26/12/2011

Resenha - Magya


Nome: Magya
No Original: Magya
Autor (a): Angie Sage
Tradutor (a): Waldéa Barcellos
Páginas: 528
Editora: Rocco
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Sétimo filho do sétimo filho de uma família para lá de especial, Septimus Heap desaparece no dia de seu nascimento e é declarado morto pela parteira. Na mesma noite, seu pai, o Mago Silas Heap, encontra uma recém-nascida abandonada. Os Heap, então, adotam a menina e dão a ela o nome de Jenna. Dez anos mais tarde, a verdade sobre aquela noite e a origem de Jenna vêm à tona e a garota sofre uma tentativa de assassinato, obrigando a família Heap a fugir. Além disso, a Maga Extraordinária é destituída de seu cargo e uma nova ordem é instaurada no Castelo. Muitas mudanças à vista e, ao que tudo indica, a confusão tem relação com ninguém menos que Septimus, até então um simples sentinela.

Primeiro eu vi os números de páginas enquanto passeava no catálogo da Rocco em busca de livros com mais de 500 páginas, depois eu vi a capa e então concluí o processo de "apaixonamento" lendo a sinopse. O livro é infatojuvenil, mas não parece. É estilo Harry Potter, que ao passar os livros a série vai amadurecendo com os personagens. A narrativa de Angie Sage é leve e rica em detalhes. Ela conseguiu construir um novo mundo de magia, com novos conceitos para tudo.

Ao começar a ler eu pensei que o livro iria contar a história de Septimus, mesmo que dado como morto. Porém as surpresas começaram ali mesmo. Não só ficamos sem saber para onde de fato foi Septimus como também a história começa apresentando Jenna, a princesa e aparentemente o livro é sobre ela. Dez anos se passaram desde o dia em que a rainha foi assassinada, que Septimus foi dado como morto e que Jenna foi adotada pela família Heap quando o Guardião do castelo descobre através de espiões onde a princesa está sendo criada e manda uma assassina para eliminar não só ela como a família inteira. Ao receber essas notícias do fantasma Alder a maga extraordinária Márcia tem certeza que precisa levar a menina para longe e contar logo a verdade para os Heap. Partindo numa fuga sem tempo a maga ainda socorre o menino 412 que acaba partindo com eles. O Menino 412 que cresceu no exército jovem julga estar sendo raptado por um bando de mago maluco, afinal eles aprendem que magia é errado e como reconhecer os que possuem Magya. Partindo numa jornada através do rio e pela floresta eles precisam encontrar refúgio e sobreviver a caçada de Dom Daniel e seu aprendiz. E Menino 412 precisa entender não só o que ele faz ali como descobrir quem ele é afinal.

A cada capítulo a autora apresenta diversas facetas do universo criado. É um livro que além de apresentar muito bem toda a trama da série conta uma história muito boa. Por alguns momentos cheguei a acreditar na teoria de quem era na verdade o Septimus, mas depois tive certeza que estava certa. O melhor de tudo é que ao fim descobrimos porque a parteira fez o que fez e ainda que ela salvou muita gente sacrificando o próprio filho. Muito legal a história e os artifícios usados. É uma criação bem original de um tema que ficou bastante conhecido com Harry Potter. O universo mágico ganha novos contornos e pelo que ficou deste livro podemos crer em uma jornada mais madura e adulta, já que o objetivo final tem muito mais da fantasia adulta do que da infantojuvenil. Sem falar no humor bastante ácido da autora.

A série deverá ter sete livros, dos quais seis já foram publicados lá fora e quatro livros publicados aqui no Brasil. O sétimo e último ainda não tem data prevista. Traduzido para mais de 28 idiomas a série foi vendida para a Warner Brothers e o roteiro já está sendo preparado. Mal posso esperar para ler os próximos e ainda por cima assistir no cinema. Espero que seja uma adaptação perfeita e não de sessão da tarde. É tudo muito bem pensado, desde o mundo até trama e isso não pode ser desperdiçado.

O livro ainda tem outra curiosidade, ele é baixo. Tem uma diferença na largura e na altura. Quando recebi foi a maior surpresa aquele livro baixinho. A introdução de cada capítulo conta com uma ilustração e a diagramação do livro é ótima. A Rocco inovou bastante ao manter o formato do livro. A capa é mais bonita ainda "pessoalmente". Todos os detalhes são perfeitos. Uma pena que a capa dura não foi mantida. Estava olhando no google a versão original inglesa e que diferença na largura. Como a capa dura dá um efeito e tanto ao livro. Enfim, recomendadíssimo para quem adora uma série infantojuvenil que vai crescendo a cada livro. Ah! E um viva para o rato-mensageiro! Quase me matou de tanto rir e não pode passar em branco nessa resenha.

Septimus Heap - Angie Sage
1- Magya
2- Voar
3- Viajar no Tempo
4- A Pedra da Demanda
5- Syrena
6- Trevas
7- Fyre

22 comentários:

  1. jÁ li muita coisa sobre essa série e tenho vontade de conhecer.. mas sempre chegam outros, ficava com um pouco de receio que fosse muito infantil.
    Adorei a resenha e me animou mais a ler a série.

    Tomara que o filme seja bem feito, ao contrário de outras adaptações péssimas como Eragon e Percy que até dificultam a continuação da série em filmes...

    Abraços
    Gabi
    sonhosaventuras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Sou apaixonada por essa série!
    Já li até o 4° , e tenho o 5° comprado em inglês.
    Só estou meio receosa de começar a leitura porque faz anos que li o último, não sei se me lembrarei dos detalhes para acompanhar a história :/
    ótima resenha!
    bj
    Cam
    confissoesdeumabookworm.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Parece interessante, mas...Mas 7 livros? Olha, só tendo uma boa história, viu?

