21/10/2011

Resenha - Coisas Frágeis I e II

" (...) Me ocorre que a peculiariedade da maioria das coisas que consideramos frágeis é o modo como elas são, na verdade, fortes. Corações podem ser partidos, mas o coração é os mais fortes dos músculos, capaz de pulsar durante toda a vida, setenta vezes por minuto. Até os sonhos, que são as coisas mais intangíveis e delicadas, podem se mostrar incrivelmente difíceis de matar..." 


Nome: Coisas Frágeis
No Original: Fragile Things
Autor (a): Neil Gaiman
Páginas: 204
Editora: Conrad
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Em Coisas Frágeis, Gaiman mostra que seu talento como contador de histórias funciona perfeitamente no reino das narrativas curtas. Neil Gaiman escreve com desenvoltura sobre os mais diversos universos - sejam criados por outros autores (com contos que aludem aos mundos de Sherlock Holmes, Matrix e Nárnia) quanto seus próprios, como no conto "O Monarca do Vale", que tem como protagonista o personagem Shadow, de Deuses Americanos. Os nove contos de Coisas Frágeis trazem Gaiman abordando os mais diversos temas, misturando puberdade, punk rock e ficção científica em "Como Conversar com Garotas nas Festas"; combinando o Sherlock Holmes de sir Arthur Conan Doyle com o terror de H. P. Lovecraft em "Um Estudo em Esmeralda"; extrapolando o mundo de Matrix em "Golias", inspirado no roteiro original do primeiro filme; ou mesmo presenteando a filha mais velha com um conto fantástico sobre um clube de epicuristas em "O Pássaro-do-Sol". Coisas Frágeis é um tratado prático de como escrever boas histórias - histórias que, como diz a introdução do livro, "duram mais que todas as pessoas que as contaram, e algumas duram muito mais que as próprias terras onde elas foram criadas".
Esse livro chegou até mim de maneira engraçada. Era domingo a noite e estava assistindo um episódio de Doctor Who magnífico quando tive a curiosidade de saber quem era o roteirista. Porque era bom demais para ser qualquer um. Para minha enorme surpresa o episódio tinha sido escrito por ninguém menos de Neil Gaiman, que já conhecia de outros livros. Só podia. Depois dessa pesquisa fiquei com vontade de ler algo do autor, mas estava sem opção, quando por acaso me deparei com dois livros de contos, com capas diferentes e era perfeito. Rápida leitura e matava a vontade de ler Gaiman. Encomendei os livros e assim que chegaram devorei um após o outro.

Tudo o que você espera de Gaiman está ai. São contos de diferentes fases da vida do escritor e na introdução o próprio fala um pouco de como cada um surgiu e que época. A sinopse de ambos já deixa tudo muito explicado e funciona como uma resenha. Uma boa resenha. Não dá muito para discorrer sobre um livro de contos, mas posso deixar aqui a sugestão expressa: leia!

Os meus contos favoritos no livro 01 são: "A Vez de Outubro", onde os meses se reúnem para contarem histórias e acontecimentos, "Lembranças e Tesouros", "Os Fatos no Caso da Partida da Senhorita Finch", uma ida ao circo, ilusionismo ou realidade e acontecimentos muito estranhos ao fim, "Golias", uma ficção científica muito boa, máquinas, computadores, dois mundos, juro que esse daria um livro e "O Monarca do Vale", que é um conto de Deuses Americanos, com Shadow na Escócia, muito bom também rever o personagem. Isso dos que me lembro, talvez tenha esquecido algum, afinal já faz algum bom tempo que li. No livro 02 não foi diferente, gostei de vários em especial de "Câmara Secreta", que é uma poesia-prosa, "Hora de Fechar", um encontro no pub e uma história assustadora, "Pó Amargo", "Os Outros", "Garotos Bonzinhos Merecem Favores", "Meninas Estranhas", "O Dia dos Namorados de Arlequim", de todos esse é um dos meus favoritos, a história é ótima e tem todos os traços de Gaiman, "Instruções", "Quinze Cartas de um Tarô de Vampiro", "O Dia em Que os Discos Voadores Chegaram", "No Final", um conto diferente sobre a criação do mundo. São muitos contos ótimos, e que mereciam estar na lista, ficou de fora pelo menos uns três porque os nomes são imensos! Então confiram porque é imperdível.


