09/11/2014

Resenha - O Trono das Sombras


Nome: O Trono das Sombras
No Original: The Shadow Throne
Autor (a): Jennifer A. Nielsen
Tradutor (a): Fal Azevedo
Páginas: 266
Editora: Verus
Comprar: Submarino - Travessa - Saraiva - Cultura
Sinopse: A guerra chegou a Carthya. Quando Jaron descobre que o rei Vargan, de Avenia, sequestrou sua amiga Imogen em uma trama para subjugar o reino, o garoto sabe que precisa embarcar em uma ousada missão de resgate. Mas as coisas nem sempre saem como planejado. Em um esforço desesperado para impedir o que parece ser uma perda devastadora para o reino, Jaron inicia sua última jornada para salvar o que ele mais ama. Mas, mesmo com sua esperteza, ele não consegue prever os terríveis perigos que terá de enfrentar. Será que, ao longo do caminho, ele vai perder aquilo que mais importa? E, no fim de tudo isso, quem estará sentado no trono de Carthya?

Desde que vi a capa do primeiro livro da trilogia de Jennifer A. Nielsen sabia que me apaixonaria pela história. Não apenas uma fantasia épica juvenil, mas um retrato histórico que me fez lembrar de que diversos príncipes que tiverem de assumir seus tronos cedo demais, com traições e inimigos demais, e liderar exércitos grandiosos cedo demais. Nielsen com sua narrativa perspicaz nos guiou por um mundo fascinante e mostra que inteligência aliada a perspicácia pode ser muito mais eficaz do que a força bruta e exércitos monstruosos, como a própria História já provou. Conheçam.

Jaron sabia que a guerra estava vindo em seu encontro desde que saiu do acampamento dos Piratas. Seu plano não funcionou totalmente como previra, mas no fim conseguira a lealdade dos Piratas. Quando assumiu o trono revelando o segredo que por tantos anos guardara, vivendo uma vida como ladrão e sobrevivendo de suas espertezas Jaron foi Sage por muitos anos. Acompanhou de longe sua família ser assassinada e agora como rei é adorado pelo povo, porém vários de seus regentes conspiram contra sua coroa, os que não planejam traí-lo duvidam seriamente de sua capacidade de governar e não conseguem tirar a imagem da criança travessa que aprontava todos da cabeça. Mas Jaron cresceu, e não foi nos últimos dias. Desde que o pai o colocou naquela situação, naquela missão Jaron cresceu. Ele esperava um ataque de Avenia, não de Gelyn e Mendenwal, agora cercado em todas as fronteiras de Carthya Jaron precisará muito mais do que sorte, inteligência e astucia. Os exércitos de Carthya não são numerosos, estão em baixa há anos e ele mal começara a reestruturá-lo quando o ataque chegou. Roden está treinando os melhores homens em segredo, mas Jaron sabe que é pouco. Com o inimigo alimentado por notícias vindas da própria corte, Jaron sabe que terá de fazer sacrifícios e escolhas terríveis para salvar seu reino, o legado de seus pais e também as pessoas que ama. Mas será que suas boas estratégias, inteligências e poucos leais amigos serão capazes de virar a guerra e vencer?

É a partir dessa premissa que a história se desenvolve, surpreendendo mais uma vez o leitor com uma trama bem construída e intricada Nielsen mostra um lado completamente diferente e maduro de uma história que tinha tudo para ser juvenil. É a história de um garoto com não mais que dezesseis e que foi forçado ao limite pela responsabilidade de salvar seu reino e a memória de seus país. A autora conduz o leitor por uma história que não torna em nenhum momento o caminho de Jaron fácil. É realista sem ser exagerado, as dificuldades são palpáveis e assustadoras. Diversas vezes Jaron só sobreviveu por ainda ter algo a oferecer para seus inimigos e a cada capítulo o medo da autora surpreender à todos matando o protagonista se tornava mais palpável.

O ponto de vista ainda é de Jaron e gostei muito de ver que com pequenos detalhes e nuances a autora o fez crescer sem se tornar irreal a mudança. Um dos pontos que mais gostei foi a justeza com que Jaron agiu com seus amigos e inimigos. O que mais me deixou perplexa foi a revelação sobre Roden. Fiquei feliz pela amizade do rei com ele e mais ainda com a novidade sobre o passado do personagem. Voltando a trama não posso deixar de comentar o andamento da guerra, Nielsen levou o leitor por cenários marcantes e cenas de batalhas bem descritas. Já comentei antes e repito todo a ambientação da trilogia é vívida e crível, foi como estar de volta a Europa medieval. Ela tem ótimos personagens nas mãos, como Fink, Erick, seria perfeito ver uma trilogia sobre os ladrões. Gostei do desfecho e espero ansiosa que a autora retorne ao universo.

Leitura rápida, instigante e que prende a respiração do leitor a cada investida arriscada que Jaron planeja e em cada canto onde imaginamos um traidor inesperado. Jennifer A. Nielsen se mostra como uma escritora perspicaz de tramas de fantasia épica e ainda uma ótima contadora de história, que sabe onde por emoção e onde arriscar. A edição da Verus está belíssima, ótima fonte e mesmo tendo mudado o padrão da primeira capa para as duas últimas foi algo muito imperceptível e feito cuidadosamente, parabéns para a editora. Recomendado a todos que procuram uma história marcada por personagens inteligentes e trama bem elaborada. A trilogia vai surpreender o leitor que espera apenas uma fantasia épica juvenil. Leiam e se surpreendam, com muita ação, inteligência, traições e reviravoltas. Até mais!

Trilogia do Reino- Jennifer A. Nielsen
1- O Falso Príncipe
2- O Rei Fugitivo
3- O Trono das Sombras

Um comentário:

  1. Desde que vi o primeiro livro eu fiquei super curiosa pra ler a história,mas ainda não tive a oportunidade de acompanhar essa maravilhosa trilogia! Espero que um dia eu possa enfim descobri e me surpreender com esta trama..
    Bjos*--*

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.