05/12/2011

Resenha - Alta Tensão


Nome: Alta Tensão
No Original: Live Wire
Autor (a): Harlan Coben
Páginas: 272
Editora: Arqueiro
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Myron Bolitar ficará frente a frente com um passado de mentiras e traição. Uma mensagem anônima deixada no Facebook da ex-estrela do tênis Suzze T põe em dúvida a paternidade de seu filho. Grávida de oito meses, ela pede a ajuda de seu agente e amigo Myron Bolitar para descobrir o responsável por essa intriga e trazer de volta seu marido, o astro do rock Lex Ryder, que saiu de casa depois de ler o texto. Descobrir o paradeiro de Lex não é tarefa difícil para um ex-agente do FBI. Mas, na mesma boate onde o encontra, Myron é surpreendido ao ver Kitty, a mulher que fugiu com seu irmão, Brad, e o afastou para sempre da família. Tentando ajudar a amiga e reencontrar o irmão mais novo, Myron se vê preso numa rede de segredos obscuros que põe em risco as pessoas que ele mais ama. Agora, só a verdade poderá salvá-las. Mas, para que ela prevaleça, nenhuma mentira pode restar seja ela de Suzze, Lex, Kitty ou do próprio Myron.

Comprei Alta Tensão tem poucas semanas e já li. Sempre passo Harlan na frente por ser uma leitura rápida. É um dos melhores dele que já li e é o maior também. Apesar de ter 272 páginas como todos os outros a letra é bem menor, ou seja poderia ter umas 350 páginas tranquilo. Ele faz parte do conjunto de livros de Myron, conjunto porque você não precisa ler na necessariamente na ordem, aliás isso seria impossível visto que a Arqueiro lançou fora de ordem e só agora está lançando o primeiro "Quebra de Confiança". O livro é um quebra-cabeças único e trás Myron em sua melhor forma.

Dessa vez temos Myron tempos depois dos acontecimentos de Quando Ela se Foi. Ele está noivo de Terese, mas morando em NY e trabalhando normalmente. O perigo começa a rondar quando ele resolve ir atrás do marido de Suzzie T. que sumiu desde o incidente na internet. Myron o encontra em uma boate e tem a pior visão que poderia esperar: Kitty a esposa de seu irmão. A mesma que os fez brigar 15 anos atrás. Myron descobre que ela estava lá comprando drogas e que de alguma forma o retorno misterioso dela tem a ver com a mensagem para Suzzie. Em um emaranhado de acontecimentos Harlan consegue levar o mistério principal até o fim. Quebrei a cabeça durante páginas tentando entender o que tinha por trás desta história e quando finalmente lá nas últimas páginas Myron descobre a verdade eu simplesmente soltei: WTF? Como assim?

Toda a trama envolvendo a Horsepower e Suzzie é bem mais complicada do que parece. Não tem como explicar muito se não essa resenha fica do tamanho do livro. O melhor foi que ao final das contas a história do irmão de Myron nessa confusão toda foi absolutamente diferente de tudo o que imaginei. A trama é muito boa. O que aconteceu por causa de uma simples frase é fantástico. Tantos segredos desenterrados e que segredos! Harlan se superou, e foi uma surpresa para mim que não gostou tanto de Myron no livro anterior ver o personagem com outros olhos. A narrativa fluiu tão bem que não consegui parar enquanto não teve alguma explicação ou resolução. O que no segundo caso é sério, pois essa resolução só vem nas últimas páginas. Ou seja, você lê, lê, lê e quando percebe o livro acabou. O ritmo da trama é excepcional, sem partes cortadas ou mal explicadas. Harlan não deixou passar nada mal contado.

