09/10/2014

Resenha - Um Deles


Nome: Um Deles
No Original: Among The Hidden
Autor (a): Margaret Peterson Haddix
Tradutor (a): Fal Azevedo
Páginas: 128
Editora: Fundamento
Comprar: Travessa - Martins Fontes - Loja
Sinopse: Lucas nunca foi à escola ou a qualquer outro lugar da cidade onde vive. As únicas pessoas que ele conhece são a mãe, o pai e os dois irmãos mais velhos. O motivo? Lucas é um dos filhos das sombras, como são chamados os terceiros filhos, proibidos pela Polícia de Controle da População. Por doze anos, ele viveu escondido dentro de casa. Em dias de sorte, ia até o bosque sentir o cheiro das árvores. Agora, com a construção de um condomínio de luxo próximo à fazenda de sua família, ele nem pode ir até o jardim. Mas, em uma manhã fria e chuvosa, Lucas avista o rosto de uma menina na janela de uma das novas casas da vizinhança, onde ele sabe que moram duas outras crianças. E, então, finalmente, ele conhece Jen, uma criança igual a ele, alguém que nunca deveria ter nascido. Mas as semelhanças entre os dois param por aí. Ao contrário dele, a menina tem sede de liberdade e está disposta a arriscar tudo para sair das sombras. De uma hora para outra, Lucas se vê obrigado a tomar a decisão mais importante de sua vida. Será que ele se atreverá a participar dos perigosos planos de Jen? Ou viverá para sempre no anonimato?

Fiquei bastante na dúvida se eu solicitava ou não esse novo livro da autora Margaret Petterson Haddix. Primeiro de uma nova série, Os Filhos das Sombras, o livro trazia sua história em apenas 128 páginas e isso me deixara intrigada. Como desenvolver bem uma história distópica com uma premissa tão forte em tão pouco tempo? Contudo lembrando um conselho que há muito foi me oferecido, para jamais julgar um livro pelo seu número de páginas, afinal a História está pontuado de grandes autores cujos livros marcaram época e perpetuam até os dias atuais mesmo com menos de duzentas páginas, as vezes menos, resolvi solicitá-lo. Recebi o livro ontem depois de buscá-lo em meu antigo endereço e depois de uma leitura de poucas horas cá estou muito feliz com minha decisão de lê-lo. Conheçam e entendam porque Um Deles merece uma chance de todos.

A história começa nos apresentando Lucas, o terceiro filho de uma família de agricultores que foram obrigados a vender o bosque que cercava sua residência para o governo. Lucas está inconformado. Há muito tempo ele entendeu que é diferente. Jamais ousou soltar uma pergunta que começasse com um "por que", mas desta vez é diferente. Proibido de sair de casa, de ir a cidade, de ir à escola e de muitas outras coisas, Lucas sempre teve o bosque e escapava para lá sempre que possível. Mas mais uma vez o governo surge para tirar algo dele. Com a construção do condomínio de luxo, Lucas estava perdendo muito mais do que o bosque. O pai estava irritadiço e mais neurótico do que nunca. Lucas não podia nem se sentar à mesa da cozinha mais, afinal alguém poderia ver sua sombra e contar cinco pessoas ao invés das quatro permitidas pelo governo. Sua mãe já lhe explicara porque a vida dele era diferente. Ele era um terceiro filho em um país onde o governo proibiu mais do que duas crianças por família. A desculpa era a falta de alimento para todos e muitas vezes Lucas se sentia culpado por existir. Com o governo comprando o bosque, ordenando a família vender os porcos por causa do odor que chegaria as casas de luxo e proibindo o pai de cultivar hidropônicos, a mãe dele teria de trabalhar na fábrica, deixando-o ainda mais solitário. Um dia de tarde, quando todos já tinham saído para seus destinos, Lucas estava observando escondido pelas saídas de ar quando viu algo impensável. Uma garota na janela de um de seus vizinhos, uma garota em uma casa onde os dois filhos já saíram para escola. Lucas fica extasiado e mesmo com medo arrisca a ir vê-la e o que ele descobre com Jen muda toda sua vida, tudo o que ele sempre acreditou sobre os filhos das sombras como Jen diz.

É a partir dessa premissa que a autora desenvolve sua história, construindo pouco a pouco o cenário desolador onde o protagonista vive e surpreendendo o leitor com o tom e a crueza da história. Haddix não poupa o leitor com um universo sombrio onde os ricos burlam a lei para dizer que podem e os mais pobres são submetidos a um regime abusivo. No meio disso temos a voz marcante de Lucas, uma criança que mal entende porque tem de se esconder e ainda se culpa por estar vivo acreditando no governo. A autora consegue cativar e tocar o leito logo nos primeiros capítulos, deixando-nos angustiados e revoltados com a situação de Lucas e dos outros, mas sem se valer de sentimentalismo ou artifícios do tipo.

A narrativa é direta e fluida, a autora consegue dar vida a um protagonista palpável, que passa seus medos e emoções de forma realista, soando como uma criança comum, mas ao mesmo tempo uma criança que foi forçada a crescer antes do tempo e aceitar as durezas da vida que tem. A amizade de Lucas com Jen muda sua vida, e a autora foi muito perspicaz ao apresentar ao leitor um lado completamente novo da moeda na pele de uma terceira criança. O fim foi triste, uma mistura de esperado como surpresa. Gostei muito do tom de toda a história e mais ainda do fato de Haddix construir uma história para jovens, mas com senso de realidade, que leva o leitor a se envolver com os personagens e a trama.

Leitura rápida, que instiga e interessa o leitor na medida certa, despertando sentimentos e construindo um universo forte, com temas realistas e bem intricado. Margaret Peterson Haddix surpreende o leitor com uma história curta, mas marcante. A edição da Fundamento está ótima, fonte agradável, capa e título bem adaptados. Uma trama que ficaria perfeita se adaptada fielmente para o cinema. Recomendo a todos que gostam de uma boa distopia, com mais do que um futuro desolador, com temas fortes e bem construídos, personagens cativantes e desenrolar surpreendente. Leiam! Até mais!

Os Filhos das Sombras - Margaret Peterson Haddix
1- Um Deles
2- Among The Impostors
3- Among The Betrayed
4- Among The Barons
5- Among The Brave
6- Among The Enemy
7- Among The Free

Um comentário:

  1. Que interessante essa distopia! Ainda mais porque o universo dela não é todo distópico, como a parte dos ricos burlarem a lei e os pobres serem prejudicados pelo regime abusivo.
    Gostei do fato da narrativa ser direta e fluida!
    A capa tem um toque bem sombrio, gostei!
    Amei a resenha! Abraços Min!

    ResponderExcluir

Respeito é bom e eu gosto.
Não use palavras grosseiras, seja educado.
O blog é um lugar amigável, aja de acordo.