19/01/2012

Resenha - Assassinato no Expresso do Oriente


Nome: Assassinato no Expresso do Oriente
No Original: Murder on the Orient Express
Autor (a): Agatha Christie
Páginas: 226
Editora: Nova Fronteira
Comprar: Siciliano - Saraiva - Travessa - Extras
Sinopse: Pouco depois da meia-noite, uma tempestade de neve pára o Expresso do Oriente nos trilhos. O luxuoso trem está surpreendentemente cheio para essa época do ano. Mas, na manhã seguinte, há um passageiro a menos. Um americano é encontrado morto em sua cabina, com doze facadas, e a porta estava trancada por dentro. Pistas falsas são colocadas no caminho de Hercule Poirot para tentar mantê-lo fora de cena, mas, num dramático desenlace, ele apresenta não uma, mas duas soluções para o crime.

Não me apedrejem, mas este é o primeiro livro da Agatha Christie que eu leio. A não ser que eu esteja muito ruim de memória e tenha lido algum quando era criança. Sempre quis ler Agatha, mas sou muito chata e esperava um dia que todos os livros fossem lançados por uma editora só e com capas padrão. Assim poderia ter a coleção completa e uniforme. Não estava esperando e ganhei uma caixa com três livros dela de presente da minha mãe. A caixa contém três livros com casos do mais famoso detetive pós Sherlock, Hercule Poirot.

Este é um dos mais famosos livros de Agatha Christie e acredito que pude provar um pouco da fórmula tão elogiada. É uma estrutura a primeira vista simples, mas que envolve o leitor e não consegue revelar o desfecho antes do tempo. As possibilidades passam pela mente, mas só nas últimas páginas somos capazes de ligar os pontos decisivos. Algumas pessoas discordam sobre a previsibilidade do livro e do quão irreal é o caso, mas não descartaria a possibilidade. As coisas andam tão malucas, que não duvidaria algum dia ouvir notícia semelhante.

Hercule Poirot está voltando da Síria para europa no último horário do Taurus Express. O trem apesar da época do ano está lotado. Fato que já desperta a atenção do detetive. Poirot consegue uma cabine com a ajuda do diretor da companhia e velho amigo Bouc. Após algumas noites de viagem o trem fica preso em uma nevasca antes de chegar a Iugoslávia e um dos passageiros amanhece morto. Sr. Rachett é encontrado em sua cabine com doze facadas muito diferentes entre si. Imediatamente Bouc convida Poirot a assumir o caso e resolver o mistério. Algumas provas são encontradas na cabine, mas o detetive desconfia da veracidade de algumas. O interrogatório dos passageiros começa e somos conduzidos através das personalidades mais distintas, passando do conde e da condessa húngara por um vendedor italiano, uma princesa russa, uma governante alemã, um coronel inglês e várias outras. O final do livro foi uma surpresa, e confesso que na hora não soube se gostei ou não. Meio estranho, mas se você pensar bem, de qualquer forma seria difícil de provar a história apurada por Poirot.

Mentiras mal contadas, segredos, e a ligação com o caso Armstrong são itens decisivos para resolver o caso. Gostei muito de cada depoimento ser um novo capítulo, dessa maneira as informações foram sendo acumuladas sem se perderem na narração, como acontece com alguns livros mais recentes do gênero. Não prometo ler todos os livros de Agatha, mas gostei bastante. Só achei um pouco exagerado a tradução deixar tantas falas em francês. Concordo que algumas eram fundamentais, mas em outras ocasiões só serviram para deixar as passagens confusas. 

A edição da Nova Fronteira é bem agradável, com uma capa sóbria e fonte boa. Uma pena que procurei por outros títulos dessa mesma edição além dos três desta caixa e não encontrei nenhum disponível. Recomendo para os que gostam de um bom mistério policial e é indispensável para aqueles que querem conhecer clássicos. Agatha Christie é uma das maiores escritoras inglesas e merecia mais espaço na blogosfera literária. Até mais!

21 comentários:

  1. Eu não li este livro ainda, mas quando era bem novinha assisti a um filme dele e logicamente nunca mais esqueci o final!!! Ainda vou ler um dia... O melhor de todos dela é "o caso dos dez negrilhos" tambem conhecido como" e não sobrou nenhum" leia esse!!!

    ResponderExcluir
  2. Ainda não tive a oportunidade de ler esse livro , mas pela sua resenha, deve ser mais um ótimo livro da Agatha Christie . E concordo que ela merecia mais espaço na blogosfera literária

    ResponderExcluir
  3. Eu sou fã de Agatha Christie e blábláblá! Eu gosto muito desse livro, mas não é o meu preferido não. O meu preferido é "Um Gato Entre os Pombos". Sempre fui louca por Poirot, mas agora estou descobrindo outros personagens importantes dela, como Miss Marple. E eu gosto das citações em francês porque essa é a marca do Poirot, um belga que faz questão de mostrar a diferença com os ingleses que encontra em seu caminho haha Em todos os livros que encontrei, mesmo de editoras diferentes, as citações são mantidas em francês. O melhor de Agatha Christie é que o resultado final da investigação é quase sempre imprevisível hehe

    ResponderExcluir
  4. Ei Yasmin,

    Nossa eu nem sei quantos livros da autora já li quando era mais nova. Não tinha $ para ter livro ainda e pegava o que tinha nas bibliotecas. Eu amava, hoje em dia quando leio não acho mais aquilo tudooo, mas já fui muito fã dela.

