05/11/2011

Resenha - Ecos da Morte


Nome: Ecos da Morte
No Original: The Body Finder
Autor (a): Kimberly Derting
Páginas: 272
Editora: Intrínseca
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Violet Ambrose tem dois problemas: o dom mórbido e secreto que carrega desde a infância e Jay Heaton, seu melhor amigo, por quem está apaixonada. Aos dezesseis anos e confusa com os novos sentimentos em relação a Jay, ela começa a ficar cada vez mais incomodada com sua estranha habilidade: Violet encontra cadáveres. Desde muito pequena ela percebe os ecos que os mortos deixam neste mundo. Ruídos, cores, cheiros. Mas não todos, apenas os das vítimas de assassinato. Para ela, isso nunca foi um grande talento. Na maioria das vezes, tudo o que encontrava eram pássaros mortos, deixados para trás pelo gato da família. Mas, agora que um serial killer está aterrorizando a pequena cidade onde mora e os ecos das garotas assassinadas a perseguem dia e noite, Violet se dá conta de que talvez seja a única pessoa capaz de detê-lo. Em pouco tempo ela estará no rastro do assassino. E ele, no dela. Ecos da Morte é o primeiro volume de uma trilogia best-seller do New York Times.
Assim que vi esse livro em pré-venda podia jurar que era mais um para o time de vampiros e afins, mas para minha felicidade não era. O tema me chamou atenção. Uma garota que consegue sentir com todos os seus sentidos a morte. São ecos, desde ondas sonoras a gostos. Gosto desse tema morte, a capa chama atenção e por isso comprei. É um livro médio, pequeno quase. A história é simples, mas bem narrada. 

A trama intercala a paixão por Jay, seu melhor amigo e o constante incomodo que sente desde que ela descobriu o corpo e o sumiço de outras garotas. O livro não é aquela coisa de tensão e ação. Basicamente acompanhamos a vida de Violet do colégio para casa, sua relação de amizade com Jay abalada pelo que ela anda sentindo e sua nem tão arriscada decisão de encontrar o assassino. Ao sair de casa o procurando em lugares comuns Violet acaba é encontrando outros ecos sem importância. Violet, assim como Jay e os outros personagens não foram muito aprofundados. Por pouco não ficaram superficiais. A diferença é que com a narração detalhada de tudo o que Violet sentia esse detalhe profundidade não afetou tanto como parece a história. Talvez porque o livro é jovem ela não se aprofundou para não deixar o livro sombrio demais. Só o fato de Violet encontrar pessoas assassinadas já é pesado para um livro jovem.

A mitologia criada pela autora merecia ser mais explorada. Por ex. tudo que sabemos é que ela herdou da avó e graças as descrições exatas da autora podemos sentir como esses ecos são. Como é cada impressão. O modo como ela dividiu a trama nesse livro deixa claro que ela valorizou mais o romance do que o dom da menina. Os conflitos ente Jay e Violet foram mais explorados do que a caçada. Quem sabe nos próximos livros com os dois resolvidos o enfoque mude um pouco e conhecemos mais essa habilidade. O final mostrou que a autora tem sim recursos para criar um thriller se quiser. Quando terminei de ler o último capítulo quase morri do coração. Se não fosse aquele epílogo... Foi um baita susto. Aliás, pelos comentários no twitter todo mundo assustou com o fim. Quanto ao romance, foi bom. Eu gosto de romances entre amigos e gostei da forma como tudo aconteceu. Para uma pessoa que percebe ecos ao longe Violet foi boba ao não perceber nem um sinal de Jay. Resumindo: Gostei do livro e da história.

A diagramação que utilizaram é diferente e fez o livro ficar com apenas 272 páginas. Letras pequenas, os capítulos demarcados com uma pequena flor. Os capítulos que eram narrados pelo assassino foram feitos em itálico. A leitura foi rápida, quando vi já estava na metade do livro. Achei que demoraria por causa da letra, mas me enganei. O único grande porém é alguns pormenores no exterior do livro. Apesar de ter vindo bem embalado, fechado e justo dentro do plástico notei que perto no final, na parte inferior das páginas, um conjunto de 15, 20 páginas está com um rasgadinho. Parece um mastigado. Além disso, tanto na parte de trás quanto na capa o livro está descascando. Aquela película de brilho está soltando. Como ele é fosco na flor tanto na capa como na parte de trás imagino que se não tomar cuidado ele vai descamar tudo. Entrei em contato com a editora, mas ainda não obtive resposta. Vou ficando por aqui!

The Body Finder - Kimberly Derting
1- Ecos da Morte
2- Desejos dos Mortos
3- The Last Echo

20 comentários:

  1. Adorei o tema, achei bem diferente, é um suspense sobrenatural, fiquei curiosa. Não sabia que a narrativa era intercalada pelo assassino, bem legal isso, gosto de ver os dois lados.
    Quero ler, pena que é um série né...
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Lindo esse livro. A história parece boa, não tenho nada contra vampiros, mas também já cansei, é bom ver que tem autores buscando coisas novas. Devo comprar o meu antes do fim do ano.

