06/01/2012

Resenha - Jogos Vorazes


Nome: Jogos Vorazes
No Original: The Hunger Games
Autor (a): Suzanne Collins
Páginas: 400
Editora: Rocco
Comprar: Submarino - Cultura - Travessa - Leitura
Sinopse: Constituída por uma suntuosa Capital cercada de 12 distritos periféricos, a nação de Panem se ergueu após a destruição dos Estados Unidos. Como represália por um levante contra a capital, a cada ano os distritos são forçados a enviar um menino e uma menina entre 12 e 18 anos para participar dos Jogos Vorazes. As regras são simples - os 24 tributos, como são chamados os jovens, são levados a uma gigantesca arena e devem lutar entre si até só restar um sobrevivente. O vitorioso, além da glória, leva grandes vantagens para o seu distrito. Quando Katniss Everdeen, de 16 anos, decide participar dos Jogos Vorazes para poupar a irmã mais nova, causando grande comoção no país, ela sabe que essa pode ser a sua sentença de morte. Mas a jovem usa toda a sua habilidade de caça e sobrevivência ao ar livre para se manter viva. Ambientado num futuro sombrio, uma luta mortal pela sobrevivência encenada por crianças e transmitida ao vivo para todos os habitantes de uma nação.

Fazia muito tempo que queria ler este livro, mas acabei deixando passar meses antes de comprá-los. Para piorar só consegui comprar os dois primeiros porque o terceiro estava indisponível. Detesto quando isso acontece, mas essa semana comprei o terceiro e pude dar início a leitura da trilogia mais badalada do último ano. Após 400 páginas sou obrigada a concordar que o livro é fantástico. Se não fosse alguns detalhes diria que o livro é perfeito.

A trama começa de maneira simples apresentando com Katniss a personagem principal apresentando a história de Panem, a nação que surgiu em um lugar que já foi conhecido como américa do norte. O país foi dividido em 13 distritos, mas após uma rebelião conjunta o distrito 13 foi destruído e a partir daí a Capital criou regras rígidas e os Jogos Vorazes. Os jogos representam o ápice do poder da Capital sobre a população dos distritos. Uma forma de demonstrar o que pode acontecer caso se rebelem novamente. 12 Meninos, 12 meninas e apenas um poderá sair com vida da arena. O dia do sorteio é conhecido como Colheita. Data onde em todos os distritos a população de reúne na praça e é lido a história de Panem. E é assim que no dia da Colheita Katniss se oferece como tributo para salvar sua irmã mais nova Prim, que participava do sorteio pela primeira vez. Para piorar a situação o tributo masculino é Peeta Mellark, o garoto que anos atrás a salvou de morrer de fome.

A narração de Suzanne casa perfeitamente com a trama que a cada virada de página causa surpresas de todas as espécies. Passamos por inconformismo com o destino dos personagens, ódio por uma sociedade tão injusta, asco por ações tão desumanas e pela curiosidade sobre uma sociedade totalmente nova e reconstruída. É inevitável não ficar curiosa para saber mais sobre a Capital e seu funcionamento. É um eterno contraste entre distritos tão pobres, antiquados e a Capital tão moderna, futurística e cheia de recursos. O meu sonho era que Suzanne tivesse tido a ideia de uma série com 13 livros, isto é, um para cada distrito e um livro final com o fim dessa sociedade absurda.

Contudo não posso reclamar de quase nada sobre o livro. Katniss é uma personagem muito boa, só não é melhor por causa dessa incapacidade de enxergar a verdade sobre o amor de Peeta. Irritante foi aquele final e as conclusões de que tudo era uma armação. Cega, só se ela fosse cega para não enxergar a verdade. Pelo menos penso que nenhuma garota por mais dura que fosse deixaria de notar fingimento e verdade. Katniss entrou para lista de personagens de que gosto muito e é a quarta que manuseia com habilidade um arco e flecha. Peeta mesmo teria dado alguma dica se fosse mentira. Tonta. Ainda bem que as outras ações dela me fizeram esquecer um pouco essa mancada. Peeta também é um ótimo personagem e deveria ter chamado Katniss para a realidade.

