15/01/2012

Resenha - O Fogo


Nome: O Fogo
No Original: The Fire
Autor (a): Katherine Neville
Páginas: 512
Editora: Rocco
Sinopse: Aos borbotões Alexandra Solarin toma conhecimento de sua ligação com o lendário Xadrez de Montglane, tabuleiro criado em Bagdá mil anos antes e responsável por inúmeras reviravoltas na história de alguns de seus parentes mais próximos, especialmente na de seu pai, Alexander Solarin. Nada poderia ser mais estranho para Alexandra Solarin do que receber um convite para a festa de aniversário da mãe. Por uma simples razão: Cat Velis nunca comemora aniversários. A verdade é que o convite soou mais como uma convocação. O que ela não esperava ao chegar a casa isolada nas Montanhas Rochosas do Colorado era deparar-se com um grupo inusitado de convidados e nem uma pista do paradeiro da anfitriã. À medida que Alexandra vai se inteirando do passado dos pais, velhos conhecidos, como Lily Rad, Ladislau Nim, o irmão de Alexander, e a própria Mireille, reassumem seus postos no tabuleiro ao lado de novos personagens, como o chefe de Alexandra, Rodo Boujaron, o misterioso vizinho de Cat, Galen March, e o jogador russo de xadrez Vartan Azov, a quem a protagonista conheceu 10 anos durante o trágico campeonato mundial de 1993. Reencontros aparentemente sem razão revelam movimentos perigosos no jogo, tanto no passado quando no presente.

"O Fogo" é aguardada sequência de "O Enigma do Oito" que demorou mais de vinte anos para ser lançado. Tudo se deve ao fato de que ambos possuem histórias marcadas pelos acontecimentos do mundo. Segundo a própria autora este livro só saiu porque o que aconteceu desde de que o primeiro foi lançado propiciou isto. Guerras, terrorismos, a queda do muro de Berlim e diversos acontecimentos históricos trouxeram de volta a história e os personagens que tanto adorei de "O Enigma do Oito".

Todas as características que adorei no primeiro livro estão presentes nestes e se não tivesse ficado tão arrasada com a morte que acontece logo no prólogo do livro teria prestado mais atenção ao fato que desde o início o assunto "renascer das chamas" não parou de aparecer. Para minha felicidade não só o livro trouxe muitas informações intricadas de história como também terminou de maneira perfeita e sem nenhum dano aos meus personagens preferidos.

Alexandra Solarin é filha dos dois protagonistas do livro anterior e fica desconfiada com o convite para festa de aniversário da mãe que está desaparecida. Tudo piora quando ela descobre a lista de convidados da mãe. Pessoas que nunca tiveram um relacionamento amistoso com sua família e principalmente o adversário do jogo fatídico de dez anos atrás. Envolvida na história que Lilly a conta sobre o jogo Alexandra precisa descobrir que papel desempenha nisso tudo e evitar que os adversários descubram o paradeiro da mãe antes dela. Explicar muito a trama é complicado pois ela gira em torno do que sucedeu "O Enigma do Oito". Com muita habilidade Neville conseguiu reascender a história de maneira original sem depender do mesmo formato já utilizado. Ao invés de seguir a mesma fórmula e mudar o cenário como é comum em continuações ela recriou a história e concluiu muito bem essa nova etapa de proteção do xadrez de Montglane.

Durante todo o livro somos apresentados a fatos e mais fatos sobre cultura árabe, basca e principalmente diversas fórmulas, teorias e enunciados de alquimia, matemática e física. Algumas vezes de maneira simples a autora consegue transmitir a ideia central do jogo, já outras ela complica bastante com extensas narrações. O diferencial entre este livro e o outro é que no primeiro ambas as partes, passado e futuro foram muito interessantes e era impossível desgrudar do livro. Desta vez todas as partes que retratavam o passado eu achei exageradas em informações e com pouca história. Fato que foi totalmente equilibrado pela parte do futuro, 2003 e a história de Alexandra, Vartan, Nokomis, Nim e todos os outros. Quando os capítulos em itálico apareceram não caiu a ficha de quem estava narrando, mas quando descobri quase dei pulos de alegria e toda infelicidade do prólogo passou.

Resumindo, Katherine Neville é perfeita em seus objetivos. Não conheço escritora que aproveita tão bem história e conhecimento para criar tramas tão intricadas e interessantes. O uso que ela faz de diversas ciências é incrível. Passa de alquimia por física e para mitologia que não tem nem como descrever todo o material que ela apresenta. A pesquisa feita para o livro é extensa e é eu acho muito bom quando um livro apresenta tantas coisas novas para o leitor. Catherine Vellis e Alexander Solarin estão entre meus personagens favoritos, junto com Lilly, Nim e Charlot é claro. Adorei mesmo e não ficaria nada triste se daqui há alguns anos aparecesse mais um livro para se juntar a lista.

