10/01/2012

Resenha - A Farsa


Nome: A Farsa
No Original: Rules of Deception
Autor (a): Christopher Reich
Páginas: 336
Editora: Arqueiro
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Jonathan Ransom é cirurgião da Médicos sem Fronteiras e está acostumado a viajar a trabalho com Emma, sua esposa, para os lugares mais árduos do mundo. Aventureiros, os dois decidem escalar os Alpes suíços. No entanto, a sorte parece não estar a seu favor. Uma avalanche se aproxima e Emma morre, despencando no fundo de uma greta. A partir de então, uma sucessão de fatos inusitados muda completamente a trajetória de Jonathan, e sua vida nunca mais voltará a ser a mesma. Pouco tempo depois da tragédia, o médico recebe um envelope com bilhetes para resgatar duas misteriosas malas da falecida mulher, numa estação de trem. Logo depois de buscá-las, ele sofre um ataque de policiais suíços, que termina em assassinato. A situação se torna ainda mais assustadora, quando Jonathan se depara com o conteúdo da bagagem: a chave de um Mercedes-Benz, um mapa indicando onde o veículo estava estacionado, dinheiro, roupas sensuais, jóias valiosos, entre diversos outros objetos enigmáticos, como uma carteira de identidade falsa, com a foto de Emma e o nome de Eva Kruger. Ao perceber que nada do que pensava saber sobre a identidade de sua esposa era real, Jonathan parte para uma luta desenfreada pela verdade e termina encurralado numa rede de mentiras que sustenta algo extremamente perigoso, envolvendo políticos importantes, armamento nuclear, identidades falsas, mortes, intrigas, desconfianças e perseguições.

Quando ganhei este livro da minha mãe nem acreditei, afinal fazia tanto tempo que queria ler que até tinha esquecido. Este foi o primeiro livro que olhei quando estava pensando em voltar a ler em dezembro de 2010. O tempo passou, voltei a ler em março, abril do ano passado e cá estou eu. Resenhando um dos responsáveis por tudo. A Farsa possui uma narrativa ágil, com grandes doses de espionagens e compondo o restante do cenário temos a beleza da Suíça.

Jonathan e Emma estavam escalando quando na descida da montanha Emma sofre um acidente e fica com uma fratura exposta na perna. A grande nevasca atrapalha o contato com o resgate e Jonathan parte em busca de ajuda. Ao retornar Emma não está onde ele a deixou. Aparenta ter caído de uma greta com muitos metros de profundidade. Com a tempestade de neve e presumindo que ninguém pode sobreviver a queda o resgate convence Jonathan a descer a montanha. Ainda em choque com a morte dela Jonathan recebe os dois tíquetes de passagem que mudaria tudo. Os problemas começam a tomar forma quando ele é atacado por dois homens querendo levar as malas. Jonathan consegue escapar, mas deixa para trás dois policiais mortos. Sem entender nada ele procura respostas no que encontra dentro da mala. Roupas caras, identidades falsas com o rosto de Emma e cem mil francos suíços. Uma outra mulher. Afinal quem é Emma? E o que fazer para provar sua inocência?

Enquanto isso o oficial von Daniken tem um quebra-cabeças em mãos. O assassinato profissional de um engenheiro que parece estar ligado a morte de dois policiais em Ascona. Dois personagens completamente diferentes, mas com qualidades. Confesso que por vários momentos achei Jonathan um pouco inverossímil demais. Talvez ele pensasse na solução um pouco rápido demais. Contudo se você levar em conta o ritmo da trama isso não chega a ser um problema muito grande. Os capítulos que antecederam o final foram melhores que o final em si, mas isso não tirou o mérito de um final imprevisível.

Mesclando caminhos e entrelaçados acontecimentos aparentemente desconectados o autor nos leva por um caminho cheio de intrigas e armações. A trama de contra espionagem funcionou muito bem e a mistura de militares, espiões, políticos e assassinatos fez o com que o livro fosse impossível de largar. Se você começou só vai conseguir largar no final. Christopher Reich escreve muito e não perde em nada para Harlan Coben. A diagramação é muito boa e a borboleta na capa foi uma sacada perfeita. Nunca tive um livro tão vermelho. Ele chama atenção na estante. Recomendado para quem gosta de um bom suspense de espionagem regado de ação e mistério. Mal posso esperar para ler os outros livros.