Não quero nem comentar a parte em que eles estão na arena. São fortes, aflitivas e a graça está em ser surpreendido com uma ação ou um desdobramento da história. As cenas finais dos jogos foram de tirar as palavras. Apesar de não conhecermos muito os outros tributos é fácil de pegar torcendo contra ou a favor de um deles. É inimaginável com 16 anos ou menos ser obrigado a ir para uma arena e matar outros 23 se quiser sobreviver. Chocante, emocionante e complexo. Suzanne Collins conseguiu criar algo inteiramente novo para um público amplo. Se a literatura estava caindo na repetição com Jogos Vorazes ela conseguiu uma chance de provar que ainda é possível inovar. O porém fica para o aprofundamento da história que ficou leve devido ao público que a autora focou, mas nada que prejudique o bom tema do livro.

A Rocco caprichou no livro. As folhas são as amarelas e a fonte é agradável. Não encontrei nenhum erro de ortografia e/ou tradução. A diagramação do livro é muito boa e gostei bastante dos detalhes. Como a folha preta no início do livro e os marcadores de capítulos. A capa é softouch se não me engano e como o nome mesmo diz é muito bom pegar no livro, sentir a capa. Recomendado para todas as idades e todos os gostos.

Jogos Vorazes - Suzanne Collins
1- Jogos Vorazes
2- Em Chamas
3- A Esperança

74 comentários:

  1. Eu adoro Jogos Vorazes , Minha trilogia favorita!!
    Suzanne Collins criou algo totalmente original , por isso se tornou minha escritora favorita .
    Abraços !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E pra que idade ??? To querendo ganhar de natal obs:tenho 10 anos Alguemm responde pffff!!!!!!!!!

      Excluir
  2. Ah eu sou fá dessa trilogia, mas não li o três ainda! Gostei muito da sua resenha, na época que li não era muito de ler blog e adorei o que disse sobre a Katniss! Verdade pura. :D Sei lá se sobreviveria aos jogos vorazes. hehehe

    ResponderExcluir
  3. Muita gente fala desse livro, mas eu mesmo não sabia sobre o que se tratava, pelo que li na resenha deu para entender a razão do sucesso dessa trilogia.

    Parabéns pela resenha, ficou muito completa!

    Caique Fortunato - Entre páginas de livros / Twitter

    ResponderExcluir
  4. O livro é realmente muito bom, porém, a Katniss não me agradou. Pra mim ela é totalmente irritante e egocêntrica. Mas, eu gosto da história e acho que se a personagem fosse outra eu teria adorado.

    Beijos

    Amigas entre Livros

    ResponderExcluir
  5. Acabei de ler esse livro no domingo passado e provavelmente hoje termino Em Chamas. É ótimo, realmente ótimo, assim como sua resenha haha Concordo com o que tu disse sobre a Katniss, achando que todos os sentimentos do Peeta era fingimento... por um ou outro momento, no início do livro, podia até ficar em dúvida, mas no final eu já estava com vontade de me materializar lá e bater a cabeça dela na parede para ver se deixa de ser tão cega HAHAHA

    ResponderExcluir
  6. Amei esse livro assim que o peguei, ganhei numa promo e fiquei apaixonada. É um livro excelente!!!
    Agora só falta A Esperança, que já está chegando aqui em casa \o/

    Adorei a resenha!!

    Beijos

    http://kastmaker.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pela resenha! Muito bem elaborada, aliás!
    Ainda não li essa série, pois estou numa fase de livros que não possuem continuação - vai entender a louca, né! -, mas assim que meu gosto por livros em séries voltar, com certeza esta já está na minha lista!

