15/11/2011

Resenha - A Pirâmide Vermelha


Nome: A Pirâmide Vermelha
No Original: The Red Pyramid
Autor (a): Rick Riordan
Páginas: 448
Editora: Intrínseca
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Os irmãos Carter e Sadie Kane vivem separados desde a morte da mãe. Sadie é criada em Londres pelos avôs e Carter viaja o mundo como o pai, o Dr.Julius Kane, um famoso egiptologista. Levados pelo pai ao Bristish Museum, os irmãos descobrem que os deuses do Egito estão despertando. Para piorar, Set, o deus mais cruel, tem vigiado os Kane. A fim de detê-lo, os irmãos embarcam em uma perigosa jornada em busca que revelará a verdade sobre sua família e sua ligação com uma ordem secreta do tempo dos faraós.


Não fazia parte dos meus planos ler esse livro. Riordan surgiu a pouco mais de um ano em minha lista de leitura quando decidi ler Percy e de lá para cá meu respeito pelo autor só aumenta. Tenho uma imensa queda por história e mitologia seja ela qual for e Riordan é um verdadeiro achado. Ele mistura tudo de uma forma tão boa e tão coerente. Perdi as contas das vezes que ri com esse livro e suas descrições nada ortodoxas de deuses egípcios, demônios e todos os outros personagens da cultura egípcia. Perfeito. Em uma só palavra: perfeito. Pensei que nada me surpreenderia depois da série Percy, mas estava enganada, aliás, mal posso esperar para ver os livros que Riordan prometeu com mitologia nórdica de fundo.

Com meu pouco conhecimento de mitologia egípcia fui me surpreendendo página por página. Não conhecia muitos personagens além dos deuses e a cada descrição ficava boba. Adoro quando livros me contam mais do que uma história. A história é muito boa, bem narrada e bem montada. A estrutura é parecida com Percy salvo as grandes diferenças de mitologia que definiram o rumo desse livro.

A Casa da Vida, Khufu, Amós, a deusa Bastet. Nem sei por onde começar. Sadia e Carter são irmãos que cresceram separados por motivos mais fortes do que eles imaginavam. Quando o pai deles explode a pedra Roseta e liberta os deuses por eles estarem presente Carter abriga Hórus e Sadie Ísis, bem como o pai deles Osíris. Set planejando transformar o planeta em deserto e reinar novamente sobre o mundo aprisiona o pai deles/Osíris. Carter e Sadie têm bons motivos para ir atrás de Set. Além de salvar o continente americano eles querem salvar o pai. Só eles podem fazer isso, por serem descendentes de duas casas de faraós eles tem sangue forte para magia e podem abrigar deuses, se transformando no que a mitologia egípcia chama de deuses menores. Além disso eles descobrem que a gata de Sadie é na verdade Bastet a deusa gata libertada por seus pais anos atrás quando a mãe deles morreu. Cumprindo a promessa ela se torna protetora de ambos na viagem. 

A viagem em busca de como derrotar Set, o encontro com Tot e com outros deuses, as batalhas travadas, é um ritmo que não nos deixa desgrudar do livro. As viagens pelo Duat. Zia que no fim foi uma mega surpresa que só comecei a desconfiar bem lá no fim. Não posso falar muito se não estrago as surpresas, mas mal posso esperar para ler "O Trono de Fogo", que felizmente já está na minha estante. Não posso deixar de comentar momentos como Carter prendendo um monstro em um armário, ou derrotando Sekhmet com molho de pimenta. Ri muito em algumas passagens e com alguns comentários dos dois. Aliás comentários que só foram possível porque numa grande sacada o livro é transcrição de uma fita que Sadie e Carter gravaram contando os acontecimentos.

Para quem duvidava ou dúvida da qualidade e competência de Rick Riordan esse livro só vem confirmar o seu talento. Quem continua alimentando essa opinião é que perde. As pessoas têm que parar com essa mania de comparar tudo que surge na literatura infantojuvenil com J.K. Rowling e Harry Potter. Cada a um a sua maneira é excelente. Riordan conseguiu o inimaginável ao fascinar crianças, adolescentes e até mesmo adultos com a história de povos como os egípcios, os gregos e os romanos. Espero que ele continue com várias séries e trilogias sobre vários povos. Não posso esperar mais nada além de livros perfeitos que expandem o conhecimento e alimenta a curiosidade. Falando do livro em si a Intrínseca fez um ótimo trabalho. A arte da capa mantida da versão original, a diagramação perfeita, não vi erros no texto. Em suas 448 páginas o livro não é tão grandão sendo confortável de ler. Enfim, recomendadíssimo. Não só esse, mas qualquer outro de Riordan. Até mais!

