18/10/2011

Book Blogger Hop #01


 1. Qual sua opinião sobre clichês?
Complicado falar de clichê. Hoje em dia tantas coisas estão se transformando em clichês e é tão difícil, quase impossível, encontrar um livro que não tenha clichês. Desde pequenos e perdoáveis a clichês batidos e insuportáveis. O principal do clichê é saber usar. Ele pode muito bem casar com a história,ser crível sem deixar furos, brechas ou aquele ar horrível de obviedade. Os melhores livros são aqueles que sabem usar sem deixar que o clichê estregue o clima. O clichê só se torna insuportável quando é mastigado página após página aquela receita de tudo o que sempre acontece sem nenhum outro elemento. Chegamos a um ponto que muitos livros são verdadeiros clichês, da página um ao final, mas não podemos abolí-lo de nossa lista. Isso com certeza iria levar uma boa parte dos livros que mais gostamos. De situações clichês a enredos clichês o importante é saber que nem todos e não em todas as situações eles são tão pavorosos assim. Não dá para entrar nessa onda de criticar e excluir. Como já disse, quem perderia seríamos nós mesmos. Afinal todo livro tem seu clichê, mesmo que menor e bem escondido. E você, o que pensa deles?
Começo essa semana a participar do Book Blogger Hop, um projeto do Murphy's Library destinado a blogs do universo literário e que visa divulgar, conhecer mais os blogs. São tantos blogs por ai e com as perguntas semanais o Book Blogger Hop agrega diversas e variadas opiniões. Para participar é simples, basta clicar na imagem acima e se informar. Até mais tarde! Com resenha nova e coluna nova!

6 comentários:

  1. Concordo! Tem que saber como usar. Essa é a principal regra dos clichês.

    Gabi

    ResponderExcluir
  2. Eu acho que o clichê faz parte do mundo dos livros e creio que muitos deles são responsáveis por manter o nosso mundo de leitores cada vez mais cheio. Como o maior clichê de todos, o do final feliz!

    ResponderExcluir
  3. Bem, eu confesso que tenho um pouco de preconceito com esses livros best sellers que, convenhamos, são repletos de clichês! Concordo com você, a maioria dos livros contém a sua cota de lugares comuns, a grande diferença é em qual frequência eles aparecem.

    Gostei muito do seu blog e já coloquei o seu banner lá no meu, se quiser coloque o meu aqui também :)

    beijos

    'Nowhere Girl'
    http://garotadelugarnenhum.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Agora isso aqui ficou interessante…

    Bom, existem livros totalmente desprovidos de clichês sim. E eles são ótimos. Não todos, mas a maioria acerta. Já tive a oportunidade de ler livro como “Tio Petros” que foi uma leitura excelente totalmente livre de clichê.
    Agora, o problema, eu acho, é que as pessoas quando vão pegar um livro para ler, colocam na frente as imagens da capa, a publicidade… E aí só ficam em livros infanto-juvenis.
    Ademais, não há realmente problema em um livro com um pouco de clichê, embora tenha quem goste de apontar se há ou não clichê em um livro. Porém, há que se ver uma coisa: não se pode apontar clichês para dar uma de intelectual – porque isso seria um clichê :D . Mas se você consegue abordar mesmo o fato, aí é outra história…
    Enfim, literatura é nossos horizontes. Jovens adolescentes gostam de leituras com clichês porque é… “seu mundo”. Adultos leem outras coisas, politica por exemplo, porque é seu mundo.

    ResponderExcluir
  5. O negócio é que todo livro tem clichê. Os romances então, nem se fala. Mas apesar de tudo, eu leio e adoro, e acho que se o autor souber onde encaixar , não faz mal nenhum.

    ResponderExcluir
  6. Sabendo usar, não é problema algum. Acho que o melhor exemplo de clichê útil ou extremamente inútil são os triângulos amorosos. podem apimentar uma história e melhorar muito ou podem afundar totalmente com ela.

    Não é o clichê que faz ou derruba uma história. É o autor.

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.