    Espero sua visitinha lá no blog!
    Beijos,
    Caroline.
    http://criticandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Adoro Jogos Vorazes e concordo com o que falou da Katniss sobre o Peeta. Passe o livro com vontade de bater nela! Quero as outras resenhas logo! =**

    ResponderExcluir
  9. Essa séria é mesmo muito boa. Parabéns pelas resenhas, elas são super completas e boas de ler. Acima de tudo elas nos permitem formar uma opinião sobre o livro, facilitando a escolha de leitura :D

    ResponderExcluir
  10. Amo essa série e realmente Katniss é bem irritante no começo dela com Peeta, mas adoro a série, a autora e sofri horrores lendo. Mal acredito que fevereiro já chegou e não vai demorar para eu ver tudo no telão. Ótima resenha mesmo.

    ResponderExcluir
  11. Depois que vi o trailer do filme, fiquei super interessada em ler os livros, ainda mais que um amigo meu me recomendou ele! A resenha só me fez querer ler ainda mais.

    ResponderExcluir
  12. Deve ser muito legal este livro!Com o lançamento do filme agora só se fala nela e estou com muita vontade de ler esta aventura que deve ter o que mais gosto em contos bastante ação e batalhas!Parabéns pelo site!

    ResponderExcluir
  13. Estou ancioso para ler esta série!

    ResponderExcluir
  14. Eu li Jogos Vorazes e me apaixonei. Tô louca pra ler a continuação, a história é boa demais. Eu ganhei ingressos p o filme, e acabei assistindo antes, mas não atrapalhou em nada a minha leitura, foi realmente emocionante.

    ResponderExcluir
  15. Eu estou lendo, estou quase no final. Todas as resenhas desse livro são positivas, e eu estou gostando bastante. Como eu já assisti o filme (e não muda muita coisa do filme para o livro) então eu já sei praticamente tudo que acontece no livro... Não vejo a hora de começar os próximos, porque dai fica aquela leitura com surpresas, que é uma delicia!

    http://libraryinhouse.blogspot.com.br/

    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Jogos Vorazes foi amor à primeira vista! Bem... não exatamente isso, mas posso dizer que me apaixonei pela trilogia logo nas primeiras páginas. É uma leitura emocionante, e eu amei cada segundo (apesar de ter ficado inicialmente indignada com Katniss por ficar com Peeta, mas gostei depois de pensar um pouco, rs).

    ResponderExcluir
  17. Depois de tanto tempo, depois de tantos comentários bons resolvi da uma chance para o livro. Com certeza vou começar a ler com as expectativas lá em cima, espero não me decepcionar, mas se for tudo isso como tu descreveu na resenha tenho certeza de que não vou.

    ResponderExcluir
  18. Eu me surpreendi muito com esse livro, pensei que seria uma chatice imensa, mas acabe gostando. Pra mim um das limitações é o fato de ter narração em primeira pessoa, o leitor fica meio que preso às sensações do narrador e isso aumenta a curiosidade sobre o que está acontecendo com o 'resto' da história.

    ResponderExcluir
  19. Legal, quero ler. Ainda nem assitir o filme pra ler o livro primeiro ;)

    Bjs, laila.
    www.gotasdeframboesa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Oi..

    Eu vi o filme e me encantei pela a série.. E por isso estou louca de vontade de ler essa série.. E depois da sua resenha fiquei louca de vontade de ler esse livro..

    ResponderExcluir
  21. Assisti apenas o filme até agora,e já fiquei com gostinho de quero mais, querendo saber a continuação. Se ganhar a trilogia, já fico sabendo a estória completa!

    ResponderExcluir
  22. Cara, eu li os três livros e, tipo, eu detesto a Katniss... #prontofalei

    ResponderExcluir
  23. Por enquanto eu apenas assisti o filme, conheci a trilogia pouco antes do filme ser lançado e tentei ler antes, mas infelizmente não tive tempo.
    Tentei comprar a trilogia mês passado, mas como encontrei uma promoção mais em conta com os livros da saga 'os Imortais" da Alyson noel, deixei jogos vorazes pra depois.
    Mas todas as resenhas que li a respeito dos livros, são muito positivas, muita gente torce pra que ela fique com o Peeta, mas eu particularmente não gosto da ideia, vai ver que é porque ainda não li o livro.

