28/10/2011

Resenha - Quando Ela Se Foi


Nome: Quando Ela Se Foi
No Original: Long Lost
Autor (a): Harlan Coben
Páginas: 256
Editora: Arqueiro
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Fnac
Sinopse: Um dos autores mais premiados e lidos no mundo, Harlan Coben traz uma nova história com o carismático Myron Bolitar em uma busca frenética por três continentes. Dez anos atrás, Myron Bolitar e Terese Collins fugiram juntos para uma ilha. Durante três semanas, eles se entregaram um ao outro sem pensar no amanhã. Depois disso, eles se reencontraram apenas uma vez, quando Terese ajudou Myron a salvar seu filho. E ela foi embora, sem deixar vestígios.Agora, no meio da madrugada,ela telefona:“Venha para Paris.” Terese pede a ajuda de Myron para localizar o ex-marido, Rick Collins, que telefonara depois de anos implorando que ela o encontrasse em Paris. Eles logo descobrem que Rick foi assassinado e queTerese é a principal suspeita do crime. Mas algo ainda mais atordoante é revelado: perto do corpo havia longos fios de cabelo louros e uma mancha de sangue que o exame de DNA revelou pertencer à filha do casal. Só que sua única filha morrera em um acidente de carro muitos anos antes. Logo Myron se vê perseguido nas ruas de Paris e de Londres. As agências de segurança de quatro países parecem querer as mesmas informações de que ele precisa para desvendar a morte de Rick e o destino da filha que Terese pensava ter perdido para sempre. Em uma busca desesperada, Harlan Coben cria um mundo de armadilhas imprevisíveis em que conflitos religiosos, política internacional e pesquisas genéticas se mesclam a amizade, perdão e a chance de um novo começo.
Mais um para lista de livros surpresas da minha mãe e mais uma para lista de Harlan Coben. O livro é tão instigante e de fácil de leitura que assim que recebi comecei a ler e já terminei. A história dessa vez traz Myron Bolitar, personagem de sucesso presente em sete livros de Harlan. No entanto esse foi o primeiro livro que li com ele de protagonista. No começo não gostei muito dele não. O livro é narrado por ele e estava achando muito, como dizer, não é bem masculino a palavra, mas por aí dá para entender, porém o livro me ganhou com o ritmo e as perguntas lançadas.

Um telefonema 9 anos depois e Myron embarca para Paris. Logo na chegada ele se depara com problemas e percebe que Terese está envolvida em algo muito maior. Levado por Berland, um policial francês para prestar depoimento descobrem que Rick estava investigando uma instituição religiosa radical e por isso foi morto. O mais assustador é quando Myron vê com os caras que tentam sequestrá-lo uma moça idêntica a Terese, a filha dela morta 10 anos atrás. Mas como? Essa e outras perguntas e acontecimentos nos levam a crer em algo muito diferente do que acontece. A trama construída por Harlan é impressionante. A história deixa você de queixo com aquele fim. Senti falta da metade para frente de mais detalhes, mas o autor não é de "encher linguiça" e as verdades vão surgindo sem muitas voltas. Acho que acostumei com livros muito detalhados e estranho quando tudo se resolve rápido.

Não posso falar nem um pouquinho sobre os temas do livro porque se não a surpresa vai ser contada e perde totalmente a graça. O mistério central some se comentar demais. Nunca pensei que a genética se envolvesse com terrorismo de forma tão crível. Ficou ótima essa ligação e também estarrecedora. E pensar que o ódio de uma pessoa pode chegar a esse extremo. A pergunta final também é de se pensar. Afinal, pessoas podem mudar mesmo sendo ensinadas desde cedo a ter tanto ódio? Os personagens também são bem construídos e de longe Win é o melhor. Se ele aparecer em outros livros com Myron vou adorar. Terese podia ser mais forte, mas se você pensar pelo lado de que ela acaba de descobrir que sua filha pode estar viva.

A narrativa flui muito bem e os diálogos como sempre constituem boa parte do livro. O ritmo da história faz a leitura ser rápida. O formato da Arqueiro também ajuda. O livro é mais alto e com uma fonte boa. A capa tem o título em relevo. Gostei e já estou pensando em qual o próximo que vou ler de Harlan. Recomendo, é rápido de ler e a resolução é de tirar as palavras.

