24/11/2011

Resenha - Não Sou Este Tipo de Garota


Nome: Não Sou Este Tipo de Gatora
No Original: Not That Kind of Girl
Autor (a): Siobhan Vivian
Páginas: 248
Editora: Novo Conceito
Comprar: Siciliano - Saraiva - Cultura - Fnac
Sinopse: Este era seu último ano de colégio. Entrar na universidade, ser presidente do conselho estudantil e passar todos os dias com sua melhor amiga era tudo o que Natalie havia planejado. Ela sempre foi estudiosa, a melhor da classe. Não era o tipo de garota comum na Academia Ross, pois se preocupava muito com sua reputação, talvez até demais. Então, para sua surpresa, no início das aulas uma caloura a reconhece por tê-la tido como babá anos atrás. Desse reencontro surgirão muitos acontecimentos em que Natalie será obrigada a fazer difíceis escolhas para os dilemas de sua vida no ensino médio, assim como qualquer adolescente.

Não ia ler esse livro, mas a sorte resolveu aparecer e ganhei o kit dele em uma promoção no blog da Nanie. Nem acreditei quando eu vi, afinal nunca ganho nem bala em promoção desde criança. Tinha muita sorte até crescer. O livro chegou e fui logo ler, afinal era pequeno e não ia atrapalhar a lista. Não foi aquilo que eu pensei, mas também não foi a pior leitura do ano. 

O livro conta a história de Natalie, aluna exemplar, filha exemplar, sempre com as melhores notas e envolvida em tudo na escola ela nunca decepciona as expectativas. Recebe grande pressão da professora que vê nela uma mulher independente, feminista e que não precisa de garotos. Acontece que nem tudo são flores. Natalie se envolve com a pessoa mais improvável do mundo e tem medo de ser exposta. Em uma vida escolar onde aparência é tudo e qualquer coisa pode virar o assunto da vez Natalie tem medo do que pode acontecer. Ela pensa demais no que os outros vão pensar, por isso é vista como chata e para baixo. Afinal hoje em dia para muitas pessoas namorar e aluna exemplar não cabe na mesma frase. Em minha opinião isso é a maior besteira. Talvez por isso me irritei com o livro em algumas partes. Ou melhor, com a protagonista. Ô menina neurótica! Ao invés de assumir logo o namoro e mandar as pessoas as favas ficou enrolando. O plot é bom, mas nas primeiras páginas demorei a pegar o ritmo. Depois de umas 30 páginas comecei a gostar da história.

A narrativa da autora muitas vezes flui bem, mas em certos pontos ela peca pela repetição. Por ex. as incontáveis vezes que Natalie negou o que sentia, negou o queria ou ainda falando que "não era este tipo de garota", que "os garotos são tudo iguais" e por ai vai. Achei a situação dela com Autumn puro egoísmo. O livro de Siobhan levantou de forma muito cuidadosa temas como sensualidade, sexualidade, feminismo e preconceitos, talvez alguns pais e professores não veja com tão bons olhos tramas como a de Spencer, mas acredito que uma mescla de Natalie e Spencer seria o ideal para qualquer garota. O livro é curto e foi melhor assim. Não tinha assunto para mais páginas.

Ao fim das contas eu ia dar três estrelas para o livro, mas depois mudei de ideia. Esquecendo um pouco as repetições vou dar quatro pelo tema abordado. O livro tem a marcação de capítulos bonitinha e a folha amarelada um pouco áspera assim como a beirada das páginas com o livro fechado, coisa que estranhei a princípio. Enfim é uma leitura rápida, mas não vá com muita expectativa. Leia para distrair, passar o tempo. Até mais!

