06/12/2011

Resenha - O Trono de Fogo


Nome: O Trono de Fogo
No Original: The Throne of Fire
Autor (a): Rick Riordan
Páginas: 400
Editora: Intrínseca
Comprar: Submarino - Siciliano - Cultura - Fnac
Sinopse: Os deuses do Egito Antigo foram libertados, e desde então Carter Kane e sua irmã, Sadie, vivem mergulhados em problemas. Descendentes da Casa da Vida, ordem secreta que remonta à época dos faraós, os dois têm poderes especiais, mas ainda não os dominam por completo - refugiados na Casa do Brooklin, local de aprendizado para novos magos, eles correm contra o tempo. Seu inimigo mais ameaçador, Apófis, está se erguendo, e em poucos dias o mundo terá um final trágico. Para terem alguma chance de derrotar as forças do caos, precisarão da ajuda de Rá, o Deus Sol. Despertá-lo não será fácil: nenhum mago jamais conseguiu. Carter e Sadie terão de rodar o mundo em busca das três partes do Livro de Rá, para só então começarem a decifrar seus encantamentos. E, é claro, ninguém faz ideia de onde está o Deus.

Menos de um mês depois de ler "A Pirâmide Vermelha" eu resolvi ler "O Trono de Fogo". Curioso, porque quando se trata de uma trilogia geralmente eu guardo o segundo até perto do lançamento do último, assim não preciso ficar meses curiosa sobre o final. Eu precisava saber logo o que ia acontecer com Carter e Sadie. Não dava para esperar. A trama de Riordan é viciante, criativa e inteligente. Os elementos que ele usou nesse livro são muito mais elaborados e apresentam com mais profundidade a cultura egípcia.

Se em "A Pirâmide Vermelha" ele tratou com cuidado a inserção de certos nomes e personagens da cultura, aqui ele aproveitou a base de conhecimento dos leitores e utilizou muito mais as diversas divindades e curiosidades do e sobre o Egito. Sem falar que além do tom de ação que prevalece o livro é bem-humorado e repleto de tiradas ótimas. Ri demais em muitos capítulos. Não só Sadie como também Carter entrou nessa de fazer piada. Dos personagens novos adorei Bes e Tawaret, espero que encontrem uma solução para ele. Pena que Bastet apareceu menos. Espero que com a volta de Rá ela apareça mais no próximo livro.

Após apenas três meses voltamos a casa do Brooklyn que está cheia de novos magos que receberam a fita e procuraram a casa. Lá eles lecionam todo tipo de magia e ajudam escolher qual deus vai seguir. Conhecemos um pouco de cada um e qual deus eles seguiram. Sadie e Carter precisam despertar Rá para ele lutar contra Apófis e reestabelecer o Maat, acontece que o papiro de Rá foi dividido em três partes e guardados a sete chaves mundo a fora. A primeira parte eles conseguem no museu do Brooklyn deixando um rastro de fogo no céu de NY, a segunda eles conseguem na Rússia depois de lutarem muito com Menshikov, aliado de Apófis. A terceira em uma cripta no deserto depois de contar com uma ajuda muito inesperada. Além disso Carter consegue encontrar a verdadeira Zia, que a princípio é hostil, afinal ela só lembra de os seguir em Londres. Coitado do Carter, a verdadeira Zia acabou ficando amiga de Sadie e diz que não lembra nada dele. Duvido muito, pois se ela teve diversas visões sobre Apófis e os acontecimentos recentes, é impossível não ter visto Carter nessas visões.

Depois de despertar Rá eles têm a difícil tarefa de fazer o velho deus assumir a boa forma. Já que ele anda meio senil e só sabe dizer "zebra"(Zia) e "doninhas" (Walt). Por alguma razão os dois são importantes peças para a destruição de Apófis. Já quebrei a cabeça e não consigo entender como esses dois vão ser mais úteis do que Sadie e Carter na guerra contra o Caos. Sem falar que Hórus e Ísis estão p* da vida por "perder" o poder para um velho gaga. As coisas vão se complicar muito para os Kane se eles não conseguirem reestabelecer Rá. Não faço a menor do ideia do que está por vir. Riordan consegue deixar tudo muito bem escondido. Tudo bem, é óbvio que eles vão vencer, mas como? Gostaria de ter pelo menos uma pista de como vão conseguir...

Adorei a descrição de todos os deuses, cada detalhe foi fascinante. Riordan caprichou mesmo e pude ver todos eles com nitidez, principalmente Hórus e Khonsu. O livro é muito bonito, o tom roxo avermelhado na capa é perfeito, isso sem falar da ilustração que retrara muito bem a batalha de Carter e Sadie. Muito bem pensado assim como a capa do anterior. São 400 páginas que passaram voando. Outro ponto de que gostei foi que o autor acrescentou um índice com o desenho e significado dos hieróglifos usados nos encantos por todos durante o livro. Nem preciso elogiar o talento para cenas de ação e nem elogiar a narrativa eletrizante do livro. Quem ainda não leu a trilogia está perdendo tempo. Recomendado para todos os tipos de gosto. Vou ficando por aqui. Até mais com desafio e muito mais! Adoro essas referências a Percy Jackson:

"Sadie: Eu podia jurar que vi um cavalo alado voando sobre o Empire State, Carter diz que estou ficando louca. Vai ver que é isso. Amós diz que não devemos nos meter nos assuntos da ilha"

As Crônicas dos Kane - Rick Riordan
1- A Pirâmide Vermelha
2- O Trono de Fogo
3- A Sombra da Serpente

7 comentários:

  1. Ainda não li pq tenho que terminar a coleção de Percy e ler o primeiro dessa série mas ele está naminha lista para 2012 com certeza =)
    bjos

    ResponderExcluir
  2. Parece muito bom mesmo! Não li o outro ainda, mas quero começar antes do ano terminar. Ri com a referência a Percy. Concordo que é bom quando autores se permitem essa piada. Fiquei bem curiosa com o índice de hieroglifos, acho legal os desenhozinhos.

    ResponderExcluir
  3. Li só A Piramide Vermelha e quero muito comprar esse para mim. Achei de morrer essa capa no tom de roxo. Linda que deve ser. Adorei a resenha e ri com a citação da Sadie. Gosto muito dos personagens de Rick Riordan. Queria muito ler logo, vamos ver quem sabe saí mais um promo, :D
    aaah e o título do terceiro? Qual será hein?

    ResponderExcluir
  4. Eu estou lendo a Pirâmide Vermelha, e eu estou amando, aliás eu amo os livros do Rick Riordan, são muito perfeitos! Não vejo a hora de ler esse, a capa está divina! Gostei muito. :D

    ResponderExcluir
  5. Eu ainda não conheço os Kane, mas quero muito. Adoro o Rick Ryordan da série Percy Jackson e logo irei ler essa série também.

    Aguardando ansiosamente para amar a história.

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  6. Agora que estou lendo Cold Springs, estou indo atrás dos livros do Rick Riordan. Lendo resenha atras de resenha pra começar a escolher qual vem pro meu natal e qual não, haha.
    Gostei dos livros dos Kane, por se passar no egito e tudo mais, não há lugar mais cheio de mistérios e ideal para se aventurar do que nas pirâmides!

    ResponderExcluir
  7. Esse livro faz parte da série As crônicas de Kane e que já está na minha lista de desejados desde o lançamento dos livros. Ainda não pude adquiri-los mas espero fazer isso em breve e depois me deleitar com a história. Gosto muito dos livros do Rick que é um dos meus escritores preferidos. Gostei da resenha.

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.