15/12/2011

Resenha - As Crônicas da Terra do Lago


Nome: As Crônicas da Terra do Lago
Autor (a): Iracy Araujo 
Páginas: 144 
Editora: Novo Século 
Comprar: Travessa - Walmart - Cultura - Cia dos Livros 
Sinopse: Quíron, o primeiro-ministro, mantém o reino da Terra do Lago em equilíbrio e prosperidade. Rei Darel está feliz com o nascimento da princesa Diana, sua única filha e herdeira. As sombras do exército de Magnus, o impiedoso, avançam sorrateiramente sobre a cidade conquistada pelas mãos do sanguinário invasor. Na calada da noite, Quíron consegue fugir do castelo com sua filha Selene e a pequena Diana, salvando a princesa da morte certa. Conseguirá o fiel ministro mantê-la a salvo da tirania de Magnus?
Recebi o livro pela parceria com a autora e li em uma tacada só. É um gênero de que gosto muito e foi muito bom. Sendo sincera sempre fui muito desconfiada com fantasias brasileiras, mas a história não só me conquistou como estou ansiosa para ler os próximos capítulos dessa história. Não encontrei lugar nenhum que falasse em série, mas pelo fim presume-se que é uma série. Não pode terminar ali!

A história começa com o nascimento da princesa e a morte da rainha assim como previsto por Quíron. Os anos mal passam e a ameaça de guerra eminente faz o rei Darel tomar uma medida drástica: Quíron e sua filha Selene fugiriam do castelo levando a princesa em proteção. Sabendo que seu exército não iria suportar por muito tempo Darel tinha que manter a princesa afastada e viva para um dia ela retomar o poder. A trama ganha ritmo quando os três partem do castelo e muda de rumo com a vida da caverna. Toda a trama de Selene foi muito inesperada, eu sabia que o livro não ia resolver a história toda da princesa, mas não podia imaginar que ia ser como foi. Adorei toda a descrição do castelo de Alvendir e da floresta. O modo como a magia foi descrita também me agradou e principalmente o fato de ter passados anos antes que Selene pudesse usar seus poderes e não da noite para o dia como em alguns livros.

Uma coisa que senti falta é um pouco mais de detalhes sobre o mundo, os lugares e tudo mais. Talvez seja o fato de eu estar acostumada com fantasias com muita descrição. A maioria dos livros desse gênero gasta metade das páginas contando a história dos lugares e costumes. Quem sabe no próximo (se tiver) a autora não nos dá mais um pouco sobre esse mundo. Apesar disso todos os cenários e lugares foram bem descritos, por ex. Alvendir e a história do lugar. A princípio achei Selene um pouco boba, mas depois gostei. Ela se provou forte, mas não perfeita, qualidades que em minha opinião fazem uma boa personagem. Nada mais irreal do que personagens que nunca erram, sempre perfeitos e cheios de habilidades. Quero só ver como Diana, a princesa, vai tratá-la depois de tanto tempo afastada.

Uma narrativa que fluí bem e não se esgota em longas descrições, o livro ganha ritmo a partir de certo ponto e o mantêm até o final sem perder o fio. Um ponto que já ia esquecendo. A partir do momento que Quíron se vê cercado na montanha e as buscas começam eu esperava pelo menos um capítulo ali, mas o foco se manteve em Alvendir o tempo todo. Não foi de todo ruim, mas senti que o livro poderia ter mais umas 200, 250 páginas fáceis. A diagramação é boa, a arte da capa é bonita e bem pensada. O brasão dos reis como "T" ficou bem legal. Só espero uma explicação a mais para as três luas no céu. Leitura rápida e recomendada, principalmente aqueles que apreciam uma boa fantasia.

9 comentários:

  1. adorei sua resenha
    quero muito ler esse livro

    http://cidadedoslivrosfantasticos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. MInha linda esse livro faz parte de uma trilogia, a Iracy já está escrevendo os próximo livro. Tbém estou anciosa =)
    Parabéns pela resenha!!!

    ResponderExcluir
  3. Gente que capa linda!!! E só por ñ cansar com descrições já ganhou minha confiança. Fuçando no seu blog tô achando muita coisa massa.

    ResponderExcluir
  4. Oi..


    Gostei muito da sua resenha, e essa capa me chamou muito a atenção que não sosseguei enquanto não li mais a respeito desse livro maravilhoso que desde agora já estou doida, mas doida mesmo para ler...

    ResponderExcluir
  5. Nossa, amei o livro. Que capa linda!!!

    Nunca tinha visto nada sobre o livro e achei muito interessante, desde a sinopse.

    Sua resenha só confirmou as minhas impressões. Amo livros de fantasia e amo narrativas dinâmicas também. Lerei com certeza.

    Thais Vianna
    @dathais
    dathais@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Olá,que legal adorei a resenha,o livro não me parece ser dificil de ser entendido,gostei muito da capa,foi o que me chamou a atenção e ser literatura nacional é maravilhoso,adorei!bjs

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito da resenha mas vi que você fez uma ressalva no final, a respeito de três luas, o que me deixou muito curiosa. Vou ler o livro é claro.

    ResponderExcluir
  8. Amo Crônicas de Gelo e Fogo, será que vou gostar deste? Gostei bastante da resenha, e sendo nacional é mais um motivo pra ler!

    ResponderExcluir
  9. Amo Crônicas de Gelo e Fogo, será que vou gostar deste? Gostei bastante da resenha, e sendo nacional é mais um motivo pra ler!

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.