Nome: Coisas Frágeis II
No Original: Fragile Things
Autor (a): Neil Gaiman
Páginas: 168
Editora: Conrad
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura 
Sinopse: Em Coisas Frágeis 2, Neil Gaiman mostra sua versatilidade compondo poemas inspirados em contos de fada, A Câmara Secreta, Cachinhos, Instruções e Inventando Aladim, e criando narrativas sob a influência dos mais diversos elementos. As pequenas histórias que integram o conto As Meninas tiveram origem nas canções do álbum Strange Little Girls, de Tori Amos. Em No Final, Gaiman imagina como seria o último livro da Bíblia e acaba criando um Gênesis às avessas; já em Pó Amargo, lendas urbanas e os estudos de Zora Neale Hurston sobre cultura negra e vodu compõem uma narrativa que tem como cenário a cidade de Nova Orleans. O conto Quem Alimenta e Quem Come nasceu de um pesadelo de Gaiman, enquanto Garotos Bonzinhos Merecem Favores teve como ponto de partida lembranças de infância do autor. A mistura de realismo e fantasia, tão característica das obras de Gaiman, também se encontra presente nesta antologia, principalmente em Noivas Proibidas dos Escravos sem Rosto na Casa Secreta da Noite do Temível Desejo, que recebeu o Prêmio Locus de melhor conto em 2005. Ao longo dessa narrativa, Gaiman promove uma divertida reflexão sobre realismo versus fantasia, ao abordar a dificuldade que o protagonista da história enfrenta para redigir um romance realista. Embora esse personagem considere a literatura fantástica algo trivial e afirme que esse gênero literário é uma forma de escapismo, no fim, acaba se rendendo a ele. O protagonista chega à conclusão de que é impossível escrever um romance que seja a representação exata do mundo como ele é e se justifica lançando a seguinte pergunta: o impulso mais nobre da humanidade não é o anseio pela liberdade, o ímpeto de escapar? E é isso que Neil Gaiman faz em Coisas Frágeis 2, além de contar histórias, cria narrativas em que o horror se une ao humor, a doçura à crueldade e o realismo à fantasia para oferecer ao leitor um meio de libertar-se.
Toda a genialidade de Gaiman, a escrita voraz, a mescla e a crítica ferrenha da realidade. É muito bom. Claro, por ser de fases diferentes do autor tem uns melhores do que os outros, e principalmente tem características de fases. Você encontra os dois para vender juntos em edição especial sem orelha e sem folha amarelada por 19,90. E encontra vendendo separados a edição de orelha e folhas amareladas por 39,90 cada. Os livros são lindos. Apesar de me perguntar porque não fizeram um volume único não acho ruim ter sido dividido em dois. Se fosse volume único seria mais bonito ainda, no exterior foram lançados em versão única e em dois volumes. Pela ideia a forma que fizera aqui é a correta. Vou ficando por aqui e por favor leiam! E cuidado com pesadelos depois de certos contos.

20 comentários:

  1. Eu vi esses livros numa super promoção na Submarino e por pouco não comprei. Agora lendo a resenha acabei de me arrepender D:
    Os contos parecem ser bem interessantes.

    Marcella Jordanna - Letras de Chá

    ResponderExcluir
  2. Nossa, esses eu realmente quero ler! Os dois! Já pensei em comprá-los (pelas capas, que são lindas!), várias vezes, mas agora após as resenhas, vou até adicioná-los no Skoob!

    um beijo!

    ResponderExcluir
  3. Não curto muito conto, mas quem sabe? Gostei da resenha e do modo que fez, aliás que sinopse? Quase falam tudo!

