30/12/2011

Balanço do Ano - As Surpresas Positivas de 2011

O Especial de final de ano está de volta trazendo as surpresas positivas de 2011. O especial conta com cinco postagens. Você já pode conferir "os melhores" e "os piores" que li esse ano e hoje trago "as surpresas positivas", amanhã tem "de 2012 não passa" e encerrando com as "expectativas para 2012", onde postarei sobre os lançamentos que tanto espero em 2012. Esse ano tive algumas boas surpresas, livros que não imaginva gostar nem um pouquinho e que acabaram agradando além da conta. Vamos a lista:

4º- Eu Sou O Número Quatro - Pittacus Lore
Eu resolvi colocá-lo nessa lista porque no fundo é verdade. Eu estava numa duvida imensa sobre ler ou não ler esse livro e com aquela impressão que iria odiar. Tudo porque lançaram ele com a capa do filme e eu tenho pavor de capas assim. Acho que esse grande detalhe só ajudou a piorar a minha ideia do livro. Porém pacientemente eu esperei lançarem com a capa original para comprar e ler. Acabou sendo uma boa surpresa. A história dos nove que fogem de Lorien e estão prestes a lutar com os mongadorianos é bem construída e possuí uma trama que prende. Acredito que os próximos livros serão ainda melhores do que o primeiro.


3º- Ecos da Morte - Kimberly Derting
Esse entra na lista de livros que estavam fora de cogitação por serem sobrenaturais e adolescentes. Contudo resolvi dar uma chance não só a ele como qualquer outro tipo de sobrenatural que não tenha vampiros, demônios, e ainda estou decidindo sobre lobos e bruxas. O ponto é que a ideia do livro era boa e até original em meio a tanto mais do mesmo. A menina que enxerga ecos de pessoas que foram assassinadas me interessou logo que li, sem falar da capa que é bem bonita. Comprei e li em menos dois dias. Espero que nos próximos livros os personagens sejam mais aprofundados. É uma agradável mistura de sobrenatural com o policial. Na verdade quase nada de sobrenatural, só mesmo o dom da protagonista.

2º- Anna e o Beijo Francês - Stephanie Perkins
Esse é um que em outros tempos jamais teria lido. Bobinho de mais, romântico demais e até sem uma trama mais séria. Porém tem algo nele que gostei e que conseguiu me prender até o fim. Talvez por ter como cenário Paris e pela autora ter descrito muito bem a cidade luz. Como apaixonada por culturas, idiomas e afins não pude deixar de adorar cada descrição do livro. A história é leve de se acompanhar e a situação entre Anna e St' Clair é diferente e não o tão comum triângulo amoroso. Era algo mais apesar do que alguns podem falar. A autora foi bem feliz ao narrar todas as sensações de ter um amigo com tantas afinidades e claro o amor entre eles. Gostei.


1º- Antes Que Eu Vá - Lauren Oliver
Esse ano acho que pode ser chamado do ano em que me livrei de preconceitos. Apesar da história ter chamado a atenção eu demorei a comprá-lo com medo do lado adolescente falar mais alto e ele soar bobo. A menina que fica presa por sete vezes no último dia de sua vida. Não tem como a história ser ruim, mas tinha como ela ser mal aproveitada. Ainda bem que não foi. Com uma narrativa que fluí e prende a autora conseguiu repetir os dias da vida de Sam sem deixar a história chata. As questões abordadas por ela são bem interessantes e com o passar do livro vamos torcendo para que algo mude o inevitável fim de Sam. É comovente e sendo sincera me fez pensar em algumas atitudades que a gente toma por ai sem pensar. E se fosse o último dia?
 
É isso. São apenas quatro, mas foram quatro boas surpresas. Olhando a lista dos livros que li esse ano até que foram muitas. Sou ou era uma leitora difícil de agradar e nunca lia certos tipos de livro. Ainda bem que a gente acaba aprendendo que nem sempre podemos colocar tudo num único saco e amarrar a ponta. Podem e existem muitos livros juvenis bons e com tramas mais elaboradas. Só não me peça para gostar de vampiros, demônios e afins. Seria demais para mim. É como eu disse. Ainda estou pensando no que fazer a respeito de bruxas, lobos e fadas. Já estou divagando não é mesmo? E ai? Quais foram as surpresas de vocês? Deixe ai nos comentários, quem sabe eu não os leio e tiro minhas conclusões. Sugestões nunca são demais. Até mais tarde!

3 comentários:

  1. Ah destes ai eu só li "Eu Sou o Número Quatro" e concordo que o livro foi uma surpresa boa. Sempre tive um pouco de preconceito com ficções científicas novas, sabe sem ser aqueles excelentes clássicos. Doida para ler Ecos da Morte. Antes Que Eu Vá está na fila :) bjo

    ResponderExcluir
  2. Li todos dessa lista e gostei de todos. O mais é Anna e o Beijo **= Ansiosa pelo lançamento do próximo da trilogia.

    ResponderExcluir
  3. Desses eu li "Anna e o beijo frances" e amei! me fez voltar alguns anos no tempo...(uns 10 rs)
    É um livro facil de ler, romantico,talvez até bobinho sim , mas não tem como cansar de ler, li em 2 dias... Apesar da historia ser beem adolescente eu adorei!

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.