15/04/2015

Resenha - Sonhos Com Deuses e Monstros


Nome: Sonhos Com Deuses e Monstros
No Original: Dreams Of Gods and Monsters
Autor (a): Laini Taylor
Tradutor (a): Viviane Diniz
Páginas: 560
Editora: Intrínseca
Comprar: Submarino - Travessa - Saraiva - Cultura
Sinopse: Dois mundos se equilibram na iminência de uma terrível guerra. Na Terra, os humanos recebem com êxtase os anjos e seu imperador, que pretendem angariar armas para um combate maligno. Karou assumiu o controle da rebelião quimera e, ao menos na batalha contra o inimigo em comum, está, finalmente, ao lado de Akiva. É uma versão distorcida do tão antigo sonho dos dois, uma esperança de futuro para seus povos. E, talvez, para o amor que eles sentem renascer. 

Desde o primeiro livro fiquei impressionada com a história e o universo construído por Laini Taylor, por isso a espera por este terceiro livro era mais do que pela simples conclusão, era pelos personagens fascinantes que ela construiu, pelo mundo que a cada capítulo nos trazia uma surpresa. Em Sonhos Com Deuses e Monstros temos o ápice da trama, mas também muitas revelações e novidades que deixarão qualquer leitor querendo que Laini volte ao mundo seu fascinante universo de quimeras e anjos. Conheçam a trilogia e o emocionante desfecho.

Karou para todos era só uma estudante de arte com cabelos azuis e que vivia em Praga ao lado de amigos, mas por trás ela viajava o mundo em busca de dentes e sempre tinha desejos que podia usar. O mundo de Karou vira de cabeça quando ela conhece Akiva, um anjo que estava tentando matá-la. Karou descobre a verdade sobre si, sobre as quimeras, sua outra vida como Madrigal e com Akiva, sua morte e seu renascer. Karou é jogada para a realidade de um mundo em guerra, onde quimeras e anjos travam uma luta incansável e de preços altíssimos. Tudo o que ela e Akiva queriam era a paz, era pensar em um futuro onde quimeras e anjos pudessem coexistir, mas isso é uma missão praticamente impossível, até agora. Quando Jael, o imperador dos anjos chega a Terra arrebatando milhares de humanos, deixando todos maravilhados com seu batalhão de anjos no Vaticano, Karou e Akiva sabe que precisam agir, sabem que precisam unir o exército de quimeras aos Ilegítimos, o batalhão mais feroz dos anjos que ficou ao lado de Akiva. Correndo contra o tempo enquanto veem Jael conquistar os humanos com sua lábia ferina Karou precisa aumentar o exército dos quimeras, Akiva manter seus irmãos calmos e juntos talvez podem vencer Jael, que está atrás de armas potentes com os humanos e é questão de tempo até conseguir. No meio disso tudo Karou guarda um segredo que pode ser trágico para as quimeras e Akiva descobre ser dono de poderes estranhos e incontroláveis. Tão perto e ao mesmo tempo tão distantes, os dois trabalham junto contra o relógio em busca de salvar não só a humanidade, como a si próprios e o futuro que tanto desejaram.

Esse é o ponto de partida da trama deste terceiro e último livro da trilogia. Não quis falar das outras pontas da trama para não estragar a surpresa, mas Laini Taylor construiu uma bela tapeçaria, que encaixa cada pequeno detalhe, dos já conhecidos aos novos em sua trama. A narrativa alterna pontos de vistas importantes da trama sendo os de Karou e Akiva os mais frequentes e capítulo a capítulo somos surpreendidos pelas voltas e rumos que a trama toma. Depois do primeiro livro emocionante, do segundo livro cheio de cenários incríveis e trama intrigante não sabia o que esperar e Laini me surpreendeu mais uma vez, com belas descrições, uma sutil tensão marcada de tristeza entre Akiva e Karou e claro muitas tramas que vieram completar o que já foi dito e finalizar a trilogia com chave de ouro.

De personagens fica difícil citar os que se destacaram mais, claro Karou e Akiva, que em cada cena eletrizava o leitor, e Zuzana e Mik, que foram mais do que alívio cômico, uma ótima dupla de amigos para Karou. Liraz, que me surpreendeu demais nesse desfecho e ainda Eliza que foi um mistério bem resolvido. Laini Taylor amarrou tudo, deixando o leitor apaixonado e suspirando pelo fim de sua história. Não sou de me apegar a casais e a torcer, e essa coisa toda, mas Karou e Akiva definitivamente é meu casal favorito, impossível não ficar feliz com o fim e com o durante, afinal capítulo a capítulo adorei cada cena, cada diálogo, cada detalhe. Um fim para não esquecer.

Leitura rápida, fluída, instigante e marcante. Laini Taylor não é só uma contadora de histórias talentosa, mas uma escritora perspicaz que não caiu no comum. A edição da Intrínseca está ótima como sempre, mas estou chateada porque alguns livros da primeira edição foram cortados errado, mais curtos que os dois livros anteriores enquanto outros livros da mesma edição estão no tamanho correto. Enfim. Adoraria ver a trilogia ganhar os cinemas, mas Karou e Akiva são tão perfeitos como protagonistas que espero que se isso vier acontecer sejam fiéis a trama e escolham muito bem os atores.

Recomendado a todos, Feita de Fumaça e Osso é uma trilogia única, com mitologia incrivelmente criativa e marcante, que vai além de romance, não se engane, o casal principal é forte justamente porque eles casam de forma única, não porque a trama é melosa, com batalhas, traições, reviravoltas, elementos únicos, ação, amizade, tristeza, superação e mais, a história conquistará o mais variado tipo de leitor. Leiam e se surpreendam! Até mais!

Feita de Fumaça e Osso - Laini Taylor
1- Feita de Fumaça e Osso
2- Dias de Sangue e Estrelas
3- Sonhos Com Deuses e Monstros

3 comentários:

  1. Oi! Amei os dois primeiros e mal posso esperar para ler esse terceiro, estou tão sem tempo esse ano que não consigo ler metade do que quero e nem comentar mais nos blogs, amei sua resenha! To curiosa demais ainda mais depois do que disse do Akiva e da Karou, adorei! Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Eu só li o primeiro, até agora. Mas amei a Karou e principalmente o Akiva *--* Mas confesso que sentia um pouco de ciúmes da Karou quimera... sei lá, não conseguir imaginar as duas como a mesma pessoa. Agora que li essa resenha, preciso ler o segundo o mais rápido possível.

    ResponderExcluir
  3. Eu já li os primeiros dessa série. Tenho vontade de ler esse livro, mas ele demorou tanto pra ser lançado aqui, e toda vez que eu tento começar ele, eu acabo desistindo... Pelo jeito a série continua sendo ótima! Eu também amei o universo criado pela autora, e eu adoro todos os personagens. E gostei de saber que a série acabou muito bem.
    Uma das minhas metas desse ano é terminar essa série, e eu já sei que vou amar também :)

    Beijos!

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.