14/01/2012

Resenha - O Céu Está em Todo Lugar


Nome: O Céu Está em Todo Lugar
No Original: The Sky Is Everywhere
Autor (a): Jandy Nelson
Páginas: 424
Editora: Novo Conceito
Comprar: Siciliano - Saraiva - Cultura - Fnac
Sinopse: Às vezes é preciso perder tudo, para encontrar a si mesmo... Lennie Walker, obcecada por livros e música, tocava clarinete e vivia de forma segura e feliz, à sombra de sua brilhante irmã mais velha, Bailey. Mas quando Bailey morre de forma abrupta, Lennie é lançada ao centro de sua própria vida, e, apesar de não ter nenhum histórico com rapazes, ela se vê, subitamente, lutando para encontrar o equilíbrio entre dois: um deles a tira da tristeza, o outro a consola. O romance é uma celebração do amor, também um retrato da perda. A luta de Lennie, para encontrar sua própria melodia em meio ao ruído que a circunda, é sempre honesta, porém hilária e, sobretudo, inesquecível.

Eu me sinto anormal quando falo deste livro. Talvez seja este o motivo dele só estar sendo resenhado agora, mais de um mês depois de eu ter lido. Sabe por quê? Porque eu não gostei deste livro. Não gostei quase nada. Custei a ler. Me debati em mil para não abandoná-lo pela metade. A história pode até ser bonita, mas em minha opinião foi mal aproveitada. Vou contar porque eu não gostei.

Lennie tem 17 anos e não foi criada pela mãe. Só tinha três pessoas no mundo, a avó, a irmã mais velha e o tio. É ama música, livros e é clarinetista na escola. Ela sempre viveu a sombra da irmã mais velha. Bailey era o porto seguro. A única certeza de Lennie. Enquanto Bailey sonhava, namorava e vivia, Lennie estava feliz em só acompanhar a irmã. Até que de um dia para o outro Lennie se vê sozinha no mundo. Bailey morre de infarte fulminante sem a menor chance de socorro. Sem rumo e sem alternativa ela é obrigada a encarrar o mundo e aprender a viver sem Bailey. Como fazer isso é que ela não sabe. Tudo ficou sem ritmo e agora ela, a avó e o tio precisam encontrar uma forma de seguir em frente. Até ai tudo bem. A história prometia ser até legal e principalmente triste. Pois imaginem perder uma irmã, um irmão? Pois é. Não gosto nem de pensar na possibilidade, mas depois das primeiras páginas tudo descambou.

A autora inventou de enfiar Lennie no meio de dois garotos. O ex-namorado na irmã, Toby e o novato da classe, Joe Fontaine. Agora me explica onde está a lógica de curar luto namorando, ficando ou seja lá o que for com o ex da irmã? Não comprei nenhuma das desculpas ou explicações de autora. Não achei os motivos verdadeiramente possíveis ou sinceros. Uma coisa é você passar horas com a pessoa conversando sobre a pessoa que morreu, outra coisa é só porque ela sente o mesmo que você a respeito da perda é sair dependurando no pescoço dela. Não é moralismo e nem nada do tipo. Simplesmente não dá. E a forma narrativa que a autora usou deixou tudo cansativo demais. Lennie em 90% do livro estava uma chata. Isso quando não estava com medo. Para uma pessoa que escreve tanto quanto ela como vimos entre os capítulos ela podia ter escrito sobre a irmã. Quer melhor forma de eternizar uma lembrança e seguir em frente? As partes que ela estava com Joe salvaram. Pena que não foi assim o livro todo. Só ele e ela.

O livro tem sentimentos vívidos? Sim tem. Não posso negar que é um livro que emociona em certas partes. Mais pela situação, perda da irmã, do que por qualquer outra passagem. As partes que a própria Lennie escrevia e ia largando cidade a fora foram as partes mais bonitas do livro. A edição do Novo Conceito estava perfeita. A capa mais dura e de textura diferente, a fonte em azul e todos os outros detalhes ficaram perfeitos. O kit deste livro também foi um dos mais bonitos que já vi. Uma pena que ao ler o livro não tenha sentido como cem por cento das pessoas. Pode procurar no skoob. Todo mundo gostou, menos eu. Se recomendo o livro? Sim, para aqueles que gostam de um romance acima de qualquer coisa. Recomendo para quem gosta de um livro triste e com uma mensagem até bonita, e que não se importem tanto com certos detalhes como eu. Deixo aqui duas imagens internas do livro. Imagens encontradas na internet. Fontes: Kellen Baesso e Balaio de Livros. aqui e aqui.

20 comentários:

  1. Ahh, li resenhas boas mesmo desse livro , parece ser um livro ótimo , para que gosta de romances . E não faz meu estilo , mas a capa é bem bonita !!

    ResponderExcluir
  2. Eu sou uma amante de livros de romances com mensagens bonitas, vou ver se consigo ler esse livro e se vou gostar, por que me importo com detalhes também, mas a história em si do livro não me cativou muuito. Achei ele lindo mesmo, tanto a capa como o interior das fotos ><

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Poderia ser uma história mais bem trabalhada do que um simples e batido triangulo amoroso adolescente mesmo.