Myron Bolitar - Harlan Coben
1- Quebra de Confiança
2- Jogada Mortal
3- Sem Deixar Rastros
4- Back Spin
5- One False Move
6- The Final Detail
7- Darkest Fear
8- Promise Me
9- Quando Ela Se Foi
10- Alta Tensão

16 comentários:

  1. Esse livro é muito bom, eu comecei a ler ele essa semana, e estou achando super legal, no começo, como vc disse é meio chato, mas o livro acaba ficando muito legal. Adorei a resenha e espero que o autor me surpreenda com o final, assim como ele fez nos outros 4 livros que li dele.

    Abraços
    http://entrepaginasdelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Hum... Não godto muito de livros narrados por homens. Mas o assunto parece bom, gosto de livros tensos e com mistérios. Do autor só li um até hoje e gostei bastante.

    ResponderExcluir
  3. Adoro esse autor...estou doida pra ler esse agora!
    Sua resenha está ótima!Fiquei com mais vontade ainda de ler...
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Ainda não consegui ler nada dele, mas quero começar com "Cilada"... Esses dias perdi uma promo do submarino, não acredito até agora.

    ResponderExcluir
  5. Já te falei que roal uma invejinha boa da sua mãe??? Quero dizer, a minha tem MUITOS livros em casa, então eu leio os dela emprestado, mas ela ñ me dá tantos livros assim...hehe

    ResponderExcluir
  6. Oi..

    Não gosto muito dos livros do Harlan, mas tenho confessar que me interessei por esse livro, mas só vou ler se por acaso ganhar...

    ResponderExcluir
  7. Eu já li alguns livros do Harlan Coben e gostei. Esse parece bem interessante, cheio de aventura e com uma narrativa dinâmica e inteligente. Sinto que tem tudo para eu amar.

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  8. Sou fascinada pelos livros do Harlan, aluguei esse na biblioteca semana passado, to com eles mãos, pronta pra ler, com certeza vai ser bom, ainda mais sendo da série do Myron Bolitar, o personagem é hilário.

    ResponderExcluir
  9. Também adoro os livros do Harlan. As histórias dele fluem rapido, o que nos faz ficar grudados na leitura, até a última página.
    Curiosa para ler este, apesar da saga com Bolitar não me prender muito, como as outras obras. Recomendo do mesmo autor: "silencio na floresta".

    ResponderExcluir
  10. Essa série Myron Bolitar eu preciso ler logo, logo. Esse já é o 4º ou 5º livro lançado no Brasil e eu não li nenhum ainda. Gostei muito da sua resenha.

    ResponderExcluir
  11. ótima resenha, e mais um livro extraordinário de Harlan, um dos meus autores favoritos de suspense e investigação, mais uma vez ele traz um livro surpreendentemente enigmático, que envolve até genética, que demais, é a primeira resenha que leio mencionado esse personagem Myron Bolitar, que bom mais um pra minha coleção.
    :)

    ResponderExcluir
  12. Que eu tenha a felicidade de poder comprar todos os livros de Coben. Na maioria das resenhas ele sempre é citado como um escritor que estimula a leitura de um certo ponto do livro. Como se desencadeasse algo de repente.
    Hum... gostei.
    :)

    ResponderExcluir
  13. O chato desses livros dele é que não foram lançados na ordem. Todo mundo fica dizendo que isso não importa, mas importa sim! Tem coisas nesse livro que não entendi porque não tinha lido os outros...
    Mas apesar disso, é muito bom não é? A narrativa dele é muito gostosa de ler, trama bem feita e cheia de mistério até o fim. Adoro os livros do autor e esse foi o que mais gostei da série até agora. Muito bom!

    ResponderExcluir
  14. Estou há um ano pra ler esse livro e comecei a ler trilogias e sagas sobrenaturais e deixei passar, mas agora depois de ler essa resenha inicio esta leitura (paralelamente, claro) jáá!! Adorei, to louca pra ficar sem palavras!! Adorei

    ResponderExcluir
  15. Já tinha ouvido falar mt bem desse livro e depois dessa resenha me interessei mais ainda, louca para ler rs

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.