    Beijos da Lua =*
    www.tyciahadiresenhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Primeira resenha que leio sobre esse livro. E primeira vez que paro para ler a sinopse, pois achei a capa muito esquisitinha - falei, me julgem, me processem. A sinopse é super bem estruturada, o que chama bastante atenção; E não sabia que tinha filme do mesmo, só descobri agora que li o comentário de uma menina acima.

    ResponderExcluir
  25. Cada resenha que leio desse livro só aumenta minha vontade de ler a saga! Estou muuuito ansiosa para começar :)

    ResponderExcluir
  26. Sou um grande fã dessa trilogia. Vale a pena ler.
    A resenha está boa demais. Gostei, parabéns!

    ResponderExcluir
  27. Estou louca pra ler a trilogia, mas se fosse 13 livros ia demorar uma vida pra ser publicado hehe

    bjos

    ResponderExcluir
  28. Estou com muitas,mais muitaaa vontade de ler este livro.
    Por isso não assisti o filme pois o mesmo sempre me decepciona,em geral.Quando você lê um liro e logo a seguir assisti o filme você sempre acha que cortou uma parte que não devia...Enfim,a livro aparenta ser perfeito,adorei a capa!

    ResponderExcluir
  29. Essa trilogia entrou para a minha lista de livros prediletos há uns dois anos. Sim, Katniss talvez não seja a melhor das protagonistas, e sua desconfiança irritou muita gente, mas na minha opinião ela vai melhorando conforme a história avança. Gosto muito da ideia dos Jogos, apesar de ter ficado meio horrorizada no início, afinal são todos crianças.
    http://blog.fomedelivros.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Eu comprei o primeiro da série e estou ansiosa para ler, (mas tenho outros na 'fila' antes dele!). Como é um livro muito comentado e como estou me segurando para não assistir ao filme, resolvi comprar logo. Acho a ideia da Suzanne incrível e não vejo a hora de conhecer melhor Panem e me apaixonar por Peeta.

    ResponderExcluir
  31. Interessante, o filme foi um sucesso e meu filho adolescente adorou. Imagino que adoraria ler o livro tb. Confesso que não seja meu tipo de leitura, mas seria muito legal ler ao lado dele. Acho bem gostoso um suspense, deixando a leitura instigante e o leitor querendo mais. Gostei!

    ResponderExcluir
  32. Eu simplesmente me apaixonei pelo filme, imagina o livro... Muito curiosa para ler os outros 2... Maravilhoso!!

    ResponderExcluir
  33. Fiquei curiosa por essa trilogia só por causa dos filmes e depois de ouvir tanta crítica boa de alguns amigos que leram. \o/

    ResponderExcluir
  34. Fiquei curiosa depois do filme e de ouvir tanta crítica boa sobre os livros *-*

    ResponderExcluir
  35. Eu estou muito afim de ler! Não vejo a hora de ter eles, a história parece ser muito boa!

    ResponderExcluir
  36. Giuly 21 de setembro de 201221 de setembro de 2012 às 11:24

    Muito bom!!!

    Imagine só correr todo esse perigo para poupar a irmã, grande coração!

    ResponderExcluir
  37. Jogos vorazes é simplesmente o livro que eu mais gosto na atualidade, e sua resenha foi perfeita. Adoro a história do livro, pra mim foi totalmente inovadora, me prendeu do começo até o fim,não tem como não amar.

    ResponderExcluir
  38. Ainda não li os livros, mas me parecem muito bons. Estou louca de ansiedade, toda série promete muito e tenho certeza que não irei me arrepender quando ler.

    ResponderExcluir
  39. Já escutei falando muito bem dessa série, gostaria muito de ler!

    ResponderExcluir
  40. Eu sou completamente apaixonada por Jogos Vorazes, tanto os livros como o filme... É um livro que prende muito a atenção do leitor. Por enquanto só li o Jogos Vorazes, estou muito ansiosa para ler os outros, parecem ser maravilhosos! Adorei a resenha *--*

    ResponderExcluir
  41. AAAAAAAAAAAAAA...Eu também tive vontade de abrir os olhos da Katniss a força, sobre o Peeta...Como uma pessoa tão esperta em alguns aspectos pode ser tão burra em outros? rsrs

    Acho qu existem pouquissimos aspectos negativos nesse livro. A capa é linda. O livro é bom. Tudo é ótimo.

