17/12/2011

Balanço do Ano - Os Melhores de 2011

Até o dia 31 de Dezembro eu vou fazer cinco postagens. A primeira como podem ver contém "os melhores de 2011", depois virá pela ordem "os piores", "as surpresas positivas", "as surpresas negativas" e encerrando o ano "de 2012 não passa" e "expectativas para 2012", onde postarei sobre os lançamentos que tanto espero em 2012. A ideia é bem comum e o principal é divulgar e sugerir aos leitores livros que me agradaram muito e até estão na lista de favoritos. Vou colocar na ordem decrescente dando ao primeiro lugar o título de melhor do ano ok? Vamos a eles:

5º- O Enigma do Oito - Katherine Neville
Um livro que comprei desconfiada, e que a princípio me chamou atenção pelo visual. A história transcorre em duas épocas diferentes e possuí uma narrativa bem conduzida, com fatos históricos utilizados de maneira inteligente como plano de fundo. Personagens fortes, inteligentes e fechando um ritmo acelerado que permite um desenvolvimento completo, bem detalhado sem ser cansativo. Mistério para todos os lados e a Rocco caprichou no visual do livro. Está na minha curta lista de favoritos.


4º- Lugar Nenhum - Neil Gaiman
Esse ai eu estava doida para ler tem muitoooo tempo. Quando consegui um super desconto não pensei duas vezes. A história construída por Gaiman é fantástica. Uma Londres subterrânea com personalidades variadas e curiosas. Uma missão através de túneis e as paradas nas estações do metro cada uma com sua população peculiar. Tudo muito perfeito e em cada detalhe elementos conhecidos da narrativa de Gaiman.



3º- Coração de Tinta - Cornelia Funke
Um livro onde os personagens têm o dom de retirar qualquer coisa ou pessoa de dentro dos livros só podia ser ótimo. A história de Cornelia é delicada, apaixonante e repleta de elementos e citações para os apaixonados por livros e literatura. É imperdível para qualquer leitor. Seja pelas diversas citações de outros livros ou pela história em si. A busca de Meggie, os personagens que Mo retira dos livros, tudo é acertado. Recomendo não só ele como a trilogia completa. Também figura em minha lista de favoritos

2º- Estudos Sobre Veneno - Maria V. Snyder
Esse é a paixão do ano, só perde para o próximo. Não sei o que ele tem que me prendeu tanto. É bem provável que seja Yelena e sua personalidade forte, inteligente, irônica e a vida de desconfianças e poucos amigos que ela tem. Uma narrativa extremamente cativante e instigante. Não é atoa que o Publishers Weekly comparou o estilo de Snyder com o de Martin. É o ápice encontrar uma personagem como Yelena, isso sem esquecer Valek que também é perfeito ao seu modo, mas por ter suas facetas menos exploradas ainda fico com Yelena. Leiam! Não percam a chance de ler algo tão bom.


1º- As Crônicas de Gelo e Fogo - George R.R. Martin
O que dizer dessa série? Qualquer adjetivo seria desperdiçar meu tempo e o de vocês. Falar do estilo de Martin seria uma blasfêmia se eu não souber bem o que quero dizer, então vou resumir bem as coisas. Cruel, inteligente, denso, humano e perfeito. A saga dos sete reinos de Westeros. A luta de lobos, leões, dragões.  Poder, tramóias, vinganças, assassinatos, traições. As Crônicas de Gelo e Fogo em minha opinião inauguram uma nova fase para a fantasia. Aqui não temos o protagonista herói, perfeito em suas habilidades e invencível. Aqui os personagens são de carne e osso, cometem erros e acima de tudo podem morrer a qualquer página. A capacidade de Martin de nos surpreender com suas jogadas na história chega ao máximo diversas vezes. Hoje mesmo depois de ter lido até o quinto livro e último publicado não posso dizer o que provavelmente vai acontecer. Não tem como nem sonhar com o que Martin vai fazer ou deixar de fazer. O cenário de guerra e caos em um mundo como o que ele criou só acentua as características marcantes da trama. Personagens sofrem com problemas de moral, dúvidas dos mais variados tipos afligem a todos e quando você menos espera tem ali um traidor, um assassino, ou uma pessoa bem mais cruel ou bem mais humana do que você pensou a princípio. A narração alternada entre os personagens nos permite amar e odiar a todos. É com imensa ansiedade que aguardo os próximos volumes. Se você ainda não quis ler como medo da rotulagem fantasia leve em conta as palavras que eu disse. O cenário é apenas 1/4 do que esse livro é. O mosaico de pessoas e tramas é muito mais do que espadas e elmos.
E ai? Qual são os melhores do ano para vocês? Não percam as próximas postagens desse especial "Balanço do Ano". Espero que tenham gostado e aproveitem no futuro próximo alguma dessas dicas! E fiquem de olho que vem promoções novas essa semana ainda eu acredito. Vai depender do correio. :) Até mais!

9 comentários:

  1. adoreiiii tudo
    http://cidadedoslivrosfantasticos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. "As crônicas de gelo e fogo" com certeza no topo!!! "Um Dia" de David Nicholls eu tb amei!!!

    ResponderExcluir
  3. Lugar nenhum deve ser um livro muito bom!!

    Me interessei muito

    http://aleitoracassia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. concordo com as cronicas de gelo e fogo e com coração de tinta! AMO AMO AMO essas duas séries, (no caso, a trilogia do mundo de tinta) o enigma do oito vou começar a ler em breve e estou muitíssimo ansiosa; adoro historias que se passam em duas épocas *-*
    Beijoo

    Cabelos ao Vento
    http://blogcabelosaovento.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Tô doida pra ler Estudos sobre veneno, principalmente depois que falaram dele no clube do livro, já tenho boas referências.

    ResponderExcluir
  6. As cronicas de gelo e fogo desas ferias não passam pra mim. Estudos sobre veneno deu vontade de ler, ouvir falar muito bem.

    ResponderExcluir
  7. Eu estou doida para ler as cronicas de gelo e fogo (na verdae a saga entra na minha lista de "De 2012 não passa)

    Legal esses posts especiais muito maneiro.

    http://bmeloescrt.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Ótimos parecem ser os livros. Nunca vi As Crônicas de Gelo e Fogo tão bem descritas como aqui. Acertou demais nas palavras. Quero muito ler Estudos Sobre Veneno e a Coração de Tinta. Bjo.

    P.S: Aguardando as outras postagens ansiosas.

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.