23/01/2015

Resenha - Por Lugares Incríveis


Nome: Por Lugares Incríveis
No Original: All The Bright Places
Autor (a): Jennifer Niven
Tradutor (a): Alexandra Esteche
Páginas: 336
Editora: Seguinte
Comprar: Amazon - Travessa - Saraiva - Cultura
Sinopse: Violet Markey tinha uma vida perfeita, mas todos os seus planos deixam de fazer sentido quando ela e a irmã sofrem um acidente de carro e apenas Violet sobrevive. Sentindo-se culpada pelo que aconteceu, a garota se afasta de todos e tenta descobrir como seguir em frente. Theodore Finch é o esquisito da escola, perseguido pelos valentões e obrigado a lidar com longos períodos de depressão, o pai violento e a apatia do resto da família. Enquanto Violet conta os dias para o fim das aulas, quando poderá ir embora da cidadezinha onde mora, Finch pesquisa diferentes métodos de suicídio e imagina se conseguiria levar algum deles adiante. Em uma dessas tentativas, ele vai parar no alto da torre da escola e, para sua surpresa, encontra Violet, também prestes a pular. Um ajuda o outro a sair dali, e essa dupla improvável se une para fazer um trabalho de geografia: visitar os lugares incríveis do estado onde moram. Nessas andanças, Finch encontra em Violet alguém com quem finalmente pode ser ele mesmo, e a garota para de contar os dias e passa a vivê-los.

Quase nunca sou surpreendida por lançamentos visto que acompanho o mais de perto possível a lista de futuros lançamentos das editoras por isso quando recebi o e-mail da Diana com o lançamento mais recente da autora Jennifer Niven fiquei bastante surpresa e feliz, adoro ser surpreendida quando o assunto é lançamento. Com um pouco de sorte fui uma das trinta que receberam a prova do livro e já nas primeiras páginas fui novamente surpreendida com uma cena marcante e que dá início a uma das tramas mais bonitas e tristes que li nos últimos tempos. Conheçam o emocionante Por Lugares Incríveis e entenda porque é uma leitura indispensável para qualquer idade.

Theodore Finch estava se perguntando mais uma vez se era um bom dia para morrer. Faz seis dias desde que acordou de seu último apagão e agora se encontra a seis metros de altura, na torre do sino do colégio quando percebe que não está sozinho. Violet Markey também estava lá e pelo visto tinha congelado em pé na borda. Theodore a ajuda a descer e como ele é o Theodore Aberração deixa a notícia de que Violet salvou o Theodore Aberração de pular da torre se espalhar. Ele guarda o segredo dela e quando o professor de geografia anuncia um trabalho em dupla decide que fará com ela. Como é o último ano de todos ali no colégio e muitos partirão para outros estados a tarefa do professor é visitar os pontos mais incríveis, diferentes ou legais de Indiana. Violet fica irritada com Theodore, o que ele tinha de estar lá na torre? E essa história de trabalho? Mas Violet está cansada, cansada de seus amigos, cansada de Ryan e de todos desde que Eleanor morreu. As coisas com Theodore parecem fáceis, eles começam conversando pelo facebook que ele fez só para adicioná-la. A partir daí os dois andam por Indiana, e ele faz de tudo para trazê-la de volta à vida enquanto luta para manter-se de pé. Violet é como uma luz mantendo ele desperto, mas até quando ele vai resistir?

A premissa é essa, duas pessoas prestes a cometer suicídio, mas não de verdade, eles estavam ponderando sobre o suicídio e Theodore encontra em Violet algo que ele não encontrava em alguém há muito tempo, amizade, luz, conforto. Ele sabe que ela perdeu a irmã em um acidente e parece disposto a trazê-la de volta à vida, a mostrar que viver vale a pena. O mais triste de tudo é ver ele fazendo isso por ela e ninguém percebendo que ele também precisa de alguém para mostrar que viver vale a pena. A autora com sua narrativa intercalada entre os dois protagonistas é de uma sensibilidade pessoal e visceral, em cada gesto de Theodore, em cada pequeno detalhe ela nos conta uma história triste, de descaso, de uma luta perdida com a própria mente. Uma família cega e um garoto de ouro.

Ainda não consegui digerir todo o livro, Theodore ficará para sempre em minha memória assim como cada pequeno gesto seu. Violet é uma ótima personagem e também entendo a personagem, mas, é isso, não posso comentar mais nada porque vou estragar o livro para vocês. Leiam e entendam, leiam e se choquem, gritem, chorem, e se perguntem porquê. Entenda a pessoa que está perto de você. Leiam, é indispensável para qualquer pessoa, de 8 a 8 anos, leia. Jennifer Niven conseguiu um livro que tocará profundamente o mais variado tipo de leitor. Com sua escrita bela, que chega a ser lírica em diversas passagens e com sua visão aguçada das pessoas. Ela viveu e nos contou uma história que deveria ser obrigatória em todo colégio, em toda casa.

Leitura fluida, que prende o leitor desde o comecinho e que nos conquista com seu protagonista único. A edição da Seguinte está com uma capa linda e bela diagramação. Recomendado a todos, sem exceção. Leiam e se emocionem, se surpreendam e cresçam com a história! Até mais!

4 comentários:

  1. Olá, Yasmin! =D Quanto tempo, hein? Lendo muito?
    Bem, acho que eu só li sobre esse livro uma vez, mas nem li direito do que se tratava. Agora que li a resenha, por Deus, preciso ler! Parece ser MUITO encantador e tocante! JÁ QUERO LER!
    Muito obrigada pela dica!

    Um abraço!

    Blog || FanPage

    ResponderExcluir
  2. Já vi alguns comentários que só elogiavam este livro,mas só agora parei e descobri do que se tratava a história e que linda!!Simplesmente preciso deste livro..Acho um assunto super intrigante,o suicídio e tudo que se passa na cabeça de uma pessoa que pensa em tal ato, e ainda mais sendo jovens.. Adorei quero pra mim :D
    Bjos *--*

    ResponderExcluir
  3. Amei, a resenha você falou do livro de uma forma tão delicada e encantadora que fez com que eu necessitasse do livro agora, gostei demais.
    Beijos.
    www.opsespalhei.com.br

    ResponderExcluir
  4. Sua resenha reflete o mesmo que senti ao terminar de ler o livro. A história é tão bela ao passo de ser triste. Assim como As vantagens de ser invisível este livro faz o leitor refletir. Adorei a sua resenha.

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.