    ResponderExcluir
  4. Hum parece bom mesmo! Gosto de livros que tem como trama mágia e afins. Ainda mais quando coseguem ser diferentes do que já existem. Fiquei curiosa para ver o livro já que ele é baixo. E quanto a capa dura é sempre assim... Tem livros que ficariam perfeitos. Uma pena. bjo

    ResponderExcluir
  5. Fiquei doida para ler esse livro desde que vi você comentar aqui no blog. Precisando de muitos livros da Rocco. Mas sem tempo e nunca acho num preço bom. Ótima resenha.

    ResponderExcluir
  6. Eu sempre quis mt ler esse livro!
    Mas acho ele mt caro D: e tipo, quando eu o peguei na livraria nem parecia ter isso tudo de página O_O
    E sim, antes mesmo de eu ler a sinopse já tinha ligado a capa a HP n sei pq haha
    mas isso me fez querer ler o livro, pelo fato de gostar muito de HP.
    Sério que já sairam 4 livros aqui no Brasil?
    Aqui na minha cidade só encontro 2 D:
    bjs,
    tudo por um livro.

    ResponderExcluir
  7. Achei muito interessante a história.
    Entrou pra minha lista de "Vou Ler"

    Muito boa sua resenha Yasmin! Você "deu uma geral" na história sem dar spoilers e comprometer quem ainda vai ler.

    ResponderExcluir
  8. Acho esse livro muito fofo. O vi na livraria tem um tempo já, mas nem parei para ler só vi que era baixo. Mais uma vez julguei mal achando que era infantil. Gostei da resenha e já adicionei na lista de desejos. :D

    ResponderExcluir
  9. Essa série eu vi uma vez lá na Cultura e encantei com o tamanho dos livros, com o tempo esqueci, mas vendo sua resenha não resisti, e agora que muito, muito ler. Parece perfeito para matar a saudade de Harry e ainda melhor assumir um lugar nos favoritos.

    ResponderExcluir
  10. Essa capa sempre me atraiu.. E sempre via outros livros com esse mesmo estilo de capa e imaginava que seriam dessa série. Mas nunca li sobre e nem sabia que podia ser assim bom mesmo.
    Fiquei curiosa agora! Conseguiu em chamar a atenção!! Nada do que um mistério e coisas reveladas no final. Adoro. :DD

    ResponderExcluir
  11. Oi..

    Eu ainda não conhecia esse livro, mas a capa me atraiu ler a resenha.. E após ler a sua resenha, muito boa por sinal, eu saí em busca desse livro, mas encontrei com um preço muito alto, mas se tiver uma promoção dele eu compro ele com certeza!!!!

    ResponderExcluir
  12. Oi *-*
    Então eu não conhecia essa série, mas de cara já me apaixonei pelo livro a capa é muito muito linda mesmo, e a estória tem algo que eu gosto muito magia.
    Adica está anotada e com certeza irei lê-lo.
    Adorei demais a resenha.
    (Agora fiquei com receio de ler a resenha do segundo livro e ter spoiler)

    Beijos da Lua =*
    www.tyciahadiresenhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Tenho muita vontade de ler esse livro, achei a capa super linda... AWN! Se realmente for do mesmo estilo do HP tenho certeza que vou amar. Ótima resenha, amei! *--*

    ResponderExcluir
  14. Eu amo séries YA e tenho certeza que devo adorar essa. só a capa já é um show a parte, não?
    Adorei, pretendo comprar...

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  15. Li a resenha do segundo livro e já vim atras da resenha do primeiro. Realmente, que capa fantástica!
    Estou em busca de começar a ler essa série, ponto positivo para o personagem hilário que vc citou, agora fiquei curiosa pra ver quais ele apronta.

    ResponderExcluir
  16. Voltando para comentar aqui!!!

    Vi a sua resenha e me apaixonei pela coleção. Aí achei em promoção no Sub e comprei Magya e Voar.
    E ontem eles chegaram.
    Eu comprei 6 livros e eles. E estou lendo Legend. Eu não conseguia ver mais nenhum livro e nem pensar em outros.
    GENTE!!! Eles são lindos demais. Nossa, já coloquei os outros na lista dos desejados e na Black Friday eu TENHO que ter. São perfeitos!!!!
    Espero gostar tanto da leitura quanto gostei da apresentação (coitados dos outros livros da estante, eles já viraram meus bests)

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  17. Gostei da capa. Não conhecia o livro e achei interessante você falar sobre a diferença entre a altura e largura. Mas, o importante é o conteúdo, e esse pareceu-me muito bom. Gostei da resenha.

    ResponderExcluir
  18. ah amei tudo nesse livro, claro que que lembrei de harry potter mas tudo bem, nada haver ne? enfim, que capa linda, historia otima tbm, pesquisei ate mais livros assim,

    ResponderExcluir
  19. Eu fiquei super empolgada com a leitura desse livro, porém travei na metade. Não sei se eu estava em uma péssima época para leitura, mas preciso dar mais uma chance pra ele (já que comprei os três primeiros de uma vez, rs)

    http://livrosecores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Nossa, eu estava querendo comprar esse livro e depois dessa resenha, não tenho dúvidas!!

    ResponderExcluir
  21. (Não sei se chegou) To louca pra ler esse livro, comprei ele ontem e já estou roendo as unhas, não aguento esperar!!

    ResponderExcluir
  22. Vi na internet esse livro e vim ler sua resenha.
    Já tô morrendo de paixão pelo livro antes mesmo de lê-lo.
    Parece ter o que eu gosto: aventura e fantasia. Amo demais!

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.