29/01/2012

Resenha - Harry Potter e A Pedra Filosofal


Nome: A Pedra Filosofal
No Original: The Philosopher's Stone
Autor (a): J.K. Rowling
Páginas: 264
Editora: Rocco
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Harry Potter foi adotado pelos tios após a misteriosa morte de seus pais. Confinado a um armário localizado em baixo das escadas, Harry leva uma vida de privações enquanto seu primo, gordo e chato, ganha os presentes mais caros que pode. EntretanTo, no dia de seu aniversário de 11 anos, Harry recebe uma visita inesperada e descobre que é um bruxo, assim como seus pais foram, e que está convidado a ingressar na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Harry Potter e a Pedra Filosofal' conta a história de um menino que dorme embaixo de uma escada na casa dos tios. Quando ainda bebê, Harry teve sua casa invadida por um terrível bruxo responsável pelo assassinato de seus pais e é o único sobrevivente. Porém, Harry não sabe disso, e acha que é apenas um garoto normal que às vezes parece fazer coisas estranhas acontecerem. Entretando, no dia de seu aniversário de 11 anos, Harry recebe uma visita inesperada e descobre que é um bruxo, assim como seus pais foram, e que está convidade a ingressar na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Harry, então, vai para Hogwarts, onde irá aprender poções, feitiços e a jogar Quadribol, e se meter em aventuras que irão ensiná-lo sobre a vida.

Primeira resenha de Harry Potter para o projeto releitura "Percy & Harry" e não sei bem como começá-la. Quando li pela primeira vez este livro não sonhava que anos depois seria uma leitora inveterada e blogueira. A história de J.K. Rowling já recebeu todo o tipo de elogio e crítica possível, portanto é complicado não soar clichê, mas vou tentar.

Harry Potter foi deixado na porta dos tios quando bebê e cresceu rodeado nas pessoas mais medíocres e maldosas possíveis. Vivendo dentro do armário embaixo da escada ele só usava coisas de segunda mão e seus tios sempre disseram que seus pais morreram em um acidente de carro. Coisas estranhas vivem acontecendo com Potter, mas ele nunca deu uma bola para isso, mas a coisa muda quando no seu aniversário de 11 anos cartas e mais cartas começam a chegar e com o endereço mais do que preciso. Os tios mentirosos como são tentam impedir de qualquer maneira que Potter ponha os olhos naquelas cartas, mas não conseguem. Ele é informado que tem uma vaga em Hogwarts, escola de magia e bruxaria. Ele descobre sua origem e o porquê de viver com seus tios. A partir daí Harry parte para uma nova vida e o leitor é introduzido em um mundo fantástico completamente novo.

Os primeiros capítulos mostram a justaposição de dois mundos e seus contrastes, junto com Harry Potter pouco a pouco vamos entendendo como tudo funciona. O mundo dos trouxas, seres humanos comuns e o mundo mágico. A sobreposição e os caminhos que levam até ele. O beco diagonal, o banco Gringotes, a plataforma 9½, o expresso Hogwarts e muito mais. É um livro introdutório e por isso mesmo a trama em si é simples. Do mesmo jeito que Harry "retorna" ao mundo mágico temos na trama Voldemort tentando "retornar" a sua forma antiga utilizando a pedra filosofal.

Muitos consideram este livro o mais fraco da série, porém não leva em conta a introdução acertada de características do mundo criado e de personagens. Conhecemos como funciona Hogwarts, que nada mais é do que um internato ao estilo britânico, com a diferença de fantasmas andando pelos corredores, professores bruxos e itens mágicos. Somos apresentados aos Weasleys, aos Malfoy, a Dumbledore, o bruxo chefe, a vários professores, ao quadribol, as quatro casas de Hogwarts, etc. É bastante coisa introduzida, o que demonstra uma grande habilidade narrativa. Isso tudo em meio a fundos que vão ser importantes nos próximos livros. O livro se permite detalhar e introduzir um mundo mágico tão novo e tão repleto de coisas incríveis que não consigo encontrar defeitos. Criações tão criativas compõem um cenário perfeito não só para aventuras como para amizades e sonhos. Quem nunca sonhou em embarcar no expresso Hogwarts?

Os personagens de Rowling também são adoráveis. A multiplicidade de personalidades. Da estudiosa e perfeccionista Hermione Granger ao atrapalhado Neville, passando pela bondade inocente de Rúbeo Hagrid, a enorme e carismática família Weasley, até Draco Malfoy com sua petulância e arrogância consegue ser um personagem atraente. Sobre os professores então, sempre que leio fico curiosa para obter mais informações de cada um deles. São muitos os fatores que fazem esse livro ser um perfeito começo.