As Crônicas dos Kane - Rick Riordan
1- A Pirâmide Vermelha
2- O Trono de Fogo
3- A Sombra da Serpente

20 comentários:

  1. Do Riordan eu já três da série do Percy Jackson e adoro. Não sou muito ligada em história, mas confesso que o ritmo da história é muito bom mesmo. Sua resenha me deixou curiosa para ler esse. Quem sabe compro aquele kit que vem ele de brinde. Pagaria para ver alguém abrir esse armário que guardaram o monstro, hahah

    ResponderExcluir
  2. Adoro o Riordan *.* Já li esse e to louca p ler O Trono de Fogo. Tb to ansiosa pelo Filho de Netuno da serie q ele mantem em paralelo (Os heróis do Olimpo)
    'os livros que Riordan prometeu com mitologia nórdica de fundo.' isso é serio mesmo, MESMO?! Oh My God! *o*
    Vamos rezar pelo filhinho dele que foi quem o influenciou a escrever essas histórias \o/

    ResponderExcluir
  3. Mal posso esperar p ler esse livro e O Trono de Fogo, afinal, ganhei aqui na promo de natal! Percy ja estava na minha lista, mas confesso que vai ficar p depois deles!

    ResponderExcluir
  4. Nossa não gostei deste livro. A resenha está ótima, mas acho que a a narração poderia ter sido melhor.

    ResponderExcluir
  5. Oi..

    Eu comprei esse livro porque estava morrendo de vontade de ler, mas infelizmente surgiu outros livros que chamaram a minha atenção e deixei esse de lado

    ResponderExcluir
  6. Tb acho, parem de comparar tudo, fala sério!!! Cada um é cada um é ponto final. Meu irmão é quse tão fã do tio Rick quanto vc e tb é super fã de HP, nada a ver essa rixa.

    ResponderExcluir
  7. Eu sou fã do Riordan, amo Percy Jackson. Não conheço os Kane ainda, mas estou esperando por eles...rsrs

    Comprei e eles devem chegar em breve.

    Acho deliciosa a forma que ele envolve mitologia em suas narrativas e acho os livros dele muito bem escritos e cheios de ação. Tenho certeza que vou gostar desse.

    Não vejo forma de comparar ele e a J.K. Acho que cada um é perfeito a seu modo.

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  8. Eu adoro Rick Riordan, o cara faz o gênero dele ficar incrível.
    Estou lendo agora Cold Springs que tbm é dele estou amando, a série Percy Jackson é muita boa.
    Comecei a ler livros assim de aventuras, mas depois fui crescendo e deixando pra trás, lendo livros mais de "adultos", por isso de primeira impressão achei os livros dele infantis demais.. nossa, que grande engano, ainda bem que li. Rick R. definitivamente te envolve, te faz sentir o personagem, não importa que idade vc tenha.

    ResponderExcluir
  9. Rick Riordan é , na minha opinião, um dos melhores escritores que eu já li. Você não consegue parar de ler, e quando o livro acaba , continua querendo mais. A Pirâmide Vermelha é muito bom e eu recomendo!!

    ResponderExcluir
  10. Não tem como não amar "As Crônicas dos Kane", é uma ótima trilogia, realmente não sei como Riordan consegue criar estórias tão fantásticas. Fico morrendo de inveja só de pensar, hahah!

    ResponderExcluir
  11. Estou lendo esse livro e amando. TO saindo da minha zona de conforto e correndo dos deuses egípcios com Sadie e Carter. Realmente esse livro é top, uma chance de divertir e conhecer mais da miologia egípcia! Só Tio Rick para levar leitura assim a seus leitores!!

    Garota das Letras - http://garotadasletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Olá,adoro mitologia e ainda mais o Rick sendo o autor é uma combinação maravilhosa,amo de paixão a cultura egípcia,quero muito ler esse livro,não sei ainda quando,mais que seja o mais breve possível,pois sei que vou adorar!bjs

    ResponderExcluir
  13. Como não amar os Kanes? É incrível, magnifico como é a descrição de Rick Riordan nesse livro.

    ResponderExcluir
  14. Esse livro é perfeito msmo,Yasmin.O legal dos livros do tio Rick é que ele vai contando uma história,na qual vc apende junto e isso simplesmente é magnífico.
    Adoro esse livro e conhecer um pouco mais sobre a mitologia egípcia foi encantador e único. Os personagens também são incríveis. Esse livro é aventura que não acaba mais.:)

    ResponderExcluir
  15. eu estou louca para ler essa série. Amei sua resenha e achei a história bem legal.

    ResponderExcluir
  16. Já li esse livro e realmente é muito bom! Recomendo pra quem gosta de uma história diferente e divertida!

    ResponderExcluir
  17. Já li a série As Crônicas dos Kane, assim que teminei série Percy Jackson, e amei!!! Tio Rick sabe criar personagens maravilhosos, e histórias magnificas.

    ResponderExcluir
  18. Eu li A pirâmide vermelha, foi paixão a primeira vista, adorei o livro, muito bom, recomendo!

    ResponderExcluir
  19. Eu amo esse livro ! *-* Amo os personagens , e o modo como eles agem e , é claro , amo o Tio Rick *-*
    A resenha ficou super bem feita , parabéns!

    ResponderExcluir
  20. Ganhei essa coleção em um sorteio mas ainda não tempo de ler, mal posso esperar!!

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.