22 comentários:

  1. É meio estilo chick-lit, é?
    Não gosto de ler livros só "pra passar o tempo".
    Prefiro uma literatura mais edificante, sabe?
    Mas assim, se for por e-books, até que eu leio. Porém, se for pra pagar quase 50 reais num livro chick-lit, não pago mesmo! huashauhauhauashuash
    Sim, só invisto realmente no que vale a pena. :P

    ResponderExcluir
  2. Não sei... Faz muito meu tipo não. A não ser que pareça com Anna e o Beijo, mas pelo que você disse não parece não. Esse ai definitivamente é juvenil como diz o selo. Bjo

    ResponderExcluir
  3. Eu quero ler esse livro. So estou esperando chegar de um livro viajante. Pelo jeito nao devo criar grandes expectativas, nao e'? Pelo menos vai ser um livro pra me distrair. Gosto disso.

    bjs.

    http://booksandmuchmore.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Adoro um chick-lit, mas acho que este está jovem demais para mim. Com 25 anos, tenho procurado alguns mais adequados a minha realidade - que não é uma aluna de colegial
    rss

    http://resenhandomm.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Parece ser bonzinho p passar o tempo mesmo. Mas os livros da Novo Conceito são tão bonitos que a vontade é de comprar mesmo assim! Mas pelo que vc disse, passa longe de parecer c Anna e o beijo frances.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comprei hoje, uma promoção imperdível, agora vou poder ler. Tô mesmo precisando de um livro bem leve. ^^

      Excluir
  6. Me parece ser o tipo de livro que gosto de ler, mas com algumas críticas ruins suas, até fiquei com o pé atrás, bom para passar o tempo mesmo.

    ResponderExcluir
  7. Sinceramente? Não gostei do livro. Achei a narrativa cansativa e por fim um monte de repetição que ao meu ver seria desnecessario.

    ResponderExcluir
  8. Sabes já quase compre esse livro várias vezes, mas na última hora tirava ele da minha cesta de compras, mas após a sua resenha vi que a minha decisão esta correta, pois, não é um livro que vai marcar a minha vida..

    Bjinhos!!!!! =/

    Samira Chasez

    ResponderExcluir
  9. Exatamente o que vc falou,merece pontos pelo tema abordado, mas é preciso ir sem muita expectativa...Eu li e foi uma leitura rápida pra mim, descontraiu. Mas nada que vá mudar minha vida = )

    ResponderExcluir
  10. Acho que todo adolescente tem uma fase de se preocupar com o que todos vão e pensar. Sempre fui muito autocrítica e demorei alguns anos para ter coragem de fazer o que eu queria e não o que era certo.
    Acho interessante esse livro abordar esse tema e provavelmente ele vai ajudar muitas meninas inseguras em relação a si mesma e ao seu lugar.

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  11. Gostei da sua sinceridade em dar a dica para ler só para passar o tempo, seria interessante se a trama se desenvolve com a personagem tentando alguma mudança e tal... mas não gosto muito de ler só pra passar tempo, sei que livro é pra isso tbm, mas gosto de estórias que envolvem, que ensinam alguma coisa. Ler por ler é tão fora pra mim.

    ResponderExcluir
  12. Eu gostei deste livro, achei um pouco fraco em alguns aspectos, mas é bem legal :D

    ResponderExcluir
  13. Gostei muito da resenha, porém não gostei nada do livro kkk

    ResponderExcluir
  14. Esse é o tipo de livro que se deve ler entre livros mais sérios, digamos, pesados. Gosto de livros assim: leves e breves. Claro que se tiver oportunidade eu o lerei.

    ResponderExcluir
  15. Natalie realmente me irritou realmente me irritou muito com suas atitudes, sério! Ela é muito controladora, muito certinha, detestei isso! Essa foi a personagem que mais detestei. Esse não foi um dos melhores livros que já li, mas eu gostei dele.

    ResponderExcluir
  16. aah por incrivel que pareça, gostei da "história" em si... acho q me indentifiquei um pouco com a personagem "neurótica"!haha
    www.tulipink.com.br

    ResponderExcluir
  17. Gostei da história, quero muito ler ele !

    ResponderExcluir
  18. Vi esse livro em promoção na Nobel e quase o comprei, mas não comprei por não gostar de livros do tipo "clichê colegial americano", talvez, um dia quem sabe, eu dê uma chance à ele hahahaha

    ResponderExcluir
  19. Eu recebi este livro numa troca, assim como você estava pensando em não ler rs, mas ja que consegui numa troca..agora vou. Eu não o que vou achar do livro, ele parece ser de uma menina MUITO chata e outra 'piriguete' rs rs, ou to enganada.
    Mas como vc fala que a autora soube mesclar bem, acho que vou desfrutar pelo menos da leitura,
    beijos.

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.