26/01/2012

Resenha - O Preço de Uma Lição


Nome: O Preço de Uma Lição
Autor (a): Federico Devito - Rogério Mendonça
Páginas: 366
Editora: Novo Conceito
Comprar: Siciliano - Saraiva - Cultura - Fnac
Sinopse: Os meninos são, sim, capazes de amar. ”Tem um ditado que diz que o amor é cego. É justamente o contrário. Quando você ama de verdade, é capaz de ver coisas que ninguém consegue. Falam que você não consegue enxergar os defeitos, pura mentira também! Você vê, estão todos lá. Mas vê também algo que só você pode, como lidar com eles e contorná-los. Então, o amor não é cego, ele é a maior lente de aumento que já inventaram.” Como acontece esta coisa chamada amor? Nasce junto com a gente, mas não depende só de nós. A gente sofre e faz sofrer, ama e é amado. E com isso aprende muita coisa. Lições que trazem consequências, problemas e soluções. O preço desse aprendizado transforma o garoto em um homem. Esta narrativa, cheia de incidentes, mostra que – ao contrário do que dizem algumas garotas – os meninos são, sim, capazes de amar. Quais as transformações que o amor pode provocar na gente? O que ele ensina? Qual o seu preço? Acompanhe a jornada de um jovem, transformado pelo amor, à procura dessas respostas.

Recebi esse livro através da parceria com a Novo Conceito e demorei um bocado para ler devido ao movimento de final de ano. Não faz quase nada meu estilo apesar de ter ficado curiosa a respeito do livro por causa dos autores. Não foi nada do que imaginei, mas não foi ruim. É um relato da vida amorosa, dos erros aos acertos. Foi como sentar com um amigo que você não vê faz tempo e ele te contar todos os amores e decepções.

O personagem principal não tem nome. É um cara que é visto como galinha por todos. Sempre teve amigos e garotas sem muitos problemas, mas que nunca teve um relacionamento sério normal. Não tem como muito contar a trama porque é uma linha do tempo. De uma passagem breve pela infância quando ele e Paulinho tiveram o primeiro contato mais amistoso com meninas. Meninas que vieram se tornar grandes amigas até a fase adulta, passando por um relacionamento confuso com uma garota evangélica, ao namoro sem beijo com Melissa, as diversas Marcelas até o amor a primeira vista com Juliana. Nesse meio tempo acompanhamos as más decisões do personagem, as atitudes precipitadas, as vezes que ele agiu como um perfeito idiota, até mesmo algumas atitudes que finalmente me fizeram entender as ações alguns garotos do meu próprio passado.

Fiquei surpresa com o tamanho do amor que ele sentia pela Juliana porque sendo bem sincera nunca imaginei um garoto passando pelas mesmas angústias e aflições com um relacionamento. A forma como o namoro dos dois se desenvolve é boa. Não é uma leitura complicada, mas o ritmo não permanece o livro todo e da metade para o fim essa queda deixa a leitura um pouco cansativa. Ao final das contas temos um livro com uma proposta diferente, mas que não aproveitou totalmente as possibilidades. O foco ser mantido exclusivamente em um personagem, no que ele pensa, sente e faz deixou por várias vezes a narrativa confusa. Algumas partes soaram desnecessárias e a narração ficou com o foco muito fechado. Talvez se explorassem mais as amizades, o livro não teria ficado arrastado do meio para o fim.

A minha opinião sobre o livro ainda está um pouco confusa. Não estou acostumada com livros onde o narrador é homem, ainda mais um livro que trata de sentimentos e relacionamentos. O comum é livros retratando a mulher no relacionamento e por esse motivo digo que o livro é bom. Por vários capítulos é muito bom acompanhar as desventuras amorosas do personagem. O porém fica por conta de alguns prolongamentos e repetições. A Novo Conceito acertou na diagramação e a fonte é muito confortável. Assim como em todos os outros livros da editora. A capa também foi um bom acerto, apesar de que não acompanha o avançar de idade do personagem. Recomendo o livro aos jovens e aos curiosos por ter outro ponto de vista sobre os relacionamentos. Garanto que é bem diferente enxergar as situações através do olhar masculino.

