01/02/2012

Dicas #09 - Distopias

O Dicas está de volta trazendo uma lista de dicas para quem quer conhecer mais universos distópicos. Aqueles que viraram fã da temática de "Jogos Vorazes" vão gostar de outros mundos dessa lista. São livros novos que se passam em um futuro onde a sociedade de alguma forma mudou radicalmente. Seja por guerra, destruição ambiental ou qualquer outro motivo os livros abaixo no geral tem um governo autoritário, uma sociedade organizada de maneira diferente e um levante contra as regras. Ah! Não me venha falar que esqueci de "Jogos Vorazes", simplesmente é óbvio demais para ser considerado uma dica. Vamos a lista:

Gone - O Mundo Termina Aqui
Michael Grant
518 páginas
Em um piscar de olhos, todos com mais de 14 anos desaparecem. Restam adolescentes. Pré-adolescentes. Crianças. Nenhum adulto. Nenhum professor, policial, médico ou responsável. Linhas de telefone, redes de televisão e a internet param de funcionar. Não há como pedir ajuda. A fome é intimidante e a violência começa. Os animais parecem estar se transformando, e uma criatura sinistra está à espreita (...)
O Inimigo
Charlie Higson
480 páginas
Quem tinha mais de 16 anos foi tomado por uma doença. Os que não tiveram a sorte de morrer vagam pelas ruas atrás de crianças para matar. As crianças se organizaram para fazer expedições de busca por suprimentos nas redondezas, mas achar comida é cada vez mais difícil e perigoso. Uma promessa de comida e abrigo no Palácio de Buckingham é uma possibilidade, mas para isso será necessário  (...)
Feios
Scott Westerfeld
415 páginas
Tally está prestes a completar 16 anos, e ela mal pode esperar. Não por sua carteira de motorista, mas para se tornar bonita. No mundo de Tally, os 16 anos traz uma operação que torna você de uma horripilante pessoa feia para uma maravilhosa pessoa linda e te leva para um paraíso de alta tecnologia onde seu único trabalho é se divertir. Em apenas algumas semanas Tally estará lá, mas a nova amiga de Tally (...)

Destino 
Ally Condie
240 páginas
Ter o destino definido pelo sistema é um preço pequeno a se pagar por uma vida tranquila e saudável. Cassia fez 17 anos e seu grande dia chegou: o Banquete do Par, o jantar oficial no qual será anunciado o nome de seu companheiro. Quando surge numa tela o rosto de seu amigo, Xander tudo parece bom demais para ser verdade. Quando a tela se apaga, volta a se acender por um instante, revelando um outro rosto (...)
A Linha
Terri Hall
248 páginas
Uma invisível barreira física intransponível divide os Estados de Unificação. A Linha é a parte da fronteira que corta parte do país, condenando os moradores a um destino desconhecido, quando um inimigo usou uma arma proibida. Ninguém, exceto Sr. Moore vive próximo a linha, com Raquel e a mãe. É uma vida muito tranqüila, até que Rachel descobre uma misteriosa mensagem gravada que (...)
Maze Runner - Correr ou Morrer
James Dashner
426 páginas
Ao acordar dentro de um escuro elevador em movimento, a única coisa que Thomas consegue lembrar é de seu nome. Mas ele não está sozinho. Quando as portas se abrem, ele se vê rodeado por garotos que o apresentam à Clareira, um espaço aberto cercado por muros gigantescos. Todas as manhãs as portas do Labirinto que os cerca se abrem, e, à noite, se fecham. Porém, um fato altera de forma radical a rotina do lugar (...)
E ai? Conhecem todos da lista ou realmente consegui dar boas dicas? Semana que vem nas próximas dicas vou voltar com distopias clássicas. Espero que gostem. Desta lista eu sugiro que leia para ontem "Gone", que eu ainda não li, mas ouvi tantas críticas boas que não tenho dúvidas sobre a qualidade. "Feios" está aqui na estante desde o princípio do mês e devo ler agora em fevereiro para matar a curiosidade. "O Inimigo" eu descobri durante a montagem dessa lista e me parece um livro interessante, coloquei a série na lista de compras. "Maze Runner" todo mundo diz que é uma grande surpresa tanto que estou de olho nos dois livros. Distopia entrou para a lista de tema que não pode deixar de ser lido, ao menos uma vez. Ainda mais com certos clássicos que pretendo citar na semana que vem. Falando nisso não posso esquecer de falar de "Delirium" de Lauren Oliver que a Intrínseca vai lançar esse semestre ainda e estou curiosíssima para ler. O que acham? Gostam de distopias? Qual destes mais interessa? Até mais!

18 comentários:

  1. Já li críticas sobre Gone também,muito boas, e fiquei curiosa pra ler, fora ele e Feios não conhecia os outros livros, com certeza suas dicas foram boas, quando puder vou atrás desses livros *O*

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Já conhecia Gone, Feios e Destino (além de Jogos Vorazes, claro! =P), os outros eu ainda não conhecia! Vão todos pra listinha! =) Li poucas distopias até hoje, mas adorei cada uma delas!

