Esperanças só não é mais perfeito por que ele também escreveu Um conto de duas cidades.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Mais uma vez arrasou nas dicas , adorei tudo :) Quero muito ler Jane Austen, e todos os livros parece ser interessantes .
    Abraços !!

    ResponderExcluir
  9. Oks, depois de ver tooodo mundo aqui falando super bem de Morro dos Ventos Uivantes, estou me sentindo quase que pressionada a tentar ler esse livro de novo. Porque sim, eu não consegui lê-lo inteiro (na verdade, nem chegou perto) das duas vezes em que o tirei da estante. Anyway, sou loooouca por Orgulho e Preconceito e quero arrumar logo dinheiro para comprá-lo!

    ResponderExcluir
  10. Li O Morro dos Ventos Uivantes ha pouco tempo e adorei. E' sempre bom ler alguns classicos, nao e'?
    Quero muito ler alguma coisa da Jane Austen. E me interessei muito tambem pelo livro Grandes Esperancas.

    bjs.

    http://booksandmuchmore.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Vontade de ler O Morro dos Ventos Uivantes e Orgulho e Preconceito. Eu sei que deveria ler mais clássicos, mas confesso que as vezes acabo dando aquela enrolada básica.

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.