23/12/2011

Especial - Natal nos Livros

Olá, o Natal está batendo as portas e eu trago um especial natalino para todos! Pensando em todas essas festas resolvi procurar livros que tem como plano de fundo o natal e para minha surpresa encontrei bastantes. Espero que eles possam ser boas dicas do que ler entre um prato natalino e outro, mas não vá esquecer de limpar as mãos antes de pegar no livro. Vamos a lista:

Mistério de Natal - Jostein Gaarder
No finzinho de Novembro, Joaquim ganhou um calendário de Natal. É uma tradição em seu país. Todo calendário desse tipo tem vinte e quatro portinhas que devem ser abertas uma de cada vez, uma por dia, desde dia 1º de Dezembro até o dia 24, véspera do Natal. Mas o calendário de Joaquim parece ser meio mágico: a cada portinha que ele abre, salta lá de dentro um dos vinte e quatro capítulos de uma história intrigante. Durante os 24 dias anteriores à noite de Natal, o menino Joaquim acompanha um grupo de peregrinos que voltam no tempo para chegar a Belém, onde vão homenagear um recém-nascido.

O Natal de Poirot - Agatha Christie
Véspera de Natal. A reunião da família Lee é arruinada pelo barulho ensurdecedor de móveis sendo destroçados, seguido de um grito agudo e sofrido. No andar de cima, o tirânico Simeon Lee está morto, numa poça de sangue, com a garganta degolada. Mas quando Hercule Poirot, que está no vilarejo para passar o Natal com um amigo, se oferece para ajudar, depara-se com uma atmosfera não de luto, mas de suspeitas mútuas. Parece que todos tinham suas próprias razões para detestar o velho...
Um Conto de Natal - Charles Dickens
Scrooge, um rabugento homem de negócios de Londres, sovina e solitário, que não demonstra um pingo de bons sentimentos e compaixão para com os outros. Não deixa que ninguém rompa sua carapaça e preocupa-se apenas com seus lucros. No frio natalino, ele é visitado pelo fantasma de Marley, seu sócio, morto há algum tempo. Esta visita muda a sua vida.

Esquecer o Natal - John Grisham
Nada de árvores, estresse de shopping lotado, despesas sem controle, cartões com mensagens de paz e felicidade. O Natal dos Krunk será diferente: no lugar da festa, do panetone, do peru ou das luzinhas piscando no quintal, o plano é fazer um cruzeiro ao Caribe e desprezar qualquer emoção natalina que ponha tudo a perder. John Grisham provoca boas gargalhadas no leitor com esta hilariante fábula de Natal para os tempos modernos. 
Além desses você pode gostar de: "A Missa do Galo" de Machado de Assis, "Natal na Barca" de Lygia Fagundes Telles, "O Natal" de Eça de Queirós, e não podia esquecer de "The Grinch Stole Christmas" de Dr Seuss, não sei se foi traduzido, mas quem não sabe ou não quiser se aventurar a ler em inglês pode assistir ao filme. Nunca é a mesma coisa, mas já quebra o galho. Outro que faz menção ao natal é uma dos livros que compõe "As Crônicas de Nárnia", "O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa" de C.S. Lewis, muito pouco pe verdade, mas está lá. Tem alguns outros contos de Charles Dickens e Agatha Christie também. Se esqueci algum deixe nos comentários! Espero que tenham gostado. Bem curioso o número de livros com esse tema de fundo, não pensei que havia mais de três. Até mais!

3 comentários:

  1. Quero ler Um conto de natal de Dickens.
    Feliz Natal Yasmim!

    ResponderExcluir
  2. Já Um Conto de Natal de Dickens e também vi comentários de um especial de natal de Doctor Who baseado nele que até fiquei com vontade de ler. Agora esse do John Grisham é novidade, nunca tinha visto mais gordo! bjo

    ResponderExcluir
  3. Desses só li O natal de Poirot e não era em mês de Natal,rs. Mesmo assim,uma ótima dica.

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.