    ResponderExcluir
  4. Gostei da resenha, ficou muito completa e deu para entender muito sobre o livro. Achei a capa dele muito legal e o enredo também, mas sempre tinha um pé atrás em querer lê-lo, mas após ler esse texto acho que vou gostar do livro sim.

    Abraços
    http://entrepaginasdelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Eu não li portanto não posso falar, mas eu gostei da resenha e quando ler volto para comparar. É tanto comentário positivo que é bom encontrar um diferente antes de ler.

    ResponderExcluir
  6. Amei esse livro e não sei como não pode gostar. Até entendo seu lado, mas é tão apaixonante! Boa resenha, é diferente encontrar opiniões diferentes da nossa.

    ResponderExcluir
  7. "Mesmo sem ler o livro achei a resenha muito boa,muito realista.Adorei!!!!"

    ResponderExcluir
  8. own a capa do livro é linda e pela resenha a historia do livro é mais linda ainda e muito emcionante

    ResponderExcluir
  9. Fiz uma troca por esse livro esses dias. Andei folheando ele e gostei bastante, agora falta ver o contéudo, apesar de triste irei me arriscar lendo-o, quem sabe não foi uma troca perdida.

    ResponderExcluir
  10. Oi..

    Foi por uma indicação de uma amiga que leu e gostou que acabei comprando o livro e lendo. E quando esse livro chegou na minha casa além de ser muito bom, pois, amei ler cada página dele, o layout das páginas dele é divino.. Eu recomendo a leitura desse livro.. Você deu três estrelas para ele eu por outro lado daria 5 estrelas para ele

    ResponderExcluir
  11. Fiquei curiosa e receosa em ler o livro agora kkk ri muito na parte que falou "onde está a lógica de curar luto namorando" até contei pra minha irmã que somos muito apegadas e ela riu! Esse livro comprei a algum tempo mas ainda não li tenho curiosidade e nem me lembro o que me fez comprá-lo acredito que deva ter sido as resenhas, se tivesse lido a sua antes kk acho que não teria comprado e seria um a menos ocupando espaço, mas como sempre costumo ressaltar: Toda leitura é bem vinda! Gostei da resenha.

    ResponderExcluir
  12. Estou lendo esse livro e estou gostando. Amo romance. Sou critica com livros, as história e como é retratados os momentos e os lugares. Acho que a autora deveria ter dado mais enfase nos lugares, e para as características. Estou lendo a parte dois, espero que quando terminar de ler-lo continue gostando assim como estou agora.

    ResponderExcluir
  13. Livros que falam sobre perda acabam sendo bem interessantes. Esse me lembrou um pouco Em busca de Zoe.

    Achei a capa desse maravilhosa e tenho bastante vontade de ler. Pode ser falho em alguns detalhes, mas mesmo assim acho que no final a leitura vai compensar.

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  14. Eu quase ia alugando esse na biblioteca, pq nao estava parando lá.. mas ao ler atrás da capa.. sei lá, eu gosto de livros 'tristes' com mensagens, reflexões, mas esse parece que foi escrito só pra comover e vender mais.. nao caprichou nos detalhes como vc disse.

    ResponderExcluir
  15. Eu comprei este livro, esta para chegar! Espero gostar da história, apesar das "falhas" !.
    Gostei muito da capa! *-*
    .. E gostei da sua resenha!.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Nossa, Yas. Fiquei surpresa por não gostar desse livro. Foi uma leitura que me agradou tanto! A diagramação é perfeita, os personagens são interessantes, só a Lennie me irritou às vezes. Acho que a mensagem que a autora quis passar, foi feita com sucesso. É um livro que eu realmente recomendo. Beijocas.

    ResponderExcluir
  17. Gosto da capa desse livro. Sua resenha está muito boa. Já tinha lido algumas resenhas sobre o livro e até agora só li comentários positivos. Acho que quando o ler, vou gostar.

    ResponderExcluir
  18. Eu estava tentando dar um tempo de livros ao qual o tema envolvia morte, doenças terminais ou extremamente graves, pois sempre fico muito abalada com esse tipo de enredo, mas depois de inúmeras resenhas positivas que li a respeito desta incrível obra eu precisava ver o porquê das pessoas terem achado ele tão bom. Eu não me arrependi por ter lido, mas senti meu coração sendo despedaçado nos momentos mais difíceis que Lennie passou.
    A todo o momento em que li o livro senti que Lennie já estava decidida por quem estava apaixonada, o que havia entre Toby e ela era apenas uma saudade mutua de Bailey, para mim isto tornou o livro bem diferente do que aquelas velhos e clichês triângulos amorosos.

    ResponderExcluir
  19. Encomendei esse livro meio que de olho fechado mal sabia direito da história. Mas agora me decepcionei um pouco, não pensava que ele era tão triste.

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.