A edição da Rocco ficou perfeita, não encontrei erros no texto e a capa casa perfeitamente com a reedição de "O Enigma do Oito". Só achei que o pássaro da lombada poderia ter sido colocado embaixo como a peça de xadrez do livro um, assim casaria na estante. Isso é detalhe claro e não faz muito diferença. Gosta de um thriller com muita ação, mistérios, segredos seculares, teorias e até sociedades secretas? Leia "O Enigma do Oito e depois corra para ler "O Fogo". São indispensáveis em minha humilde opinião. Muito legal ler uma história tão boa e no caminho aprender sobre tanta coisa.

Xadrez de Montglane - Katherine Neville
1- O Enigma do Oito
2- O Fogo

16 comentários:

  1. Ótima resenha! Não conhecia o livro, mas adorei conhecer :)

    Beijos, Bárbara.
    Sobre Meus Livros.

    ResponderExcluir
  2. Fiquei muito interessada em ler, recentemente li um livro sobre assuntos parecidos com os desse e percebi que gosto e muito, não só de livros de romances como antes pensava, achei bem legal envolver também cultura árabe *-* Já entrou pra minha lista de livros que quero ler esse ano!

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Pela sua resenha o livro é ótimo , e essa capa é maravilhosa !! Espero ler os livros da Katherine Neville ainda esse ano !!
    Abraços !!

    ResponderExcluir
  4. Caraca, vinte anos para ser lançado? D:
    E eu que reclamo quando começo uma série e o segundo só vai ser lançado daqui a alguns meses! Tenho que parar com essa mania rs

    Beijo,
    Caroline, do http://criticandoporai.blogspot.com
    Espero sua visita lá rs

    ResponderExcluir
  5. Realmente o livro demorou muito para ser lançando,20 anos,kraks!
    A capa ficou ótima,tudo a ver com o nome,sua resenha também ficou muito bem explicada!
    Bjos
    http://www.meusolhosleem.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Ei Yasmin,

    Não li a resenha toda porque eu ainda não li o primeiro livro e quero ler. ^^
    Tenho muita curiosidade para conhecer esta série, não sabia que tinha tanta diferença de tempo entre um livro e outro, legal.

    bjos

    ResponderExcluir
  7. Ainda não li nenhum dos dois, mas quero muito ler. Ótima resenha, adoro muito quando sou convencida a ler e desde a de O Enigma do Oito. Pelo que entendi ficou aberta uma possibilidade? Será que saí outro? Quero muito comprar, mas se for sair vou esperar :D

    ResponderExcluir
  8. Já cansei de ver esses dois livros lá no Submarino, mas nunca animei. Primeiro porque são caros e depois porque achei a sinopse confusa. Vendo sua resenha tão animada até deu uma pontinha de vontade. Vou ler a outra e vejo.

    ResponderExcluir
  9. Já li O Engima do Oito e estou com O Fogo na estante. A sua resenha me fez lembrar dele. Vou ver se coloco na frente, mas fiquei tensa, o que será que acontece no começo? Não me diga que alguém morre e ainda mais aquele alguém. Acho a capa tão linda, ainda mais essa de O Fogo.

    ResponderExcluir
  10. Sinceramente, não gostei mesmo desse livro.

    ResponderExcluir
  11. É muito bom conhecer livros através de você!

    ResponderExcluir
  12. Oi..

    Essa capa é muito linda, e o livro é muito bom.. Gostei da sua resenha e quero ler esse livro, mas como ele é o segundo de uma série vou ter que ler primeiro o anterior para depois esse.

    ResponderExcluir
  13. Essa capa é linda e estou fascinada pela história. Como já disse na resenha do Enigma do Oito, eu adoro matemática e Xadrez, então essa história me ganhou logo que a vi.

    Quero demais ler essa série.


    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  14. Ahhh O fogo *--*
    A perfeita continuação de O Enigma do Oito..com certeza Katherine Neville se tornou uma das minhas prediletas..mesmo tendo lido somente estes dois livros dela..mas são dois TUDO DE BOM!!
    E na minha opinião..eles são mesmo indispensáveis..sempre indico a leitura desses dois livros para qq pessoa..rsrs

    ResponderExcluir
  15. Amei a capa e gostei muito da sinopse e da resenha. Logicamente já está anotado para ler futuramente.

    ResponderExcluir
  16. Ainda não li o Enigma do Oito, mas a série parecer ser boa.

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.