20/11/2011

Resenha - As Crônicas de Nárnia


Nome: As Crônicas de Nárnia
No Original: The Chronicles of Narnia
Autor: C.S. Lewis 
Páginas: 752 
Editora: Martins Fontes
Comprar: Submarino - Cultura - Siciliano - Saraiva
Sinopse: O volume único apresenta as sete crônicas na ordem de preferência do autor. Começando pela viagem de Digory e Polly com os anéis mágicos do tio, o despertar da feiticeiça e a criação de Nárnia, passando pelo Leão, a Feiticeira e o Guarda Roupa, O Cavalo e Seu Menino, A viagem do Peregrino da Alvorada, Príncipe Caspian, Cadeira de Prata e encerrando com A Última Batalha. Em um mundo fantástico e com personagens que cativam de crianças a adultos atraindo-os para um mundo em que a magia encontra a realidade, e o resultado é um mundo ficcional que tem fascinado gerações.


Decidi escrever resenha de todos os livros que li esse ano e vou começar pelo sempre controverso "As Crônicas de Nárnia". Para muitos um clássico indispensável de imenso valor para todas as idades. Para outros um livro racista, religioso e que nada acrescenta. Eu como leitora tive uma visão parcial já que só vim a saber de tais críticas apenas no final da leitura. O que fez que minha opinião do livro fosse moldada apenas sobre o que eu estava lendo e não sobre a opinião de terceiros.

Planejava fazer uma mini resenha de cada livro, mas iria ficar muito grande e poucas pessoas concluiriam a leitura. Por isso comentando no geral meus favoritos são: "O Sobrinho do Mago", "A Viagem do Peregrino da Alvorada" e "O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa". No livro um foi muito interessante para quem já tinha assistido ao filme ver a criação de Nárnia, como a feiticeira surgiu e como ela chegou a Nárnia. Ou ainda detalhes de como o poste de ferro nasceu. Já o segundo eu já conhecia a história por ter assistido ao filme, e fiquei surpresa com o quanto a adaptação foi fiel ao livro. Já o terceiro gosto pela simplicidade da narração e da história. Contando um simples viagem através dos mares e ilhas Lewis conseguiu prender o leitor e ainda a cada ilha nos deixar curiosos a respeito do que viria. Sem falar no impagável rato Ripchip com sua audácia e coragem. Ou ainda o chato do Eustáquio se transformando em dragão. Depois desses três fica pela ordem: "A Cadeira de Prata", "O Cavalo e seu Menino" e "O Príncipe Caspian".

Analisando o livro como um todo não podemos apontar o dedo para Lewis e chamá-lo de racista ou extremista religioso. Principalmente pelo fato de que os sete livros não são uniformes quando se trata de recontar ou recriar histórias religiosas. O que acontece é que as pessoas enxergam o que querem. Leu aqui fulano falando mal e já concluí a mesma coisa. Em conclusão a essa questão religião o que digo é apenas em relação ao livro final, "A Última Batalha". Lewis que até então estava sendo ponderado e discreto exagerou na mão e infelizmente encerrou a história desse mundo fantástico de maneira controversa demais até mesmo para crianças. Se nos outros ele foi capaz de mesclar e ponderar no último ele definiu o lado da linha de pensamento que ele estava e foi extremamente religioso e preconceituoso. Ao contrário do que aconteceu nos outros livros a história real superou a metáfora e apareceu mais do que o fantástico. Dos sete ele é o único que me incomodou e deixou transparecer os tais problemas que muitos adoram apontar. Por isso é injusto julgar a obra por um só dos livros. Só não dei cinco estrelas pela conclusão da história de Nárnia.

A obra é notável e merece o título de clássico da literatura e até da literatura fantástica. É uma história destinada a crianças. Concebida para elas. Por isso se eu conheço um pouquinho ainda do que é ser criança acredito que toda essa ladainha de moral, religião e preconceito que se abate sobre Nárnia não faz muito sentido. Crianças não julgam o livro como nós adultos. Eles não enxergam o mundo como nós. Querem se divertir e adoram a ideia de viajar para um mundo desconhecido com um amigo leão. Se você quer enfiar na cabeça do seu filho religião usando Nárnia problema é seu, mas não aconselho. As Crônicas de Nárnia tem que se vistas como elas são e não com várias camadas de intenções. É literatura. Te garanto que seu filho, primo, sobrinho não vai crescer um fanático religioso ou um Hitler só por ler Nárnia.