Se ainda tiver alguém que não leu sugiro que comece já. É atemporal e não importa onde e nem quando você vai se pegar desejando um item ou outro desse mundo. E não me venha falar dos filmes! Eles são realmente bem adaptados, mas tem coisas que só nos livros é possível entender. Este foi meu primeiro livro da Rocco, que emoção. Gostei da ilustração do escudo de Hogwarts e gosto bastante de todas as capas. Ainda bem que foram mantidas e não inventaram nada bizarro. A Rocco é conhecida por manter a maioria das capas e outro ponto para editora foi lançar a versão econômica, assim crianças, jovens e até adultos com renda menor podem comprar e ler. Até aqueles que têm dinheiro, mas tem dúvidas sobre a série acabam comprando pelo preço. Encerro por aqui. A resenha era para ter saído ontem, mas estava ocupada com o layout e atrasou tudo. Semana que vem tem mais resenha no projeto e espero vocês por aqui. Não preciso nem falar: “leiam!”. Até mais!

Harry Potter - J.K. Rowling

27 comentários:

  1. Acabei de acabar de ler esse livro,como disse antes, nunca tinha lido a saga Harry Potter,e realmente os filmes não se comparam com o livro. Eu ainda demorei a ler esse livro,não sei por quê, talvez por ter já visto todos os filmes,e me arrependo agora disso. O livro nos traz emoções a mais que o filme, realmente eu mergulhei na magia de Hogwarts, e agora tô doida pra ler os livros seguintes! rs

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Comecei a me interessar por H.P ano passado quand meu marido me fez assistir todos os filmes de uma vez! rs E acabei gostando! Agora falta ler , pq nos livros sempre tem aquele detalhe que faz toda a diferença. Não tenho noção de preço dos livros, mas vou dar uma olhada. Será que essa versão econômica é muito inferior?...

    ResponderExcluir
  3. Só tenho eleogios para HP, não sou uma pottermaníaca, mas não consigo ver defeito na série, acho tudo muito coerente, e nesse primeiro livro a Rowling introduz o leitor no mundo mágico de uma forma brilhante; essa resenha veio a calhar, estava pesquisando as capas das edições inglesas e brasileiras, e acabei vendo as capas americanas tbm, ai pensei que, já que a série foi traduzida pra mais de 65 paises, vale uma edição Capas pelo mundo, que acha? rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que vale e estou juntando material e buscando imagens de qualidade, não sei se saí amanhã ou na próxima semana. É toda segunda o "Capas pelo Mundo" então não vai demorar. Séries igual Harry Potter, O Senhor dos Anéis, As Crônicas de Gelo e Fogo sempre valem a pena. Delas só falta Harry Potter. :)

      Excluir
  4. NOSSA *-* meu cunhado, tem todos os livros da coleção.
    Mas sinceramente nunca me atraiu.
    E meu sobrinho também ama, todos os livros e é tri fã.

    ResponderExcluir
  5. Nossa , que saudades de Harry Potter . Esse livro é realmente fantástico !! Rowling é uma das melhores escritoras desse mundo . Depois de ler sua resenha , vi que tenho que reler também , eu preciso, matar desse mundo fantástico .
    Parabéns pela ótima resenha !!

    ResponderExcluir
  6. ainda não li nenhum dos livros da serie harry potter, mas espero em breve comprar esta coleção. Tenho a coleção de dvds que gosto muito. Mas não sei quando vou começar a le los são muitos livros que tenho prioridade em ler primeiro.bjs glau

    ResponderExcluir
  7. Adoro Harry Potter. Infelizmente nao consegui terminar a serie toda. Acho que li so ate o terceiro mas vou terminar em breve. Pelo menos eu espero.
    Harry Potter e a Pedra Filosofal, por enquanto, foi o livro que eu mais gostei dessa serie. Nao sei se porque era o primeiro, entao teve muitas descobertas. Sei la, mas por enquanto ele e' o meu preferido da serie.

    bjs.

    ResponderExcluir
  8. Adorei sua resenha. De modo algum esse pode ser considerado o livro mais fraco da série, pois é nesse que nos é apresentado o fantástico mundo dos bruxos e suas particularidades. J.K. Rowling escreveu uma preciosidade!!

