08/08/2015

Resenha - Rich e Mad


Nome: Rich e Mad
No Original: Rich and Mad
Autor (a): William Nicholson
Tradutor (a): Sabrina Garcia
Páginas: 304
Editora: Galera
Comprar: Submarino - Travessa - Saraiva - Cultura
Sinopse: Maddy Fisher decidiu se apaixonar. E não se trata de qualquer tipo de paixão: precisa ser louca, envolvente, absoluta. E, aos 16 anos, acredita que é só questão de se soltar um pouco mais. Quando Joe, colega da turma de teatro, começa a lhe mandar e-mails, ela sente que chegou a hora. Do primeiro amor, primeiro beijo, primeiro... tudo. Joe está saindo com Gemma. Mas só porque não quer ferir os sentimentos da menina. Afinal, eles namoram desde sempre. Logo logo, Mad vai poder contar a todos que tem um namorado. O virtual vai invadir o mundo real. E ela vai deixar de ser a esquisitona solitária: com amigas, mas sem par. Rich Ross também está em busca de amor. E vai fazer acontecer! O problema é que em meio ao preconceito, mentiras, pornografia, literatura, o sentimento se torna bem difícil de encontrar. Afinal, amor verdadeiro pode vir nos mais diversos formatos. É possível que uma pessoa que ele nunca imaginou sob essa ótica seja a que vai tocar seu coração? Os caminhos de Rich e Mad estão prestes a se entrelaçar.

Conheci o livro há muito tempo quando o vi entre os livros que a Galera lançaria futuramente e quando ele finalmente saiu no último mês acabei solicitando, afinal livros avulsos são bons de ler sem compromisso. O livro de William Nicholson pode ser resumido a uma palavra: sincero. Fato que é raro em livro do gênero jovem adulto. A história de Maddy e Rich é a realidade no papel, um quadro que pode ser pego da realidade do leitor jovem acrescido de uma pitada de drama. Gostei muito dos dois protagonistas e só não foi nota máxima porque teve um pequeno detalhe que discordei, mas não na história central. Conheçam.

Maddy estava com dezessete anos e nunca tinha namorado alguém a sério e depois de conversar com sua melhor amiga, Cath, tomou a decisão de que este ano arrumaria um namorado. Quando Joe aparece na loja de sua família ao lado de seu irmão e da mãe Maddy fica encantada pela simpatia do garoto. Ele estava um ano à frente no colégio e nunca tinha trocado uma palavra com ela. Quando os dois terminam ensaiando junto uma peça para o colégio Maddy começa a sonhar como seria sair com ele. Grace, uma colega de escola que já foi sua amiga a incentiva, e Cath já diz que ela está diferente. Quando um distraído Rich bate no poste espalhando todos seus livros Maddy o ajuda e a partir daí eles começam a conversar. O estranho Rich que vive em seu próprio mundo, não tem celular e vive lendo está apaixonado por Grace, e quando a garota simplesmente debocha de seus sentimentos é com Maddy que ele desabafa. Lado a lado misturando verdade com mentira, amor com sexo e amizade com inveja o ditado "a gente aceita o amor que acha que merece" nunca terá feito tanto sentido.

É a partir desse desencontro que a história acontece e é com extrema sensibilidade que Nicholson desenvolve a trama de seu primeiro livro jovem adulto. É uma narrativa impressionante através da voz narrativa de Mad e Rich. Ainda estou surpresa porque esperava apenas mais um livro jovem adulto de romance fácil e não é. O modo sincero e realista que o autor trata de diversos assuntos e o modo como através de Maddy, uma protagonista forte, com autoestima e que não aceita ser tratada como lixo conhecemos um outro lado do amor e do sexo. Nicholson acertou em todos os pontos no modo como falou do assunto. Melhor do que qualquer outro autor jovem que já li.

A coisa que talvez mais chame atenção é o modo como ele fala de sexo, do tanto que desde garotas as mulheres aprendem distorcidamente que sexo é apenas a vontade masculina, que a relação a dois se trata de satisfazer o homem apenas e Maddy que está apenas descobrindo esse mundo de sexualidade luta contra isso, ela fica brava, se irrita com a forma que a irmã aceita ser tratada, e fica horrorizada quando percebe que Grace acredita realmente que sexo é apenas aceitar qualquer coisa que o homem queira, mesmo sendo humilhante ou violento. É impressionante a forma direta e ao mesmo tempo sensível que o autor colocou tudo na trama. Maddy e Rich evoluem ao longo do livro levando a um final perfeito para a história que coroa com destreza a mensagem do livro.

Leitura rápida, instigante e surpreendente. Começamos imaginando uma coisa e no fim era outra melhor e mais completa. Para você vê como o mundo é todo errado e cheio de preconceito eu mesma me vi diante do pensamento "como um homem pode ter escrito um livro desse?", e não tem nada demais nisso afinal nem todos os homens pensam igual, nem mulher, nem ninguém, afinal o ser humano é único. Enfim. A edição da Galera está ótima, adorei a capa e está aí um livro que precisa virar filme, deveria muito virar filme, uma história dessa precisava ser adaptada para ontem! Recomendo a todos que gostam de jovem adulto, a todos que gostam de uma história real e principalmente aos jovens, de 14 para frente. Leiam! Até mais!

Um comentário:

  1. Ahhh,que amor uma citação de As Vantagens de ser Invisível ❤.
    Parabéns pela resenha irei ler o livro pelo fato de você ter dito não ser só mais um jovem adulto.

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.