29/10/2011

Entrevista - Leitores #02

A coluna entrevistas está de volta trazendo mais uma entrevista com uma leitora e blogueira. A entrevistada dessa semana é Vanessa do "Caixinha de Opiniões". 

1- Qual é o seu gênero favorito?
V: Gosto muito de romances (especialmente ingleses), romances policiais e também livros historiográficos, já que curso História.

2- Qual o livro que mais te marcou? Por quê?
V: “A menina que roubava livros”, de Markus Zusak. Porque é um livro diferente de todos que já conheci, brincando com a História de um jeito respeitoso. Bonito, pesado, doloroso. Sem contar que ouvir um relato da morte é de perturbar qualquer um!



3- Qual o livro você não conseguiu ler até o final?
V: Foi “A Jangada de Pedra", do José Saramago. A história é muito interessante, mas não me identifiquei com a forma como o autor escreve. As frases sem fim, atropelando palavras entre vírgulas, realmente não me agradam. Acabei ficando irritada com o estilo do escritor, ainda que respeite sua fama e suas obras.

4- Qual sua série/trilogia favorita?
V: Eu não sou muito apegada a grandes séries de livros. Um único livro pode ser suficiente para uma grande história e trilogias às vezes só enrolam o leitor. Mas quando adolescente eu gostava da série de livros “O Diário da Princesa”, da Meg Cabot. Foi uma série para muitos bobinha, mas posso dizer que ela certamente recheou minha adolescência de delicadeza e me ajudou bastante na questão da auto-estima.

5- Qual seu autor(a) preferido?
V: Eu me divido entre os lindos romances de Jane Austen, os mistérios de Agatha Christie e os contos inesquecíveis de Machado de Assis. São os meus três escritores preferidos.

6- Você já pensou/sonhou em escrever um livro?
V: Eu adoraria! Desde criança tenho esse sonho. Até cheguei a escrever alguns rascunhos quando adolescente. Mas cresci e vi que o mundo dos escritores não é para todos! Talvez não seja para mim, pelo menos não na área de ficção. Na historiografia ainda não perdi minhas esperanças!

7- Quando escolhe um livro, a capa tem influência na sua decisão?
V: Na verdade não. A recomendação das pessoas tem maior influência para mim. Não gosto de arriscar com livros, confesso. Só leio com recomendação.

8- Qual livro possuí a capa que mais gostou?
V: O livro “Minha História das Mulheres”, de Michelle Perrot, que tem na capa uma imagem semelhante a um quadro de Claude Monet, o “Woman with a Parasol”.

9- Qual livro pretendo ler antes do ano terminar?
V: “Persuasão”, de Jane Austen. E gostaria de retomar a leitura de “O Apanhador no Campo de Centeio”, de J.D. Salinger, que infelizmente eu abandonei.

10- Qual livro você está lendo agora?
V: Estou lendo três livros no momento. Um é “A Heresia dos Índios”, do historiador Ronaldo Vainfas, que trata de uma manifestação religiosa indígena que ganhou destaque na Bahia do século XVI ao incorporar elementos cristãos, mas se opondo à política colonial. O outro é “O Avesso da Memória”, do historiador Luciano Figueiredo, que trata da situação da mulher em Minas Gerais no século XVIII. E para relaxar estou lendo “O Diabo veste Prada”, de Lauren Weisberger, a já famosa história da antiga assistente de Anna Wintour.

11- Uma frase/citação retirada de um livro.
V: “O que realmente me agrada é um desses livros que, quando estamos a lê-lo, gostaríamos que tivesse sido escrito por um amigo nosso a quem pudéssemos telefonar sempre que desejássemos.” – O Apanhador no Campo de Centeio, J. D. Salinger.
Primeiro agradecer a Vanessa por dispor tempo para responder a entrevista e a todos que elogiaram a coluna. Queria explicar aqui que quando me referi a coluna ser divida em três, leitores, blogueiros e escritores eu quis dizer que a categoria blogueiros seria preenchida por blogueiros da área, ou seja donos de blogs literários. A pessoa que tem blog pessoal ou de outro tema se encaixa em leitores. Ok? Vou ficando por aqui! Até mais!

11 comentários:

  1. A Jane Austen já é a cara da Van, ver um livro e não lembrar dela é completamente impossível.

    ResponderExcluir
  2. Oi Yasmin!!!!

    Adorei a coluna... Muito legal!!!
    O Diário da Princesa tbm marcou minha adolescência... Na verdade foi um dos livros que me fez tomar gosto pela leitura!!!

    Beijos, Ká!!!
    Walking in Bookland

    ResponderExcluir
  3. Ah, mais uma vez gostaria de agradecer pelo convite! Adorei a montagem com a Agatha e os livros!! Vou "roubar" haha

    ResponderExcluir
  4. Gostei da entrevista, e achei legal a ideia dessa coluna.
    Ótimo blog!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Quanto vi a foto da Agatha pensei logo que a entrevista era com a Vanessa! É a cara dela >_<
    A menina que roubava livros <3

    ResponderExcluir
  6. A Vanessa tem um ótimo gosto, Jane Austen, Agatha e Machado de Assis? Ainda não li Jane Austen, mas Agatha e Machado estão entre meus autores preferidos com certeza <3

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Estou com a Vanessa na resposta da 2ª pergunta, amei quando li, adoraria lê-lo novamente, mas dessa vez com o meu livro e não o livro da escola.

    ResponderExcluir
  8. Ownn, outra fã de romances! *-*
    Eu também gostei demais de "A menina que roubava livros".
    Amei a fraase , esse livro "O apanhador no campo de centeio" é um dos meus desejados.

    ResponderExcluir
  9. Eu comprei esse A menina que roubava livros a anos, mas nunca li ele..

    ResponderExcluir
  10. Só eu que odeio A Menina que Roubava livros? Olha que é difícil eu abandonar um livro, mas esse eu abandonei sem dó nem piedade..rsrs

    Mais uma fã de Meg Cabot...Viva!!!rsrs

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.