    ResponderExcluir
  9. Adoro a série tanto os livros como os filmes e até os livros complementares! Se eu disser que estou guardando o último filme seria maluquice? Ainda não vi... To com dó de ver e ai estar acabado de vez. Hehe. Ótima resenha, quero muito ver as outras, a principal é a de O Prisioneiro de Azkaban e de A Ordem da Fênix. bjoo

    ResponderExcluir
  10. Harry Potter é minha série favorita. Assisti ao filme antes de ler o livro (infelizmente). E no começo não ligava muito. Mas meus amigos começaram a ler e falaram que era incrível. Daí fui ler também. Eu não sabia o que estava perdendo! Os filmes são ótimos e tal, mas nos livros a gente realmente "entra" na história. J.K. criou um mundo totalmente novo de uma forma impressionante e com detalhes muito bem pensados. Sempre vou admirá-la por sua mente brilhante.
    Ótima resenha, Yasmin. Estou ansiosa pelas outras :)

    ResponderExcluir
  11. Adoro essa série, mas não idolatro como 99%, acho incrível, mas como conheci os filmes antes e tal, não sei, não fui tocada por toda essa magia! Eu li os três primeiros livros e esse ano pretendo ler o quarto! Confesso que A pedra filosofal perde para o suspense da Câmera Secreta e as revelações do Prisioneiro de Azcaban, mas como você disse, se levarmos em conta a introdução a esse fantástico mundo... A pedra se torna tão bom quanto os outros!! O primeiro é sempre o primeiro, o início de tudo!

    ResponderExcluir
  12. Ai, gente, nunca esquecerei a primeira vez que li esse livro. Eu ñ queria de jeito nenhum, daí minha mãe comprou para meu irmão mais novo..então eu li duma tacada só e simplesmente me apaixonei. Acho que esse e o segundo foram bem adapatados, bem fieis, mas ñ tem gente jeito, livro é livro e acabou. Amo essa série e se Deus quiser meus filhos a lerão tb =D

    ResponderExcluir
  13. Agora vou poder ler HP! Comprei a coleção de capa branca, chega essa semana! \o/

    ResponderExcluir
  14. Engordando o porquinho aqui pra comprar a edição de colecionador. È o tipo de clássico que vc quer ter em casa, é fantástico.
    È o livro mais fofo, onde td começa, aquela peninha do Harry novinho sendo maltratado pelos tios.

    ResponderExcluir
  15. Gente, eu tenho todos eles. Comprava em pré venda. Perfeitos. Lindos. Acho que metade das pessoas entre 10 e 40 anos que gosta de ler se animou por causa desses livros.
    Eu amo o Harry, amo o Rony...Mais do que tudo, eu amo a Hermione.
    Acho que eles vão fazer parte da minha vida, sempre.

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  16. Perfeito!!
    Acho que Harry muda a vida de todas as pessoas que leram o livro. Ele é simplesmente incrível!!!
    Temos muito a agradecer a diva da J. K. Rowling

    ResponderExcluir
  17. Ainda não consigo entender como tem gente que não consegue gostar de Harry Potter. Eu sei que cada pessoa tem seu gosto, mas eu acho ele tão bem escrito, de maneira única fascinante, que realmente não consigo entender >.<
    Realmente concordo com você, eu também acho os filmes super bem adaptados, mas a magia que um livro proporciona é excepcional!

    ResponderExcluir
  18. Olá,tenho um desejo enorme de ler a saga do Harry,assisti a todos os filmes,sou apaixonada por todos,mas quero saber qual o gostinhos que os livros tem.Com certeza eles são um meta de leitura certa,não sei quando vou lê-los,mas sei que são maravilhosos.bjs

    ResponderExcluir
  19. Eu amei o filme mas ainda não li a nenhum livro da série, embora tenha apenas um deles. Desejo muito ter todos os livros para ler e comparar com a filmagem feita. Gostei muito da sua resenha.

    ResponderExcluir
  20. A narrativa de J. K. Rowling é perfeita e incrível, um mundo cheio de elementos com formas tão inovadoras e únicas. É tão intensa e boa sua forma de narrar, que poucos conseguem desgrudar do livro e confesso eu fui uma!
    Acompanhar as aventuras de nossos três bruxinhos é fascinante, emocionante. Me levou a uma outra realidade e me prendeu lá.

    ResponderExcluir
  21. ameei a resenha..amo os filmes, mas nunca li nenhum livro da série... espero mudar isso em 2014!rs
    www.tulipink.com.br

    ResponderExcluir
  22. Acho que todo leitor tem um lugar especial no coração pro Harry, Hogwarts, e J.K., não existe comparações, Harry Potter sempre foi, é e será único!

    ResponderExcluir
  23. Um dos primeiros livros que li quando era criança, e acho que é o livro que eu mais reli também :)
    Willy (@WillySouzaa)

    ResponderExcluir
  24. Esse livro me marcou, pois foi o livro que li que me fez AMAR a leitura. Só tenho elogios para a série HP e recomendo a todos.

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.