09/12/2011

Entrevista - Blogueiros #02

Olá! Hoje eu trago mais uma entrevista na seção blogueiros para vocês! O entrevistado de hoje é o Philip Rangel do "Entrando Numa Fria" que está no ar desde 12 de dezembro de 2005 e que tempos depois seguiu seu caminho como blog literário. Vamos a entrevista:

01- De onde surgiu a ideia de criar um blog literário?
P: A idéia de criar um blog literário ocorreu depois, em 2005 nascia o blog, com intuito de ser levado para o lado pessoal. Sem que outras pessoas opinassem, ali eu podia colocar para fora meus pensamentos. Porém o blog foi crescendo, e pela minha paixão por leitura, história, escrever, opinar, criticar, nascia um novo formato literário para o Entrando numa Fria. Nesses quatro anos, quem acompanha-lo desde o início poderá acompanhar meu crescimento, as evoluções, até os dias atuais.

02- Como foi a escolha do nome?
P: A escolha do nome foi meio engraçada (por assim dizer). Tinha um blog hospedado pelo Terra, porém em 2005 sem aviso prévio, foi excluído sem ao menos comunicar os blogueiros do mesmo.  Meu antigo blog era chamado de Blog do Lip, tinha conquistado muitos leitores, possuía até o selo dourado blogstars, rsrs. Assim, como todos que tinha sua hospedagem ali, foram massacrados, pensei, entramos numa fria mesmo, eis o nome atual. Até mesmo porque todos os dias “entramos numa fria” em diversos acontecimentos cotidianos, seja ir para escola, faculdade, trabalho, sempre acontece algo diferente.

03- Qual foi a maior dificuldade no começo do blog? E atualmente?
P: A maior dificuldade é programar uma área, uma rotina que irei seguir. Nenhum site/blog pode falar só o que pensa se queremos que outras pessoas cresçam com aquilo que você coloca ao ar, ao menos o conteúdo deve ser construtivo para que o crescimento ocorra. O meu medo por vim de um começo com conteúdos pessoais, e pelo crescimento, levar algum conhecimento para quem ler o blog, o fator “aceitar”, ou fazer o nome fosse ao contrário. Hoje, a minha preocupação é bater na porta de cada leitor, blogueiro, e mostrar o conteúdo que o Entrando Numa Fria possui. Conteúdo ali conquistado nesses anos. Nosso objetivo é construir lideres, pessoas que possuam opinião própria, acreditamos estar alcançando aos poucos com uma equipe que trabalha para esse acontecimento.

04- Em sua opinião, o que não pode faltar em uma resenha?
P: O cabeçalho (Nome do livro, Nome original, ISBN, Autor(a), Editora, Sua Avaliação e onde os leitores podem adquirir aquela obra). Uma resenha deve conter informações de avaliação do resenhista, sem o excesso de spoilers, uma vez que, a pessoa que lerá aquilo, procura um livro que chame sua atenção, para que possa comprar ou não. Uma avaliação crítica é essencial, com fundo de verdade, fora isso avaliando todo o conteúdo de publicação. Esquematizar sempre, para que chame o leitor para comprar aquele livro. Em suma, uma resenha não pode faltar conteúdo, e não pode faltar uma revisão de ortografia e adequação, erros são imperdoáveis.

05- Qual a coluna que mais gosta em seu blog?
P: Difícil. Como assim? Hehehe.
A coluna que mais gosto é o quadro Entrando Você Numa Fria, ali entrevistamos blogueiros, autores, conhecendo mais um pouco do seu cotidiano. É de tamanho, levar ao conhecimento como é a vida daquelas pessoas, e como aquela obra, é levada. Gosto muito, das WishLists, que fornece aquela ânsia pela compra daquele livro.

06- O que mais irrita nesse mundo de blogs literários?
P: A falta de humildade, falsidade e interesse. Falta de humildade, quando blogs mais velhos, que já tem nome rejeitam os novos blogs. Acredito que em nosso meio, existe espaço para todos. É de fundamental importância conversar, interagir com os leitores, uma vez que dependemos deles. Não custa nada ajudar, fazer crescer. Falsidade, quando alguns blogs, afirma a capacidade dos leitores, agradecem x questão, mas nunca respondem e/ou valorizam o trabalho dos outros. E interesse, me deixa com raiva, quando vejo o excesso de blogs literários sendo criados por interesse de só receber livros das editoras. Mas, e o conteúdo? Perde-se por ali. Prejudicando aqueles que querem algo, já que as editoras dificultam suas seleções.

07- Você vê com bons olhos esse estouro de blogs sobre livros? Ou você acha que a maioria só pensa em receber livros de graça das editoras?
P: Heheh, como falei acima, podemos dividir em 75% criam blogs com interesse de receber livros, e 25% que levam aquele trabalho a sério. Hoje, a concorrência é enorme, infelizmente quando a pessoa ver a dificuldade das editoras aceitar parcerias, acabam abandonando o blog em questão. Demonstrando que o interesse sempre foi em receber livros.

