13/12/2011

Dicas #06 - Clássicos

O dicas dessa semana inicia uma nova area aqui no blog. Faz já umas quatro semanas que estou pensando em criar colunas sobre clássicos e resenhar os que li esse ano antes de criar o blog. São clássicos de diversos gêneros, vão de romances a ficcção científica e hoje decidi colocar tudo o que já li aqui no blog. Seja em coluna ou resenha. Começarei por hoje com quatro dicas fundamentais para quem quer começar a ler clássicos. Ok, o "fundamentais" é praticamente por minha conta em risco visto que são livros que escolhi baseado em gosto pessoal e algumas listas de jornais importantes mundo a fora. Deixando de divagação, vamos a lista:

Nome: 1984
No Original: 1984
Autor (a): George Orwell
Páginas: 416
Editora: Cia das Letras
Comprar: Siciliano - Saraiva - Cultura - Fnac
Sinopse: Winston vive aprisionado na engrenagem totalitária de uma sociedade completamente dominada pelo Estado, onde tudo é feito coletivamente, mas cada qual vive sozinho. Ninguém escapa à vigilância do Grande Irmão, a mais famosa personificação literária de um poder cínico e cruel ao infinito, além de vazio de sentido histórico. De fato, a ideologia do Partido dominante em Oceânia não visa nada de coisa alguma para ninguém, no presente ou no futuro. O’Brien, hierarca do Partido, é quem explica a Winston que 'só nos interessa o poder em si. Nem riqueza, nem luxo, nem vida longa, nem felicidade - só o poder pelo poder, poder puro.'

Nome: Laranja Mecânica
No Original: A Clockwork Orange
Autor (a): Anthony Burgess
Páginas: 224
Editora: Aleph
Comprar: Siciliano - Saraiva - Cultura - Fnac
Sinopse: Narrada pelo protagonista, o adolescente Alex, esta brilhante e perturbadora história cria uma sociedade futurista em que a violência atinge proporções gigantescas e provoca uma reposta igualmente agressiva de um governo totalitário. A estranha linguagem utilizada por Alex - soberbamente engendrada pelo autor - empresta uma dimensão quase lírica ao texto. É um dos ícones literários da alienação pós-industrial que caracterizou o século XX. Adaptado com maestria para o cinema em 1972 por Stanley Kubrick, é uma obra marcante: depois da sua leitura, você jamais será o mesmo.

Nome: Admirável Mundo Novo
No Original: Brave New World
Autor (a): Aldous Huxley
Páginas: 398
Editora: Globo
Comprar: Siciliano - Saraiva - Cultura - Fnac
Sinopse: Ano 634 df (depois de Ford). O Estado científico totalitário zela por todos. Nascidos de proveta, os seres humanos (precondicionados) têm comportamentos (preestabelecidos) e ocupam lugares (predeterminados) na sociedade: os alfa no topo da pirâmide, os ípsilons na base. A droga soma é universalmente distribuída em doses convenientes para os usuários. Família, monogamia, privacidade e pensamento criativo constituem crime. Os conceitos de "pai" e "mãe" são meramente históricos. Relacionamentos emocionais intensos ou prolongados são proibidos e considerados anormais. A promiscuidade é moralmente obrigatória e a higiene, um valor supremo. Não existe paixão nem religião. Mas Bernard Marx tem uma infelicidade doentia: acalentando um desejo não natural por solidão, não vendo mais graça nos prazeres infinitos da promiscuidade compulsória, Bernard quer se libertar. Uma visita a um dos poucos remanescentes da Reserva Selvagem, onde a vida antiga, imperfeita, subsiste, pode ser um caminho para curá-lo. Extraordinariamente profético, "Admirável Mundo Novo" é um dos livros mais influentes do século 20.

Nome: O Grande Gatsby
No Original: The Great Gatsby
Autor (a): F. Scott Fitzgerald
Páginas: 284
Editora: Penguin Companhia
Comprar: Siciliano - Saraiva - Cultura - Fnac
Sinopse: Nos tempos de Jay Gatsby, o jazz é a música do momento, a riqueza parece estar em toda parte, o gim é a bebida nacional (apesar da lei seca) e o sexo se torna uma obsessão americana. O protagonista deste romance é um generoso e misterioso anfitrião que abre a sua luxuosa mansão às festas mais extravagantes. O livro é narrado pelo aristocrata falido Nick Carraway, que vai para Nova York trabalhar como corretor de títulos. Passa a conviver com a prima, Daisy, por quem Gatsby é apaixonado, o marido dela, Tom Buchanan, e a golfista Jordan Baker, todos integrantes da aristocracia tradicional.

Sugiro que leiam esses quatro nem que demore muito tempo. Coencidência ou não enquanto estava escrevendo essa coluna, ou seja, coletando as informações dos livros e os links descobri um nota falando sobre eles em conjunto, como representam a fase de 1920 em diante. Principalmente de como os três primeiros são ícones da alienação pós-industrial que marcou o século passado. 1984 e Admirável Mundo novo são retratos tao atuais da nossa sociedade que assusta pensar que foram escritos tanto tempo atrás. Enfim, são leituras muito recomendadas e está minha lista de releitura e leitura (ainda não li o último). Gostaria de pedir sugestões, que clássicos vocês gostariam de ver aqui? São tantos e de tantos gêneros que nem sei por onde começar e ajudaria uma indicação. Por enquanto é isso. Até mais!

8 comentários:

  1. Adorei a nova coluna; dois deste livros estão na minha lista (inclusivo do desafio das férias) 1984, até hoje não me desculpo por ão ter lido Orwell ainda, e Admirável mundo novo.

    ResponderExcluir
  2. Tenho que confessar que não sou muito de clássicos. Sempre aparece outros e acabo esquecendo. Igual esses que você citou, sempre quero ler, mas na hora de comprar esqueço :x Só li de clássico (nem sei se é) O Morro dos Ventos Uivantes, alguns da Agatha Christie e do Sidney Sheldon, e brasileiro li Dom Casmurro e uns outros. Quero mesmo ler 1984 e os outros. Seu post me fez lembrar disso. bjo

    ResponderExcluir
  3. Já li 1984, que é excelente, e quero ler todos os outros três. Gosto bastante de ler clássicos, só não consigo ler tantos, porque eles são bem mais densos.

    ResponderExcluir
  4. Nossa que legal =)
    Já li 1984 e adorei =)
    Esta na minha lista de próximas leituras Admirável mundo novo os outro ainda n pensei em ler mas adorei a nova coluna, vou pensar em sugestões viu!!!
    bjão!!

    ResponderExcluir
  5. "Orgulho e preconceito" e "O morro dos ventos uivantes" são os únicos que eu li até agora...

    ResponderExcluir
  6. Acabei de ler 1984 porque vi a indicação aqui no blog e simplesmente a-d-o-r-e-i! É de uma genialidade impressionante, achei MUITO bom!

    ResponderExcluir
  7. Um dia ainda leio 1984, uma amiga me contou sobre o livro e fiquei com vontade de ler, mas até agora nada. Admirável Mundo Novo já está na minha wishlist.

    ResponderExcluir
  8. Eu amei 1984., achei maravilhoso. Confesso que me deu uma sensação de paranóia extrema..rsrs

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.