    Este livro deve ter uns 15 anos que eu li kkkkkkk, mas na época eu amei rs.

    bjos

    ResponderExcluir
  5. Ainda não li o livro, mas a resenha me tentou! Já tinha ouvido falar muito bem da autora..

    Beijos,
    Caroline, do http://criticandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Poxa, que livro legal!!! Não o conhecia ainda, mas conhecia a autora, agora fiquei super interessado para ler. A capa é muito bonita. Para mim clássicos e romances policiais são uma mistura ótima! Sua resenha dispensa críticas, ficou muito boa!

    Abraços
    Caique Fortunato - Entre páginas de livros / Twitter

    ResponderExcluir
  7. Adoro Agatha Christie, mas tem muito tempo que não leio nada. Como disse é difícil encontrar os livros dela em edições boas. Gosto muito de Miss Marple. Ótima resenha bjo

    ResponderExcluir
  8. Estou pior do que você porque não li nenhum ainda. Já vi um filme eu acho que era baseado em livro dela, mas faz muito tempo e não lembro. Sua resenha ficou muito boa e até fiquei curiosa sobre tantos personagens em meio a susense policial. =**

    ResponderExcluir
  9. Tô lendo agora o livro, e já nas primeiras páginas me interessei e muito! Já tinha ouvido falar da Agatha, mas nunca parei pra ler nenhum livro dela,e quando ouvi sua opinião no twitter sobre esse livro me interessei e tô lendo agora ><

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Claro que já ouvi falar de Agatha Christie e muito, mas ainda não li. Não é muito meu gênero favorito, não assisto nem série policial... mas não posso dizer que nunca leria e também gostei da resenha. A gente muda tanto quem sabe um dia.

    ResponderExcluir
  11. Já li bastante Agatha Christie e por sorte a versão mais antiga e padrão dos livros. É muito bom e são casos mais inteligentes, elaborados e psicológicos. Gosto muito de Poirot, mas concordo com os comentários acima sobre Miss Marple.

    ResponderExcluir
  12. Putz, esperei tanto por essa resenha e acabei perdendo no dia, mas enfim; do que já li da Aghata esse foi o melhor que achei; tens razão sobre o final, é muito surpreende, e também irreal, uma viagem completa.

    ResponderExcluir
  13. Uuia'
    Este livro, e mais dois da Agatha também, chegaram esses dias de uma compra que fiz pela internet, e paguei apenas R$ 9,90 incluindo frete.
    Quando terminar de ler os que reservei antes, vou logo começar a ler os três.

    ResponderExcluir
  14. Oi..

    Eu li esse livro e achei ele muito bom.. E sem contar que não tem ninguém que escreva como a Agatha. Desde muito nova leio os livros dela e posso dizer que não achei nenhum ruim..

    ResponderExcluir
  15. Esse livro é um dos melhores da Agatha Cristhie, instigante e cheio de mistérios. Além da gente ficar viajando no trem. Eu amo!
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  16. Eu sou apaixonada pelos livros da Agatha. Assim que me tornei uma leitora voraz, os livros delas me acompanhavam. Não é a toa que durante 80 anos ela continua estando em 1° lugar como melhor escritora policial.
    Eu amei Assassinato no Expresso Oriente, e todos os outros 'assassinatos' que ela escreveu. Essa autora é uma diva!

    ResponderExcluir
  17. Minha mãe ama a Agatha. Então eu cresci com ela espalhada pela casa, mas nunca tinha lido. Até que comecei..rsrs

    Eu gosto de suspense e livros policiais, então nem tem como não gostar.

    Já li bastante coisa dela, adoro o Poirot e a Miss Marple.

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  18. Eu tenho uma pequena coleção de Agatha Cristhie com três livros, já li os tres e gostei muito, porque o detetive Hercule Poirot sempre acaba descobrindo o culpado usando a lógica e a observação, suspense, investigação e misterios sendo revelados define os livros de Agatha, amei a sua resenha.. Quero ler esse livro Assassinato no expresso do oriente, Cai o pano e outros...
    :)

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. amo os livros da Agatha e já li esse livro assim como também assisti ao filme (de 1974) que foi adaptado do livro.Adorei a história, pois sou fã de suspense e policial.

    ResponderExcluir
  21. Amo Agatha Christie, já li vários dela, mas por incrivel que pareça, este ainda não! Fiquei ainda mais curiosa. O legal é que são livrinho tão faceis de achar pq tem mil edições!! =)

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.