Jonathan Ranson - Christopher Reich
1- A Farsa
2- A Vingança
3- A Traição

15 comentários:

  1. Não preciso dizer que amei a resenha , ne ?
    Essa capa é bem bonita !!

    ResponderExcluir
  2. Gosto muito de filmes de espionagens e ação, mas nunca li livros deste tipo. O que é estranho, mas não acho muito eles. Adorei a resenha e nunca tinha visto um livro que se passava na Suíça. Fiquei curiosa para ler e saber qual é a do livro. bjo

    ResponderExcluir
  3. Não gosto muito de filmes assim e tenho medo de não gostar de livros. Mas séries eu até gosto, tipo Chuck. Quem sabe leria se ganhasse de alguém. ótima resenha. =***

    ResponderExcluir
  4. Esse livro eu ganhei de um amigo oculto e até hoje não li. Sei lá é a velha história não faz meu tipo, sua resenha até anima, mas não sou chegada. Igual tem pessoas com livros de vampiro, eu sou com policial e esses tipos. E só.

    ResponderExcluir
  5. Eu até gosto de filmes assim, mas nunca li um livro com essa temática, se tiver uma folga na minha lista, vou atrás desse.

    ResponderExcluir
  6. Que coincidência, esse livro foi o primeiro que me chamou atenção na livraria quando estava procurando livros pra voltar a ler também. Eu gostei bastante! No início é um pouco difícil de acompanhar, porque o autor intercala vários acontecimentos e, tirando a parte do Dr. Ransom, não se sabe muito bem o que está se passando e o que aquilo tem a ver com a história. Eu li toda essa 'série' já, e gostei mais do terceiro livro.
    Acho que os livros do Harlan Coben fluem melhor a leitura. Acho que é porque eu tenho um pouco de dificuldade com essa parte de espionagem, agências, política internacional, e o fato de a gente não saber o que está acontecendo por trás da história as coisas ficam meio confusas...

    ResponderExcluir
  7. Bom dia,
    adquiri bem recentemente este livro e, junto a eles, resolvi adquirir os outros dois do mesmo autor. Espero que goste da história e, após ler sua resenha, fiquei mais instigado ainda a começar a devorá-lo. Após minha leitura, retorno ao site para repassar minhas apreciações.
    Quanto às outras resenhas, verifico que lemos muito em comum e estou me identificando muito com seu tipo de leitura. A partir deste momento, basear-me-ei em suas resenhas para adquirir novos título.
    Parabés pelo site e pelas resenhas. Grande abraço e até em breve.

    ResponderExcluir
  8. Quando li a sinopse pensei em voz alta: uau. Me pareceu um livro incrivel, é um livro tão incrivel quanto a sinopse diz?! Amo livros cheio de intrigas e armações, com espionagem então, melhor ainda. Eu ia perguntar exatamente sobre a borboleta, mas agora sei que ela é uma "sacada perfeita". Quero ler para descobrir.

    ResponderExcluir
  9. Oi..

    Gostei muito desse livro, mas ele me pareceu ser muito triste, mas mesmo assim fiquei na vontade de ler ele..

    ResponderExcluir
  10. rsrs...Só o vermelho do livro acho que já era o suficiente para eu querer ele...é lindo..

    Mas fora isso adoro histórias de suspense e que possuem grandes mistérios...Deve ser maravilhoso ver ele em busca da verdado, o tempo todo.

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  11. Comprei A Farsa, A Vingança e a Traição...rsrs
    Realmente a Farsa é vermelhão *-*
    Acabei Magya e vou ler voar, e eles serão os próximos. Queria conseguir ler maaais rápido...kkk

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  12. A Farsa parece aquele filme de ação, onde tem espionagens, rede de mentiras, luta pela sobrevivência, em busca da verdade, politicagem, morte, corrupção e e intrigas,perseguições,falsas identidades, ufaaaaaa quanta coisa num livro só, amei esse livro, quando olhei para o titulo, ah.. amor a primeira vista... acho que a mulher dele tá viva, e amei mais ainda pois tem continuação e por você o ter comparando com Harlan, quer dizer que esse autor de suspense é dos bons, louca para ler esse livro, mais um autor no meu top five de suspense...
    :D

    ResponderExcluir
  13. Amo ler suspense e um bom policial. Já vi que vou adorar ler a série e espero fazer isso em breve. Amei sua resenha.

    ResponderExcluir
  14. Uai! Quantas reviravoltas, parece ser muito emocionante e cheio de ação este livro. Nunca havia ouvido falar do autor, gostei muito do enredo. Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  15. Amei sua resenha,muito boa parabéns!!!!

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.