07/12/2014

Resenha - Ícones


Nome: Ícones
No Original: Icons
Autor (a): Margaret Stohl
Tradutor (a): Mariana Kohnert
Páginas: 384
Editora: Galera
Comprar: Submarino - Travessa - Saraiva - Cultura
Sinopse: Após a Terra ter sido invadida por seres alienígenas misteriosos, Dol, a única sobrevivente de sua família, passou a morar em uma pacata cidade camponesa junto de seu melhor amigo, Ro. Apesar da relativa segurança, os amigos sempre suspeitaram que possuíam algo de especial, até que, repentinamente, são capturados pela Embaixada. Agora, juntos de Tima, outra prisioneira, e Lucas, filho da poderosa embaixadora e garoto por qual Dol nutre uma perigosa atração, todos perceberão que o encontro dos quatro não é mera coincidência: é uma conspiração.

Sempre que encontro uma série escrita por uma dupla de autores fico curiosa para ler livros onde ambos os autores aparecem sozinhos. Não foi diferente com Margaret Stohl e quando Ícones saiu lá fora a ansiedade e a curiosidade falaram mais alto. Quando a Galera anunciou o lançamento fiquei bastante contente. Ícones é o começo de uma trilogia homônima que alia uma sociedade futurista distópica a alienígenas com mistérios, intrigas e uma intricada organização de personagens. Conheçam.

Dol foi a única sobrevivente de sua família, no Dia sua família nem mesmo viu o que os acertaram. O padre a encontrou em meio as ruínas assim como Ro. O sonho voltava de tempos em tempo, sua mãe próxima ao seu berço, depois seu pai caindo escada abaixo com um boneco quebrado e nada. Dol vivia isolada no interior, sempre alerta a qualquer sinal dos Simpas, como eram chamados os humanos simpatizantes que trabalhavam com os Lordes. Eles estavam sempre capturando os que insistiam em viver escondidos em pequenas comunidades rurais. O destino era a escravidão, o trabalho pesado ou então as temidas experiências que eram realizadas no Buraco. No dia de seu aniversário de 17 anos, Dol estava conversando com o padre, que lhe dera um livro. O padre insistia que eles eram especiais e o livro era sua história. Dol não tem tempo nem de folear o livro quando a Missão é atacada por Simpas, que matam o Padre e a capturam. No trem com a ajuda de um mercenário e de Ro ela consegue escapar apenas para ser enganada pelo filho da embaixadora. Levada para Ilha de Santa Catalina, para a Embaixada, Dol precisa descobrir o que eles querem dela, de Ro e dos outros. Todos parecem acreditar que ela, Ro, Lucas e Tima possuem algum tipo de dom que anula o efeito dos Ícones. Quando os Lordes chegaram a Terra mataram seis grandes cidades pelo mundo de uma vez só com os Ícones, treze espalhados pelo globo, gerando um campo fatal para qualquer ser vivo dentro de sua área. Os Rebeldes, a Embaixada e até os Mercenários parecem acreditar que Dol com os outros são capazes de chegar perto o suficiente dos Ícones para destruí-los. Mas traição, deslealdade, medos e intrigas pode cobrar um preço alto. Dol não está preparada pelo que está por vir e nem para as terríveis verdades sobre a invasão.

É a partir dessa premissa que a história se desenrola, de uma simples garota vivendo isolada e escondida do terrível mundo onde habitam a garota que pode dar alguma chance dos humanos revidarem depois de longos e tortuosos anos. Stohl surpreende o leitor com uma narrativa fluida que intercala a voz de Dol com relatórios diversos sobre a invasão, sobre os Ícones, os Lordes, Rebeldes, sobre as quatro crianças que poderiam vencer o efeito dos Ícones, além de autopsias e pesquisas antigas. Cativando a atenção do leitor desde o primeiro relatório, a autora intricada revelações sobre seu universo a apresentação de sua protagonista de forma equilibrada, surpreendo pelos rumos que escolhe.

Toda a trama ao redor dos Lordes e sua chegada a Terra é interessante. Stohl revela o suficiente para deixar o leitor repleto de perguntas e suas entrelinhas indicam respostas sombrias. O que eles realmente querem com a Terra? Qual o motivo das cotas? E principalmente, os Lordes são apenas uma raça ou estão divididos quando o assunto é invadir e escravizar a Terra? Dol é uma protagonista interessante, não apenas por seu dom, mas por confiar no que sente ao mesmo tempo que dúvida de suas escolhas, ela é ambígua e leal, forte e frágil, cativa o leitor e nos deixa preocupado com seu futuro. Espero que a autora não cai no erro de estragar uma protagonista com um triângulo amoroso sem propósito. A ideia por trás de cada um deles, Dol, a dor, Ro, a fúria, Lucas, o amor e Tima, o medo, é brilhante. Toda a trama das energias idem e depois daquele fim estou curiosa para ver o que vem por aí.

Leitura que flui rápida e instigante, tornando quase impossível parar entre um capítulo e outro. As perguntas são interessantes e Margaret Stohl construiu um universo que inova e assombra, ela acertou no ponto ao apresentar conceitos totalmente novos para os dons de seus personagens, fugindo do comumente visto em ficção-científica. Aliando isto ao ambiente vivido e imersivo que nos leva a uma Terra devastada, Stohl consegue um primeiro livro forte e que conquistará o leitor. A edição da Galera está ótima, fonte padrão agradável, boa tradução e boa capa. Muitos queriam a capa original adaptada, mas não ficou tão ruim. A história renderia um filme interessante, visto o lado mais contemplativo que a autora emprega a sua trama. Recomendado a todos que procuram algo inovador. Jovem adulto sim, mas com boa trama, bons personagens e elementos interessantes. Leiam e se surpreendam! Até mais!

Ícones - Margaret Stohl
1- Ícones
2- Idols
3- Sem Título Ainda

Um comentário:

  1. Adoro a série dela com a Kami e tava curiosa demais com Ícones, achei a capa boa ao contrário de todo mundo que queria a original e adorei ver que tem sci-fi, pela sua resenha é mais interessante que pensei, futuros com aliens são sempre mais arrepiantes, ótima resenha! Sabe quando sai o 2º? Beijos!

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.