    ResponderExcluir
  3. Nossa, concordo com você completamente! Também achei os personagens um pouco superficias e que ela poderia ter explorado um pouco mais o dom da Violet. Fiquei com a sensação de que resolver o romance dos personagens era mais urgente que achar os assassinos...uahuahahha

    Quanto à estética do livro, o meu tbm descascou um pouquinho na parte de trás... Fiquei super incomodada, já que eu procuro sempre deixar os meus livros impecáveis, sem amassados, nem arranhoes...enfim, perfeitos! Mas fazer o quê, né? Espero que o próximo livro venha melhor...
    bjos

    ResponderExcluir
  4. Trilogia magnífica essa! Outro livro que ouvi muito falarem bem, e sua resenha só confirmou o quanto interessante ele é. Cada vez que venho aqui é mais um livro a mais numa lista enorme de desejados,rs.

    ResponderExcluir
  5. Você falou da diagramação, eu não gostei das letras achei muito pequena. Mas gostei muito do livro.

    ResponderExcluir
  6. Oi..
    Eu tenho esse livro,mas ainda não tive tempo para ler e ele está junto com outros na lista de espera para serem lidos.. E estou louca para comprar o volume 2.. =/

    ResponderExcluir
  7. ahhh esse livro louca para le-lo!comprei ele mas ainda não começei...
    essa resenha só me dá mais contade de le-lo

    ResponderExcluir
  8. Perdi a oportunidade de ler esse livro, pq perdi uma promoção do submarino... =(

    ResponderExcluir
  9. Sério que ñ é de vampiros e afns??? Eu sempre passei por esse livro e ignorei por pensar que era algo do gênero...ooops, enganei-me =S

    ResponderExcluir
  10. Também li o livro um pouco mais rápido do que imaginei, achei a capa linda mas confesso ter ficado com agonia da capa. As partes do assassino eram as minhas prediletas mas o itálico foi bastante ruim para meus olhos. O romance foi muito bem desenvolvido, e agora que você falou os personagens são mesmo um pouco superficiais.

    ResponderExcluir
  11. Me recomendaram muito esse livro, então eu resolvi procurar a resenha aqui no blog, eu tive a oportunidade de comprar o livro, mas acabei não comprando e me arrependo disso agora, mas adorei a resenha e vou procurar sim ler o livro

    ResponderExcluir
  12. Minhas amigas já não suportam mais eu falando desse livro, de como eu quero tanto lê-lo. O nome, a capa, a estória, me fascina demais, parece estranho mas amo tudo quanto é livro que tenha relação a morte, esse dom mórbido da menina me chamou atenção.
    Gosto de me envolver em leitura assim, imaginar-me no lugar dela, e depois na mente do assassino, ficar pensando o que eu faria se fosse ela, se tivesse o dom dela.. incrível! Ta na minha lista de desejados do Skoob!

    ResponderExcluir
  13. Eu já li Ecos da Morte e Desejos dos Mortos. Não é todo mundo que gosta dessa série, mas eu amei. A Violet as vezes é boba demais e isso me dá um pouco de raiva, mas fora isso achei delicioso.

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  14. Já li muitas resenhas positivas sobre esse livro e acabei me interessando, lamento saber que os personagens são quase superficiais, isso estraga a estória... mas ainda tenho curiosidade para ler e tirar as minhas próprias conclusões. Adorei a sua resenha!

    ResponderExcluir
  15. Eu adorei a resenha , adoro livros de suspense e sobrenatural o livro junta os dois fiquei super curiosa pra ler o livro '

    ResponderExcluir
  16. Suspense sobrenatural é realmente um tema bem diferente e que desperta a curiosidade, como é o meu caso. vou querer ler o livro após ter lido a sua resenha que está maravilhosa.

    ResponderExcluir
  17. tô louca para que The Last Echo seja lançado logo no Brasil.

    ResponderExcluir
  18. Ai, Yas! Gosto tanto dessa série. Os dois primeiros volumes foram tão bons, que mal vejo a hora de "The Last Echo" ser lançado por aqui. Concordo com você, quando disse que no primeiro volume, a autora acaba focando mais no romance, do que no próprio dom da Violet (o que é uma pena). Mas, no segundo, eu senti que isso aconteceu menos... E aquele final, foi de deixar qualquer um louco de curiosidade! Parabéns pela resenha, beijocas.

    ResponderExcluir
  19. A história de primeira me chamou atenção, tanto por sua capa, quanto pelo tema. Imaginava ao comprar ele, que fosse um livro de terror, mas com aquela pitada de romance. Digamos que não foi bem assim. Ecos da Morte é um ótimo livro para as amantes de clichês e de um pouco de suspense. Estou super ansiosa pela sua continuação, Desejo dos Mortos.

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.