08- Quantidade ou qualidade? Você faz parte do grupo que preocupa mais com o número de lidos ou do que preocupa em se divertir e ter prazer lendo?
P: Qualidade. Desde o início do Entrando Numa Fria, preocupei em trazer algo que os leitores pudessem aprender e crescer. Em nossas postagens sempre preocupamos em qualidade, porque a quantidade é relativa de muito trabalho. Aqueles sites/blogs que preocupam com a quantidade acabam se perdendo, e prejudicando a si mesmo. Porque não demonstram o sentimento, a emoção de ler aquela obra. As editoras querem ver uma avaliação profunda, para que dali eles possam concertar alguns erros nas outras impressões. Jogar o leitor a pensar de como será aquela história. A melhor maneira de colocar algo de qualidade é mergulhar e divertir na leitura. Assim, seu trabalho é bem visto e o reconhecimento chega em seu lar (blog).

09- Quantos livros você lê em média por mês sem correr com a leitura?
P: Isso varia com minha disponibilidade, faculdade e afins. Mas leio ao mês uns 3, 4 livros, variando seu tamanho, por leva-lo em todos os lugares de minha rotina diária.

10- Você já pensou/sonhou em escrever um livro?
P: Já sonhei e estou escrevendo um livro. Ele nasceu em 2007, até hoje não acabei. Não acredito ser um fator que prejudique desde que finalize com qualidade. Garanto que vocês vão gostar. ^^

11- Qual livro pretende ler antes do ano terminar?
P: Hum... A trilogia Os Instrumentos Mortais e Dezessete Luas. Será que consigo? hm

12- Qual livro você está lendo agora?
P: Alerta de Tempestade, volume 9 da série The 39 Clues de Linda Sue Park, editora Ática.

13- Um conselho para aqueles que querem se arriscar em blogs literários e para novos blogueiros.
P: Uma dica para todos vocês é ter calma, perseverança, não copiar nada de algum blog, isso pode gerar um problema enorme. E divulgação, muita divulgação. Não inicie querendo parcerias com editoras, espere de 6 meses a um ano, para você mesmo ter certeza se quer levar aquilo a sério. Porque dá muito trabalho e muitos gastos. O restante é ter paciência, tempo, e muita força de vontade. Assim, os resultados aparecerão aos poucos. Qualquer coisa, disposto a ajudar. =D

14- Uma frase/citação retirada de um livro.
P: “Antes de encontrar a luz. É preciso enfrentar a escuridão” The 39 Clues, Alerta de Tempestade.

Jogo rápido:
Livro:  Pequeno Irmão – Cory Doctorow
Série: The 39 Clues
Trilogia: Hunger Games
Autor: J.k Rowling
Personagem: Amy e Dan
Casal:  Katniss e Peeta
Capa: Cidade de Vidro
Gênero: YA
Filme adaptado: Harry Potter, saga.
Entrando Numa Fria:  Perder todas as informações gravadas em seu blog antigo. Yay..heheh

Gostaria de agradecer o Philip por atender tão prontamente meu convite e agradecer aos leitores por ter apoiado as entrevistas aqui no blog. Outras entrevistas virão e espero entrevistar todos que sempre comentam e estão sempre por aqui. E ai? Gostaram de conhecer o Philip? Recomendo que dê uma passada lá no Entrando Numa Fria, o blog está sempre com notícias novas, resenhas e muitas promoções! Falando em promoção na próxima semana tem promoção nova aqui no Cultivando, e não esqueçam de participar do Natal Literário que vai até dia 25/12. Daqui a pouco tem desafio e mais, ainda decidindo de posto a resenha hoje, ou o desafio de férias ou as parcerias que fechei. De qualquer forma, até mais!

9 comentários:

  1. Sinceramente admiro muito vocês que se dedicam de verdade a blogs literários :)

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Más amiga faltou na resenha ,este livro é bom por que ,para que leitores eu oferecia este livro por que oferecia? Aliás criticas não passa de apenas criticar a obra

      Excluir
  3. Criar um Blog é fácil.. Mas, acho difícil é manter ele, pois, é uma luta diária.

    ResponderExcluir
  4. Tenho muita vontade de ler 39 Clues, que ele adora.

    Fiquei espantada pois todos os blogueiros reclamam da falsidade. Meio triste saber que as coisas são tão competitivas nesse meio.

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  5. muito bom más faltou minímas coisas na resenha crítica,esse livro é bom por que? não e bom por que? para que leitores você citaria o livro por que?

    ResponderExcluir
  6. faltou coisas mínimas na resenha, este livro e bom por que? para que leitores eu oferecia o livro por que?

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.