21/12/2014

Resenha - A Viajante do Tempo


Nome: A Viajante do Tempo
No Original: Outlander
Autor (a): Diana Gabaldon
Tradutor (a): Geni Hirata
Páginas: 800
Editora: Saída de Emergência Brasil
Comprar: Submarino - Siciliano - Saraiva - Cultura
Sinopse: Em 1945, no final da Segunda Guerra Mundial, a enfermeira Claire Randall volta para os braços do marido, com quem desfruta uma segunda lua de mel em Inverness, nas Ilhas Britânicas. Durante a viagem, ela é atraída para um antigo círculo de pedras, no qual testemunha rituais misteriosos. Dias depois, quando resolve retornar ao local, algo inexplicável acontece: de repente se vê no ano de 1743, numa Escócia violenta e dominada por clãs guerreiros. Tão logo percebe que foi arrastada para o passado por forças que não compreende, Claire precisa enfrentar intrigas e perigos que podem ameaçar a sua vida e partir o seu coração. Ao conhecer Jamie, um jovem guerreiro escocês, sente-se cada vez mais dividida entre a fidelidade ao marido e o desejo. Será ela capaz de resistir a uma paixão arrebatadora e regressar ao presente?

Conheci Outlander em uma fase na minha vida de leitora que estava atrás de duas coisas: fantasias e muitas páginas. Sou aficionada por boas fantasias, e quando me deparei com a série de Diana Gabaldon não soube o que esperar, mais histórico do que fantasia? E no quesito ficção-científica? Desde então já li muitas resenhas e ouvi comentários variados sobre os méritos e deméritos da série. Por vários motivos a leitura foi adiada e adiada, ganhei os dois primeiros livros e nada. Para minha surpresa a série mudou de casa editorial e cá estou eu, depois de três anos termino a leitura de A Viajante do Tempo. Não é o que eu esperava, é uma grande obra sim, mas não posso dizer que amei tudo. Conheçam.

Claire estava em uma segunda lua de mel em Inverness após o final da terrível Segunda Guerra. Tudo o que queria era apreciar um tempo com seu marido Frank Randall. Enquanto Frank estava fazendo mais uma de suas pesquisas sobre seus antepassados Claire saiu com um senhor que segundo a senhora do hotel era um exímio conhecedor de plantas e ervas. Claire trabalhou como enfermeira na guerra e gostava de conhecer ervas úteis além de trabalhar com flores secas. É no passeio com o Sr. Crook que ela conhece o Craigh na Dun, um círculo de pedras megalíticas, muito menor que o famoso Stonehenge, mas ainda sim marcante. Depois do passeio Claire estava animada para contar a Frank sobre sua descoberta, mas o que a acabou que os dois visitaram junto o lugar para observar várias mulheres que se reuniam no local, Frank as chamou de bruxas, como nos antigos tempos, e Claire reconheceu várias da vila. Porém o que a levou de volta ao local foi a misteriosa florzinha que nascia próximo a uma das pedras. Depois de colher a planta ela ouviu um grito horrendo vindo de uma das pedras e depois de outras, barulhos de batalha, espadas, homens e cavalos morrendo, depois de um baque Claire desperta zonza e segue em direção aos barulhos, mas o que encontra colocará sua vida de cabeça para baixo. Salva do homem que julgará ser seu marido por um grupo estranho, ela termina no castelo de Colum, líder do clã Mackenzie em pleno século XVIII. Todos desconfiavam de Claire e ela não ousava contar a verdade de sua condição. Sua experiência como enfermeira era útil e estava salvando-a de um destino pior, suas habilidades de curas eram bem aproveitadas e a companhia de Jamie bem-vinda. Porém ela sabia que sua situação era precária, vigiada por todos e tratada com cuidado, Claire precisava achar um meio de chegar ao círculo de pedras e com sorte voltar a seu tempo. Quando parte com a comitiva que arrecada aluguéis e tachas, Claire não imagina o quanto tudo pode piorar ainda mais.

