03/12/2011

Entrevista - Blogueiros #01

Hoje o Cultivando a Leitura finalmente estréia o segundo ramo de entrevistas do blog. Era para ter saído há mais de um mês, mas devido a problemas técnicos atrasou muito. Mesmo assim está perfeito. A primeira entrevistada para a seção blogueiros é a Cibele Ramos do "Eu Leio, Eu Conto", blog literário que está no ar há mais de 2 anos. Vamos a entrevista:


01- De onde surgiu a ideia de criar um blog literário?
C: Há uns dois anos eu estava numa fase em que lia muitos livros bons, mas quase não encontrava nada sobre eles. Eu sempre tive blog, então a ideia de usar esse canal pra divulgar esses livros surgiu naturalmente.

02- Como foi a escolha do nome?
C: Na hora de criar o blog, eu pensei em diversos nomes (que sinceramente hoje já nem lembro), mas todos já estavam sendo utilizados. No fim das contas pensei em “Eu leio, eu conto”, estava disponível então resolvi usar.

03- Qual foi a maior dificuldade no começo do blog? E atualmente?
C: A maior dificuldade do começo é que eu tinha uma ideia de fazer um blog só de resenha e com o tempo eu percebi que isso seria impossível, dada a minha velocidade de leitura. Então comecei a abordar outros assuntos e criar seções pra não deixar o blog às moscas entre uma resenha e outra.

04- Em sua opinião, o que não pode faltar em uma resenha?
C: A opinião sincera de quem resenha. Uma coisa muito chata é querer saber a opinião da pessoa, mas o post não passar de um resumo do livro.

05- Qual a coluna que mais gosta em seu blog?
C: Eu gosto muito das colunas exclusivas como “A última moda” e “Nem preciso ler”. Geralmente quando o primeiro post da seção vai ao ar eu já tenho vários outros escritos, mas nunca posto. Tenho que tentar melhorar isso (risos)

06- O que mais irrita nesse mundo de blogs literários?
C: Não consigo lembrar de nada específico no momento.

07- Você vê com bons olhos esse estouro de blogs sobre livros? Ou você acha que a maioria só pensa em receber livros de graça das editoras?
C: Eu acho sensacional esse estouro de blogs literários! Tenho certeza que isso tem influenciado a leitura de forma positiva. Antes disso era muito solitário ler um livro, era difícil encontrar alguém que tivesse lido as mesmas coisas e com quem pudesse conversar. Hoje existem vários sites onde você pode comentar os livros que já leu e conhecer novos.

08- Quantidade ou qualidade? Você faz parte do grupo que preocupa mais com o número de lidos ou do que preocupa em se divertir e ter prazer lendo?
C: Isso é coisa de fase. Tem época que eu olho pra estante e surto com a quantidade de livros não lidos, e começo a ler o mais rápido possível pra pilha diminuir. Em outros momentos eu quero ler devagar e aproveitar. Depende mesmo.

09- Quantos livros você lê em média por mês sem correr com a leitura?
C: Sem correr eu leio 1 por semana.

10- Você já pensou/sonhou em escrever um livro?
C: Já pensei e confesso que até já comecei, mas nunca consigo seguir em frente. E se eu escrevesse seria só como um hobby mesmo, uma coisa pra ficar só na gaveta. Não tenho intenção de ser escritora nem nada. Pode ser que isso mude um dia, mas por ora não tenho planos de me tornar escritora.

11- Qual livro pretende ler antes do ano terminar?
C: Eu já fiz uma lista dos livros que quero ler antes do ano terminar, mas um que eu devia ter terminado em julho e ainda está aqui é “Harry Potter e as relíquias da morte”. Se tudo der certo, eu acabo a série ainda esse ano.

12- Qual livro você está lendo agora?
C: E se fosse verdade... de Marc Levy.

13- Um conselho para aqueles que querem se arriscar em blogs literários e para novos blogueiros.
C: Um conselho que eu sempre dou é: seja sincero! No começo eu tinha muita dificuldade em falar dos livros que eu não gostava e às vezes acabava dando uma opinião pela metade pra não ter que falar o que realmente achava. Então, se você está começando agora, não faça isso (risos). 

14- Uma frase/citação retirada de um livro.
C: “Since... forever” Last Sacrifice – Richelle Mead (A frase fica melhor no contexto, mas estava pensando nela agora então... não deu pra evitar!)

Jogo rápido:
Livro: A música que mudou minha vida
Série: Academia de Vampiros
Trilogia: Jogos Vorazes
Autor: Richelle Mead
Personagem: Rose Hathaway
Casal: Rose e Dimitri
Capa: Fallen
Gênero: Chick lit
Filme adaptado: Alta Fidelidade
Blog: O meu! Hahahahahaha

Gostaria de agradecer a Cibele por ter aceito o convite e separar um tempinho para responder as perguntas. Quem ainda não conhece o "Eu Leio, Eu Conto" corre lá que vale muito a pena. São várias colunas além de resenhas e promoções. Vou ficando por aqui e mais tarde tem desafio e resenha, ah e na próxima semana já tem entrevista nova tanto de blogueira como de leitor! Até mais!

9 comentários:

  1. Muito criativa essa ideia, adorei a entrevista, parabéns!!!

    http://entrepaginasdelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Nossa amei suas perguntas e as respostas da Cibele foram ótimas =) tbém tenho essa coluna no meu blog e quero até te entrevistar, me manda seu email =)
    bjinhos!!! Adoro vim aqui!!!

    ResponderExcluir
  3. Acho que o blog da Cibele foi um dos primeiros que comecei a acompanhar. Acho muito boas as resenhas já que tem bastante opinião! ADORO o livro que ela está lendo agora e também sou fã do mesmo gênero >_<

    Ficou 10 a entrevista! Gostei das perguntas/respostas ;D

    ResponderExcluir
  4. kkk novidade a Cibele pensando na série da Academia de vampiros, né??? rsrs
    Adoreei a entrevista, e realmente se quiser sinceridade vai no eu leio eu conto, ela bota a boca no trambone kkkkk
    Beijosss

    ResponderExcluir
  5. Muito a entrevista. Gosto muito desta coluna. Apesar de estar chegando no blog agora. Estou lendo cada uma. Legal saber que existe um mundo de leitores para conhecer.

    ResponderExcluir
  6. É legal ler entrevistas e conhecer pessoas que as vezes parecem muito ou são diferentes demais da gente. Agora tô que nem a Cibele, lendo 1 livro por semana, num ritmo confortavel.

    ResponderExcluir
  7. Adoro o que ela falou sobre ser sincero, ninguém merece blogueiro que fala bem do livro da boca pra fora...

    ResponderExcluir
  8. Eu leio um por semana quando se trata de um livro de 600 ou 700 páginas, ou do contrário leio um livro em até 2 dias..

    ResponderExcluir
  9. Adoro Vampire Academy. Gosto bastante da Coluna A Ultima Moda, do Blog Eu Leio, Eu Conto.

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.