    Thais Vianna
    @dathais
    dathais@hotmail.com

    ResponderExcluir
  42. Eu li a trilogia recentemente, e posso dizer que eu me apaixonei logo nos primeiros capítulos de Jogos Vorazes, eu me emocionei em vários momentos, era como se eu mesma estivesse lá. A Suzanne é ótima escrevendo e enquanto lia eu não conseguia pensar em mais nada, eu simplesmente devorei a trilogia em 5 dias, isso por que tive que ir a aula, se não acho que teria sido menos. Eu sou apaixonada pelos livros e por todos os personagens, não tenho nada do que reclamar. A resenha esta ótima.

    ResponderExcluir
  43. Estou louca pra ler essa coleção, eestá sendo muito comentada ultimamente ne? Principalmente por causa do filme...

    Adorei sua resenha, parabens

    ResponderExcluir
  44. tudo mundo fala dessa trilogia estou muito afim de ler.

    ResponderExcluir
  45. Li o livro e amei, a resenha fala exatamente o que o livro passa. Katniss dá uma bela mancada mesmo! Acorda borboleta o garoto ama ela, agora estou ansiosa para ler o "Em Chamas" até teno mas estou sem tempo de encaixar na fila, tenho muitos na frente!

    ResponderExcluir
  46. Eu só assisti ao filme, e adorei. Provavelmente vou amar os livros, já que é fato que são melhores que suas adaptações!!

    Participando da promoção por eles e torcendo aqui.

    Abraços
    e boa semana
    Gabi
    sonhosaventuras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  47. é engraçado, conheci os livros e depois foi que fui assistir ao filme. E depois de assistir que tive vontade de ler os livros. Adorei a sua resenha!
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  48. Conheci depois de saber do filme (que já estava se popularizando), achei que seria chato porque distopia nunca me chamou atenção... assisti ao filme só por curiosidade e depois já me descobri apaixonada por Suzzane Collins... quero ler a trilogia antes de assistir aos próximos filmes (: Só resenhas positivas dele e agora tenho muuuitos livros do tema na minha wishlist e estou louca pra lê-los *-*

    ResponderExcluir
  49. Eu querooooo muito ler esse livro essa resenha esta bem bacana dispertou ainda mais meu interesse !!

    ResponderExcluir
  50. eu me interessei por esse livro depois de ver o filme fiquei louca para lê-lo, e essa resenha só fez minha vontade aumentar ainda mais, tenho certeza que é demais.

    ResponderExcluir
  51. adorei a resenha e to dooooida para ler todos vi o filme e amei e sou #teampeeta

    ResponderExcluir
  52. Amo essa trilogia, tenho uma carinho especial por ela. Jogos Vorazes foi o melhor livro que li esse ano, e o carinho especial se dá pois este livro me fez começar a amar distopia.

    ResponderExcluir
  53. Estou terminando de ler o livro e adoro a Katniss. Fico irritada tambem com sua cegueira o Peeta é uma graça. A melhor distopia que li. Estou ansiosa para ler os próximos livros.

    ResponderExcluir
  54. Não conhecia nada sobre a trilogia até assistir ao filme e gostar muito. Quero ler também o livro porque nos livros são tudo mais detalhados e ler os outros consecutivos sem precisar esperar loucamente o filme estrear.

    ResponderExcluir
  55. Louca pra ler!! Nem vi o filme pra não dar spoilers pro livro!! Quero muito muito muito e muito. É meu tipo de história mesmo...
    Eu fiquei sabendo que o livro se inspira na mitologia do Minotauro, mas pelas resenhas que li dele nunca entendi muito bem o porque dos distritos e dos tributos.

    ResponderExcluir
  56. O que é esse livro. Eu li toa a trilogia em uma semana, não podia deixar pra saber depois o que iria acontecer.

