01/12/2011

Resenha - Como Treinar o Seu Dragão


Nome: Como Treinar o Seu Dragão
No Original: How to Train Your Dragon
Autor (a): Cressida Cowell
Páginas: 224
Editora: Intrínseca
Sinopse: Conheça Soluço Spantosicus Strondus III: a Grande Esperança e o Herdeiro da Tribo dos Hooligans Cabeludos. A tumultuada jornada de Soluço em sua iniciação como um legítimo guerreiro viking: junto com os outros garotos da tribo, ele precisa domesticar e treinar o dragão mais feroz e assustador que for capaz de capturar. Em vez disso, Soluço acaba com o menor dragão que já se viu - e, para piorar, o animal é teimoso, impossível de ser adestrado e completamente banguela. Começa aí a aventura do mais encantador e improvável dos heróis e de seu dragão muito mal-educado. Inteiramente ilustrado, com muita ação e o tipo de humor que arranca gargalhadas até dos mais carrancudos.
Sempre fiquei na dúvida quanto a comprar esse livro com medo de ele ser infantil demais, mas uns dez dias atrás finalmente criei coragem e comprei a coleção completa. Afinal eu gosto bem de livros ilustrados e nas resenhas que li no skoob vi elogios de pessoas de várias idades. O livro realmente é juvenil, praticamente infantil, mas eu gostei e sinceramente estou empolgada pelos próximos livros visto que toda série com muitos livros melhora bastante a partir do segundo, terceiro livro.

Soluço é um menino raquítico e que apesar de fugir de problemas sempre tem que aguentar piadas e maus-tratos dos outros meninos da tribo. Ele não nasceu para a liderança apesar de ele ser filho do líder e herói da tribo dos Hooligans, Stoico, o Imenso. Tudo muda quando chega o dia de os garotos se tornarem guerreiros vikings. A preparação consiste em capturar um filhote de dragão na maternidade do interior da montanha e treiná-lo. Tudo o que ele quer é capturar um dragão e conseguir passar na iniciação para não ser exilado, mais nada. Porém tudo dá errado. Na captura o amigo dele Perna-de-Peixe não consegue pegar nenhum dragão e para ajudá-lo Soluço lhe entrega o seu e retorna para pegar mais um. Só que ele não contava em pegar um dragão tão pequeno e ainda por cima banguela. O Devaneio Banguela como Soluço o chama é teimoso, e não aceita ser treinado de jeito nenhum.

É a partir daí que acompanhamos as desventuras de Soluço, Devaneio Banguela e Perna-de-Peixe. O livro mescla páginas com ilustrações dos membros da tribo e de alguns acontecimentos narrados, além de contar com o perfil dos vários tipos de dragões. A graça é que as ilustrações são como desenhos de crianças, nada muito perfeito e a impressão real que uma criança teria diante de certas pessoas e fatos. Cressida criou um mundo interessante que apesar de focado no público infantojuvenil, como ênfase no infanto atraí e serve muito bem jovens adultos. É uma distração, mas mesmo assim eu fiquei com vontade de ler os próximos e acompanhar as aventuras de Soluço e como ele vai se tornar o maior herói que a tribo já teve. Confesso que fiquei com vontade socar certos meninos da tribo e talvez por isso me prendi mais a história. Soluço é inteligente, corajoso e só precisa de um empurrãozinho da sorte. Vamos ver no que dá.

A Intrínseca caprichou no livro seguindo bem o modelo original, tanto nos desenhos quanto nos detalhes de palavras em caixa alta e na aparência fiel dos desenhos que parecem feitos a lápis. Dá até vontade apagar. Sem falar nas falas dos dragões que são marcadas por uma fonte diferente. A capa é fosca com detalhes como o dragão e a borda brilhando. Pena, muita pena que a editora segue sendo a que mais adora citar filmes em suas capas e tacou aquele selo preto nela. A capa ficaria muito mais bonita sem essa poluição. O livro é gostoso de ler e diverte. Leia porque você não vai se arrepender. Ah e não vale ver o filme, porque eles não foram fiéis como deveria.

Como Treinar Seu Dragão - Cressida Cowell
1- Como Treinar o Seu Dragão
2- Como Ser Um Pirata
3- Como Falar Dragonês
4- Como Quebrar a Maldição de Um Dragão
5- Como Mudar Uma História de Dragão
6- Guia do Herói Para Vencer Dragões Mortais
7- Como Navegar Em Uma Tempestade de Dragão
8- Como Partir O Coração de Um Dragão
9- Como Roubar A Espada de Um Dragão
10- How to Seize a Dragon's Jewel

14 comentários:

  1. adorei
    estou lendo esse livros e esta muito bom ..

    ResponderExcluir
  2. Lindona tem como vc me mandar seu email????
    Quero te entrevistar para uma coluna do meu blog =)

    Essa série todos falam que é boa mas ainda não li nada, nem vi o desenho ainda =)

    ResponderExcluir
  3. Ah vai deve ser infantil demais... Quem sabe eu não dou uma chance agora que você leu. Parece legal a premissa, e tudo. Sem falar que gosto de nórdicos, lendas e esses temas. ótima resenha mais uma vez. bjo

    ResponderExcluir
  4. Não tinha visto essa resenha antes! Estou namorando essa série tem um tempo e acho que vou me decidir logo. Posta mais resenhas dela! Ai decido. Ótimo também. Li as resenhas na ordem trocada, mas esse parece mais engraçado que o outro =**

    ResponderExcluir
  5. Adorei a resenha...
    jah li todos os livros lanaçdos da serie
    mto legais!!!
    XD

    ResponderExcluir
  6. Ganhei esse livro num sorteio! E Ja comecei a ler, uma graça, tô adorando.
    Li as primeiras páginas e já achei que o filme é bem diferente mesmo.

    ResponderExcluir
  7. Perfeita resenha adorei.

    ResponderExcluir
  8. Eu também tenho um pé atrás com esse livro, acho ele infantil. Mas eu estou querendo lê-lo, pois só assisti ao filme, que por sinal amei (:

    ResponderExcluir
  9. Eu não li a série, mas vi o filme e me apaixonei. Como a minha wish list anda quilométrica nem sei quando vou ler, mas com certeza lerei.

    Sou fã de carteirinha do Soluço e do Banguela...rsrs

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  10. Eu não li o livro, mas vi o filme e adorei. Que pena que vc disse que o filme não acompanhou o livro.. mas como gostei do filme, creio que o livro será bem melhor!

    ResponderExcluir
  11. Eu ODEIO, odeio qualquer menção em capa, seja "O livro que inspirou o filme" "3 milhões de livros vendidos" essas coisas. Concordo que a capa seria muito mais bonita sem esse detalhe um pouco inútil.
    Tenho vontade de ler o livro, mas acho que ele combina perfeitamente depois de ter lido vários livros adultos, daí você pega algo desse tipo para descontrair um pouco e acaba se divertindo bastante!
    Aproveitarei que eles entram em promoção direto e vou começar a comprar a série para ver se é legal (dentro do gênero).
    Abraço

    ResponderExcluir
  12. Eu vi o filme primeiro, porque não sabia que tinha o livro, mas o livro parece ser bem mais interessante que o filme. Vou ler!

    ResponderExcluir
  13. Nunca tive vontade de ler essa série a primeira vista, e também não vi o filme mas depois da sua resenha acho que vou repensar.

    ResponderExcluir
  14. Amei *o*
    Achei tão cute, nunca nem tinha ouvido falar desse livro, muito menos da série...pensei que era só um filme! Mas adorei.

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.