    ResponderExcluir
  4. O vol 1 eu comprei no submarino, R$ 9,90, mas é a edição de folhas brancas e sem orelha. Mesmo assim, eu adorei! Só esperando a proxima compra p inserir o vol 2...

    ResponderExcluir
  5. Ganhei este livro via um sorteio no Skoob, mas ainda não li! estava em d´duvida, ams parece bem legal! :)

    ResponderExcluir
  6. Eu só li um livro de contos, talvez dois eu acho, esses me interessaram bastante, só pela capa compraria os livros,rs Lendo as resenhas/sinopses só fiquei mais interessada ainda.

    ResponderExcluir
  7. Uuia'
    Agora sim eu tô com uma vontade de ler esses livros.
    Vou encomendar o mais rápido o possível.

    ResponderExcluir
  8. Agra que voltei e li umas resenhas mais antigas, essa me despertou um interesse único. Gaiman é um ótimo autor, e contos são um tanto diferentes pra mim, algo realmente bom. Acho que, se encontrar alguma promoção que venha Coisas Frágeis I e II, não perco tempo. Pelo jeito vale muito a pena ler.

    ResponderExcluir
  9. OI..

    Gosto muitos dos livros desse autor, eu tenho o Lugar Nenhum que é simplesmente maravilhoso.. Faz horas que digo que vou comprar esse mas sempre mudo de ideia por pensar que pode ser ruim, mas agora vou comprar e ler..

    ResponderExcluir
  10. E um livro é melhor que o outro, porque já fiquei balançada pelo o v. 1 e agora depois dessa resenha vou ter que comprar os 2, porque tu me despertou um desejo de ler eles..

    ResponderExcluir
  11. Acredita que ganhei os dois ao mesmo tempo e não sei quem???? Deixaram na minha casa e pronto. Estava com meu nome e tudo, mas ñ tinha remetente. Mistérios....Ah, o que falar de Gaiman? Ele é meu herói, pronto.

    ResponderExcluir
  12. Quando vi a capa do 1, automaticamente, senti uma impressão ruim. Sabe quando você vê algo e não gosta a ponto de ter aversão? Por isso nunca tinha procurado nada sobre o livro.

    Agora que vi a sua resenha me arrependi redondamente. Amei a trama e acho que vou amar. Acho que vou ter que ler tampando a capa, mas lerei, com certeza.

    Thais Vianna
    @dathais
    dathais@hotmail.com

    ResponderExcluir
  13. Gosto muito do Neil, justamente por essa crítica a realidade que ele impoe nos livros. O cara escreve com uma fibra impressionante, quando vi esses livros, imaginei ser um novo tipo de genero que ele esteve escrevendo, pelo titulo e por se tratar de contos, e mesmo assim ele mantem a genialidade. Gostei do fato dele relatar sua vida, e depois inventar contos de fadas ali. Adorei.

    ResponderExcluir
  14. Eu não conhecia esses livros. Pareceu-me serem muito bons, porque sua resenha fez-me ter vontade de ler a ambos, e os comentários, pelo visto, são todos positivos.

    ResponderExcluir
  15. Sua resenha me encheu de vontade pra ler esses dois livros, parecem ser muito interessantes.

    ResponderExcluir
  16. Essas capas são perfeitas demais, não tem como não gostar, sem mencionar o fato de que os livros parecem ser muito bons, fiquei bem curiosa sobre, só estou esperando uma oportunidade para comprá-los.

    ResponderExcluir
  17. NEIL! Além de ser um autor ótimo, tem a resenha aqui no Cultiva, que tá ótima por sinal!





    ;p

    ResponderExcluir
  18. Esse livro parece ser ótimo, sem falar das capas que são maravilhosas.Dá-lhe Neil novamente :)

    ResponderExcluir
  19. É um tipo de livro que me ganharia só pela capa, mas isso muitas vezes não quer dizer nada, mas pela resenha parece sem bem legal

    ResponderExcluir
  20. Fiquei com muita vontade de comprar esses livros quando vi em promoção, mas cabei deixando passar... Agora me arrependo.

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.