42 comentários:

  1. Não li todos os livros de As Crônicas de Nárnia e por isso não posso julgar o livro todo, mas eu gosto bastante de O leão, a feiticeira e o Guarda-roupas e a do Peregrino da Alvorada que foram as que eu li. Gostei da sua resenha e concordo que não podemos julgar uma série por um livro só. bjo

    ResponderExcluir
  2. Eu leio o livro como se fosse uma criança. Eu nunca para para ficar pensando nessa parte religiosa ou racista. Gosto das lições que se aprende e como cada personagem se desenvolve ou crescem como seres humanos.

    ResponderExcluir
  3. Eu amoooooooooooo esse livro e tbm não olho pra essa parte racista como você disse.. alias, nem tinha percebido e mesmo vc falando eu não percebo tbm.. enfim..
    quanto a parte religiosa é do começo a o fim.. quem leu a Biblia percebe isso desd a primeira frase até o fim.. a criação de Nárnia.. e tudo o mais. Aslan como Deus..
    e sei la.. aprendi na universidade que quando vc analisa alguma obra, deve analisa-lo diante do quadro social em que ele vive.. C.S Lewis é um teologo, então como tal vai colocar muito de teologia em suas obras.. quem não gosta não lê..
    Essa obra é perfeita.. o ultimo livro é de chorar e de se arrepiar.. mais a minha preferida é a cadeira de prata.. é show..

    ResponderExcluir
  4. Já ouvir falar muito bem deste livro acho que vou coloca-lo na minha listinha pra ser o proximo.

    Seguindo blog. se puder dar uma passadinha la e segue se gostar.

    closetfino.blogspot.com

    Beijinhoos ;*

    ResponderExcluir
  5. A Márcia tirou as palavras de minha boca.
    Ele vai escrever com um grande teor daquilo que lhe é familiar, teologias e passagens bíblicas.
    Eu sou fã do livro, desde pequena sempre quis ler apesar de não ler grandes leitoras antes. Já li os livros tem muitos anos e não lembro muito dos detalhes, mas tenho meu preferido: viagem do peregrino da alvorada.
    Eu me amarrei nos filmes, chorei nos trailers e tudo. Sou fã.
    Não pretendo mudar minha opinião e gosto por causa dos julgamentos dos outros, mas todos tem liberdade de se expressar e dizer o que pensa ou deixa de pensar. É bom ver as outras opiniões, as vezes concordamos e acrescentamos umas coisas, as vezes não. Acontece.
    Mas quem nunca leu, eu acho que vale a pena! Leia e tire suas próprias conclusões. Eu sou louca pelas obras :D
    Gostei da resenha! Parabéns ;)

    ResponderExcluir
  6. Demorei muuuito para terminar a leitura de ACN. Como já disse aqui no blog, não sou muito fã de Literatura Fantástica. Comprei o livro mais por ser um clássico. Queria conhecer e ver se gostava. Não adorei. Gostei, apenas. Lewis é mesmo engenhoso e mirabolante em suas histórias, e isso é admirável. Não sei se aconselho ACN para todas as crianças. Certas partes do livro são chocantes (os trechos que falam sobre batalhas e tal).
    Para ser franca, desde os primeiros capítulos que li de ACN que vi a gritante semelhança com a Bíblia e o Cristianismo. É impossível ler ACN e não comparar Aslam com Jesus. Além de tantas outras semelhanças bíblicas.
    Se tem algum trecho racista em ACN, passou por mim despercebido.

    Esperando por outras resenhas suas, Yasmin.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  7. Só vi dois filmes, O leão, a feiticeira e o guarda-roupas, e A viagem do peregrino da alvorada, estou com vontade de ler, a versão ilustrada é tão linda, lol.

    ResponderExcluir
  8. Eu comecei a ler o primeiro livro e parei antes de chegar no meio dele :/ Não sei, talvez por que estivesse lendo no PC, mas não me pareceu tão interessante. Mesmo assim, eu sei que é um clássico e que pelos filmes eu preciso ler os livros, não sei também se é uma boa ideia comprar o volume único,mas é o único que vi disponível por aí. Enfim,vou retomar minha leitura das crônicas sim!