22 comentários:

  1. Ainda não li o preço de uma lição e nossa, tem muita gente falando bem do livro! Acho que uma hora ou outra vou ter que comprá-lo para realmente comprovar se é bom ou não rs


    Beijos,
    Caroline, do http://criticandoporai.blogspot.com (tem postagem nova, viu?! rs)

    ResponderExcluir
  2. Estou bem interessada, confesso!
    Se desmistificar na minha mente essa coisa de homem não amar tanto assim, melhor ainda!
    rs



    http://resenhandomm.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Parece ser bem interessante só por ser contado por um garoto , e também por ele falar sobre sentimentos !!
    Gostei , ótimo resenha !!

    ResponderExcluir
  4. Dá vontade de ler todos os livros que são resenhados por aqui, hein? Gostei desse, mesmo que pareça um daqueles livros que não acrescenta muita coisa, a gente ler por diversão mesmo.

    ResponderExcluir
  5. Eu fiquei desconfiada desse livro quando lançou, mas o kit dele é bem legal e as resenhas que vi são todas boas. Um ou outro comentário sobre uma coisa ou outra ruim, mas no fim dizem que é bom. Quero mesmo ler, só não sei quando compro o meu. Ótima resenha de novo.

    ResponderExcluir
  6. Não me interessava não, mas vendo por outro lado parece até bom. Eu achei que era sobre a vida amorosa de um adolescente e não de alguém saindo dela. Fiquei curiosa sobre o que disse sobre o ponto de vista masculino, hahaha. Quem sabe ganho ele no top comentarista, estou sempre aqui mesmo.

    ResponderExcluir
  7. Não acho que conseguiria ler esse livro. Está bem fora do meu tipo de leitura.
    Acho que não aguentaria ver como é o lado masculino da história. O feminino já é complicado o bastante pra mim!

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem?

    Desculpe por não visitar o blog frequentemente, mas estive um tempo sem entrar na internet. Também recebi esse livro e confesso que tenho receio de lê-lo. Acho que apesar de demonstrar que os garotos também tem sentimentos, e isso é obvio, talvez ele exagere um pouco, pois quando garotos ficam muito dramáticos, há algo errado, rs, homem é homem e na vida real não há como negar isso. Mas, enfim, mesmo que tenho receio, ainda vou ler.

    Beijos!
    Caah Oliveira
    (Open Mind) http://openmindbook.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Frederico Devito? Aquele mesmo do Colíros Capricho escreveu esse livro junto com outro cara?! Se for ele mesmo, eu já ouvi falar nesse livro, e fiquei bem desconfiada dele ao ver um dos autores, é, eu tenho preconceitos,rs. Mas sua resenha até me fez interessar nele, tenho sempre aquela curiosidade de saber como os garotos são nos relacionamentos, se eles vivem os mesmos 'dramas' que nós, garotas, então se tiver a oportunidade de ler esse livro, eu vou ler :}

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Passei na Saraiva do Shopping Vitoria hoje e vi esse livro. Achei bonito, como todos os livros da Novo Conceito, mas a história ainda não me interessava, acho que eu esperava ler sua resenha ^^
    Parece diferente do que a gente esta acostumada a ler; um romance do ponto de vista feminino é tudo o que eu conheço. Um livro desse tipo narrado por um garoto vai ser p mim uma nova experiencia. Posso vir a comprar qualquer dia desses. =D

    ResponderExcluir
  11. Gostei bastante da resenha, eu comecei a ler esse livro e achei meio chato kkk, começou a enrolar muito na metade, mas isso foi no ano passado e diante de tantos trabalhos não continuei a leitura. Mas quero um dia terminar de ler esse livro. Gostei muito da sua resenha :)

    http://entrepaginasdelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. De repente todo mundo começou a falar desse livro, mas ainda to com pé atrás por causa do Frederico Devito hahaha falo mesmo: o preconceito tá me bloqueando hahaha