    Abração!!!

    ResponderExcluir
  3. Os que me interessaram foram Feios, Gone e Destino. Mas não sei não, minha lista de leitura está bem grande, então acho que vai demorar um pouco pra ler esses aqui.

    ResponderExcluir
  4. Faz muito tempo que eu quero ler Feios viu, ainda não tive como comprar, é o que mais me interessa entre esses.

    ResponderExcluir
  5. Quero tanto ler Feios e Gone , parecem ser livros incríveis .
    Dessa só não conhecia A linha . Ótimo post !!

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito das sinopse e desses ai quero muito ler Gone, Destino, A Linha e Feios. Adorei as dicas. Lembrando de Jogos Vorazes, quando saí a segunda resenha? Bjo

    ResponderExcluir
  7. Boas dicas sim, eu ainda não li Jogos vorazes, mas até filme vai sair, então deve ser boa mesma essa serie. Gone tb ja tinha lido alguma coisa sobre, parece legal, e Feios eu até dei uma olhada na Saraiva esses dias, mas como comprei uns livros e estão pra chegar ficaram pra depois.

    ResponderExcluir
  8. Acabei de comprar dois livros da serie Feios so esta faltando esse primeiro. rs. Quero muito ler todos esses livros, na verdade, O Inimigo e A Linha eu nao conhecia mas entraram para a minha lista de desejados agora. Gone eu vou receber de um Livro Viajante em breve, entao esse esta mais proximo de ser lido.

    bjs.

    ResponderExcluir
  9. Adoro distopias! São tão críticas, inteligentes e cheias de ação que me conquistaram! Amo Jogos Vorazes, adoro a série Feios, Gone e Maze Runner serão algumas de minhas próximas leituras, além de Delírium de Lauren Oliver que faltou aí assim como os clássicos distópicos! fahrenheit 451,1984, Revolução dos bichos, A laranja mecânica!!

    Bj! Boas dicas, legais pra quem está começando nesse mundo fantástico e controlador que é o das amadas distopias!

    ResponderExcluir
  10. No estilo Distopia, o que mais gosto é 1984!! Esse sim é o título mais óbvio haha

    ResponderExcluir
  11. Menina, dessa lista eu só conheço Destino, que amei!
    Eu sou super fã de distopia - aliás, estou relendo um livro agora que amo *-*
    Dentre as distopias mais clássicas, eu facilmente indico 1984, Admirável Mundo Novo e Laranja Mecânica - são três livros perfeitos que fazem o leitor pensar e refletir!
    Dentre os livros mais atuais, e com um foco mais YA, eu indico Destino (que é o único que conheço da sua lista ><), O Doador (que é incrivelmente maravilhoso) e O Motivo (que a capa engana, mas é um ótimo livro).

    Beijos,

    Nanie - Nanie's World

    ResponderExcluir
  12. adorei mazer runner, já estou lendo o segundo, jogos vorazes foi outro distopico q gostei bastante, da lista ai destino foi outro q já li e gosteio tb, tenho a linha e feios, q por sinal ambos são os proximos na leitura, adoro o tema, to na espera de delirium, outro q eu quero ler tb é incarceron e eve ambos distopicos o primeiro deve ser lançado pela novo seculo este ano o outro pela galera record, vou aguardar o post d distopias classica.. =)

    ResponderExcluir
  13. Bom, de Feios eu já ouvi falar à exaustão e esse Mazer Runner ñ me é estranho...agora o resto, vc realmente conseguiu dar dicas boas, adorei! Gone me interessou mesmo, vou procurar.

    ResponderExcluir
  14. Hey hey hey você não pode esquecer de citar o livro "Sangue Quente" #chora.
    É fantástico.
    Estou lendo Destino agora. Vamos ver no que dá =D
    Amei o post!

    ResponderExcluir
  15. Legal, acho que nunca li uma distopia, mas deve ser bem interessante.
    As dicas tbem são boas'

    ResponderExcluir
  16. Meu amigo leu recentemente a serie Feios e amoou. Adorei as dicas, sou apaixonada por distopias e achei muito interessante o post. Adicionei Gone e Destino a minha lista de desejados :)

    ResponderExcluir
  17. Amo Distopias. Dessas já li a série Feios, A Linha, Destino e Travessia (aguardando ansiosamente a continuação). Atualmente estou doida para ler Legend e Divergente.Quero muito ler a série Gone, também.

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  18. Adorei suas sugestões, não sou do tipo que lê muito, mas gosto de ler (não leio porque não tenho grana para comprar livro). Estou bastante interessada em O Inimigo, Gone e Maze Runner. A linha até parece legal (gente, que capa linda!)

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.