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Sua resenha me deu o empurrãozinho que faltava pra comprar o livro! rs... Ela e a super promoção do Submarino... hahaha...
    Acho que vou amar!! :) Amo Nárnia!
    Ju
    entrepalcoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. nunca tive oportunidade de ler , mais se for muito bom quanto o filme eu preucuro para ler,

    ResponderExcluir
  12. Comecei a ler "As crônicas de Nárnia" e não sabia dessa crítica sobre a "religiosidade" do livro. Confesso que dei risada e concordo com sua opinião, afinal, crianças pensam diferente dos adultos!

    ResponderExcluir
  13. Oi..

    Esse foi o livro mais caro até hoje que eu já comprei.. E uns anos depois que eu comprei por 79,90 me deparo com uma oferta dele por 14,90 que absurdo... Infelizmente eu ainda não li esse livro, mas vou ele com certeza.. =/

    ResponderExcluir
  14. Eu li Narnia em janeiro e posso afirmar com certeza que virou um dos meus favoritos. As histórias são bem escritas e foi incrível a imaginação do Lewis (intimidade), principalmente o fato de ele ter escrito O Sobrinho do Mago depois de O Leão, A Feiticeira e o Guarda-Roupa. Eu AMO muito Narnia, mesmo tento lido os livros depois de assistir os filmes (que, aliás, vi todos no cinema). Eu simplesmente cresci com Narnia. Desejo muito ter o livro.

    ResponderExcluir
  15. Eu amo "As Crônicas de Narnia", e esse livro é o meu favorito

    ResponderExcluir
  16. Eu gostei do livro, comecei a ler emprestado de um primo, não consegui ler muito, desanimei e só li mesmo quando comprei o meu exemplar, no submarino por R$12. Concordo quando dizem que é impossivel ler sem fazer comparações com o lado religioso. Mas não me impediu de gostar da historia. Sò achei o fim trágico demais, pra crianças...

    ResponderExcluir
  17. Esse livro foi a minha primeira aquisição depois do emprego fixo...
    nossa fiquei super feliz porque o consegui comprar em uma promoção maravilhoso. Sou fã de Literatura fantástica e acho que "As crônicas de Nárnia" deveria ser um livro que todas as crianças deveriam ter acesso.
    Dos sete livros que se encontram no volume único, gostei mais do primeiro "o sobrinho do Mago", não sei se porque conta a origem de Nárnia, ou se porque é muito engraçado... bolava de rir a cada página com as, diria, "atrapalhadas" e mancadas do tio de Digory...
    Muito bom mesmo!!!
    Leitura altamente recomendada!!!!

    poetizaoamor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Eu não gostei muito dos filmes, mas como o filme quase nunca retrata o livro adequadamente...
    Parece bem interessante, e como eu gosto de fantasia eu vou amar.O melhor é que posso ler ele pros meus filhotes e todos nós vamos nos divertir.

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  19. Fascinadíssima pelas Crônicas de Nárnia. Amei o livro, amei os filmes. Pena que não fizerem filme de todos os contos, pq ia ficar incível. È uma história incrível, com muito espaço para ótimos efeitos especiais, pena que os filmes não vingaram como deveriam :/
    Mas eu adoro, toda essa mitologia misturada ao mundo real, lindíssimo"

    ResponderExcluir
  20. Eu assisti ao filme e amei. Ainda não pude ler o livro e pretendo fazer isso breve. Sua resenha está ótima.

    ResponderExcluir
  21. Não li, mas confesso que tenho muita vontade de ler este livro, já assisti o filme e gostei bastante o livre deve ser mil vezes melhor.

    ResponderExcluir
  22. Eu amei as estórias do Lewis, admito que a conclusão me incomodou um pouco, mas, como não a li com muita atenção, não sei direito o que falar a respeito. Pretendo ler o livro novamente em breve e me deliciar com Nárnia!

    ResponderExcluir
  23. Quem escreveu esse livro, merece aplausos de cabeça para baixo! Esse livro é incrivel, uma literatura fantastica que se desenvolve sem ramificações, sem tédio e dentre outras coisas sad/ que muitos livros possuem, eu sinceramente amei muito!