    ResponderExcluir
  13. Eu já ouvi criticas boas, ruins, ótimas, péssimas...tô curiosa pela fato de ser do ponto de vista de meninos, mas...vamos esperar mais um pouco e ver se alguém me dá ele de presente..rsrs

    ResponderExcluir
  14. Estava ansiosa pela sua resenha desse livro e não sei bem o porquê. Talvez o motivo seja que eu li esse livro e depois que terminei, não sabia se tinha gostado um pouco, se tinha sido uma leitura irrelevante ou se eu não tinha gostado. Mas afinal, eu acho que valeu a pena. A leitura realmente não rende em alguns pontos do livro, achei exagerado alguns detalhes e também a quantidade de nomes e personagens, mas não foi de todo o mal.

    ResponderExcluir
  15. Ganhei o livro em uma promoção e até agora não o li, tinha alguns livros na frente e eu os estou terminando. Vai ser bem diferente pra mim o livro ser narrado por um garoto, mostrando o ponto de vista masculino, normalmente os livros que leio são ao ponto de vista femininos.

    ResponderExcluir
  16. Gosto de livros onde o narrador é homem, mas esse livro não estava na minha lista de leituras e nem dos que queria comprar, ganhei ele e ainda não decidi se irei querer ler ou trocar! A sua resenha até que me mostrou um lado bom do livro, mas ainda tenho duvidas da leitura dele!

    ResponderExcluir
  17. Não é o meu tipo de livro, mas quase me dá vontade de ler, só pra tentar entender o que se passa na cabecinha masculina...rsrs

    Gostei da sua resenha e fiquei animada para ler esse livro.

    Thais Vianna
    @dathais
    dathais@hotmail.com

    ResponderExcluir
  18. Não é do meu estilo literário, definitivamente. Meu amigo tava lendo, e falou como é um pouco, o fato do menino contar o lado dele romântico, como os meninos amam e tal...
    Até li algumas páginas junto com meu amigo, e me surpreendi pela escrita, até que foi escrito assim.. porém, meio que nao tem uma história exata, e isso me incomoda.

    ResponderExcluir
  19. Eu o leria, achei interessante o tema. Talvez, seja uma boa opção para uma leitura fora aquelas que queremos.

    ResponderExcluir
  20. Estou lendo esse livro e estou adorando. O mais importante é ver o amor sob a perspectiba de um adolescente masculino, suas dúvidas, suas incertezas, seus medos, pois só temos visto isso em personagens femininas. Estou doida para ver o final.

    ResponderExcluir
  21. Em todo blog que entro só vejo resenhas negativas, a sua realmente me surpreendeu por não está esculhambando o livro, porém ainda sim não sinto vontade de lê-lo... Quero passar bem longe dele! Nem vou arristas, escutei muita coisa ruim e não quero gastar meu dinheiro com ele

    ResponderExcluir
  22. OOOOOOOOOI, Ya, booooooom dia! Coooomo está? Espero que bem! ♥ Sabe, eu estava vendo algumas de suas resenhas e a que mais me chamou atenção fora esta. A capa é muuuuuuito bonita e atrativa, gostei! E o nome, também! Aaaaaah, eu adoooooooooro livros assim, adoro! O rapaz é galinha. Depois, ele começa a perceber seus erros(como você mesma disse) e pá, finalmente se apaixona. Acho algo tãoooooooo lindo e, desculpe dizer, mas nada natural! Sim, meninos são capazes de amar, mas convenhamos: a maioria só quer bagunça, né? E eu concordo contigo, a maioria dos livros relata o relacionamento de uma mulher e não vice-versa! Isso é algo muito interessante e que me atraiu muito! E bom saber que você recomenda este livro justamente pra quem quer experimentar essa experiência diferente, ler um livro em que um menino é quem conta suas desventuras amorosas. É muuuuuuito interessante! ♥ Adooooorei sua resenha e, embora o livro não tenha te agradado muito, ele me intrigou bastante! :33

    Um enoooooorme e grande beijo,

    Juu-Chan || Nescau com Nutella

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.