É a partir daí que a fascinante jornada de Claire se desenrola. Uma história forte em todos os sentidos, dos sentimentos expressos pelos variados personagens ao lado histórico. Diana Gabaldon é uma exímia contadora de história que não se contenta em apenas apresentar os acontecimentos em torno dos protagonistas, ela narra entre diálogos e reviravoltas toda a história das Highlands, da Escócia e da Inglaterra. Dos maiores detalhes da região, a cultura passando por acontecimentos históricos até mesmo conhecimento sobre plantas. Nada se perde na narrativa de Gabaldon, que flui de maneira leva, cativando de forma improvável o leitor que esperava uma leitura cansativa baseado no número de páginas.

Receosa do romance entre Claire e Jamie chegara ao livro cheia das ideias, imaginando que nessas 800 páginas teria intercalado mais cenas de romance do que acontecimentos e estava bastante enganada. Gabaldon conseguiu um feito improvável de minha parte e estou contente por ter me livrado da única impressão que ainda me impedia de ler a série plenamente. O preconceito contra romances melosos e cheio de cenas de sexo quase iguais. Passado isso vislumbrara uma história inteira, que consegue ser forte em todos os aspectos. Claire, uma mulher forte e que mesmo vinda da década de 1940 é dona de si, aprende com percalços e cuidado a viver naquele território quase hostil onde a palavra de um homem é lei. A autora não poupa a personagem com um caminho fácil e tão pouco o leitor. Em um ambiente de guerra e machismo temos de violência doméstica a estupro. Punições bárbaras para pequenos crimes e mulheres sendo queimadas como bruxas. Gabaldon fez questão de ser fiel ao período histórico dando mais mérito a sua história. Os capítulos finais são de segurar o fôlego e deixam o leitor embasbacado ao mesmo tempo que ansioso pelo livro dois.

A Viajante do Tempo é uma leitura única que conquista seu leitor aos poucos, capítulo a capítulo até o virar da página final onde nos encontramos exaustos de emoções, tristes e alegres pelos protagonistas, esgotados pela crueldade humana e cativados por Claire e Jaime. A edição da Saída de Emergência Brasil está ótima, uma fonte muito agradável seguindo a diagramação da editora e uma capa nem boa e nem ruim, mas que combina com o livro. Recomendado a todos que querem una história marcante. Engloba muito mais do que uma viajante do tempo, mas História e corações humanos com seus erros e horrores. Leiam e se surpreendam! Até mais!

Outlander - Diana Gabaldon
1- A Viajante do Tempo
2- A Libélula no Âmbar
3- O Resgate no Mar
4- Os Tambores de Outono
5- A Cruz de Fogo
6- Um Sopro de Neve e Cinzas
7- Ecos do Futuro
8- Written In My Own Heart's Blood

3 comentários:

  1. Oi Yasmin! Conheci esse livro faz muito tempo, com alguém comentando sobre ele no facebook, mas acabei não dando muita atenção porque era caro demais. Quando a Saída de Emergência relançou também não prestei muita atenção, e nem percebi que era o mesmo livro, mas com os comentários positivos que vi acabei ficando curiosa. Agora, depois de assistir a série de TV e me apaixonar, estou ainda mais ansiosa para conhecer melhor essa história que parece ser maravilhosa. Adorei sua resenha, foi ótimo saber que não é cansativo, apesar do tamanho. Espero conseguir ler logo.

    Beijos,
    Adri Brust
    http://stolenights.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi! Sou doida para ler essa série e agora que as edições estão mais fáceis de achar vou ler o quanto antes porque quero muito ver a adaptação e não vou ver antes, nunca mais quero ver antes e estragar tudo como acontece com alguns livros, adorei a resenha, ficou claro que é emocionante e forte, adoro livros que mechem com a gente. Ótima resenha! Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Olá Yasmin!!!Meu Deus este livro me mantem roendo as unhas de ansiedade. Comprei há alguns dias e não vejo a hora de chegar nas minhas mãos.. Conheci a história lendo resenhas e também devido ao seriado inglês e me apaixonei! <3 Estou me encantando cada vez mais por históricos,os Highlanders são de tirar o fôlego,Jamie seu lindo,espero amar mais ainda.. :D
    Ótima resenha e My God que série com tanto livro e ainda mais são super fininhos..kkk Mas terei todos um dia ;)
    Bjos *--*

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.