    ResponderExcluir
  57. Amei a sua resenha, sempre tive curiosidade para ler uma resenha desse livro, mas devo dizer que eu nao curto muito este estilo de trama, com muita morte e violencia, igual a um filme de terror, não é minha praia, mas é uma trilogia legal, para aqueles que curtem este tipo de trama.
    :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora que assistir os dois filmes da série Jogos Vorazes, me apaixonei e estou curiosíssima para ler a trilogia do livro e para assistir Jogos Vorazes a Esperança parte 1...
      huuuuuuuuuu

      Excluir
  58. Só uma frase define esse livro: PERFEIÇÃO. Nunca li nada parecido e tão bem escrito,fazendo o leitor ter as mais diversas sensações e emoções ao extremo.

    ResponderExcluir
  59. eu ainda não li o livro mas assisti ao filme e fiquei encantada com a história. Desejo ler a série. Gostei muito da resenha.

    ResponderExcluir
  60. O filme foi bom, isso apesar de algumas partes não terem entrado no filme.

    ResponderExcluir
  61. Eu estava com o pé atrás de ler em um primeiro momento, mas depois vi a Aline Valek falando maravilhas da protagonista e resolvi dar uma chance. Não me arrependi! Devorei a trilogia em poucos dias e corri pra ver o filme (já na expectativa para Em Chamas).
    A história é ótima, a Katniss é muito <3 e a escrita vale a pena. Boa resenha!

    Renata
    http://mardemarmore.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  62. Cara , eu preciso mtt ler esse livro para sobreviver . Esse livro deve ser intenso, realista e comovente . Mais money tá em falta, mas assim que o money resolver aparecer na minha vida .. JOGOS VORAZES' !

    ResponderExcluir
  63. Não sei porque, mas meu santo simplesmente não bate com este livro, talvez seja o fato de que os fãs dele criticam muito twilight e eu realmente não admito isto, por este motivo nunca dei uma chance a esta obra. Mas já ouvi bastante sobre ele, algumas amigas já leram e gostaram e me contaram um pouco do enredo. Eu sou uma pessoa que ama romances água com açúcar e talvez esse seja o grande problema, para mim JV só tem morte. Enfim, quem sabe um dia quando eu tiver um tempo e não tiver livros mais interessantes para ler eu não dê uma chance? Ou quem sabe quando os fãs de JV respeitarem os de Twilight eu posso perder meu precioso tempo com este livro?

    ResponderExcluir
  64. Nunca li nada dessa autora, mas todo mundo elogia então quero muito ler!

    ResponderExcluir
  65. Ai, eu quero este livro e vou adquirir este ano a trilogia, se Deus quiser... só não sei se vou ler pq preciso terminas outras sagas e trilogias antes!
    Eu simplesmente amo a temática do livro...
    Vejo a protagonista como uma guerreira mesmo... gosto de personagens confiantes e destemidos!
    E o romance deixa a estória mais leve e doce... e como tem continuação, acho que deslancha, né? hehehe

    ResponderExcluir
  66. Quando li os cinco primeiros capítulos, a história realmente não me atraiu. Mas, depois de ver os filmes e ler sua resenha, vou dar mais uma chance ^^

    ResponderExcluir
  67. Estou com muita vontade de ler o livro, mas pretendo comprar o box em inglês. Mal posso esperar!

    ResponderExcluir
  68. Já tinha vontade de ler esse livro antes, mas agora preciso dele urgentemente!! Amo distopias, li a série Feios, e o primeiro livro de Divergente, e o próximo da fila vai ser Jogos Vorazes. Um reality show que brinca com a vida das pessoas é algo que nunca vi, acho melhor ir preparando os lencinhos!

    ResponderExcluir
  69. Eu não acho que ela pensava que os sentimentos do Peeta eram fingimento, só acho que ela não amava ninguém além dela mesma e da irmã, eu, até hoje, não entendo esse romance que descrevem nas resenhas a fora, pra mim fica mais que explícito que, na arena, ela só ficou com ele para se salvar, simples assim, nada de amor, apenas sobrevivência

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.