30/06/2015

Resenha - Timmy Fiasco: Errar é Humano


Nome: Timmy Fiasco: Errar É Humano
No Original: Mistakes Were Made
Autor (a): Stephan Pastis
Tradutor (a): Raquel Zampil
Páginas: 304
Editora: Rocco
Comprar: Submarino - Travessa - Saraiva - Cultura
Sinopse: Timmy Fiasco é o comicamente autoconfiante e sem noção diretor executivo de um império de investigação em expansão. Com seu preguiçoso sócio, um gordo urso-polar chamado Total, ele pode tornar qualquer mistério ainda mais misterioso. No entanto, seus planos não incluem uma pessoa cujo nome não deve ser pronunciado. Assim como não incluem Rollo Tookus, tão obcecado por entrar para a universidade Stanfurd que não consegue levar a cabo uma missão de espionagem. Nem Molly Moskins, a menina que cheira a tangerina e é louca por Timmy, o que faz dela sua óbvia (e única) suspeita.

Quando vi Timmy Fiasco entre os lançamentos da Rocco soube que seria uma leitura deliciosa sem pestanejar. Stephan Pastis é um cartunista americano famoso por sua série de tirinhas Pérolas à Porcos e que em 2013 lançou Timmy Fiasco, seu primeiro livro voltado ao público jovem, mas que com toda certeza conquista leitores de todas as idades. Timmy é engraçado, porém não é apenas sua ingenuidade e as piadas que ele nem percebe que nos faz rir, é sua confiança, sua certeza de tudo é que torna o livro tão especial. Conheçam Timmy Fiasco, seu amigo e sócio, o urso polar Total, e sua grandiosa agência de investigações Fiasco Total.

Timmy é um garoto diferente, ele é dono do que provavelmente já é a maior agência de investigação do mundo, ou era até enfrentar o sabotamento por parte de sua mãe, de sua arqui-inimiga Maligna e até mesmo o governo. Timmy aceita casos ao lado de seu amigo, Total, o urso polar que andou rumo ao sul em busca de comida e parou na vasilha de gato de sua casa. Total é gordo, adora nuggets e não passa uma impressão profissional, mas Timmy está tentando melhorá-lo. O caso que mudou o rumo da Fiasco Total parecia simples, o roube de doces, um tipo de caso muito comum que Timmy pega. O que ele não esperava é ter o Fiascomóvel roubado por sua inimiga e sabotadora, ele tem certeza que foi ela e não medirá esforços para provar. A patinete elétrico é de sua mãe e ela não pode saber de forma alguma que ele sumiu. Juntando muita astúcia, bom humor e grandiosidade Timmy entrará nas mais estranhas situações para provar sua teoria.

Essa é por alto a premissa do livro. Não quero estragar a leitura para você caro leitor. Timmy Fiasco é o tipo de livro que deve-se ler sem saber praticamente nada sobre a trama. A narrativa é em primeira pessoa e através do olhar nem sempre aguçado de Timmy conhecemos sua história, da sua agência de investigação grandiosa a seu enorme e improvável amigo. Devo dizer que fiquei surpresa com o livro, esperava apenas um livro divertido voltado para o público jovem, mas Stephan Pastis conseguiu imprimir uma bela mensagem por trás da cativante e sem noção voz narrativa de Timmy.

A inocência do personagem aliada a sua visão otimista de sua vida e de si próprio conquistará até mesmo o leitor de coração mais duro. As ilustrações são perfeitas, simples e bem encaixadas na trama. Um ponto que preciso citar é a mudança de professor na sala do Timmy, adorei o jeito que o autor encontrou para fazer o Timmy estudar e se cada professor aí fora fosse tão criativo na hora de envolver os alunos mais reticentes a educação estava melhor em todos os cantos desse mundo. Mal posso esperar para ver o que vem por aí na série.

Leitura rápida, divertida e inteligente. Um livro leve, despretensioso e nem por isso menos aproveitado pelo leitor acostumado com livros mais complexos. Pastis se mostra um perfeito contador de história e consegue ser crível dando vida a esse garoto tão diferente e tão sonhador. A edição da Rocco está ótima, capa bem adaptada, título tradução e tudo. Adoraria ver a história adaptada para os cinemas de forma fiel. Recomendo a todos que querem relaxar e se divertir um pouco, mas com um livro que vai ficar com o leitor e não ser apenas um passatempo esquecível. Também perfeito para aguçar a curiosidade das crianças. Leiam e se encantem! Até mais!

Timmy Fiasco - Stephan Pastis
1- Errar É Humano
2- Now Look What You've Done
3- We Meet Again
4- Sanitized For Your Protection

2 comentários:

  1. Olá blog Cultivando leitura. Eu gostaria de saber se tem como vc me seguir de volta. O meu blog é:
    meucantinhodelivros01.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Poderia seguir de volta o meu blog^?
    meucantinhodelivros01.blogspot.com

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.