O único detalhe é a tradução. Tenho quase certeza que esse livro foi traduzido do português de Portugal. Notei repetidamente alguns termos do português de lá. Posso estar enganada, mas nem no Michaelis eu encontrei tal palavra. O prateado/cinza da capa ficou bem legal e a diagramação é ótima. Como eu disse o livro poderia ser bem maior se a fonte fosse do tamanho dos outros livros do Harlan, mas não ficou pequena demais. A diagramação da Arqueiro se esforçou para seguir o padrão dos livros anteriores e enfiou tudo em 272. Olhando de fora ele é do mesmo tamanho de Cilada e dos outros. Mesma coisa. Uma pena porque eu adoro livros grandões. Nem preciso dizer que recomendo, principalmente para quem gosta de Harlan e para quem gostou de Cilada. Até mais!

Myron Bolitar - Harlan Coben
1- Quebra de Confiança
2- Jogada Mortal
3- Sem Deixar Rastros
4- Back Spin
5- One False Move
6- The Final Detail
7- Darkest Fear
8- Promise Me
9- Quando Ela Se Foi
10- Alta Tensão

12 comentários:

  1. Quebra de confiança... Já li e gostei muito, simplesmente o segundo melhor da série Myron Bolitar, pra mim o livro Alta Tensão é o pior livro de Harlan Coben, já todos do autor e me decepcionei com este. Mas mesmo assim o considero um livro muito bom diante de tantos outros de suspense, talvez um dos melhores no quesito, mas como disse: ainda ficaria com Cilada, Desaparecido para sempre, Quebra de confiança, Quando ela se foi, Não conte a ninguém e Confie em mim. A sua resenha ficou ótima, gostei muito!

    Abraços
    http://entrepaginasdelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Tenho muita vontade de leu um livro do Harlan Coben, todo mundo fala super bem das obras dele! Estou seguindo aqui =)

    Beijos, Bárbara.

    ResponderExcluir
  3. Uai, estranho duas opiniões tão diferentes. A sua e a do comentário. Fiquei confusa. Do Harlan só li Cilada e gostei bastante apesar de achar pequeno. Quem sabe um dia leio Alta Tensão. Muito boa resenha. bjo

    ResponderExcluir
  4. Não li nada do Harlan, mas esse livro me interessou,já ouvi muito falar dele e até em algumas promoções por aí,deve ser mesmo bom.

    ResponderExcluir
  5. Atualmente usando e analisando suas resenhas para descobrir qual livro do Harlan comprar HAHAHA

    ResponderExcluir
  6. Oi..

    Eu particularmente não me atraio pelos livros desse autor, mas tem uma amiga minha que é fissurada nele e então o livro deve ter alguma coisa boa já que atrai tanto ela.. Mas, eu não gosto da escrita dele.

    ResponderExcluir
  7. AInda não li nada do Harlan, infelizmente...

    ResponderExcluir
  8. Não gosto de livros que tenham problema de tradução. Olha que sou bem tranquila, mas tem duas coisas que me irritam profundamente. Erros grandes de tradução e quando faltam pedaços de frases e a ideia fica "quebrada".

    Espero que isso nem atrapalhe a qualidade do livro, pois gosto muito do Harlan Coben.

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  9. Tbm leio muitos dizendo que esse não foi o melhor do Harlan seja pela estória, seja pelos erros...
    Fiquei ate assim, pq gosto muito dele, leio todos os livros dele que posso, e logo vou alugar esse na biblioteca O.o
    Tomara que eu nao me decepcione tanto assim, pq todos os que li ate agora, achei fantásticos.

    ResponderExcluir
  10. Já li diversos comentários criticando a obra, mas talvez o erro esteja na tradução. Se não for bem traduzido o tema fica quebrado e perde-se no meio do caminho. Gostei da resenha. Ainda não li o livro e dar um crédito e procurar ler.

    ResponderExcluir
  11. Amei este livro ! Apesar de não ter lido os outros da serie ! muito bom rs

    ResponderExcluir
  12. Amos os livros de Harlan, acho ele um otimo autor, seus livros são extraordinários, vou começar uma nova leitura de um livro dele, esse livro vai ser otimo, pois uni intrigas, investigação, e o melhor o final deve ser surpreendente.
    :)

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.