    ResponderExcluir
  24. É verdade saber que tem pessoas que acabam distorcendo as coisas, escrevendo o que não devem, amei amei sua resenha, ela foi muito positiva, e os filmes de Nárnia são maravilhosos, assistir alguns, mas não li o livro, eu espero ler esse livro grande, com todos os livros dentro dele, o autor é incrível escreveu está historia maravilhosa, que muitas crianças e adultos leem e assistem.
    :)

    ResponderExcluir
  25. Estou lendo "As crônicas de Nárnia" agora. Já li "O Sobrinho do Mago" e "O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa" e até agora são meus favoritos, ainda não li "A Viagem do Peregrino da Alvorada", mas logo entrarei nessa crônica. Confesso que não fui de ler muitas resenhas sobre o livro pois já tinha ouvi gente falando bem e mal então quis evitar spoilers. Notei um pouquinho das referências religiosas e até um certo preconceito, mas isso só quando a gente quer analisar profundamente as histórias. Como o livro é para crianças, para viajar nesse mundo fantástico, esses detalhes passam despercebidos e é assim que estou lendo; esquecendo todo o lado crítico e me deixando apenas imaginar e me divertir... Espero gostar das próximas crônicas. Gostei bastante da sua resenha. Beijos :-)

    ResponderExcluir
  26. Não li ainda, mais pretendo ler, ja vi o filme, e gostei muito .. *-*

    ResponderExcluir
  27. Não li, mais pretendo e quero ler e vou comprar para o mês, *-* vi o filme e gostei muito , e sua resenha esta otima (:

    ResponderExcluir
  28. Oieee
    Adorei os filmes, mas ainda nào li o livro. Tenho visto várias resenhas não muito positivas a respeito do mesmo...
    Quem sabe um dia me animo pra ler.
    Bjus

    ResponderExcluir
  29. Acabei de comprar pela internet! Ansiosa para chegar e devorar logo *-*

    ResponderExcluir
  30. Doida pra ler esse livro,pena que o volume único aqui onde moro é tão caro :/A história parece ser fascinante e encantadora,adoro uma fantasia. :)

    ResponderExcluir
  31. Esse livro é muito bom, mas não consegui terminar quando cheguei na quinta história desanimei e parei de ler, mas gostaria de terminar a leitura.

    ResponderExcluir
  32. Já li o livro do volume único e já vi todos os filmes! <3
    As crônicas de Nárnia é uma das minhas séries favoritas.
    O último livro tem um final impressionante. Recomendo.

    ResponderExcluir
  33. Achei o seu blog em uma pesquisa sobre esse livro encantador! Estou viajando... ops, lendo ele rs É simplesmente maravilhoso!

    ResponderExcluir
  34. Eu não assisti ao filme e nem li o livro. Uma pessoa que conheço disse ter gostado do filme.

    ResponderExcluir
  35. Olá Yasmin, na minha opinião é uma obra notável, com um valor inestimável pra literatura. Está entre meus dez livros favoritos. Não considero uma literatura tanto infantil, ainda mais pela história da Batalha, mas não por aspectos citados na resenha, porque na minha opinião é sim um livro bem religioso, mas não vejo a parte racista na história. As adaptações pro cinema sempre perfeitas, cópias ótimas das obras escritas. Esse é basicamente um livro que deve ser passado de geração para geração, sem exagerar. É uma fantasia gostosa de ler, em todas as história. Minha favorita é O Leão, a Feiticeira e o Guarda Roupa, e estou ansiosa para a nova adaptação. Bjs

    ResponderExcluir
  36. O submarino tem uma ótima promoção pra esse livro, eu to louca pra comprar! Vi os filmes e adorei o novo mundo mas não cheguei a ler, o que deve ser melhor ainda. Adorei a resenha! Beijos

    ResponderExcluir
  37. Estou lendo este livro e nunca tinha lido nenhuma resenha e quando vi que tinha aqui resolvi dar uma olhada...
    Fiquei super surpresa com as opiniões... nunca imaginei que alguém pudesse analisar o livro como sendo "racista, religioso e que nada acrescenta"...
    Até agora só aprendi com ele...
    Se eu pudesse iria pra Nárnia todo dia, afinal ninguém iria perceber, hehehehehe...
    O livro esta recheado de aventuras e passa valores de amizade; não tem como não se emocionar!... uma fantasia no estilo que eu gosto...

    ResponderExcluir
  38. Esse livro é o que há. Um dos melhores, pra mim. E sim, ele tem uma escrita ''religiosa'' até porque ele é cristão, ele mesmo disse que escreveu Nárnia para contar a Bíblia para as crianças. Isso é fantástico. Queria ir para Nárnia, mas...

    ResponderExcluir
  39. Eu simplesmente amo As Crônicas de Nárnia!!
    Já li todos e pretendo ler todos novamente!!
    Nunca me canso desse livro toda vez que leio é como se fosse a primeira vez!!

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.